23 novembro 2023

Abel Ferreira e a "sondagem" do Benfica; "Benfica? O plano não era ficar só um ano..."; "Se Pinto da Costa não avançar, eu candidato-me". Adelino Caldeira arrasado: "Useiro e vezeiro em jogar em dois tabuleiros"

Martins Soares foi candidato à presidência do FC Porto em 1988 e 1991, em ambos os casos perdendo no sufrágio para Pinto da Costa. No mais recente, em 2020, demonstrou publicamente o seu apoio à lista de Nuno Lobo. É, por isso, uma personalidade com conhecimento de causa no que toca a corridas eleitorais nos azuis e brancos e, como tal, foi questionado pelo Record sobre o atual momento dos azuis e brancos.Diz que apoia o atual presidente portista, no entanto garante que irá avançar com uma lista caso Pinto da Costa não formalize a recandidatura. "Oficialmente só existe um candidato, o doutor Nuno Lobo. Pinto da Costa ainda não anunciou se vai candidatar-se, Villas-Boas também não. Se Pinto da Costa não se candidatar, eu vou candidatar-me… Neste momento apoio Pinto da Costa, estarei com ele, é a primeira vez que o faço, foi o que disse na assembleia e é o que vou fazer, porque não vejo ninguém com capacidade para poder assumir a presidência do FC Porto a não ser Pinto da Costa. Vou apoiá-lo, mas se Pinto da Costa não avançar eu vou candidatar-me. Espero que se candidate, até fui o quarto ou quinto subscritor da lista dele, portanto espero que se candidate", afirmou Martins Soares.
A propósito dos episódios recentes de violência, primeiro na Assembleia Geral do dia 13 e, mais tarde, na casa de André Villas-Boas, o antigo candidato falou da experiência própria, garantindo que nunca teve problemas. "Não posso falar, não sei o que aconteceu, não sei se rebentaram petardos, não sei o que fizeram ou deixaram de fazer. Candidatei-me duas vezes contra Pinto da Costa, nunca fui agredido, nunca atacaram a minha casa, portanto não tenho nada a dizer sobre isso, nunca me fizeram absolutamente nada, nem sequer fui intimidado", afirmou, lembrando particularmente o processo eleitoral de 91. "A segunda vez que me candidatei foi a maior votação de todos os tempos. Tive no ar aviões, tive cartazes, tive uma série de coisas e não tive problema nenhum", disse. E não deixou de sublinhar: "Condeno absolutamente agressões entre sócios do FC Porto."
"Também sempre tive uma relação muito amigável com a claque. Levei seis autocarros à final de Gelsenkirchen. Nas assembleias costumo sentar-me no meio dos Super Dragões, nunca fui agredido. Há sempre alguém que diz qualquer coisa, mas continuo a falar. Sabe que muitas vezes estas situações são causadas, se calhar, por alguém que não tem nada a ver com o FC Porto. Atenção que eu não estou a afirmar. Aliás, o que acho estranho é que tenho 63 anos, vou a todas as assembleias - e digo o que sinto, o que acho que devo dizer - e mesmo nesta última assembleia não tive problema nenhum. E olhe que fiquei no meio dos Super Dragões. Aliás, sempre me dei bem com os Super e com todas as claques do FC Porto", acrescentou.
E esta quinta-feira é dia de Assembleia Geral da SAD, para a votação do relatório e contas de 2022/23, e Martins Soares vai tomar parte da reunião. "Sou acionista, vou à AG e vou dizer o que entendo, o que pretendo, o que acho. O FC Porto não está falido. O valor dos jogadores do FC Porto não é o que está no balanço. É preciso saber analisar um balanço. O Otávio não está no balanço. Basta vender o Diogo Costa e repõe a dívida toda do FC Porto", considerou.
Relativamente a André Villas-Boas, embora o antigo treinador dos dragões ainda não o tenha assumido taxativamente, Martins Soares considera que este começou a falar "antes de tempo." "Eu não tenho nada contra Villas-Boas, mas acho que começou a falar de mais antes do tempo. A falar de mais… e por vezes isso provoca estas situações, as divisões. Ainda a procissão vai no adro. As eleições são em abril, muita coisa vai correr", anotou.
Martins Soares deixou no ar uma questão relativamente a um dos braços direitos de Pinto da Costa no FC Porto. "As pessoas que estiveram na minha lista, a seguir saltaram para a de Pinto da Costa. Lourenço Pinto, Adelino Caldeira… O que é preciso perguntar neste momento é de que lado está Adelino Caldeira: se está do lado do Pinto da Costa ou do Villas-Boas. Atenção que não estou a dizer nada, apenas que ele é useiro e vezeiro em jogar em dois tabuleiros. Essa é que é a situação", atirou.

"Benfica? O plano não era ficar só um ano...". Axel Witsel teve uma passagem fugaz pelo Benfica, de apenas uma temporada (2011/12), num ano de má memória para os encarnados sob o comando de Jorge Jesus - venceram apenas a Taça da Liga. Em entrevista à agência espanhola EFE, o belga recordou a passagem pela Luz.
"O plano não era ficar só um ano, mas surgiu a opção de ir para o Zenit, no qual estive quatro anos e meio. Foi só um ano no Benfica, mas foi muito bom", admitiu o médio, que também tem jogado a defesa-central sob Diego Simeone.
Witsel ainda fez três jogos na época seguinte, antes de sair para o Zenit por 40 milhões de euros, numa das transferências mais caras de sempre dos encarnados.
O atual jogador do Atletico recordou ainda a adaptação ao Benfica, dificultada pelo ritmo imposto por Jorge Jesus. "Lembro-me de que, depois de duas semanas, disse ao meu pai: ‘O que estou aqui a fazer?’ É tudo rápido, a posse de bola, tudo, os treinos. Precisei de um pouco de tempo para elevar um pouco o meu nível, para pensar mais rápido. No início, quando mudei da Bélgica para Portugal, os treinos, a velocidade, tudo era muito mais rápido. Precisei de três a quatro semanas", admitiu o belga.

Abel Ferreira e a "sondagem" do Benfica. Abel Ferreira foi apontado, esta quinta-feira, pelo jornal catalão Sport, ao comando do Al Sadd, do Catar, onde se tornaria no treinador mais bem pago do mundo.
Ainda assim, o staff do treinador, citado pelo Globoesporte, garantiu que o português está focado no Palmeiras, falando ainda de Benfica e Al Ittihad.
«O Abel está focado em terminar a temporada da melhor maneira. Neste momento, toda e qualquer especulação fica de lado. Há duas semanas também noticiavam sondagens e Benfica e Al Ittihad. Tem contrato até ao fim de 2024 e a sua cabeça está totalmente virada para a reta final do Brasileirão», refere-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...