10 abril 2024

Os 4 leões na mira do Liverpool de...Amorim; "Gyokeres veio pelo Amorim, futuro depende do treinador e há muitas propostas"; Jota Silva na mira do FC Porto; Liverpool e Dortmund apontam a Alan Varela

Viktor Gyökeres é um nome "incontornável" do futebol mundial e do próximo mercado de transferências. A garantia é de Hasan Çetinkaya, agente do avançado do Sporting, que veio a Lisboa assistir ao dérbi com o Benfica... e não só. O empresário revela que Rúben Amorim foi a chave da vinda do sueco para Alvalade e admite que o seu futuro estará também diretamente relacionado com o próximo passo do treinador dos leões.
"O Viktor é um tema incontornável, o que ele tem estado a fazer no Sporting. Não é normal no futebol tudo o que ele tem estado a fazer, por isso existe muito interesse, muitas pessoas que querem falar connosco, muitos clubes que querem encontrar-se connosco e discutir a situação. Ele é um grande jogador. É normal que assim seja. Se é possível sair no próximo verão? Diria que nesta altura também é muito importante saber o futuro do Sporting e em concreto o que vai acontecer com o Rúben Amorim. Porque nós viemos para cá por causa dele. Temos de saber quais são os planos do Sporting. Temos de respeitar o Sporting, porque os escolhemos. Eles também têm de ter oportunidade de nos apresentar as suas ideias. Mas posso dizer desde já que há muitos clubes que querem comprá-lo. Mas não temos nenhuma decisão tomada neste momento, nem vamos fazê-lo já, por este ou por aquele clube, ou por ficar. Vamos estar apenas focados no que falta. Há 8 jogos pela frente e depois disso vamos tomar uma decisão quanto ao futuro, mas depende também muito do que acontecer com o Rúben Amorim e do seu futuro", disse o agente do sueco.

Os 4 leões na mira do Liverpool de...Amorim. Ruben Amorim está entre um lote muito reduzido de treinadores desejados pelo Liverpool e já terá falado com os diretores do clube inglês sobre a possibilidade de rumar à Premier League, na próxima temporada. Se a saída se concretizar, vários jogadores dos leões podem seguir viagem com o treinador, casos de Gonçalo Inácio e de Diomande, elementos já referenciados pelo Liverpool e mencionados pela imprensa inglesa, sendo que a defesa dos “reds” é considerada um setor deficitário e que necessita de reforços. O central português tem uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros, enquanto a do marfinense é de 80 milhões. Hjulmand e Marcus Edwards são também vistos com potencial para assinar contrato.
Mesmo assim, ainda não haverá acordo entre o técnico português e o Liverpool, clube que também ainda não contactou o Sporting. Os leões, contudo, exigem o pagamento da cláusula de rescisão, avaliada em 20 milhões de euros, para libertar o treinador. Apesar de tudo, vários jornalistas britânicos garantiram, ontem, que Ruben Amorim reúne todas as possibilidades de ser o escolhido e que tem à sua espera um contrato de três anos. Ange Postecoglou, do Tottenham, também está bem cotado para suceder a Jurgen Klopp, mas a cláusula é considerada demasiado elevada – 50 milhões de euros. Apesar da curiosidade dos adeptos e da Imprensa, os “reds” procuram negociar com discrição para não prejudicar a equipa, que lidera o campeonato em igualdade com o Arsenal e mais um ponto que o City.

Jota Silva na mira do FC Porto. Numa altura em que existem muitas incertezas quanto ao futuro do FC Porto, tendo em conta o facto de o clube estar em período eleitoral, ainda assim os atuais responsáveis azuis e brancos começam a projetar já a próxima época e há um nome que ganha consenso dentro da estrutura do futebol profissional: Jota Silva. O avançado do V. Guimarães, de 24 anos, agrada aos dragões por se tratar de um jogador que tem sido o grande barómetro da boa campanha protagonizada pelos vitorianos no campeonato e esse interesse intensificou-se ainda mais depois das exibições que rubricou no jogo da Taça de Portugal, mas essencialmente no Estádio do Dragão, onde marcou o tento da vitória no passado fim de semana, escreve A Bola.
Com contrato válido até 2025 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros, Jota Silva viu a sua cotação subir em flecha e o ponto mais alto da carreira foi mesmo a recente chamada de Roberto Martínez aos trabalhos da Seleção Nacional, onde fez a sua estreia oficial frente à Suécia, precisamente no Estádio D. Afonso Henriques, na cidade-berço.
Perante o desfecho do campeonato, o FC Porto ficará afastado da Champions e isso representa sempre um enorme rombo nas contas, pelo que terá forçosamente de vender alguns dos seus principais ativos e nesse lote poderão estar Galeno e Pepê, pelo que o clube terá necessariamente de reforçar esses setores e as alas e é aí que entra Jota Silva na equação, ele que pode jogar em qualquer posição do ataque, aliás como tem feito desde a chegada de Álvaro Pacheco ao comando técnico dos vimaranenses.
A verdade é que o perfil de futebolista se encaixa na perfeição no que é um jogador à Porto, mas Jota Silva tem também outros clubes interessados no estrangeiro e com maior poder económico do que tem atualmente o FC Porto. Esta época o seu nome já surgiu associado ao Sporting e no último defeso houve mesmo propostas em cima da mesa para levar o futebolista, mas a Direção do V. Guimarães entendeu que os valores apresentados não eram do seu agrado.

Liverpool e Dortmund apontam a Varela. A primeira época de Alan Varela no futebol europeu tem sido de afirmação plena. Não obstante os altos e baixos do FC Porto, o médio contratado ao Boca Juniors no último verão converteu-se em pedra basilar nas opções de Sérgio Conceição, algo que não passou despercebido entre a elite do Velho Continente.
Os colossos ingleses Manchester City e Liverpool têm o camisola 22 referenciado e, no último domingo, os “reds”, cujos emissários nem são dos mais assíduos no Estádio do Dragão, integraram a lista de observadores presentes nas bancadas do reduto azul e branco, com o intuito de recolherem notas sobre o centrocampista argentino.
Poderá dizer-se que o FC Porto-V. Guimarães não foi o melhor jogo para ver Varela em ação “in loco”, uma vez que, com os dragões em desvantagem (acabariam mesmo por perder), Alan foi substituído ao minuto 56. Contudo, o Liverpool, garante O Jogo, está já bem documentado sobre as qualidades do médio de 22 anos, o sexto jogador mais utilizado – 2730’ em 36 jogos – por Conceição em 2023/24. Sinal de uma regularidade que é uma das valências apreciadas pelo emblema de Anfield, notícia por estes dias devido ao alegado interesse em Rúben Amorim, forte candidato à sucessão de Jurgen Klopp. De resto, o médio portista encaixa no perfil de jogador que o Liverpool pretende assegurar para 2024/25: um “trinco” propriamente dito. Para a posição, os “reds” contam atualmente com Wataru Endo e Bajcetic, mas até tem sido Mac Allister, compatriota de Alan, a desempenhar a função mais vezes.
Importa referir que, no domingo, houve mais “tubarões” a marcar presença no Dragão. Além do Liverpool e do “habitual” Manchester United, também Chelsea, Bayern e Atlético de Madrid, entre outros, enviaram emissários à Invicta. Na Alemanha, o nome de Alan Varela foi colocado na órbita do Borússia Dortmund pelo jornal “Bild”, que dá conta da intenção dos germânicos de contratarem um novo médio defensivo. Em termos de valores, o argentino estará, no verão, blindado por uma cláusula de rescisão de 70 milhões de euros, ele que custou 8 M€ aos cofres da SAD portista. E a rota é de valorização, porque recentemente estreou-se na seleção olímpica.

4 comentários:

  1. Nas primeiras 3 jornadas, o Sporting não devia ter ganho um único jogo: com o Vizela em casa, marcaram depois da hora (mesmo após os já exagerados descontos); depois em Rio Maior, o VAR confirmou um golo em claro fora-de-jogo, numa vitória pela margem mínima; e depois novamente em casa, venceram por 1-0 o Famalicão, na sequência de um Livre, inexistente!
    Depois em Faro, tiveram talvez o maior Roubo da época: a não expulsão do Hjmuland e ainda um penalty absurdo mesmo a acabar o jogo, numa partida que jogaram em superioridade numérica, praticamente o jogo todo!!!

    ResponderEliminar
  2. Hugo Miguel, Godinho, António Nobre, Fábio Veríssimo e Tiago Martins estiveram sempre envolvidos nestes jogos.

    ResponderEliminar
  3. Na verdade, há sempre um deles envolvido nos jogos do Sporting.

    ResponderEliminar
  4. Este ano é particularmente escrutinado em termos de arbitragem.
    O que se passou no futebol português nos últimos anos não interessa............
    Alguém questionou a perda dos melhores jogadores de certas equipas. Uma em particular ficou sem dois internacionais um lateral e um avançado.
    Há neste blogue tanto especialista em estatística já foram analisar os dados destes dois jogadores???

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...