O clássico com o Sporting não marcou a despedida de Pinto da Costa da tribuna presidencial do Dragão. Segundo O Jogo, o ainda líder dos dragões, enquanto responsável máximo pela SAD (que é quem tem a “pasta” do futebol profissional), terá, por lei e razões burocráticas - que não impedem que haja colaboração entre atuais e futuros administradores de manter-se em funções um pouco para lá do final da temporada. Ou seja, ainda deverá ser Pinto da Costa a liderar a comitiva na deslocação ao Jamor, dia 26 de maio, para a final da Taça de Portugal, frente ao Sporting. Isto mesmo que nessa altura o presidente do clube já seja André Villas-Boas. Mas já lá vamos.
O recém-escolhido presidente tem dito que pretende uma tomada de posse "rápida e suave", mas de acordo com informações recolhidas pelo jornal, a nova Direção, eleita no sábado por 80,28% dos votos, só deverá ser empossada a 12 de maio, um domingo, dia do dérbi da Invicta com o Boavista, para o campeonato, o último jogo caseiro do FC Porto esta temporada. Essa é, aliás, a data limite imposta pelos estatutos dos dragões para a passagem de testemunho. Ou seja, dificilmente haverá uma antecipação da cerimónia, como era vontade do novo líder.
Só depois do dia 12 de maio é que Lourenço Pinto, na condição de presidente da Mesa da Assembleia Geral da SAD - cargo que acumula com o do clube -, poderá marcar a Assembleia Geral Ordinária de acionistas para eleição da nova administração. Dizem os estatutos que essa convocatória terá de ser feita com um mínimo de 21 dias de antecedência, o que significa que, no melhor dos cenários, só na primeira semana de junho é que haverá luz verde para a entrada em funções da nova administração da SAD azul e branca.
O que não impede que, até lá, a equipa de Andre Villas-Boas tenha reuniões de trabalho com a atual estrutura para se ir inteirando dos diferentes dossiês. E sabe-se que há muita matéria que o novo presidente quer escrutinar ao pormenor, seja no que diz respeito às contas, nomeadamente o contrato com a Ithaka e os acordos assinados para a Academia na Maia.
O clube, na condição de acionista maioritário, irá apontar, depois da tomada de posse da nova Direção, os nomes para a SAD que, como se sabe, incluirão, pelo menos, André Villas-Boas como presidente [não renumerado] e Pereira da Costa como CFO. De acordo com os estatutos, o Conselho de Administração (CA) tem de ser composto por dois a nove membros.
Refira-se, entretanto, que Pinto da Costa, Fernando Gomes, Adelino Caldeira, Luís Gonçalves e Vítor Baía, que compõem o atual CA terminaram, no final de dezembro de 2023, o mandato para o qual foram eleitos a 17 de setembro de 2020, encontrando-se a sociedade desportiva em gestão corrente desde então.
River quer desviar Di María. A informação caiu como uma bomba no futebol argentino, sobretudo entre os adeptos do Rosario Central que, de imediato, manifestaram grande preocupação através das redes sociais. O River Plate está na corrida por Di María, segundo noticiou o jornalista desportivo Hernán Castillo.
Segundo o especialista em temas de mercado sul-americano, os responsáveis do emblema de Buenos Aires têm o campeão do mundo na lista de reforços e tinham previsto abordar o jogador nos próximos dias para avaliar condições e, sobretudo, disponibilidade para avançar com uma oferta ao próprio, tendo em conta que no final de junho expira o contrato que o liga ao Benfica. Porém, segundo avançou depois a TNT Sports argentina, esse contacto já terá ocorrido e a resposta do extremo terá passado, nesta fase, por uma nega porque a voltar ao seu país será... para o Rosario Central.
O internacional argentino de 36 anos tinha no seu plano final de carreira voltar ao Rosario Central, clube onde foi formado antes de ingressar no Benfica, mas as recentes ameaças de morte recebidas pela sua família e a instabilidade que se vive na cidade colocaram-lhe dúvidas que potenciaram o cenário de até aceitar renovar pelos encarnados.
Marcos Leonardo agarra a titularidade. A boa exibição frente ao Sp. Braga, coroada com um bis decisivo para a cambalhota no marcador (de 0-1 para 3-1) depois de render Arthur Cabral aos 70 minutos, foi o ponto de viragem para Marcos Leonardo. O jovem, de 20 anos, fez o golo do empate logo na primeira vez em que tocou na bola, fechando as contas do desafio já depois de Neres ter colocado os encarnados em vantagem. Um desempenho que convenceu Roger Schmidt a dar-lhe o lugar no 11 no próximo domingo, em Famalicão.
Segundo o Record, o técnico está muito satisfeito com a melhoria dos índices físicos de Marcos Leonardo, que surge cada vez mais preparado para corresponder às suas elevadas exigências com o jogador que ocupa a posição 9, obrigado a correr bastante para ser o primeiro defesa da equipa. "Não basta marcar golos para ser titular no Benfica. É preciso pressionar, ser compactos na transição ofensiva e defensiva, têm de mostrar tudo", afirmou o treinador antes do clássico no Dragão.
Ora, a exibição com os minhotos na última jornada parece ter sido esclarecedora. "Estamos muito contentes com aquilo que o Marcos conseguiu fazer hoje. Ele começou de forma fantástica quando chegou ao Benfica no inverno, mas depois teve algumas dificuldades, sobretudo com a frescura física. Mas hoje mostrou potência e precisão que tinha mostrado logo no início", sublinhou Schmidt no final do jogo com o Sp. Braga, acrescentando: "Acreditamos que na próxima temporada ele possa vir a ter uma preponderância e um papel diferente na equipa."
Além de ser o ponta-de-lança do plantel que, claramente, precisa de menos minutos para marcar um golo – 61’ contra 174’ de Arthur Cabral e 419’ de Tengstedt –, Marcos Leonardo também se superioriza à concorrência em várias estatísticas (ver quadro ao lado) por 90 minutos no campeonato. O ex-Santos faz mais remates, garante mais recuperações e conquista mais faltas – maioritariamente nas imediações da área adversária –, perdendo apenas ao nível dos duelos para Arthur Cabral.
Benfica vai fechar negócio. Álvaro Carreras parece estar cada vez mais perto de conseguir um lugar definitivo no Benfica. O jovem lateral espanhol chegou à Luz em janeiro deste ano, por empréstimo do Manchester United, e está, agora, com via aberta para o onze de Roger Schmidt e... para a permanência.
A lesão de Alexander Bah contra o Sp. Braga 'obrigou' Schmidt a lançar Carreras em campo no passado sábado, com o espanhol a assumir o lado esquerdo da defesa e com Aursnes a trocar para a lateral direita, devendo ser essa a aposta do treinador alemão para a visita a Famalicão, agendada para domingo, em jogo da 32.ª jornada da I Liga.
Ora, Carreras tem vindo a convencer os adeptos pelas exibições recentes protagonizadas com a camisola do Benfica, e também os responsáveis encarnados estarão mais perto de acionar a opção de compra que está prevista no contrato de empréstimo assinado com o Manchester United no início deste ano civil.
As águias nunca revelaram o valor da mesma, mas a imprensa desportiva garante que o clube encarnado terá de pagar seis milhões de euros se quiser garantir a continuidade de Carreras para lá da presente temporada. Um valor que permite, assim, dar uma opção mais viável para Schmidt, após os 'erros de casting' protagonizados por Juan Bernat e David Jurásek, após consumada a saída de Alejandro Grimaldo, a 'custo zero', para o Bayer Leverkusen.
Gyökeres em risco de explosão. Gyökeres não foi titular no Sporting, porque estava fortemente limitado por dores musculares na zona do joelho esquerdo. As imagens da transmissão televisiva logo após a chegada dos leões ao Dragão mostravam o sueco sentado no banco, pois claro, a ouvir música e com o olhar de quem não estaria propriamente satisfeito com o momento. Afinal, ao contrário do que acontecera na esmagadora maioria dos jogos da época (43 em 46), frente ao FC Porto ‘Vik’ teria de começar como suplente, uma posição tão estranha que, em tempos (com a Atalanta, em casa), foi preciso até Hjulmand mostrar-lhe onde tinha de se sentar. Sintomático...
A decisão de deixar Gyökeres fora da equipa titular há muito que estava a ganhar forma e foi precipitada, escreve o Record, depois de uma semana de trabalho muito difícil para o jogador sueco. Porquê? Porque os problemas no joelho que o condicionaram praticamente desde o início da temporada, e que obrigaram Amorim a geri-lo em situações (muito) pontuais, deram sinais claros de que poderiam derrapar para algo mais grave. O primeiro alerta, segundo as informações recolhidas pelo jornal, partiu mesmo dos médicos do Sporting. E em termos que não deixavam margem para... ceder à vontade de Gyökeres: se o ponta de lança não descansasse no Dragão, fazendo menos minutos, arriscava-se seriamente a sofrer uma lesão de contornos mais graves, que colocaria em perigo o que falta desta época. Era preciso, portanto, adotar cuidados... intensivos, nas cargas de treino e de competição. A par destes dados, coube a Rúben Amorim reforçar a mensagem junto de Gyökeres. E as palavras do técnico no final do clássico falam por si, sobre a urgência de medidas. "O Viktor não jogou [de início] porque tem de ter alguém responsável que lhe diga que qualquer dia parte-se todo", disparou Rúben.
Apontado mas fora dos planos do Sporting. O portal ‘Infotbal’ avança que o Sporting é um dos clubes interessados em Ladislav Krejci, central/médio-defensivo de 25 anos do Sparta Praga, além do Betis, Sevilha e Girona. Contudo, o jornal Record garante que o internacional checo não entra nos planos da SAD na reabertura da janela de transferências.
ResponderEliminarOff topic
https://www.msn.com/pt-pt/desporto/futebol/renova%C3%A7%C3%A3o-de-francisco-concei%C3%A7%C3%A3o-%C3%A9-boa-not%C3%ADcia-o-neg%C3%B3cio-%C3%A9-mau/vi-AA1nBCit
AVB é patético. Primeiro disse que a renovação do Francisco Conceição é uma boa notícia, depois disse que é um mau negócio.
Mais uma contradição no seu historial de contradições.
Não se esqueçam que a sua primeira grande contradição foi ter dito que estava na sua cadeira de sonho quando era treinador do FCPorto e depois saiu para o Chelsea.
O caminho do FCPorto com AVB é ir ladeira abaixo.
Aguentem-se sócios de merda.
Pois pois.. acabou a mama não é?!? Agora toca a trabalhar!
EliminarÉ preciso ser muito burro para ver aí alguma contradição.
Eliminar1. O Porto devia ficar com o jogador? Sim, pelo que é boa notícia.
2. As condições para ficar com o jogador são boas? Para o que se pratica no mercado, não.
Resumidamente vocês pagaram 5M por um jogador da vossa formação, triplicaram o salário e deram 20% do passe ao jogador. Continuem assim pf!