O futuro de Rafa Silva deve passar pelo Qatar. Ao que o jornal Record apurou, o Al-Sadd, onde alinha o ex-portista Matheus Uribe, não perde o avançado de vista, mantendo o interesse na sua contratação para a próxima temporada. No último verão, quando estava a um ano de terminar o contrato que o liga ao Benfica, o Al-Sadd chegou-se à frente para contratar o camisola 27, acenando com um contrato milionário (na ordem dos 7,5 M€ limpos por ano). No entanto, numa conversa com Rui Costa, que decorreu no estágio de pré-temporada, em St George’s Park, o jogador, de 30 anos, comprometeu-se a ficar até ao fim desta temporada.
As duas partes vão em breve seguir caminhos diferentes em 2024/25 e o próprio Rafa confirmou-o no final do encontro com o Famalicão, ao falar de “saudades”, a propósito do jogo 300 pelas águias. “É um prazer jogar aqui. Quero agradecer aos meus colegas, é com eles que quero partilhar todos os momentos. É disso que vou ter saudades”, afirmou após receber o prémio de melhor jogador em campo.
Praticamente a seis meses de terminar a ligação contratual com os encarnados, Rafa tem o Qatar a chamar por ele, com o Al-Sadd à cabeça. Há outras opções, mas é o país que recebeu o último Mundial que surge na linha da frente. Rafa chegou ao Benfica no verão de 2016, em corrida vencida ao sprint, numa reunião realizada no Porto, pouco antes do fecho das inscrições. Os 16 M€ desembolsados pelas águias fizeram dele a mais cara contratação até então.
Benfica sinaliza Gonçalo Franco. A exibição maiúscula de Gonçalo Franco contra o Benfica deixou Roger Schmidt rendido ao médio do Moreirense. Devido a isso, o portal zerozero adiantou, de resto, que a estrutura diretiva, liderada por Rui Costa, já procurou saber as condições de aquisição do médio do Moreirense, no sentido de se posicionar para levá-lo para a Luz, ou em janeiro ou em junho.
Essa mudança do Minho para Lisboa está condicionada à situação de João Neves. As águias estão conscientes de que muito dificilmente o médio ficará para lá do final da presente campanha e identificaram em Franco características perfeitas para ser o seu sucessor.
O negócio depende, portanto, das decisões a serem tomadas sobre Neves, mas não só. Franco está também a ser fortemente solicitado por clubes de outras paragens, mercê da grande temporada nos axadrezados, e estava recetivo a sair já no mercado de inverno. Só a entrada do Benfica em cena, e um eventual acordo com as águias para o final da temporada, pode levá-lo a aceitar fazer mais cinco meses em Moreira de Cónegos. Há muitos «ses», como se percebe, mas a vontade do Benfica em ter Franco é claríssima. Falta perceber quando e em que moldes.
Dragões em análise de mercado: Brassier, o regresso de Felipe, Gabriel e Otávio. Lilian Brassier, de 24 anos, é um central em foco na lista de compras do FC Porto. A notícia foi avançada pelo ‘L’Équipe’, dando conta que os dragões estão dispostos a ir à luta no sentido de garantir um defesa esquerdino ao qual é reconhecido enorme potencial, apesar de já ser um elemento em foco na Ligue 1. Brassier é um dos pilares do Brest, equipa que tem causado sensação na liga francesa, ao ponto de o Monaco já ter apresentado uma proposta formal de 8 milhões de euros para a sua contratação no mercado de inverno. O FC Porto está atento à situação mas, ao que o jornal Record apurou, ainda não apresentou uma proposta oficial. Quem também anda a rodar o jogador é o AC Milan, segundo as últimas informações divulgadas pela imprensa transalpina. O perfil privilegiado por Sérgio Conceição era o de um central experiente e com capacidade de liderança, mas também admitia que, face às oportunidades proporcionadas pelo mercado, a aposta fosse para um jogador, mesmo mais jovem, que demonstrasse qualidade e rapidez. No caso de Brassier, a concorrência que existe pelo jogador, cobiçado em vários grandes campeonatos europeus, torna difícil que seja encontrada uma solução intermédia, nomeadamente um empréstimo que permita tomar decisões quanto ao investimento na compra do passe só depois de já haver uma ideia concreta de qual será o futuro de David Carmo e a condição física de Marcano. Esse é um dos pontos que o FC Porto está a amadurecer antes de avançar com o investimento.
O nome de Felipe, de 34 anos, foi dos primeiros a ser equacionado para o reforço do eixo defensivo em janeiro. Trata-se de um dossiê que já vinha a ser tratado antes da rutura com David Carmo, dado que o perfil de Marcano ficou por preencher após a lesão grave sofrida pelo espanhol. O brasileiro encaixava nos desejos de Sérgio Conceição e era alcançável em termos negociais, dado estar em final de contrato com o Nottingham Forest e não ter sido muito utilizado durante a fase inicial da temporada. Ainda assim, o famigerado Vale-Tudo acabou por ser retirado da equação. Tudo porque se encontra a recuperar de uma lesão muscular para a qual foi diagnosticada uma paragem de dois meses. Tendo em conta que alinhou pela última vez a 9 de dezembro, contra o Wolverhampton, a sua prontidão para ajudar o FC Porto em tempo útil estava comprometida, tendo a agulha de mudar para outras hipóteses. Como é habitual nestes processos, existe uma lista extensa de jogadores referenciados, mas que acaba por sofrer cortes profundos a a partir do momento em que fica sujeita ao crivo do treinador. O gilista Gabriel já havia sido ponderado, tal como Otávio do Famalicão, mas apesar dos rumores inflamados pelas redes sociais nunca se tornaram alvos concretos. O FC Porto desde cedo se virou para possibilidades no estrangeiro, garante o jornal Record.
O avançado que pode 'reforçar' o plantel de Conceição. Wendel Silva, de 23 anos, poderá receber, muito em breve, a oportunidade que tanto anseia desde que Sérgio Conceição o estreou pela equipa principal, na época passada. Foram apenas dois minutos, frente ao Mafra, na Taça da Liga, que deixaram o avançado a desejar mais. A realizar uma época superlativa nos bês, onde é o maior destaque da equipa e também do campeonato da II Liga - melhor marcador (11 golos) e segundo melhor assistente (8) -, Wendel, ao que o jornal O Jogo apurou, deve ser promovido nos próximos dias pelo treinador portista, à semelhança do que sucedeu com Zé Pedro após a grave lesão de Marcano.
A ida de Taremi para a Taça Asiática durante todo o mês de janeiro – e parte de fevereiro, eventualmente -, o empréstimo de Fran Navarro ao Olympiacos, a juntar à indefinição em relação ao futuro de Toni Martínez, que foi titular com o Chaves depois de vários jogos seguidos sem sequer ser convocado, devem motivar a promoção do brasileiro da equipa B, uma vez que ficarão a restar apenas Evanilson e Namaso (que não é propriamente um ponta de lança) para o ataque.
O FC Porto, sublinhe-se, tem o dérbi da Invicta na agenda já na sexta-feira, não sendo de descartar que Wendel comece já a integrar os treinos de preparação para essa partida, no início da semana. Ontem, refira-se, o avançado foi visto ao vivo por Conceição na partida com o Nacional, em que voltou a marcar, embora de grande penalidade.
Depois, haverá um mês inteiro para a SAD, em conjunto com a estrutura técnica, decidir uma eventual ida às compras. Sérgio Conceição já assumiu que não gosta do mercado de inverno, sobretudo da sua longa duração, mas o deste ano poderá servir para alguns reajustes no plantel, depois de em 2023 nada ter acontecido para os lados do Dragão. Nem entradas, nem saídas.
É unanime: o inicio da jogada que origina o golo da vitória do Sporting foi mal ajuizado.
MAIS UM JOGO EM QUE O (BCP/NOVO BANCO) SAI BENEFICIADO A PAR DO FC PORTO
ResponderEliminar“Há dois momentos chatos. Obviamente, todos nós podemos errar, somos humanos, mas discordo do amarelo ao Neto no primeiro tempo, parece-me que é lance para vermelho, atinge brutalmente o nosso Gonçalo na zona do joelho (NAS IMAGENS O NETO TEVE A NOÇÃO QUE IA SER EXPULSO…MAS NÃO FOI!!!EHEHEH) . O lance que antecede o [segundo] golo, é claramente canto. Pena que quatro pessoas no terreno e o VAR não tenham visto. Aliás, o Manuel [Oliveira] já me confirmou que sabe que é canto e que errou. É pena, fica esse lamento
Mais um jogo em que o Sporting é levado ao colo. Um golo que deveria ser pontapé de baliza e uma entrada para vermelho aos 38 minutos. Assim se vai mantendo líder à conta dos erros de arbitragem.
VERGONHOSO TAL COMO no perdão NA BANCA PAGA POR TODOS OS “PORTUGAS”
Eles aí estão a remoer o facto de , uma vez mais só terem cheirado o 1º lugar por pouco mais de 24H. Logo o plantel mais cara do clube dos milhões, a equipa maravilha, recheada de vedetas!!! Esquecem de fazer as contas, aos penaltis por assinalar, mais um no último jogo, os amarelos e vermelhos por mostrar ,os golos precedidos de faltas, etc, etc. Não têm ponta de vergonha na cara, mas não admira eles são a lampionagem e o clube é o sport lisboa e batota. E CORRUPTUS UNUM........
ResponderEliminarNos últimos 50 anos de roubalheira, reconhecida por todos os intervenientes do futebol profissional, campeonatos de futebol de 11 ganhos: FCPOrto 26; SLBenfica 20; SCPortugal 6; BFClube 1. Isto é objetivo, o resto é conversa.....
ResponderEliminar