15 outubro 2024

Gyokeres por menos de 100M€ só no verão; Carreras 'frágil' na Luz até 2026; FC Porto pode fazer venda; Tinha o sonho de suceder Bruno Fernandes no Sporting e agora quer brilhar no...Dragão

As chamadas de jogadores às seleções costumam proporcionar oportunidades para jovens das equipas B ou da formação se mostrarem. No caso do FC Porto, face às ausências de Grujic, Eustáquio e Vasco Sousa, Vitor Bruno requisitou Domingos Andrade aos "bês" e se o médio de 21 anos já tinha sido chamado em setembro, desta feita teve a oportunidade de atuar em contexto de jogo, contra Arouca e Amarante. O jornal O Jogo foi em busca de saber o que levou o técnico dos dragões a querer ver de perto o internacional angolano e chegou à fala com Ivo Campos, treinador que lançou Domingos no Interclube com apenas 16 anos, tinha o jogador a alcunha de..."Chicharito". "Foi em 2019. O clube estava com problemas para inscrever jogadores e recorri à formação, aproveitando o grande trabalho do Pedro Gonçalves, atual selecionador angolano, na seleção sub-17. No início, havia ali muito nervosismo no Domingos, mas as coisas correram bem. Tinha uma leitura de jogo já muito evoluída e era um recuperador nato, posicionava-se de forma estrondosa", conta o técnico luso radicado em Angola.
Volvidos dois anos, o jovem centrocampista entrou em Portugal pela porta da formação do Sporting e foi amadurecendo, rumando, depois, ao Felgueiras. "Tinha muitas conversas com ele, porque aqui os miúdos precisam de ser bem orientados. Felizmente, o 'Chicharito' foi bem aconselhado e tem um agente que o acompanha, uma pessoa séria", elogia Ivo Campos.
Em relação à evolução do ex-pupilo, o treinador fala "num jogador diferente". "Antes de receber a bola, está sempre a cronometrar o tempo e espaço disponíveis para a ação seguinte", assinala, antes de satisfazer a curiosidade por trás da alcunha. "Em Angola, os miúdos ficam com as alcunhas do pai, do patriarca da família ou dos craques que admiram. Ainda lhe chamo 'Chicharito'', mas cheguei a dizer-lhe para se habituar a usar o nome dele na Europa, porque é esse que conta", revela.
Ivo Campos não esquece uma conversa que teve com Domingos Andrade ainda no Interclube. "Ele só tinha 16 anos e perguntei-lhe: 'O que queres para o teu amanhã?' Ele podia ter dito o normal, que queria evoluir, chegar a equipa principal, mas fiquei de boca aberta. 'Vou substituir o Bruno Fernandes no Sporting', disse-me" recorda o técnico, ao lembrar um "menino" que chegava ao centro de treinos "às seis da manhã e ficava depois do treino". Hoje com 21 anos, Domingos é internacional A por Angola e Ivo considera que pode tornar-se um ídolo nacional. "Ele não gosta de show-off, mas está numa geração que entusiasma o povo", diz.

FC Porto pode fazer venda. Superado o problema muscular que o afastou durante quase dois meses, Gabriel Veron recuperou a titularidade no Cruzeiro e, segundo a Imprensa brasileira, tem deixado os responsáveis da "Raposa" satisfeitos. De tal forma que o clube de Belo Horizonte equaciona exercer a opção de compra pelo atacante, estipulada em 10 milhões de euros. Em alternativa, o Cruzeiro não descarta tentar convencer o FC Porto a prolongar o empréstimo para lá de dezembro. O jogador diz-se tranquilo. "Deixo a parte do contrato para o meu staff", afirmou Veron.

Carreras 'frágil' na Luz até 2026. O Manchester United viu Alvaro Carreras transferir-se em definitivo para o Benfica no último verão mas continua atento ao rendimento do lateral-esquerdo.
Os red devils são um dos principais clubes interessados no defesa e têm uma arma importante a seu favor, já que têm um direito de recompra abaixo dos 50 milhões de euros estipulados na cláusula de rescisão do jogador. Porém este trunfo é válido apenas até 2026.
No negócio com o Benfica, o emblema britânico assegurou, além dos seis milhões de euros pela venda, mais três milhões em função de objetivos e a opção de voltar a comprar o passe do defesa. De acordo com o "Manchester Evening News", essa prioridade dos red devils termina no verão de 2026, ou seja, a equipa agora orientada por Erik ten Hag tem mais quatro janelas para assegurar o seu regresso em condições favoráveis. 
Atentos à situação de Álvaro Carreras, que foitentado pelo Atlético de Madrid antes de acertar tudo com o Benfica, estão também Real Madrid, Barcelona e Liverpool, sendo que em Itália já foi noticiado também o interesse da Juventus no lateral.

Gyokeres por menos de 100M€ só no verão. O Sporting admite negociar Viktor Gyokeres por menos de 100 milhões de euros.. mas apenas no verão. Na janela de inverno do mercado de transferências, aberta em janeiro de 2025, a administração leonina considera o goleador sueco de 26 anos inegociável, escreve A Bola. Ou seja, se algum tubarão das mais fortes e endinheiradas ligas europeias quiser levar já o avançado terá de desembolsar o milionário valor da cláusula de rescisão. Quem quiser levar o camisola 9 dos leões por menos terá mesmo de esperar por 2025/2026.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...