Sporting e Benfica enfrentam a ponta final da época como os dois clubes que estão em melhor posição para lutar pelo título. Ao mesmo tempo, ambos têm encontro marcado nas meias-finais da Taça de Portugal e estão também na mesma prova europeia, a Liga Europa, pelo que Carlos Barbosa da Cruz, antigo dirigente dos leões e presidente do Grupo Stromp, mostra estar atento ao que vai fazendo o rival da Segunda Circular.
No atual contexto, Barbosa da Cruz nota que o rival está "claramente em crise". "Claramente que o Benfica está em crise. As pessoas não querem ver, só as pessoas que não querem ver é que não admitem isso", apontou o advogado, em declarações na CMTV.
Aí, o antigo dirigente do Sporting realçou que outro treinador na Luz, com este plantel que a Direção presidida por Rui Costa deu a Roger Schmidt, faria coisas diferentes.
"Com o atual plantel, o Benfica podia jogar bem melhor se tivesse outro treinador", disse Carlos Barbosa da Cruz, esperando que Roger Schmidt se venha a manter no clube encarnado durante todos os anos de contrato que tem com a SAD benfiquista.
"Este pode ficar todos os anos do contrato que não me preocupo nada", admitiu Carlos Barbosa da Cruz, insistindo na ideia de que o técnico alemão prossegue com um "acumular de erros" nas opções que vem tomando.
"Mas a convicção com que se fica, com este acumular de erros e de soluções pouco adequadas, é esta. Se o Benfica tivesse outro treinador, se calhar jogava melhor", terminou a este respeito o sportinguista Carlos Barbosa da Cruz.
De resto, entre vozes encarnadas há quem aponte também o dedo a Roger Schmidt. João Alves, antigo capitão do Benfica, já deu conta do seu desagrado em relação à produtividade que a equipa vem revelando.
CI propõe arquivamentos e aguarda investigação de outros jogos do Benfica. O Conselho de Disciplina da FPF, por proposta da Comissão de Instrutores da Liga, decidiu o arquivamento do caso aberto pelo aliciamento de jogadores do Rio Ave e Boavista, por parte do empresário César Boaventura, para que facilitassem em jogos com o Benfica, na temporada de 2015/16 e 2026/17.
No acordão pode ler-se que "no que respeita [...] à parte da factualidade relativa à Sport Lisboa e Benfica SAD, foi tida em conta a prova colhida no inquérito criminal [...], que correu termos no DCIAP, onde, com meios de produção de prova indisponíveis no processo disciplinar, se concluiu pelo arquivamento, por força da insuficiência de indícios de que o empresário César Boaventura tenha agido a mando e no interesse da Sport Lisboa e Benfica SAD".
Já sobre César Boaventura, a Comissão de Instrutores recorda que no que respeita à responsabilidade dos intermediários ou empresários desportivos "a inaplicabilidade do Regulamento Disciplinar das Competições Organizadas pela Liga Portugal aos mesmos" impede qualquer decisão.
No mesmo documento é referido que a mesma Comissão propõe que prossiga "o processo de inquérito" referentes a jogos da época 2017/18 e que envolve igualmente o Benfica. "Devendo prosseguir o processo de inquérito, continuando a investigação sobre a demais factualidade alegadamente ocorrida por ocasião dos restantes jogos objeto dos autos do Processo de Inquérito n.º37.-2017/2018", pode ler-se.
Finalmente, é decidido igualmente o arquivamento do caso de "aliciamento indevido de jogadores terceiros por ocasião do jogo disputado, no dia 08.05.2016, entre a Marítimo da Madeira - Futebol, SAD e a Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD, a contar para a 33.ª jornada da Liga NOS, da época desportiva 2015/2016": Neste caso, é referido que "não foi colhida qualquer prova que permita afirmar a existência de indícios suficientes de que a Sporting Clube de Portugal SAD, ou alguém a seu mando, tenha proposto o pagamento da quantia de €400.000,00 ao plantel da Marítimo SAD, a dividir por todos os seus elementos, em caso de empate ou de vitória sobre a Sport Lisboa e Benfica SAD."
Recorde-se que na quarta-feira o empresário de futebol César Boaventura foi condenado, pelo Tribunal de Matosinhos, a uma pena de prisão cumulativa de três anos e quatro meses, com execução suspensa, por três crimes de corrupção ativa no desporto.
O empresário foi ainda condenado ao pagamento de 30 mil euros a favor de uma instituição de solidariedade social ou de promoção do desporto, e impedido de ter atividade profissional como agente de jogadores, de forma direta ou indireta, durante dois anos.
O tribunal deu como provado o aliciamento aos ex-jogadores do Rio Ave Cássio Marcelo e Lionn, mas ilibou César Boaventura do crime de corrupção em forma tentada ao antigo jogador do Marítimo Romain Salin.
Recorde-se que a TVI noticiou, a 1 de março de 2023, que o Ministério Público estava a investigar 12 jogos por suspeitas de suborno do Benfica.
Seis dos 12 jogos envolvem Benfica, os outros seis são jogos de adversários do Benfica (Sporting e FC Porto). Seis dos jogos alegadamente investigados pelo MP são: Marítimo-Benfica, 0-2, de maio de 2016; Rio Ave-Benfica, 0-1, maio de 2017; Boavista-Benfica, 2-2, maio de 2017; Benfica-Marítimo, 5-0, março de 2018; Benfica-Boavista, 5-1, janeiro de 2019; Marítimo-Sporting, 2-1, maio de 2018.
Sublinhe-se que da parte da Federação não houve informação em relação a estes jogos.
Benfica tenta fechar negócio mas pode complicar-se. O Benfica é um dos clubes interessados em Karim Coulibaly, central de 16 anos do Hamburgo, de acordo com o 'Bild'. Rotulado como uma grande promessa do clube, o defesa termina contrato em junho e tem sido figura de destaque na equipa de sub-17 do clube alemão, mas também já fez 3 aparições nos sub-19.
O jovem até já festejou recentemente em Portugal, tendo em conta que conquistou o Torneio do Algarve pelos sub-17 da Alemanha.
No entanto, o Benfica tem concorrência à vista. De acordo com o jornal alemão, Werder Bremen, Wolfsburgo, Schalke 04, Union Berlin e Hoffenheim estão interessados em contratar o defesa, que, fora da Alemanha, também atrai o Sevilha e o Toulouse. De resto, o Hamburgo também ainda sonha em conseguir renovar o contrato do jovem, descrito como um jogador "rápido" e "forte fisicamente."
David Carmo a jogar por Angola? A imprensa angolana avança, esta sexta-feira, que David Carmo se prepara para aceitar o convite que lhe foi dirigido para representar a seleção daquele país africano.
No entanto, segundo apurou o jornal Record, o defesa-central emprestado, em janeiro, pelo FC Porto ao Olympiacos ainda não tomou uma decisão quanto a isso, apesar da insistência que vem sendo feita pelos responsáveis federativos de Angola.
Recorde-se que David Carmo chegou a ser chamado por Fernando Santos à Seleção Nacional, mas nunca jogou. Pelas seleções jovens de Portugal, contudo, soma 17 internacionalizações, 10 pelos sub-19 e sete pelos sub-20.
Confirma-se que o Paulo Goncalves e o Cesar Boaventura são os dois maiores altruistas do futebol portugues que têm o maior prazer em se imolarem pelo exito do Benfica. Bem hajam, precisamos de mais gente altruista deste calibre em Portugal.
ResponderEliminarEntão? Não esquecer o vice do Soorting que tentou corromper a equipa de arbitragem por sua própria iniciativa.
EliminarE no Porto há que prestar homenagem a muitas brasileiras que prestaram serviços em nome do clube.
:Ó Anónimo das 08:57, tens de dizer os nomes pá, diz aí o nome do vice do Sporting e o nome das brasileiras.
EliminarPereira Cristóvão, Vanessa, Regina, Kátia, Tatiana.....
Eliminaranonimo das 13:40 não te esqueças da tua mãe , da tua irma e da tua avó essas portuguesas mas boas no jogo do pau.
ResponderEliminar