18 novembro 2023

Geny Catamo foi afastado por indisciplina em Alvalade?; Jota pode reforçar em janeiro um dos 'grandes'; "Pinto da Costa falou comigo sobre Diomande"

A noite é de 8 de novembro de 2022. Faz chuva em Mafra, mas o dia é de festa para o emblema do segundo escalão ao receber o FC Porto na 4ª eliminatória da Taça de Portugal. É um dia especial também para José Cristo, o carismático presidente do emblema mafrense que não tem problemas em assumir que tem uma costela azul desde pequeno, influência de ter nascido no norte do país.
Antes da partida, José Cristo foi jantar com Pinto da Costa ao Convento de Mafra. "Comemos faisão e arroz de pato. Foi um convívio espetacular!", contou o dirigente ao jornal Record, após o jogo que terminou com a vitória dos dragões por 3-0. Marcaram Marcano, Eustáquio e Galeno.
Mas o jogo tinha também outros interesses. Na bancada, Pinto da Costa, sentado ao lado de José Cristo, confidenciou ao presidente do Mafra que o seu FC Porto andava de olho no número 25. E quem era o jogador? Diomande, na altura a mês e meio de tornar-se jogador do Sporting, onde viria a vestir a camisola 26.
"Andávamos a negociar uma parceria com Midtjylland e trouxemos de lá uns três ou quatro jogadores. O nosso responsável do futebol, o Quim Zé, quis logo trazê-lo", recorda ao jornal José Cristo. "Na altura em que o Sporting estava em cima dele, o FC Porto também estava muito interessado. Falaram comigo sobre o Diomande, falei com o próprio presidente Pinto da Costa quando o FC Porto veio cá jogar. As negociações não passaram por mim, falaram diretamente com o Midtjylland", conta o dirigente.
Diomande, a poucos dias de cumprir 20 anos, mostra em Alvalade que os 7,5 milhões de euros que o Sporting desembolsou não foi assim tanto dinheiro. O Newcastle é mais um clube a juntar-se à lista de interessados.
"Na altura, quando ele foi para o Sporting, disse que ele jogava no Sporting como em qualquer outra equipa do Mundo. E acertámos. Bom jogador e bom rapaz! Repartia aqui o quarto com outro colega, aqui no nosso ‘centrozinho’ de estágios. Almoçava aqui, era um miúdo muito humilde e com muita vontade de vencer."

Jota pode transferir-se em janeiro para um dos 'grandes' de Portugal. Jota Silva tem sido um dos destaques nestes primeiros meses da temporada, confirmando a boa impressão que já tinha deixado em 2022/23. Extremo rápido, com sentido de baliza, altruísta e com espírito lutador, é um dos jogadores mais amados pelos adeptos do Vitória, clube com o qual tem contrato até 30 de junho de 2025. Falta saber se vai cumpri-lo na íntegra, porque as grandes exibições que tem realizado, a última das quais contra o FC Porto, despertaram ainda mais o interesse de alguns clubes portugueses e estrangeiros.
Isso mesmo foi garantido ao jornal O Jogo por José Carlos, empresário e amigo do extremo. “Há interesse de um dos grandes do futebol português e a transferência pode acontecer já em janeiro”, revela o agente, garantindo que o jogador “está preparado para dar o salto”. “Estou certo disso, até porque estou a trabalhar com ele há cinco anos. Vai singrar num grande, porque é um miúdo que trabalha muito e dedica-se a 200 por cento ao futebol. Tem qualidade para estar em qualquer um dos grandes do futebol português”, reforça.
José Carlos revela que “tem havido grandes contactos” nos últimos tempos. “Muitos clubes têm-me ligado a perguntar pelo Jota. Vários clubes europeus, incluindo de Portugal, mas também da Ásia”, adianta, deixando claro que, pela grandeza do Vitória e por uma questão de gratidão, os interesses do clube minhoto têm de ser defendidos. “Para sair terá de ser para um clube maior e para haver uma transferência terá de ser boa para o Vitória.”
Com 40 jogos, quatro golos e quatro assistências na época passada, Jota Silva contabiliza quatro remates certeiros e três assistências em apenas 15 partidas esta temporada, o que demonstra bem como tem evoluído neste segundo ano na I Liga. “É um jogador que tem crescido muito em todos os parâmetros. Está mais maduro e confiante. Tem estado muito bem nas ações individuais, conhece melhor o jogo e taticamente evoluiu muito. Cada vez está mais completo. É um jogador entusiasmante”, analisa o empresário.
José Carlos não tem dúvida que “está a ser a época de afirmação de Jota na I Liga”. “Está muito bem, é um miúdo que trabalha muito, sempre no limite. Voltou a mostrar a sua qualidade neste último jogo, contra uma grande equipa como é o FC Porto, que está na Champions. Provou que está preparado para outros patamares. Isto apesar de já estar num grande clube, como é o caso do Vitória”, sublinha o agente, antigo guarda-redes que alinhou na I Liga pelo V. Setúbal na década de 90, após ter sido formado no FC Porto.
José Carlos fala, por experiência própria, da resposta que um futebolista pode dar em contextos diferentes, sobretudo quando atingem um patamar superior. “Há jogadores que se ‘encolhem’ contra os grandes, mas o Jota provou, mais uma vez, contra o FC Porto, que é nestes grandes jogos que se mostra”.

Geny Catamo foi afastado dos jogos do Sporting por motivos disciplinares, avança o CM, depois de ter sido incorreto com o capitão Coates no balneário. A SAD, em acordo com o treinador Rúben Amorim, preferiu resolver o problema o mais discretamente possível, sem expor a situação em público, daí que tenha resolvido não abrir formalmente um processo disciplinar. Contudo, entendeu que o moçambicano devia ficar alguns jogos de fora das opções do treinador, como punição interna.
Até porque, no passado, o jovem de 22 anos, oriundo do Amora, já tinha tido comportamento idêntico na equipa B.
Fonte oficial do Sporting afirmou ao CM que "o episódio descrito não tem qualquer associação à realidade, desmentindo categoricamente" que Catamo tenha sido punido. Nas últimas semanas, a informação divulgada pelo clube é de que o jogador está a debelar um problema físico, sem que tenha sido revelada qual a lesão.

4 comentários:

  1. Os especialistas em arbitragem foram peremptórios em afirmar que ficaram 2 penáltis por assinalar a favor do Benfica no dérbi, sobre Musa e Otamendi. Passados 5 dias, tinha de surgir a cartilha das Antas de que o Benfica foi beneficiado para abafar o descalabro da própria casa.

    Não há palha que alimente tanto burro. E o pior é que isto é uma estratégia reiterada que sempre funciona: transformar mentiras em verdades absolutas através da doutrinação dos ignorantes e fanáticos que disseminam a cartilha.

    O que vale é que já sabemos que a culpa é do Benfica. E a crise também.

    ResponderEliminar
  2. ❗VD |Jogadores com mais "homem do jogo" desde 2009:

    6. 🇧🇷 Neymar - 90
    5. 🇵🇱 Lewandoski - 96
    4. 🇧🇪 Hazard - 100
    3. 🇸🇪 Ibrahimovic - 116
    2. 🇵🇹 Ronaldo - 176

    1. 🇦🇷 Messi - 395 💀

    #VerdadeDesportiva

    ResponderEliminar
  3. "Primeiro bateram nos jornalistas. Não disse nada, eu não era jornalista.
    Depois, bateram nos adversários, eu não disse nada. Eu não era adversário.
    Depois ameaçaram árbitros. Eu nada disse, eu não era árbitro.
    Agora estou a levar eu e toda a gente acha normal menos eu."

    40 anos disto. Está tudo a acordar agora? São 40 anos, mil e um exemplos. A total antítese do espírito desportivo e do respeitar que muitas vezes ganha o melhor e que por vezes o melhor não somos nós.

    Tudo o que se passa no futebol português, o lodo que somos obrigados a assistir diariamente, tem a raiz neste senhor. Não digo que os outros não tentaram, mal e de forma vergonhosa, copiar a fórmula mas foi ele que mostrou que esse era o caminho mas fácil para ter sucesso e fazer a vida às custas da bola.

    Enquanto ele não sair, não haverá paz. E, sinceramente, acho que se perdeu a oportunidade no Apito Dourado de cortar o mal pela raiz. Acho que o exemplo que deixa será copiado por muita gente. Mas espero estar errado.

    ResponderEliminar
  4. LIDERA O CAMPEONATO A EQUIPA QUE ESTÁ EM CRISE

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...