O FC Porto apresentou uma queixa na FIFA e alertou as forças de autoridade nacionais no seguimento da perda de contacto com Cardoso Varela e os seus representantes nas últimas semanas. O jovem, de 15 anos, encontra-se neste momento em paradeiro desconhecido, situação que causou grande exasperação a André Villas-Boas face aos contornos do caso que, no limite, até poderia configurar um 'rapto' com implicações criminais, pelo que o presidente do FC Porto está empenhado na resolução deste processo que tem merecido atenção de toda a sua equipa diretiva.
Segundo as informações recolhidas pelo jornal Record, a queixa à FIFA poderá envolver responsabilidades de outros clubes, existindo a suspeita de que o jogador já se tenha comprometido com outro emblema, bem como de agentes, que não estão autorizados a receber comissões relacionadas com jogadores menores de idade. Cardoso Varela estará refém de empresários e outras figuras que gravitam na sua órbita familiar, motivo pelo qual o FC Porto irá lutar só para defender a sua posição de boa-fé e por acreditar que o bem-estar do jovem pode estar colocado em causa em nome de interesses pouco claros.
Cardoso Varela, internacional jovem por Portugal nascido em Angola, joga no FC Porto desde os sub-15 e, na última época, dividiu-se entre as equipas sub-17 e sub-19 do FC Porto, tendo representado a Seleção Nacional de sub-17 no recente Europeu da categoria onde foi uma das figuras da equipa ao lado do também portista Rodrigo Mora.
Ora, foi precisamente após aquele torneio que a direção de AVB reativou contactos com o entorno do extremo e com o próprio jovem, acabando depois por perder-lhe o rasto. O afastamento escalou nos últimos tempos, sendo que, na página de Instagram da empresa que representa Cardoso Varela, a Business Golden Boots, está publicada há três semanas uma fotografia do jogador com o presidente azul e branco.
De notar que no dia 15 de abril, o portal 'Footmercato' noticiou que PSG, Manchester City, Inter, Bayern Munique, Barcelona, Real Madrid, Atlético Madrid, Juventus e Borussia Dortmund, entre outros, tinham o jogador debaixo de olho.
O vínculo de Cardoso Varela ao FC Porto verificava-se através de um contrato de formação, existindo o compromisso daquele passar a profissional após tal ser possível, ou seja, depois de completar 16 anos a 29 de outubro. Consultado pelo nosso jornal, Emanuel Calçada, especialista em Direito do Desporto, clarificou que um contrato de formação víncula o jogador em Portugal, mas não no estrangeiro, ficando o emblema que o contratar devedor de uma compensação financeira por formação. No entanto, sendo menor de idade, uma mudança para fora será sempre difícil de concretizar. De notar que Record contactou Faustino Gomes, agente de Cardoso Varela, que remeteu quaisquer declarações para mais tarde.
Benfica com proposta nas mãos. Por agora, a SAD benfiquista tem em mãos uma proposta por Casper Tengstedt, um dos avançados que se encontra na porta de saída. O Espanyol (que está de regresso à 1.ª Liga espanhola) chegou-se à frente com 7 milhões de euros, mas as águias ainda não deram uma resposta, na expectativa de que possam surgir melhores ofertas. Caso tal não aconteça, o Benfica deverá aceitar esta proposta dos espanhóis e assumir, eventualmente, um prejuízo com o avançado dinamarquês, que foi contratado ao Rosenborg por 7M€, mais 3M€ em objetivos.
A luta do poder na Luz. Uma luta pelo poder no Benfica está a provocar uma arrastada indefinição no processo de substituição de Luís Mendes, administrador financeiro da SAD que bateu com a porta a 12 de junho, após divergências internas. Segundo apurou o CM, Jaime Antunes era o nome indicado por Rui Costa para assumir o cargo, mas a decisão foi vetada no seio da SAD. O presidente do Benfica via Antunes como a pessoa indicada para gerir as finanças do futebol, mas acabou por ceder à pressão, no sentido de escolher outro nome. Contactado pelo diário, Jaime Antunes negou diligências para assumir o cargo: "Não fui convidado nem sequer sondado pelo presidente. Já estava na administração da SAD antes da saída do Luís Mendes. Continuo com os mesmos cargos que tinha: vice-presidente do clube e administrador da SAD e da Benfica Estádio."
Ajax e PSV disputam extremo do Benfica. O excesso de opções para o setor ofensivo implica alguns ajustes, com o extremo Gianluca Prestianni a ser um dos jogadores a colocar neste mercado. Depois de o PSV ter demonstrado interesse em junho, agora é a vez de o Ajax a entrar na corrida pelo empréstimo de uma época do jovem, de 18 anos. Contratado ao Vélez Sarsfield por 9 milhões de euros (por 85% do passe), em janeiro, o jovem não teve espaço no plantel – somou 6 jogos na equipa B (1 golo e uma assistência) e apenas 5 minutos na formação principal (em Vila do Conde, na última jornada do campeonato) – e a ideia dos encarnados é repetir a fórmula seguida com Schjelderup, que ganhou rotação no Nordsjaelland antes de regressar mais capaz de lutar por um lugar no plantel. Prestianni também vê com bons olhos a hipótese de ser cedido de modo a poder jogar com mais regularidade, sendo que também é seguido com atenção na Argentina (River e Independiente já o sondaram). A decisão deve estar para breve.
Tiago Gouveia fica na Luz. O extremo Tiago Gouveia tem vários clubes interessados em si – o Anderlecht e o AEK foram os mais recentes –, mas ao que o jornal Record apurou Roger Schmidt não perdeu tempo e já lhe comunicou que conta com ele para integrar o plantel de 2024/25. Após o empréstimo bem sucedido ao Estoril (5 golos e 6 assistências em 30 jogos pelos canarinhos) logo na época em que o técnico alemão chegou à Luz, na temporada passada o jovem fez parte do grupo e foi utilizado em 26 partidas – 5 delas como titular –, merecendo alguns elogios de Schmidt.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...