13 junho 2024

A gritaria na Luz; Prestianni vai ser dispensado do Benfica; Pode chegar outro central a Alvalade; Matheus Nunes 'cai' no plantel do City

É um dos setores onde são esperadas as maiores movimentações no mercado em Alvalade. Luís Neto já saiu das contas, Debast foi contratado ao Anderlecht, Diomande ainda pode ser transferido, assim como St. Juste e… Gonçalo Inácio. Poucas certezas e muitas incógnitas para posições encaradas como determinantes na construção do renovado plantel de 2024/2025.
As mudanças, essas, segundo A Bola, podem não ficar por aqui. E não está excluída a chegada de mais sangue novo neste setor. Estando ainda numa fase prematura do mercado (e um Europeu à porta…), o Sporting mantém-se atento e vai tomando decisões de forma a evitar sobressaltos…
Esse plano, de resto, há muito que foi planificado pela estrutura leonina. Nessa renovação um nome está no centro das potenciais mudanças (e redefinição de objetivos) nas próximas semanas: Gonçalo Inácio. O central, tal como já havíamos adiantado, é considerado um dos intocáveis, numa lista onde constam Gyokeres, Hjulmand e Pedro Gonçalves. Porém, olhando para o mercado, o central formado em Alvalade é também um dos alvos mais apetecíveis dos gigantes europeus.
Aos 22 anos, um estatuto consolidado que não oferece desconfiança e cláusula de €60 milhões, a SAD sabe que não estará livre de perder uma das peças fundamentais nas últimas épocas.
E se no trio defensivo pela direita (e no… centro) existem muitas soluções, na esquerda, o cenário é bem diferente. Contas rápidas: Eduardo Quaresma renovou e é aposta de futuro, St. Juste apesar das abordagens mantém-se seguro, Debast chegou para ser opção forte e Diomande (que também pode ser solução a Coates no centro) continua firme, ainda que, convém lembrar, possa sair caso chegue a Alvalade uma proposta a rondar os €50 milhões.
No lado oposto... menos abundância. Há Gonçalo Inácio, Matheus Reis (muitas vezes utilizado como ala) e o jovem João Muniz. É certo que Diomande e Debast até podem ser solução na esquerda, mas a SAD quer (mais) garantias. E, seguindo essa linha, já determinou que uma possível saída de Inácio — que terá a montra do Europeu nas próximas semanas para se mostrar—, obrigará a mais uma investida no mercado por um central canhoto.
O leão, sabendo dessa ameaça, já tem em mente um plano alternativo com curta lista de nomes para atacar caso se confirmem avanços para uma potencial saída do esquerdino que, recorde-se, apenas sairá pelo valor da cláusula, permitindo, assim, margem financeira para atacar um alvo de créditos firmados.
Existem nomes identificados, mas, para já, não saíram do papel. A esperança (e intenção) passa por manter Inácio, mas o mercado poderá levar a uma mudança de planos. Que está a ser preparada com uma certeza: chegará uma nova alternativa para a esquerda caso Rúben Amorim perca uma das suas joias no eixo defensivo.

Prestianni vai ser dispensado do Benfica. Gianluca Prestianni não entra nos planos de Roger Schmidt e está de saída do Benfica, avança a CNN Portugal.
O extremo, de 18 anos, custou 9 milhões de euros + 2 milhões em variáveis em Janeiro. O seu fututo poderá passar pelo PSV.

Matheus Nunes 'cai' no plantel do City. Pep Guardiola quer renovar o meio-campo do Manchester City e Matheus Nunes não entra nos planos, avança a 'teamTALK'.

A gritaria na Luz. A rutura nas relações de Luís Mendes com diversos elementos da estrutura e órgãos sociais não é recente. A gota de água, que levou à demissão do até ontem número 2 do Benfica, aconteceu na reunião de conselho de administração da SAD do passado dia 3 de junho, provocada por uma discussão com Jaime Antunes sobre a forma de funcionamento da SAD. No entanto, não faltam episódios de choque.
Um dos maiores opositores de Luís Mendes era Fonseca Santos, presidente do Conselho Fiscal, que já tinha desempenhado as mesmas funções no mandato anterior, com Luís Filipe Vieira. A 11 de abril, logo após o jogo com o Marselha, os dois chocaram ainda na tribuna presidencial do Estádio da Luz. Perante o espanto de quem estava presente, foi possível ouvir Fonseca Santos aos gritos com Luís Mendes, dizendo-lhe repetidamente palavras como "Enganaste-me, não me voltas a fazer isso!".
Em causa, escreve o Record, estava a contratação do diretor jurídico dos encarnados, Gustavo Silva, meses antes – iniciou funções a 31 de outubro. Tinha sido uma escolha de Luís Mendes, validada por Rui Costa, tornando-se numa das pessoas mais próximas do vice-presidente e administrador da SAD em toda a estrutura, ao ponto de assumir também os cargos de secretário do conselho de administração da SAD e assessor da comissão executiva.
Fonseca Santos tinha sugerido a Luís Mendes outra pessoa para ocupar o cargo de diretor jurídico, mas este manteve a opção por Gustavo Silva. Nos primeiros meses, uma das missões do jurista foi analisar todos os contratos de prestação de serviços com escritórios de advogados externos, de forma a perceber se havia margem para reduzir os custos do departamento. Algo que acabou por conseguir por fazer. Um dos escritórios afetados foi precisamente aquele onde trabalhava a filha de Fonseca Santos, que sofreu um grande corte nos valores que recebia do Benfica.
Ao mesmo tempo, as relações de Luís Mendes com outros elementos do clube, em particular dos órgãos sociais, foi piorando, ao ponto de não falar com vários dos colegas de direção. Fernando Tavares, vice responsável pelas modalidades, era o ‘ódio de estimação’ mais antigo, pela acusação na Operação Lex mas também pelos gastos que Mendes não entendia e questionava frequentemente. Porém, a animosidade também se estendia a Jaime Antunes, ‘vice’ que entrou para a SAD após a saída de Domingos Soares Oliveira, e até a Nuno Costa, chefe de gabinete de Rui Costa, cuja influência sobre o presidente era considerada, por Luís Mendes, negativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...