09 julho 2024

Italianos loucos por Gyökeres. Futuro em jogo; João Félix pode ou não regressar à Luz?; Besiktas a fechar Di María; Cláusula de Chico Conceição aumenta 15M€ na próxima semana

O Besiktas está a finalizar os detalhes para fechar um acordo com Di María, de acordo com o ‘AS’. Tal como já foi noticiado, os turcos querem juntar o internacional argentino a Rafa, que também deixou as águias neste verão, e os responsáveis do clube de Istambul até já anunciaram esse interesse em público.
Depois de terminar a última edição do campeonato turco no sexto lugar, o Besiktas procura fazer melhor figura em 2024/25 com nomes sonantes e, neste dossiê, procurar superar o Rosario Central e o Benfica. As águias ainda aguardam por uma resposta em relação a uma continuidade do internacional argentino, que terminou contrato com os encarnados no final de junho.
De qualquer forma, os interessados vão ter de esperar. Di María só tomará uma decisão após a participação na Copa América, sendo que a Argentina jogará as meias-finais, frente ao Canadá, na próxima madrugada, num encontro em que ‘Fideo’ será titular, segundo a ‘Tyc Sports’.
Após esta competição, o extremo, de 36 anos, também irá retirar-se da alviceleste e já começa a sentir esse adeus, como mostrou nas redes sociais. "Seguimos. A cada dia que passa falta menos e há que desfrutar de cada minuto", escreveu.

João Félix pode ou não regressar à Luz? O jornal A Bola garante que é quase impossível o regresso de João Félix ao Benfica, mas o diário Record vai por outro caminho. Segundo este último, o regresso de João Félix ao Benfica está, nesta altura, apenas dependente do aval de Rui Costa. Há interesse dos encarnados em voltar a contar com o avançado e o presidente das águias encetou negociações pelo jogador quando percebeu que o Barcelona não iria avançar para a contratação do criativo. Mas, nesta altura, há ainda algumas reservas internas sobre o investimento avultado que terá de ser feito para voltar a contar com o internacional português, que deixou a Luz no verão de 2019 para rumar ao At. Madrid. E a decisão está dependente de um acordo no seio da SAD, pois algumas vozes mostram-se reticentes quanto aos valores do negócio.
Inicialmente, o Benfica ofereceu 20 milhões de euros por metade do passe do jogador formado no clube da Luz, mas os colchoneros subiram a parada. De acordo com o jornal ‘AS’, o conjunto de Madrid pretende uma verba a rondar os 30 milhões de euros, um valor que não é consensual entre a direção. Nesta altura, Rui Costa está a ouvir os que lhe são mais próximos com o intuito de vir a decidir sobre este processo, mas este é um dossiê que poderá conhecer um desfecho em breve, uma vez que o jogador quer decidir o futuro o quanto antes e a porta da continuidade no Barcelona parece estar a fechar-se, pois há outra prioridade para a mesma posição [ver peça ao lado]. Ou seja, as possibilidade de um regresso ao Benfica são reais e, pela primeira vez, parece estar do lado do Benfica a decisão sobre o regresso do prodígio que deixou os encarnados depois de meia época de alto nível às ordens de Lage.

Italianos loucos por Gyökeres. Futuro em jogo. Enquanto Viktor Gyokeres recupera de operação ao joelho esquerdo, em Itália volta a falara-se, e muito, do goleador do Sporting. Em Nápoles andam loucos para ver o clube contratar um avançado e o nome do sueco de 26 anos é um dos favoritos dos adeptos, que se manifestam a favor da contratação do camisola 9 dos verdes e brancos. E no Milan, depois de Zlatan Ibrahimovic ter abordado a questão do avançado a reforçar o clube, também os tifosi, em força nas redes sociais, começaram a apontar o nome do sueco do Sporting.
O Nápoles continua a ser apontado, o Milan volta, depois de em março ter sido noticiado o envolvimento de Ibrahimovic, conselheiro sénior do emblema italiano. Na altura, apontava-se o facto de Zlatan ser um dos ídolos do goleador do Sporting, - até jogaram juntos num jogo da seleção sueca, na qualificação para o Euro-2024: derrota com a Bélgica (0-3), Gyokeres entrou aos 64’, Ibrahimovic aos 73’. A antiga megaestrela sueca pode por isso ter muita influência sobre o compatriota, avisou na altura a Gazzetta dello Sport e agora os adeptos voltam a lembrar isso mesmo.
Os clubes de olho no goleador estão no entanto avisados de que não será fácil levá-lo de Alvalade. Porque o valor do passe do avançado está definido há muito: 100 milhões de euros, a cláusula de rescisão. Os interessados podem sempre experimentar a administração leonina para terem algum tipo de desconto, mas os verdes e brancos não admitem promoções e apontam apenas ao valor da cláusula. Ou seja, não há maneira de levar o goleador de Alvalade por menos dos 100 milhões de euros. A única facilidade equacionada será a de fasear o pagamento com a introdução objetivos, sempre de fácil concretização, que prolonguem o pagamento no tempo - por exemplo 85 milhões no imediato e os restantes 15 milhões mais tarde, uma vez alcançadas as metas contratualmente definidas.
Ou seja, a administração do emblema leonino está mais do que empenhada, está convicta na continuidade de Gyokeres em 2024/2025. E para isso até pensa numa proposta de renovação com o avançado, que prevê revisão salarial, não estando para já contemplado - ainda que esse não seja um cenário completamente descartado - um prolongamento do vínculo que, recorde-se, tem duração até junho de 2028.
Gyokeres, recorde-se, foi contratado ao Coventry no verão passado, por 20 milhões de euros, passando a ser a mais cara contratação da história do emblema de Alvalade. Na época de estreia em Alvalade marcou 43 golos em 50 jogos, 29 só no campeonato em que ganhou a Bola de Prata de melhor marcador da prova.
Segundo avança, esta terça-feira, o jornal Record, o plano do jogador e do clube é ter tudo esclarecido até ao arranque da Liga, cuja 1.ª jornada (Rio Ave, em Alvalade) está marcada para 11 de agosto, isto é, uma semana depois da Supertaça (FC Porto, em Aveiro) e duas antes do limite do fecho do mercado.

Cláusula de Chico Conceição aumenta 15M€ na próxima semana. Os saldos na cláusula de rescisão de Francisco Conceição entram na reta final e é já na próxima segunda-feira que o nível de blindagem do extremo sobe dos 30 para os 45 milhões de euros. Prevê-se, portanto, uma semana de alta pressão, uma vez que há vários clubes muito atentos à situação do jogador e que poderão aproveitar o desconto para o tentar desviar novamente do FC Porto, à semelhança do que fez o Ajax no verão de 2022.
Segundo apurou o jornal Record, André Villas-Boas não pretende facilitar a saída de Francisco Conceição até ao próximo dia 15 e, como arma de defesa, poderá exigir o pagamento a pronto dos 30 milhões de euros da cláusula atual caso haja alguma abordagem concreta até esse dia. Depois, a intenção do presidente portista passa por conversar com o jogador assim que ele regresse aos trabalhos, de forma a explicar-lhe os planos e a nova realidade do FC Porto.
Francisco Conceição está ciente deste desejo de André Villas-Boas, restando saber quais são as suas reais ambições para a nova época, sobretudo depois da saída conturbada de Sérgio Conceição, em claro choque com Vítor Bruno, novo treinador dos dragões.
Atualmente a cumprir uns dias de férias depois de ter representado Portugal no Euro’2024, Francisco Conceição, caso não venha a sair até lá, deverá apresentar-se ao trabalho a tempo de integrar o estágio que o FC Porto vai iniciar na próxima semana na Áustria. A tal conversa terá que acontecer anteriormente, sendo ponto assente que o jogador vai manter o profissionalismo que pautou a sua carreira até agora. Ainda assim, a estrutura do futebol pretende medir-lhe o pulso, consciente que poderá haver por parte do jogador uma vontade em abraçar um novo projeto.
Quanto ao mercado, o processo está nas mãos de Jorge Mendes e há vários clubes das principais ligas à espreita. O Bayern Munique, que chegou a mostrar interesse, entretanto optou por Michael Olise, mas o At. Madrid, o Chelsea e o Leipzig continuam muito atentos e podem avançar esta semana.

1 comentário:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...