O presidente mais titulado do Mundo celebra, hoje, o 86.º aniversário de uma vida que se confunde com a história e o inquestionável sucesso de um clube que ganhou dimensão europeia e mundial desde 1982. Quarenta e um anos depois da primeira tomada de posse como dirigente máximo dos azuis e brancos, Pinto da Costa ainda não anunciou se avança para um possível 16.º mandato – as eleições decorrem em abril de 2024 –, para continuar a acrescentar troféus a um legado pessoal que supera, por exemplo, o palmarés total de mais de metade dos clubes que ocupam o top 20 do ranking da UEFA.
Os números provam, sem grande margem para dúvidas, que existe um antes e um depois de Pinto da Costa na história do FC Porto. Nos primeiros 89 anos de existência, o clube da Invicta conquistou apenas 15 títulos, todos em provas nacionais, e nos últimos 41 os adeptos tiveram a oportunidade de festejar qualquer coisa como 69 troféus, sete dos quais internacionais: duas Taça/Liga dos Campeões, duas Taça UEFA/Liga Europa, duas Intercontinentais e uma Supertaça Europeia. A estes, Pinto da Costa juntou 23 campeonatos, 15 Taças de Portugal, 22 Supertaças Cândido de Oliveira, uma Taça da Liga e ainda um título da Liga 2, conquistado pela equipa B, criando um “museu pessoal de conquistas” que faz corar de inveja muitos dos supostos tubarões europeus.
Entre as equipas que ocupam os primeiros 20 lugares do atual ranking da UEFA, apenas seis têm um palmarés global superior ao do presidente do FC Porto, nomeadamente Bayern de Munique (83), Real Madrid (98), Liverpool (71), Barcelona (94), Juventus (71) e Benfica (85), destacando-se ainda a curiosidade de o Manchester United ter precisamente o mesmo número de conquistas que o líder dos dragões (69).
No sentido inverso, são 12 os emblemas que, em toda a história, ficam aquém do sucesso alcançado pelo FC Porto desde 1982: Manchester City (41), Paris Saint-Germain (46), Inter de Milão (44), Leipzig (3), Chelsea (34), Roma (17), Borussia Dortmund (23), Atlético de Madrid (32), Sevilha (19), Villarreal (2), Nápoles (13) e Bayer Leverkusen (3). Fora do top 20 do ranking da UEFA, o Sporting também tem um total de troféus (54) inferior ao de Pinto da Costa.
Além do sucesso da equipa principal de futebol, Pinto da Costa conta com mais de 1340 títulos em todas as modalidades e atingiu, há pouco tempo, mais uma marca redonda na carreira de dirigente. Festejou, frente ao Vizela, a vitória 1000 no campeonato como presidente do F. C. Porto, número que, entretanto, subiu a 1003, contabilizando, ainda, 242 empates e apenas 128 derrotas na principal competição portuguesa.
E se é verdade que são os troféus que ficam para a história – com destaque, também, para o inédito penta –, foi durante a liderança de Pinto da Costa que se procedeu ao rebaixamento do antigo Estádio das Antas, à construção do centro de treinos do Olival, do Estádio do Dragão e respetiva Arena, além do museu, e o mais recente projeto já está em marcha, com as obras da Academia do FC Porto a arrancarem no início do próximo ano.
Novidades sobre alvo do Benfica. A imprensa argentina continua a insistir que o Benfica está a negociar Benjamin Rollheiser, mas, garante o jornal A Bola, o extremo argentino de 23 anos do Estudiantes não é opção dos encarnados para janeiro.
É certo que Rollheiser foi observado pelos encarnados e que as referências são muito positivas na Luz, mas, neste momento, não é prioridade, até porque o Benfica tem muitas opções para a posição. Por outro lado, o Estudiantes, a passar dificuldades financeiras, está interessado já numa transferência em janeiro.
Taremi apontado ao futebol saudita. De acordo com o jornalista Rudy Galetti, especialista em questões de mercado, o avançado internacional iraniano continua na agenda do Inter, mas também com vários clubes da Arábia Saudita atentos. Apesar dos petrodólares, o avançado prefere continuar na Europa.
Saída de Gonçalo Inácio dada como "inevitável". A saída de Gonçalo Inácio do Sporting em janeiro é vista como "inevitável" pela imprensa inglesa face ao interesse de Liverpool e Arsenal.
O central esquerdino, de 22 anos, tem vindo a somar pretendentes. Apesar de ter contrato até 2027, a cláusula de rescisão é de 60 milhões de euros, um valor considerado baixo para as elevadas qualidades apresentadas. Um fator que o torna ainda mais apetecido. O estatuto de Inácio tem ainda vindo a crescer com as prestações ao serviço da seleção nacional (dois golos e uma assistência em três partidas) e pelo Sporting na Liga Europa (dois golos em seis jogos).
O Manchester United e o Real Madrid também têm sido apontados como potenciais interessados. O jornal espanhol 'Marca' recorreu à inteligência artificial para saber qual o melhor central para reforçar o Real Madrid e a escolha recaiu sobre Inácio (84 pontos), seguido pelo benfiquista António Silva (69) e pelo francês do Lille Leny Yoro (50). O sportinguista lidera ofensivas, mas é na construção que 'goleia' os adversários. É, no entanto, o que defende pior do trio.
UM IRANIANO NA ARÁBIA SAUDITA É IMPROVÁVEL, mas lá vai mais um gelado. Acreditem até acabarem tic tac
ResponderEliminarOs inteligentes artificiais vão comprar um defesa para atacar, é cada raciocínio. Desde que deixaram de ler emails perderam as ideias
ResponderEliminaro velho não construiu nenhum olival .... perderam a vergonha? A Maia já se ofereceu para pagar terrenos e obras? é que não têm dinheiro nenhum, só dividas
ResponderEliminarMauro Xavier
ResponderEliminar44 min ·
Não posso acreditar que os bancos perdoaram ao Sporting cem milhões de euros num negócio liderado por alguém que depois se candidatou à presidência do clube! 😡😤 Já assistimos a audições parlamentares e investigações judiciais por muito menos! Como pode isto acontecer sem causar uma onda de indignação geral?
É um verdadeiro escândalo! Em outros países, isto seria impensável. Foi o dinheiro de todos nós que salvou a sad do Sporting. 🤬💸
Este caso é um dos mais descarados atentados à verdade desportiva em Portugal. Se um clube falha uma contratação, normalmente é o próprio clube que paga. Mas com o Sporting, parece que todos nós temos que abrir a carteira. Os viscondes da alta finança fizeram o de sempre… 🤔💔
Ó meu, lembras-te da Manuela ferreira Leite? Ela aceitou papéis do benfica sem valor nenhum, não foi? Cabecinha selectiva! cura-te, se ainda fores a tempo!
Eliminar