08 junho 2024

Sporting negoceia lateral; Benfica desmente negociações pela SAD; Juve tenta desviar alvo do Benfica; Pavlidis ansioso por assinar pelo Benfica; Sporting abre porta de saída a Fresneda; FC Porto no terreno por Equi Fernández

O Benfica está interessado em Mason Greenwood, o que já levou o diretor-desportivo das águias, Rui Pedro Braz, a conversar com o pai do jogador, em Madrid. Aos 22 anos, o extremo relançou a carreira no Getafe (10 golos e 7 assistências em 36 partidas) e apesar de ter contrato com o Manchester United até 2025, com mais um ano de opção, não pretende voltar a Inglaterra por sentir que responsáveis dos red devils não o apoiaram como esperava durante o processo judicial que enfrentou.
Os encarnados olham assim para Mason Greenwood como uma boa oportunidade de negócio neste mercado, mas não estão sozinhos na corrida pela contratação do extremo. Longe disso. Segundo a ‘Gazzetta dello Sport’, os italianos da Juventus estão na frente da corrida pelo internacional inglês – foi lançado em 2020 pela mão de Gareth Southgate (jogou 12 minutos na vitória, por 1-0, na Islândia para a Liga das Nações) – e Thiago Motta, novo treinador da equipa de Turim, está determinado em contar com o jovem no grupo para 2024/25.
Já terá havido contactos entre as partes, com a questão salarial a poder desequilibrar os pratos da balança a favor da Juventus. Contudo, a saída de Di María, em final de contrato com os encarnados, liberta uma verba importante nas contas mensais que pode agora ser canalizada para o vencimento de Greenwood, encarado na Luz como uma alternativa fiável para render o argentino no plantel.
Contudo, não é apenas de Itália que chegam ecos de concorrência para as pretensões do Benfica neste dossiê. Isto porque o Atlético Madrid e o Borussia Dortmund, finalista vencido da última Champions, também têm o nome do extremo inglês apontado no caderno de potenciais reforços e prometem avançar. Será, portanto, uma corrida para ver quem chega primeiro e consegue segurar o talento de Greenwood, que em 2021 ficou em 3º no Golden Boy apenas atrás de Bellingham e Pedri.

Pavlidis ansioso por assinar pelo Benfica. Com as negociações com o Benfica avançadas e terminados os compromissos com o AZ Alkmaar, Vangelis Pavlidis tem aproveitado os últimos dias para informar-se em relação àquele que será, tudo indica, o seu próximo clube. Segundo o jornal Record apurou, o internacional grego já fala sobre as águias com o círculo mais próximo e mostra-se muito curioso em relação ao novo desafio que terá pela frente.
A seu favor, Rui Costa já tem a vontade do jogador. O avançado, que tem procurado inteirar-se da realidade que encontrará em Lisboa, está convencido com o que lhe foi apresentado, colocando o Benfica no topo das prioridades, como o jornal já havia revelado. Um dos motivos que leva Pavlidis, de 25 anos, a olhar para o clube da Luz com bastante entusiasmo tem a ver com o facto de poder disputar a Liga dos Campeões, algo inédito para si.
Os encarnados entendem que Pavlidis é o jogador ideal para assumir a frente de ataque na próxima temporada, tanto que já colocaram em cima da mesa uma oferta de 20 milhões de euros. Roger Schmidt, de resto, já o observava desde quando treinou o PSV Eindhoven. Por tudo isto, o avançado está ansioso pela transferência para a Luz.
Enquanto isso não acontece, Pavlidis está ao serviço da seleção grega. Ontem, rendeu o azarado Ioannidis e alinhou 80 minutos na derrota (1-2) com a Alemanha. Esteve no lance do golo e assinou uma boa jogada individual em que passou por Rüdiger antes de rematar contra Tah.

Benfica desmente negociações para venda da SAD. A página norte-americana 'Sportico', especializada em finanças no desporto, avançou ontem que os empresários Mark Attanasio e Jean-Marc Chapus, fundadores da empresa Crescent Capital, que detém a equipa de basebol Milwaukee Brewers, estão a negociar a aquisição de 25% da SAD do Benfica.
O investimento, sublinha-se no artigo, teria em vista apenas a equipa de futebol masculino, que é avaliada pela 'Sportico' em 675 milhões de dólares (cerca de 625 M€). O empresário Mark Attanasio é detentor de 40,4% das ações do Norwich, equipa que está no Championship (segunda divisão inglesa).
Contactada pelo jornal Record, fonte do Benfica desmente qualquer negociação com os americanos para venda de parte da SAD, garantindo não haver hipótese de isso acontecer.

FC Porto no terreno por Ezequiel Fernández. Depois de Alan Varela no verão de 2023, o FC Porto pode voltar a recrutar no Boca Juniors na mesma janela de transferências de 2024. Ezequiel Fernández, médio de 21 anos, é alvo de mercado dos dragões e já motivou os primeiros contactos da parte dos azuis e brancos.
O dossiê está a ser assumido, da parte do FC Porto, por Andoni Zubizarreta, que já partiu alguma pedra junto do empresário Pini Zahavi. O facto indicia que a operação terá viabilidade para se concretizar da parte do jogador, porém o processo negocial com o Boca Juniors, a exemplo do que se passou com Alan Varela, promete não ser fácil.
O emblema de Buenos Aires viu a sua fama de duro negociador reforçada desde a chegada de Riquelme à presidência e, neste caso em particular, tem os seus interesses escudados por uma cláusula de rescisão de 15 milhões de dólares. À taxa de câmbio atual, o valor representa algo como 13,8 milhões de euros, que terá ainda de ter em conta os habituais impostos locais. Os emblemas argentinos têm, por hábito, procurar refletir no preço a pagar pelos clubes compradores os seus encargos fiscais, o que, assim o processo avance para uma fase conclusiva, deverá voltar a verificar-se.
No que ao jogador diz respeito, conhecido no seu país como Equi Fernández, trata-de de um médio de contenção, à imagem de Alan Varela, partilhando tanto as características defensivas como a capacidade para ser influente em momento ofensivo. Formado no clube de Buenos Aires, Ezequiel Fernández foi-se afirmando na equipa principal ao longo de 2023 com 27 jogos a titular num total de 43 realizados. No corrente ano civil acumula 25 encontros, com 22 deles no onze inicial. Ezequiel Fernández é internacional jovem argentino, tendo participado, por exemplo, no Mundial de sub-17, realizado no ano de 2019.

O futuro de Iván Fresneda pode não passar pelo Sporting. A incerteza não tem tanto a ver com razões desportivas, apesar de a primeira época do espanhol, de 19 anos, ter ficado muito aquém do esperado, mas principalmente com... as leis do mercado e, em concreto, com as oportunidades que esta janela de transferências pode trazer até 31 de agosto.
O primeiro indício de que o Sporting está atento à hipótese de reconstruir a sua ala direita foi dado em janeiro, quando Rúben Amorim admitiu que os leões estavam interessados num jogador que entretanto assinou por outro clube (Tajon Buchanan, que rumou ao Inter Milão). Na altura, Fresneda estava lesionado, é certo, mas então como agora tinha contrato até 2028, o que significa que a conjuntura e a necessidade de reforçar a posição são hoje praticamente as mesmas.
Ou seja, o Sporting não está pressionado para vender nem para comprar mas, se aparecer uma boa ocasião, a estrutura de futebol poderá reabrir essa pasta e negociar, desde logo, a saída de Fresneda. A regra de ouro, apurou o jornal Record, é que uma qualquer proposta pelo defesa cubra o investimento de 9 milhões de euros (mais 2M€ por objetivos) feito em 2023. Se isso acontecer, isto é, se o Sporting for confrontado com uma oferta que satisfaça este pressuposto, estarão reunidas as condições para Fresneda mudar de ares. E a verdade é que já há pelo menos um interessado, pois a imprensa italiana avançou ontem que o camisola 22 do Sporting está na mira da Roma. O portal 'Leggo' garante que o ex-Valladolid tem o perfil pretendido para o corredor direito da equipa italiana, argumento ao qual acrescem as estreitas relações do clube com o seu representante, Fali Ramadani.
Com 11 jogos de verde e branco (1 pela equipa B), Fresneda chegou já com a época em andamento e a meio sofreu uma grave lesão no ombro esquerdo. Tem contrato válido por mais quatro temporadas e cláusula de rescisão de 80 milhões de euros. Uma eventual venda terá de ser compensada com uma entrada.

Sporting negoceia lateral. O Sporting iniciou as primeiras conversas com Juan Miranda, lateral-esquerdo do que está em final de contrato e foi colocado na órbita de Benfica e FC Porto, e com o seu agente, Arturo Canales.
O canhoto, de 24 anos, não vai ficar no emblema de Sevilha e o Sporting poderá ser o seu destino. Internacional sub-21 pela seleção espanhola (25 jogos e cinco golos), é visto como uma hipótese viável para preencher o corredor esquerdo do emblema de Alvalade. As características do jogador de 1,85m agradam sobremaneira a Rúben Amorim e o negócio pode mesmo avançar em breve. Este plano dos leões ganhou mais consistência depois de perceberem que Sergio Goméz, lateral-esquerdo do Manchester City, está a ser negociado com a Real Sociedad – os leões tentavam aplicar neste jogador o modelo Pedro Porro, mediante empréstimo com opção de compra.
Colega de equipados portugueses Rui Silva e William Carvalho, fez grande parte da formação no Barcelona. No entanto, não participou em qualquer jogo pela equipa principal dos catalães e seria cedido por empréstimo aos alemães do Schalke 04, onde realizou 12 partidas. Mas acabaria mesmo por ser no Bétis que consolidaria a sua carreira. Jogou nos andaluzes durante quatro anos e foi utilizado com regularidade, tendo atingido o seu melhor rendimento na época passada com a realização de 32 jogos, dois golos e duas assistências. Está avaliado pelo site Transfermarkt em nove milhões de euros – sai a custo zero...
No plano leonino para a nova temporada, a contratação de Juan Miranda poderia significar a saída de Matheus Reis ou Nuno Santos. O primeiro tem contrato com os leões até 2026 e o camisola 11 renovou na última temporada até 2027, ficando com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. Nuno Santos tem vários clubes europeus interessados, mas dá prioridade ao Sporting, como já referiu várias vezes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...