22 dezembro 2023

Adepto esfaqueado dentro do estádio da Luz; Sporting espera proposta para saída de Gonçalo Inácio; Gyökeres não deixa Sporting em janeiro; O perfil do extremo que o Sporting quer; Benfica negoceia guarda-redes

Um adepto do Benfica foi ontem esfaqueado por outro durante o intervalo do jogo com o AVS SAD. Segundo o Record, na base desta altercação esteve a discussão sobre um lugar e aconteceu no setor 38, localizado no piso 3, atrás da baliza norte.
De acordo com o diário, a vitima, que se encontrava na companhia das duas filhas menores, foi golpeada com um canivete no abdómen. Depois de uma primeira intervenção por parte da polícia e dos bombeiros, o adepto foi transportado para o Hospital de Santa Maria, onde acabou por ser estabilizado e ficar livre de perigo.
Quanto ao agressor, colocou-se de imediato em fuga e a PSP tentará agora proceder à sua identificação com recurso às imagens do sistema de videovigilância do Estádio da Luz.
Na sequência do incidente, do qual Record deu conta, em primeira mão, no site, às 21h53, o Benfica emitiu um comunicado uma hora depois do sucedido e lamentou "profundamente" a agressão, assinalando que "todas as informações disponíveis foram reportadas às autoridades".
A Liga também não demorou a tomar posição. Em nota oficial, e "com pesar", o organismo liderado por Pedro Proença pediu "um rápido e eficaz apuramento de responsabilidades sobre o sucedido", alertando para a necessidade de "um reforço das medidas preventivas para que situações semelhantes não se repitam nos estádios portugueses".

Sporting espera proposta por Gonçalo Inácio. À medida que a reabertura do mercado de transferências se aproxima a passos largos, cresce entre os sportinguistas a ânsia por reforços, mas também a preocupação de ver algum dos seus... partir. Sem esquecer Gyökeres, o leão que pode dar mais dores de cabeça, neste particular, é Gonçalo Inácio pois, de acordo com informações recolhidas pelo jornal Record, a possibilidade de surgirem propostas é cada vez mais real, e até esperada.
A SAD presidida por Frederico Varandas está, por isso, de sobreaviso para o que aí vem no próximo mês, ciente do interesse que o central tem gerado, em especial, na Premier League. Para quem quiser levar Inácio, ou outro indiscutível, o aviso há muito que foi dado. Os leões só admitem perder algum dos seus habituais titulares pelos valores das respetivas cláusulas de rescisão. No caso do internacional português, a fasquia situa-se nos 60 milhões de euros, montante que foi atualizado, dos anteriores 45M€, na renovação assinada em agosto.
Sendo certo que o seu nome tem sido frequentemente associado ao Real Madrid nas últimas semanas, é o Newcastle que está nesta altura melhor posicionado na corrida, podendo inclusive avançar com uma oferta em janeiro. As observações feitas pelos magpies a Inácio têm sido frequentes ao longo do último ano. De Inglaterra, também o Liverpool veio tirar notas na receção ao Sturm Graz, no dia 14.

Gyökeres tem pacto para ficar no Sporting. Apesar do forte assédio, em especial de Chelsea e Arsenal, Gyökeres já deu garantias internamente de que vai terminar a época em Alvalade. 
A SAD partilha também deste compromisso de não vender Gyökeres em janeiro, o que vai ao encontro do desejo do próprio, transmitido a Amorim e à restante estrutura diretiva, nomeadamente ao presidente e ao diretor de futebol. A determinação do futebolista, de 25 anos, vai até mais longe porque está disposto a resistir a ofertas que correspondam ao valor da cláusula, que é de 100 milhões de euros, escreve o Record.
Mesmo que entrem propostas dessa grandeza na SAD, em janeiro, o plano é dizer aos interessados que guardem as ‘balas’ para o defeso, na medida em que a promessa feita logo no início do projeto era Gyökeres ficar no Sporting (pelo menos) uma época completa. E passados seis meses todos querem cumprir com a palavra.

O perfil do extremo que o Sporting quer. O Sporting está no mercado em busca de um extremo. O reforço desta posição passou a estar na lista de prioridades para janeiro, a par de um central (que até podem ser... dois), mas os leões procuram um jogador com características muito específicas, diferente de Edwards ou Trincão mas com semelhanças a... Pote, um dos elementos mais influentes da equipa nas últimas épocas (64 golos e 32 assistências, em 151 jogos desde 2020).
Segundo o Record, o que Amorim pretende é um futebolista que, além de saber explorar (principalmente) a esquerda do ataque, tenha também a capacidade de jogar por dentro, à imagem do que faz o transmontano, que até é médio de formação mas já só tem passagens episódicas pelo seu lugar de origem – à exceção da última temporada, em que isso foi frequente, por culpa da venda inesperada de Matheus Nunes e do pouco proveito de reforços como Sotiris ou Tanlongo.
Amorim anunciou logo em fevereiro o plano de fixar de novo Pote no ataque, com vista a 2023/24. E, com a chegada de Hjulmand e a recuperação em pleno de Daniel Bragança, o camisola 8 passou a recuar no terreno apenas pontualmente e por razões estratégicas. É, pois, neste contexto que o técnico entende, agora, que falta no plantel uma alternativa direta a Pote, para as suas funções ofensivas. Mais até do que um... médio, que esteve na lista mas, afinal, poderá não ser contratado.

Benfica negoceia guarda-redes. O Benfica está em campo para contratar uma promessa das balizas da Lituânia. Chama-se Arnas Voitinovicius, tem apenas 17 anos mas já é internacional pelos sub-19 e foi utilizado por quatro ocasiões na equipa princial do seu clube, o FK Riteriai, da Lyga, o principal escalão daquele país do Báltico.
O jovem guarda-redes esteve à experiência no Seixal e causou boas impressões nos responsáveis da formação dos encarnados. Inicialmente era para ter permanecido apenas uma semana em setembro, mas a estadia prolongou-se por um mês, sinal de que o potencial foi maior do que o esperado.
Benfica e FK Riteriai têm desenvolvido contactos nos últimos dois meses, embora ainda sem um acordo definido quanto à compensação. Os lituanos desejam receber já uma verba pela transferência, mas as águias não estão recetivas a pagar no imediato, preferindo compensar o clube no futuro. 
Se entretanto surgir o consenso, é provável que Arnas Voitinovicius chegue ao Seixal em janeiro para iniciar o seu percurso nos juniores, prosseguindo as etapas seguintes mediante a sua resposta e evolução. O campeonato da Lituânia já terminou e o FK Riteriai ficou em último, tendo descido de divisão.
O jovem guardião, que fará 18 anos a 16 de agosto, contou recentemente, aos canais do FK Riteriai, a sua experiência no Benfica. «Tive de me treinar com os sub-19 e sub-23 durante a primeira semana, mas os treinadores gostaram do meu nível de jogo, pelo que também fui testado na equipa B no último dia antes de regressar. Adaptei-me muito rápido e quiseram ver-me em ação por um período maior do que o inicialmente previsto», afirmou.
Na primeira semana da estadia esteve acompanhado pelo treinador de guarda-redes do FK Riteriai, Mindaugas Malinauskas, tendo ambos visitado vários locais icónicos da cidade e passando, obviamente, pelo Estádio da Luz. «Ficaria muito feliz [se assinasse pelo Benfica], mas sei que ainda tenho muito caminho para percorrer. Por isso tenho de rezar muito e suar bastante a minha camisola para alcançar um objetivo desses.» 

5 comentários:

  1. Tiago, Tomás, António, Morato, Neves, Florentino, Guedes...
    50 mil espectadores - um a mais olhando para o crápula que esfaqueou um companheiro de bancada - assistiram, quinta-feira de uma noite fria de Dezembro, a um jogo da taça da liga! Venceu o Benfica que terminou a contenda com 7 jovens jogadores formados no Benfica Campus, mais Rafa e João Mário num total de 9 portugueses em campo. Na MDCSDQT? Nem uma referência ao facto. Frente ao AVS SAD, uma monstruosidade jurídica (destas é que o Proença gosta para vender o produto futebol aos investidores) que apenas num país futeboleiro dominado por mentecaptos é permitido - "O AVS Futebol SAD é um clube futebol português que joga atualmente na Liga Portugal 2, a segunda divisão do sistema da liga portuguesa de futebol. Têm a sua sede na Vila das Aves e jogam no Estádio do CD Aves. O clube anteriormente tinha a designação de UD Vilafranquense SAD e não possui qualquer relação com Clube Desportivo das Aves para além da partilha das instalações desportivas" - Roger Schmidt manteve-se fiel às suas ideias apresentando a sua melhor equipa.

    Saúdo o regresso de Jurásek aos relvados, partilho a felicidade de Tiago Gouveia pelo golo fantástico que marcou, a titularidade de Tomás Araújo e a boa réplica do Vilafranquense, com sede na Vila das Aves, nascido em 2023. Não sei se Roger Schmidt acertou no timing das substituições aos 59 minutos mas cheira-me que a de Kökçü, aos 67, foi necessariamente tardia. Por ter sido metralhado pelo meu companheiro de bancada que passou os 90 minutos, em conversa com o seu parceiro de lado, a buzinar o meu ouvido direito, do que eu tenho a certeza é que Jurásek não tem categoria para jogar no Benfica que, de resto, continua a jogar sem laterais (mais uma assistência primorosa de Aursnes). Quando o moço - digno benfiquista com quem partilhei fervorosos abraços quando Tengstedt (outro dos sues alvos perdilectos) facturou frente aos sapos - dobrou a indignação assim que Jurásek entrou (porque é que este homem não entrou mais cedo? perguntava, francamente revoltado) fiquei com a certeza de outra coisa. Da próxima vez que for à Luz, já no dia 29, além dos tampões para os ouvidos - é quase impossível suportar a aparelhagem do estádio em altos berros - ponho-me em directo e vou ouvindo a CMTV e a CNN. O meu colega de bancada não levará a mal certamente e eu, assim como assim, sempre vou escutando as vozes originais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. T

      Constatei que, com a saída de João Mário e Kökçü, o campeão nacional ganhou velocidade e "fuçanguice" perdendo o cérebro e o critério, grande parte da razão da sua força, e, para tudo ser mais do mesmo, nem faltou o remate (que golo monumental seria!) aos ferros da baliza (desta vez por Kökçü) e o penalti do costume (19 mts) não assinalado pelos árbitros. Não custa nada, pá! Basta recordar o senhor tranquilidade Paulo Bento: com a mão andebol, basquetebol, voleibol... futebol, com os pés, com as pernas, com a cabeça...

      Muita gente fala de João Vitor no Benfica mas ninguém refere que foi a sua contratação que obrigou o clube da fruta a olhar para David Carmo ajudando o Braga, com as algibeiras cheias, a fazer aquele número foleiro do Ricardo Horta. Por outro lado, a vinda de João Vitor, que o foculporto tanto queria, reforçou o estatuto de intocável do arruaceiro Pepe que, desde que esteja para aí virado, joga (que é como quem diz, dá patadas e escoiceia) quando quer e quando muito bem lhe apetece. Incomodado com o tratamento reverencial do boneco Ceição, que lhe desculpa todos os descalabros na defesa do foculporto, David Carmo bateu de frente com o grunho. Acabou na equipa b por ordem do boneco que, assim, fez ver à administração da fruta SAD quem são os dois marmanjos que mandam hoje no foculporto. Sem acesso aos e-mails do Benfica, onde se abastecia de informação privilegiada, e com a fruta SAD a engolir os dois arruaceiros como manda-chuva do balneário, o clube da fruta, além do plantel de meter medo está refém de dois idosos. Um, de 85 anos, que só sai da presidência quando morrer, e outro, de 40, no relvado a obrigar um investimento de mais de 20M€ a "falecer" na equipa b.

      Para memória futura: a próxima guerra dos catedráticos da bola será a de marrar com Roger Schmidt por devolver Aursnes (próximo melhor defesa direito do Benfica para os verdadeiros verdadeiros e os especialistas da especialidade) ao meio campo. A minha (entre aspas) será munir-me da paciência necessária para ouvir o meu colega de bancada furibundo com o treinador por entregar o lugar de defesa direito a um lateral direito de raiz, assim, como agora ele diz...

      Para terminar: João Neves! Que monstro! Caputa jogador que o Benfica - obrigado Roger Schmidt - tem no seu plantel!

      Eliminar
  2. ""21 dezembro 2023 - 16:50
    Árbitros juntaram-se num almoço de Natal
    Numa ação promovida pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, presidida por José Fontelas Gomes, os juízes das duas categorias profissionais do futebol português, bem como algumas árbitras da categoria principal, juntaram-se para um almoço de Natal. O convívio decorreu, esta quinta-feira, num restaurante do Luso e, no final, todos se juntaram para a fotografia da praxe.""
    TERÁ FATELAS DADO AS ÚLTIMAS INSTRUÇÕES
    PARA A SEGUNDA VOLTA???
    VAMOS ESTAR ATENTOS ÀS PRÓXIMAS ARBITRAGENS
    EHEHEH
    ATÉ AGORA SÓ DEU PRÓS DRAGARTOS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este lampigay filho do tio, que come areia, enfim

      Eliminar
  3. No Luso???? Pensei que fosse no museu da cerveja, uma voucharada portanto, aí acredito que se tenham dado muitas instruções a árbitros! Caladinho eras um poeta...daqueles corruptos!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...