03 maio 2024

Alvo do Sporting vai...renovar; PSV volta para levar St. Juste; Sampaoli é rumor sem fundamento para o FC Porto; Boca e River querem desviar Coates; Di María prefere Lisboa a Miami; Benfica vai fechar negócio mas United vai ficar com opção; António Silva 'estagnou' e só Euro pode salvar possível negócio ao Benfica

Os planos da SAD sobre um grande encaixe financeiro pela venda do passe de António Silva podem conhecer uma alteração no próximo defeso. Considerado uma das joias da coroa na época passada depois de entrar no onze para não mais sair, o central de 20 anos não teve a devida evolução na temporada ainda em curso e isso tem impacto junto dos potenciais interessados.
Fontes conhecedoras do mercado contactadas pelo jornal A Bola apontam esse handicap como algo prejudicial para aqueles que mais prometem, como é o caso do defesa encarnado, ou seja, sobre quem recai a maior parte dos olhos, nomeadamente de clubes capazes de avançar com ofertas do valor das respetivas cláusulas de rescisão, ou próximas disso.
Se em maio de 2023 corriam nos corredores da Luz muitos rumores sobre potenciais ofertas de alto valor para a aquisição do internacional português, as expectativas baixaram consideravelmente passado um ano por um futebolista que tem uma cláusula de rescisão de €100 milhões e contrato até 2027.
O mercado, porém, tem muitas variáveis e nem sempre é linear, pelo que ainda é prematuro avançar com certezas, além de que há um Euro-2024 a caminho e António Silva deverá ser um dos 23 convocados por Roberto Martínez. Mas na SAD benfiquista começam a surgir dúvidas sobre a melhor resposta a dar sobre movimentações que possam ocorrer no próximo trimestre: vender por menos do que estava inicialmente pensado ou esperar que esta estagnação seja passageira, obrigando à continuidade de um processo de lapidação de um diamante ainda em bruto.

Benfica vai fechar negócio mas United vai ficar com opção. O Benfica já decidiu avançar para a compra definitiva do passe de Álvaro Carreras, tal como Record noticiou oportunamente, por 6 milhões de euros. Contudo, o Manchester United – clube que retirou o jogador do Granada para o emprestar aos encarnados na última janela de mercado – não quer perder de vista o internacional sub-21 espanhol e garantiu aquando da cedência, em janeiro, algumas garantias.
Os ingleses incluíram no acordo uma opção de recompra de Carreras (a quantia em questão não foi revelada) e também o direito de prioridade sobre outros clubes que venham a demonstrar interesse na contratação do lateral. Na prática, caso o Benfica receba uma proposta pelo jogador, tem de informar o United dos valores em questão de forma a que os red devils decidam se têm ou não interesse em cobrir essa oferta.
A exemplo do que tem sucedido com o Benfica, o United também tem enfrentado sérias dificuldades para preencher a posição de defesa-esquerdo, com Bissaka a ser adaptado ao lugar (na Luz esse papel coube a Morato e Aursnes). Portanto, e dada a enorme margem de progressão de Carreras, é natural que os responsáveis do emblema inglês queira manter o jovem, de 21 anos, no radar.
Dada a lesão de Alexander Bah, que corre o risco de não jogar mais nesta época, Schmidt deve colocar Aursnes à direita da defesa, domingo, em Famalicão, com Carreras a ser titular na esquerda. O espanhol surge com outro fulgor nesta reta final de temporada, tendo rubricado boas exibições com o Moreirense e Farense - fez os 90 minutos em ambos os jogos -, tendo marcado inclusive um golo frente aos algarvios.

Di María prefere Lisboa a Miami. A decisão de Ángel di María de fechar a porta a um regresso à Argentina, nomeadamente ao Rosario Central, abriu caminho a novas movimentações pelo extremo. Assim, e aproveitando o facto de Lionel Messi ser a grande figura da equipa, o Inter Miami, dos Estados Unidos da América, avançou comum a sondagem inicial junto do futebolista de 36 anos de forma a apurar a disponibilidade de Di María em mudar-se para um novo continente e para o clube onde a tua o compatriota. No entanto, segundo aTyC Sports, da Argentina, o camisola 11 da Luz dá precisamente prioridade à continuidade de águia ao peito. Segundo o jornal O Jogo, ainda que de momento não tenha tomado nenhuma decisão, o extremo diz se muito feliz e satisfeito no Benfica e em Portugal, num regresso depois de 13 anos a jogar no Real Madrid, Manchester United, PSG e Juventus. Assim, a renovação com o Benfica é uma hipótese que agrada neste momento ao atleta.

Boca e River querem desviar Coates. Sebastián Coates acertou recentemente a renovação de contrato com o Sporting por mais uma temporada. O prolongamento do vínculo foi automático, depois de cumprida a meta de 30 partidas realizadas, mas o central continua a merecer atenção na Argentina, mais concretamente dos rivais Boca Juniors e River Plate. O interesse é antigo. Edinson Cavani, amigo e colega de seleção de Coates, chegou a falar com o central do Sporting para tentar convencê-lo a mudar-se para o Boca no último verão, mas o capitão dos leões preferiu dar sequência à carreira em Alvalade, acreditando que esta época poderia voltar a ser campeão e contribuir para mais um título importante para si e para o Sporting – desejo muito próximo de se concretizar.
Ultrapassada essa fase, o Boca volta a demonstrar interesse no jogador, como revelou a imprensa argentina. Juan Román Riquelme, presidente do clube de coração de Diego Armando Maradona, nunca escondeu o seu fascínio pelas qualidades do central leonino, acreditando que este seria uma mais valia para a equipa, que este ano não se apurou para a Taça Libertadores. Os bosteros mantém-se atentos ao futuro de Coates, mesmo sabendo que nesta altura o jogador está preso ao Sporting. Caso queira avançar para a contratação, Riquelme terá de falar com os responsáveis verdes e brancos.
É verdade que Coates mantém uma boa relação com os responsáveis leoninos, nomeadamente com Frederico Varandas e Hugo Viana, e poderia haver uma janela de entendimento caso o jogador quisesse abandonar o clube para experimentar o campeonato argentino, mas a sua saída teria de ser avaliada, até pelo corpo técnico, no caso Rúben Amorim ou o seu substituto, se realmente o treinador português deixar o Sporting no final da presente temporada.
Também o rival River Plate está de olho no camisola 4 da equipa lisboeta. Há muito, desde a temporada passada, que Martín Demichelis olha para o central leonino e também veria com bons olhos a sua presença no plantel do River. Aliás, no último verão, este clube avaliou outra possibilidade de negócio em Portugal, tendo apontado inicialmente a Otamendi, central do Benfica. No entanto, o argentino acabou por renovar por duas temporadas com as águias, obrigando os millonarios a virarem a agulha para outro lado, no caso para Coates.
Não há propostas em cima da mesa, mas a verdade é que os rivais argentinos estão muito atentos ao central uruguaio e preparados para recebê-lo caso o jogador tenha interesse em abandonar o Sporting.

Alvo do Sporting vai...renovar. Fotis Ioannidis tem protagonizado uma época positiva no Panathinaikos, com 23 golos e 10 assistências em 42 jogos, motivo pelo qual desperta a cobiça de vários clubes, entre eles o Sporting, que tem o avançado na lista de alvos. Face a este cenário, o clube helénico quer precaver qualquer eventualidade e, por isso, prepara a renovação de contrato com o ponta-de-lança, de 24 anos.
Ligado atualmente ao emblema de Atenas até junho de 2027, Ioannidis irá aumentar a duração desse vínculo, além de merecer uma melhoria salarial. O internacional grego recebe um vencimento na ordem dos 250 mil euros anuais e, com o acerto, deve subir na hierarquia, ao ponto de auferir 1,2 milhões líquidos por ano.
Apesar do novo contrato em cima da mesa, o avançado não fecha a porta de saída. O seu agente, Predrag Djordjevic, procura uma solução no futuro, sabendo que o Panathinaikos pede 17 M€ fixos, mais objetivos, para o negociar.

PSV Eindhoven volta para levar St. Juste. Há praticamente dois anos, o Sporting chegou junto do Mainz e depois de longas observações acordou com os alemães a transferência de St. Juste para o Sporting, a troco de 9,5 milhões de euros, valor que podia subir aos 12 mediante objetivos. Só que volvidas quase duas épocas – e quase uma dezena de lesões pelo meio –, o central ainda não correspondeu a todo o talento que sempre lhe apontaram, contexto que não o coloca no lote de futebolistas inegociáveis no defeso.
É por isso que, segundo o Record, tem acumulado alguns interessados, dado o difícil estatuto de indiscutível que tenta agarrar nos leões: um deles, o PSV Eindhoven, prometeu recentemente voltar à carga pelo futebolista, de 27 anos, depois de no último inverno ter oferecido a possibilidade de o agarrar por empréstimo, com uma cláusula de opção no final da cedência. Na altura, os verdes e brancos rejeitaram as intenções, chutando para o verão eventuais negociações; agora, parecem dispostos a sentar-se à mesma, mas já avisaram que conversas por 'Jer' apenas a partir dos 10 milhões de euros, cifra acima do valor fixo investido neste futebolista.
Mesmo sabendo que o passado não foi, de todo, brilhante, a intenção do futebolista é continuar no Sporting, percebendo que deve ao clube minutos que muitas vezes ficaram... no gabinete clínico. Ainda assim, não rejeita nenhum cenário, tendo já informado os seus representantes que caso apareça uma proposta, que possa ser valiosa para todas as partes, irá analisá-la ao detalhe.
Rúben Amorim, recorde-se, foi sempre um defensor das qualidades de St. Juste, que esta época soma 18 encontros oficiais, perfazendo um total de 964 minutos. Não havendo certezas de que o treinador seguirá ao comando do Sporting, muito menos poderemos afiançar que o defesa será leão em 2024/25. Tem ligação à SAD até 2026 e uma cláusula de 45 milhões.

Sampaoli é rumor sem fundamento para o FC Porto. Face à incerteza relativa à continuidade de Sérgio Conceição no comando técnico do FC Porto para lá do fim desta época, que de certa forma vem sendo alimentada por todos os intervenientes e pelo momento que o clube atravessa, abundam os rumores relativos à eventual sucessão.
Agora, foi a vez do jornal 'Globo' lançar um nome, no caso o de Jorge Sampaoli. Porém, segundo apurou o jornal Record, trata-se de um rumor sem qualquer fundamento. Conforme é de conhecimento público, Villas-Boas pretende sentar-se com Sérgio Conceição para avaliar as intenções do técnico numa conversa a dois. Esse diálogo, contudo, só acontecerá depois do presidente eleito tomar posse, o que acontecerá apenas na próxima terça-feira. Recorde-se que Sérgio Conceição renovou contrato até 2028 dias antes das eleições, acordo inclui uma mecanismo que permitirá, tanto ao clube como ao próprio Sérgio Conceição, a anulação do mesmo sem qualquer custo para as duas partes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...