16 novembro 2023

FC Porto é a equipa do mundo com mais vitórias nacionais em 2023; Malheiro será o defesa mais barato do Benfica; Arthur Cabral sem cuidados com a alimentação está 'forçado' a controlar-se

O futebol é um lugar surpreendente. Ou, pelo menos, passível de oferecer as respostas mais simples às questões, aparentemente, mais complexas. Este é um bom exemplo. Qual o treinador, em todo o mundo, com mais vitórias no ano civil de 2023 em jogos de competições nacionais? Sérgio Conceição, treinador do FC Porto.
No período iniciado a janeiro de 2023, ninguém ganhou mais jogos em competições nacionais do que os azuis e brancos. O estudo foi feito pelo portal zerozero no primeiro dia da pausa para os jogos às seleções. Devidamente confirmado, com um olhar a bater nos quatro cantos do planeta, aqui estão as conclusões: Em 40 partidas oficiais, o FC Porto ganhou 33, entre jogos do campeonato nacional (a segunda metade de 22/23 e a primeira de 23/24), Taça de Portugal e Taça da Liga.
Em todo o planeta, nenhuma equipa ou técnico foram capazes, até este dia de novembro, de igualar este registo. Nenhum? Há, na verdade, uma exceção. John Caulfield, treinador do minúsculo Galway United, equipa do segundo escalão da República da Irlanda, foi capaz de igualar o registo de Conceição e do FC Porto, embora o grau de dificuldade dos desafios tenha sido naturalmente inferior. Em 2023, ninguém no planeta-futebol foi capaz de ganhar mais jogos do que os azuis e brancos nas provas nacionais dos respetivos países. Mesmo que isso não tenha significado, como se sabe, a conquista da liga portuguesa.
Nesta galeria de notáveis, a concorrência a Sérgio Conceição não se limita ao anónimo Caulfield. A fechar o pódio surge logo um peso pesado: Pep Guardiola, autor de 32 vitórias com o Manchester City em jogos da Premier League, da FA Cup e da Carabao Cup. Jorge Jesus (30 vitórias entre Fenerbahçe e Al Hilal) e Roger Schmidt (29 triunfos com o Benfica) conseguem entrar no lote de dez treinadores mais vitoriosos neste ano civil. 

Malheiro será o defesa mais barato do Benfica. A falta de um lateral direito nos encarnados tornou-se mais notória desde que Bah se lesionou (a segunda vez esta temporada). O dinamarquês é o único jogador de raiz para a posição mais à direita do quarteto defensivo, depois da saída de Gilberto, vendido ao Bahia no mercado de verão.
Com a lesão do camisola 6, é Aursnes que tem muitas vezes assumido a posição, com João Neves também a fazê-lo, quando Schmidt adota o sistema de três centrais. João Victor ainda chegou a contar para a ala, mas nunca chegou a merecer mais oportunidades do treinador, para além da pré-temporada. É neste cenário que a contratação de Pedro Malheiro entrou nos objetivos encarnados. Numa operação que deve rondar os cinco milhões de euros, o defesa do Boavista torna-se o menor investimento para o setor mais recuado.
Olhando para o atual plantel, foram investidos cerca de 67 milhões de euros na defesa encarnada. A contratação mais cara foi a de Otamendi, em 2020, por 15 milhões de euros ao Manchester City. Depois, neste verão, Jurásek custou 14 milhões de euros ao Slavia Praga e o médio Aursnes, que tem ocupado tanto a ala esquerda como a direita, custou 13 milhões de euros, no ano passado. Altura em que os encarnados compraram também Bah, ao mesmo Slavia Praga por 8 milhões de euros e também João Victor por 9,5 milhões de euros. Dos cofres encarnados saíram ainda 7,5 milhões de euros por 85% do passe de Morato, que chegou do São Paulo, em 2019. Há ainda Bernat, que está emprestado pelo PSG até ao final do ano. E depois os casos de Tomás Araújo e António Silva que são ambos formados no Seixal e, por isso, não entram nestas contas.

Arthur Cabral sem cuidados com a alimentação está 'forçado' a controlar-se. Arthur Cabral, avançado do Benfica, está 'forçado' a controlar a alimentação, devido ao facto de ter grande facilidade, e até alguma tendência natural, para ganhar peso.
Segundo apurou o CM, comenta-se internamente no clube que o avançado não tem o devido cuidado à mesa, tendo em conta que se trata de um atleta de alta competição, pelo que deve fazer um esforço para adotar comportamentos condizentes com esse estatuto. A mesma fonte garante, todavia, que não está de forma alguma em causa o empenho do jogador de 25 anos nos treinos, pois nesse aspeto não há nada a apontar-lhe. Mostra inclusivamente grandes atributos do ponto de vista do rendimento desportivo.
Trata-se, pois, de uma questão de metabolismo. Cabral, tal como todos os profissionais do futebol do Benfica, é acompanhado por nutricionistas e tem um plano que deve cumprir no dia a dia e na vida privada. Contudo, é ideia de alguns elementos da estrutura do futebol que nem sempre o faz. E como o seu metabolismo é lento a queimar calorias, tal tem reflexos na sua forma física e até na sua aparência. O jogador, de resto, já foi criticado publicamente por adeptos do Benfica devido a este último aspeto.

1 comentário:

  1. E pronto o penaltis leva a taça, só mesmo o campeonato das vitorias......

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...