O tempo ainda é de festa em Alvalade, e continuará a ser enquanto o troféu de campeão da Liga não for levantado. Isto, porém, não equivale a dizer que no Sporting está tudo parado a ver a marcha do título passar, bem pelo contrário.
Dando sequência a um esboço que já está feito há algumas semanas, a estrutura de futebol dos leões deu um novo impulso à preparação da próxima época nas últimas horas, depois de ter a garantia de que a Liga já não escapa e que, portanto, irá marcar presença na Liga dos Campeões. Um dos fatores mais decisivos para o orçamento da SAD e para colocar em prática o plano de reconstrução do plantel.
É dentro deste contexto que o jornal Record pode acrescentar hoje uma certeza relativamente ao futuro ataque do Sporting: aconteça o que acontecer com Gyökeres – e, como noticiámos ontem, o sueco tem agora mais hipóteses de continuar de verde e branco do que de sair no verão –, o Sporting vai avançar para a contratação de Fotis Ioannidis, atacante internacional grego, de 24 anos, que tem contrato com o Panathinaikos até 2027.
Em que medida é que esta decisão pode impactar nas restantes opções para a linha ofensiva é algo que só o defeso poderá esclarecer de forma cabal até ao final de agosto. Ainda assim, ao dia de hoje, o pensamento dos leões a este respeito é claro: Rúben Amorim quer manter Gyökeres; o treinador e o diretor de futebol, Hugo Viana, tudo farão para segurar o Bicho por mais uma época; e a administração da SAD, liderada por Frederico Varandas, está decidida a fazer um esforço para recrutar Ioannidis, seja qual for o destino de Gyökeres. Dito de outra maneira, não há dúvidas: o Sporting planeia formar uma dupla temível para 2024/25 e a permanência do nórdico não inviabiliza ou trava o interesse no grego, que vai ganhar forma concreta em breve.
Na verdade, segundo o jornal Record apurou, o Sporting tenciona acelerar o processo na próxima semana, que deve coincidir também com o fecho do dossiê relativo a Debast. Mesmo que Gyökeres fique, Ioannidis é para contratar.
Para concretizar este objetivo de mercado, o Sporting deverá ser obrigado a fazer um investimento semelhante àquele que efetuou há menos de um ano para convencer o Coventry a transferir Viktor Gyökeres. O Panathinaikos só aceitará negociar Ioannidis a partir de um valor fixo de 17 milhões de euros. Em janeiro, o emblema de Atenas terá, inclusive, recusado uma proposta do Eintracht Frankfurt, que não ia além dos 14 milhões.
O próprio Panathinaikos já deu sinal de que não está disposto a facilitar a tarefa do Sporting ou de qualquer outro pretendente, pois decidiu colocar em cima da mesa do jogador uma oferta de renovação contratual que visa prolongar a duração do atual vínculo e melhorar substancialmente as condições salariais. Fotis tem um vencimento anual na ordem dos 250 mil euros e, com o acerto, poderá subir ao patamar de 1,2 milhões líquidos.
Arábia chama Paulinho. É um cenário que ganha força uma eventual saída de Paulinho no final desta época. O avançado minhoto, de 31 anos, é desejado por vários clubes do futebol saudita, um assédio que remonta ao verão de 2023 e que conheceu outro episódio em janeiro. Então, o experiente esquerdino foi confrontado com uma proposta salarial louca, que quadruplicava o seu ordenado em Alvalade até aos 5 milhões de euros anuais limpos. A probabilidade de uma terceira investida dos árabes é elevada e Paulinho admite a saída.
Zeno Debast caminha a passos largos para ser o primeiro reforço do Sporting para 2024/25. A SAD já alcançou um acordo com o central de 20 anos, válido para os próximos cinco anos, e avança de forma decidida para também fechar as negociações com o Anderlecht. Com as conversações entre os clubes já numa fase adiantada, os leões esperam concluir o processo ainda esta semana, para depois seguirem para a pasta de Ioannidis.
O Sporting definiu cedo a fasquia até onde estava disposto a ir pelo internacional belga, de 16 milhões de euros. O investimento deverá rondar precisamente este valor, apesar de o Anderlecht ter apontado mais alto, aos 18 milhões, ainda que com pouca margem para o fazer, já que o central tem somente mais um ano de contrato com o clube e avisou que não o ia renovar. Como sucedeu em anteriores jogadas de antecipação – caso de Gyökeres, por exemplo –, os leões querem fechar o quanto antes um reforço que entendem ser fundamental para as hipóteses de sucesso na próxima época, o que em breve deve merecer a vinda dos seus representantes a Lisboa. Além de ser provável a convocatória de Debast para o Euro, o que aumentará a sua exposição, ontem foi noticiado, em Itália, o interesse da Juventus e do Nápoles no jogador, a juntar ao conhecido assédio do E. Frankfurt e do West Ham. Mas o leão ‘madrugou’ e está muito perto de colher frutos.
Amorim na lista do United. Na festa do campeão, Rúben Amorim quebrou o tabu, apontou à continuidade em Alvalade e aceitou o desafio de lutar pelo bicampeonato na próxima época, que seria o seu terceiro título nacional no Sporting. Porém é rotulado, em Inglaterra, como candidato ao Man. United, caso Ten Hag saia. A informação foi veiculada pelo ‘The Telegraph’, jornal que há semanas deu como certa a mudança de Rúben para o Liverpool. Tuchel (Bayern), Thiago Motta (Bolonha), Thomas Frank (Brentford), De Zerbi (Brighton), Michel (Girona), Ange Postecoglou (Tottenham), Graham Potter (livre) e Gareth Southgate (seleção inglesa) compõem a lista.
United avança por João Neves. O Manchester United segue atentamente há vários meses as exibições de António Silva e João Neves, mas nos últimos tempos os olhares dos responsáveis dos red devils têm incidido sobretudo no médio. Isto porque Casemiro, de 32 anos, não consta dos planos de Jim Ratcliffe, novo acionista dos ingleses, para 2024/25 – o internacional brasileiro tem sido muito criticado e deve sair para a Arábia Saudita – e o jovem do Benfica é mesmo considerado prioritário para rejuvenescer o meio-campo.
À Benfica SAD ainda não chegou qualquer proposta oficial, mas isso será uma realidade a curto prazo restando saber se a oferta será para contratar os dois jogadores ou apenas para levar o camisola 87. Tudo vai depender do esforço financeiro que o United vai canalizar para o ataque à Luz, sendo que notícias recentes veiculadas em Inglaterra apontam para uma verba a rondar os 100 M€ reservada para o efeito. Apesar das dúvidas em relação à continuidade do técnico Erik ten Hag, os responsáveis do United não querem perder tempo e prometem uma intervenção enérgica no próximo mercado de verão de forma a reconstruir o plantel e torná-lo mais competitivo. Refira-se que esta época tem sido marcada por vários recordes negativos – já não sofria 81 golos desde 1976/77 e nunca tinha acumulado 13 derrotas neste formato da prova – , com a equipa a ocupar um modesto 8º lugar na Premier League. O Europeu, que se realiza entre 14 de junho e 14 de julho, poderá ter influência no timing e até valores da proposta pois tanto o central como o médio devem integrar a convocatória de Roberto Martínez.
Pinto da Costa ainda quer amarrar pérola. Anhá Candé é mais um talento em ascensão na formação do FC Porto, pelo que a SAD ainda liderada por Pinto da Costa está a envidar todos os esforços com o intuito de reforçar a ligação com jovem ponta-de-lança, que faz 17 anos em agosto, escreve o Record. O contrato com o luso-guineense é válido até 2027, mas a administração pode adicionar mais uma época de vínculo e é nesse sentido que está a trabalhar, tendo também como objetivo o aumento da cláusula de rescisão, que neste momento está situada nos no 30 milhões de euros. As negociações estão em curso, mas é provável que o processo possa ser concluído nos próximos dias, ainda durante o mandato de Pinto da Costa na liderança da SAD.
O percurso de Anhá Candé tem sido acompanhado com grande atenção no estrangeiro, havendo interessados de Espanha e Inglaterra. Uma situação que não surpreende, face à boa trajetória que o ponta-de-lança fez na Youth League, contribuindo para a presença da equipa sub-19 do FC Porto nas meias-finais. Entre a formação júnior e a B, Anhá Candé tem 15 golos em 40 jogos.
Alex Sandro apontado ao Dragão. Alex Sandro está na lista do FC Porto para 2024/25. Quem o garante é Rudy Galetti, que adianta que os dragões já fizeram uma aproximação junto do lateral-esquerdo da Juventus de 33 anos.
A mesma fonte garante que Alex Sandro tem vários interessados, nomeadamente o São Paulo - no Brasil apontam esse como o destino mais provável - e algumas equipas da Arábia Saudita.
Nesta temporada, Alex Sandro fez 17 jogos pela Juventus. O lateral-esquerdo esteve no FC Porto entre 2011 e 2015.
A distribuição ainda está por definir, mas pode passar por uma repartição igualitária de metade do valor, ficando o restante dependente das variáveis do desempenho desportivo, da implantação social ou das audiências televisivas: «Em primeiro lugar, um ponto prévio, tenho a certeza que a centralização será um fator de competitividade do futebol português e de crescimento do futebol português. Nesse aspeto parece-me indesmentível (...). Depois, essa repartição 50-25-25, é a repartição que, se olharmos para aquilo que são as realidades europeias, se aplica na maior parte das situações, com ligeiras idiossincrasias relacionadas com a realidade específica de cada uma das geografias. Mas esse modelo de distribuição é também aquele que garante que noutras geografias haja maior equilíbrio, maior sustentabilidade e maior equidade entre a distribuição das verbas.»
ResponderEliminarO azul Rui Caeiro da Liga, em entrevista, sobre centralização dos direitos televisivos. Põe-te fino SLB
ResponderEliminar“”A distribuição ainda está por definir, mas pode passar por uma repartição igualitária de metade do valor, ficando o restante dependente das variáveis do desempenho desportivo, da implantação social ou das audiências televisivas: «Em primeiro lugar, um ponto prévio, tenho a certeza que a centralização será um fator de competitividade do futebol português e de crescimento do futebol português. Nesse aspeto parece-me indesmentível (...). Depois, essa repartição 50-25-25, é a repartição que, se olharmos para aquilo que são as realidades europeias, se aplica na maior parte das situações, com ligeiras idiossincrasias relacionadas com a realidade específica de cada uma das geografias. Mas esse modelo de distribuição é também aquele que garante que noutras geografias haja maior equilíbrio, maior sustentabilidade e maior equidade entre a distribuição das verbas.»
PS- curiosidade. Não há um benfiquista em lado nenhum onde se mande no frutabol. Apenas estão na FPF O HUMBERTO COELHO E O JOÃO V. PINTO, mas em lugares onde riscam nada, nem mesmo nos porteitos
Não riscam nada? Tens andado a comer gelados com a testa?
EliminarMas afinal quem é que tem escolhido os seleccionadores não têm sido esses dois lampiões avençados pelo CARNIDE?
Eles foram postos lá para servir os interesses do CARNIDENSE, com a recomendação expressa para os seleccionadores escolherem os seus jogadores para os promover e assim o CARNIDENSE os poder vender por bom preço, mesmo quando são autenticos barretes, como são os LELIX piscinas e o RENATO todo roto. Quando assim não é, os seleccionadores vão de vela!
Em Espanha os grandes clubes também falaram alto. Alguém sabe qual foi o resultado?????
ResponderEliminarForam roubados
EliminarCoitadinhos...É tudo de acordo com suas exas, sorteios, datas, etc.....Aos clubes de menores dimensões e orçamento são dadas migalhas....Em vez de um campeonato com 18 equipas deveriam jogar apenas as maiores 2 ou 3 com 18 jogos entre elas, uma competição exemplar!!!!!!!!!!!
Eliminar