20 outubro 2023

Sporting pode contratar uma 'truta' em janeiro; Dortmund e Sevilha seguem Gyökeres; Gonçalo Inácio só sai do Sporting no verão; Rosario prossegue sedução a Di María; Sporting não cede bilheteira ao Olivais. "O Sporting dificultou a nossa missão de organizar o jogo"; FC Porto pondera voto eletrónico. 'Golpada' aludida por AVB não consta do projeto de estatutos; Neemias Queta volta a mostrar-se nos Celtics

É um dos jogadores em melhor forma no Sporting e um dos mais pretendidos mas os interessados vão ter de esperar, pelo menos, até final da época. De acordo com portal britânico 90min, o Liverpool enviou olheiros à Bósnia para observarem o internacional português, que estará na lista dos reds tendo em vista a sucessão de Van Dijk e Matip. O benfiquista António Silva também está referenciado. Se o clube de Jurgen Klopp quiser avançar para uma contratação já em janeiro, só tem uma hipótese: pagar os 60 milhões de euros da cláusula de rescisão. Caso pretenda negociar por outro valor, o Sporting aceita conversar apenas no fim da época, ainda que sempre por números perto da cláusula. A SAD leonina pretende fazer com Inácio o que fez com Ugarte: valorizá-lo e vendê-lo nessa altura, escreve A Bola. O Euro-2024 pode ter um papel importante num eventual negócio, uma vez que o central de 22 anos é um potencial convocado e pode sair da Alemanha com ainda mais admiradores.
Por outro lado, há clubes que podem querer antecipar-se ao Campeonato Europa e tentar garantir a contratação do camisola 25 dos verdes e brancos antes da cotação disparar. O Sporting está tranquilo e a aproveitar a boa forma do jogador formado na Academia, que ainda na última segunda-feira fez uma assistência na goleada de Portugal sobre a Bósnia por 5-0. Os emblemas mais atentos são ingleses. Além do Liverpool, o esquerdino também já foi associado a Manchester United e Newcastle.

O Borussia Dortmund e o Sevilha estão a seguir de perto Viktor Gyökeres. Segundo o jornal Record apurou, alemães e espanhóis têm marcado presença em quase todos os jogos do Sporting em 2023/24, em Alvalade. As exibições, e golos, do sueco confirmaram as boas referências que já vinham dos tempos do Coventry e fizeram com que os espiões dos dois clubes desenvolvessem as primeiras diligências para recolher informação mais pormenorizada sobre o ponta-de-lança de 25 anos, nomeadamente através de intermediários, com perguntas dirigidas à SAD. O plano, diga-se, não passa por atacar a contratação de Gyökeres já em janeiro mas, antes, preparar terreno para que isso possa acontecer a partir de maio.
No caso concreto do Sevilha, sabe o nosso jornal, as observações a Gyökeres têm o aval do diretor-desportivo, Victor Orta. No cargo desde o passado verão, o dirigente não chegou ao Ramón Sánchez Pizjuán a tempo de entrar na corrida pelo jogador, que o Sporting contratou ao Coventry por 20 milhões de euros mais 4 M€ por objetivos. Trata-se, ainda assim, de um avançado muito apreciado por Orta, pelas suas características, uma admiração que já vinha da passagem pelos sky blues (onde, nas últimas duas épocas, fez 97 jogos, 40 golos e 17 assistências) e que tem sido reforçada neste arranque fulgurante nos leões (9 jogos, 8 golos e 1 assistência, além de participação em quase metade dos 20 golos do Sporting).
A porta de Frederico Varandas para uma eventual venda de Gyökeres em janeiro está fechada, em prol de um bem comum - a reconquista do título -, mas isso não trava o crescente assédio que se tem manifestado junto dos seus representantes.
No verão, o nome mais sonante de Inglaterra, entre os vários interessados no seu concurso, foi o do Newcastle, equipa que está na atual edição da Liga dos Campeões. Além da extensa corte da Premier League, entretanto, Gyökeres foi apontado ao Milan, já depois de se ter transferido para Alvalade. Agora é a vez de Dortmund e Sevilha intensificarem o cerco.
A ascensão meteórica de Viktor Gyökeres encontra a sua máxima expressão no facto de o seu passe ter valorizado 300% em apenas meio ano, em concreto desde março, quando o Sporting iniciou a caça ao tão desejado homem-golo. Nessa altura, o portal especializado ‘Transfermarkt’ avaliava o dianteiro em apenas 8 milhões de euros; hoje essa cotação explodiu para 32 milhões (o máximo do plantel leonino, a par de Pote). E se recuarmos até novembro de 2021, ou seja, cerca de dois anos, a valorização é ainda mais esmagadora: uns incríveis 1.200%, considerando que a avaliação de Gyökeres à data não ultrapassava os ‘humildes’ 2,5 milhões de euros.

Sporting pode contratar uma 'truta' em janeiro. Janeiro ainda vem à distância de pouco mais de dois meses, mas a estrutura de futebol do Sporting já antecipa cenários, neste caso no que ao mercado de transferências diz respeito: segundo escreve o jornal Record que, pese o equilíbrio que Rúben Amorim, Hugo Viana e Frederico Varandas reconhecem ao atual plantel, em cima da mesa está a hipótese de entrar pelo menos um reforço no próximo inverno, ainda que perante... um contexto bastante específico.
No 1.º lugar do campeonato e com cartadas por jogar nas outras três frentes (Liga Europa, Taça de Portugal e Allianz Cup), a administração só investirá numa peça que acrescente qualidade ao leão 2023/24 e se a equipa continuar... lá em cima; ou seja, se na reabertura da janela o Sporting estiver a disputar a sua grande prioridade – a Liga – mas também com boas chances de arrecadar outros troféus, então será realizado um investimento para nutrir o grupo de um futebolista que possa chegar, ver... e ser opção imediata em Alvalade.
Concretizando-se todas estas premissas, apurou o nosso jornal, o setor a sair reforçado será o centro do terreno, pese a boa forma de Hjulmand e Morita, os habituais titulares do leão. Mesmo havendo Daniel Bragança e Essugo, o segundo pouco tem jogado e até Pote pode ser alocado com maior regularidade à frente se entrar um novo médio.
A escolha será criteriosa e claro que o scouting tem já alguns nomes identificados, caso este cenário – e para já falamos apenas disso – se concretize. Afinal, em épocas de sucesso, o inverno foi... rigoroso – rigoroso em entradas decisivas.
O Sporting inicia amanhã, ante o Olivais e Moscavide, para a Taça de Portugal, um ciclo intenso com 7 jogos em 23 dias, mas... o calendário mostra-nos que até janeiro o leão terá provas de autêntico fogo e que podem ser determinantes para um desfecho de investimento: ora, além das sempre difíceis visitas ao Bessa e a Guimarães, nas rondas 9 e 13, respetivamente, a formação comandada por Rúben Amorim ainda terá de enfrentar o Benfica na Luz (jornada 11) e receber o FC Porto (ronda 15). Pelo meio, definirá o seu percurso na Liga Europa, competição onde também tem ambições, além de disputar encontros decisivos na Allianz Cup. É obra!
Numa rápida visita ao que têm sido os mercados de inverno de Amorim, o técnico promoveu sempre, e em três hipóteses, a entrada de novas peças: em 2020/21, ano de título, Paulinho foi a mais sonante e ajudou à conquista do ‘caneco’; na seguinte, Edwards entrou para ajudar, mas também a pensar no futuro, tal como Diomande, contratado há quase um ano e que hoje é um dos titulares do eixo da defesa.

Rosario prossegue sedução a Di María. O facto de Di María terminar contrato com o Benfica no final da época deixa o Rosario Central em alerta. Depois de ter sonhado com a contratação do extremo já no último verão, a formação argentina mantém o objetivo de assegurar o regresso do futebolista, que ali deu os primeiros passos na carreira, e trabalha para alcançar esse plano, quer a nível desportivo quer económico.
Agora, e após várias declarações de dirigentes do Rosario, foi Jorge Broun, guarda-redes do emblema de Santa Fé, a manifestar o desejo de jogar com Di María. “Seria lindo se Ángel voltasse. Para mim é o melhor jogador que o Central produziu na sua história, pela sua importância e pelo que conseguiu, sem desmerecer a história do clube, por onde passaram jogadores importantíssimos como Patón, Omar e Kempes. Mas creio que o Ángel é o melhor”, declarou, em conferência de Imprensa.
O guardião argentino sublinhou que apesar do desejo de todos os adeptos do clube, Di María “não tem a obrigação de voltar”, até porque as suas manifestações de carinho pelo Rosario “chegam e sobra”. Mas confessou: “Seria fantástico se pudesse ficar por uma temporada ou o que conseguir, mas oxalá possa voltar. E que eu possa estar cá e possa partilhar o balneário com ele.”
Di María, como assumiu esta semana, não fecha as portas a um regresso ao Rosario, assumindo que tal cenário “está na cabeça”. Contudo, e apesar de reconhecer estar em contacto regular com o presidente da formação argentina, sublinhou: “Não sei se será em 2024, quando terminar o meu contrato com o Benfica.” O atacante só irá pensar no futuro a sério a partir de janeiro e a continuidade na Luz faz parte dos planos, algo que passará também por Rui Costa.

Sporting não cede bilheteira ao Olivais. Gonçalo Candeias, presidente do Olivais e Moscavide, diz que o Sporting não irá ceder o valor que resulte dos ingressos vendidos.
"O Sporting não vai ceder a receita. Respeitamos, embora seja norma quando há jogos entre clubes da I Divisão e do Distrital. Não é um jackpot apanhar um grande. É bom para estes jogadores se mostrarem, mas temos 150 mil euros de orçamento para todo o clube. Esse dinheiro não é alterado pela receita que viesse. O Sporting dificultou a nossa missão de organizar o jogo".

FC Porto pondera voto eletrónico. 'Golpada' aludida por AVB não consta do projeto de estatutos. O processo de revisão estatutária em curso no Conselho Superior (CS) do FC Porto poderá mudar o cenário eleitoral. A dúvida é se as alterações, a serem aprovadas pelos sócios em reunião magna, já produzirão efeito para o ato eleitoral que se realiza em 2024 e que será concorrido.
Em concreto, a Comissão de Revisão de Estatutos criada pelo CS e onde têm assento as três listas que elegeram membros nas últimas eleições, viu todas as suas propostas aprovadas naquele órgão sem reservas. Além da possibilidade de alteração da data das eleições de abril para junho, o jornal Record sabe que o documento também abre a porta à introdução do voto eletrónico e utilização das Casas do FC Porto como assembleias de voto complementares às cabinas instaladas no Dragão Arena.
Todos os pontos que mexem com o cenário eleitoral, e após aprovação no Conselho Superior, terão de ser votados individualmente em Assembleia Geral que deverá realizar-se a partir de dezembro. Caso sejam aprovados, ficam pendentes dos sócios decidirem a sua entrada imediata em vigor ou apenas no próximo mandato. Mesmo que os estatutos atualizados sejam logo implementados, ainda terá de ser realizada outra AG extraordinária para debater e aprovar o novo Regulamento Eleitoral.
Ainda que todos estes passos sejam cumpridos, a última palavra será de Lourenço Pinto. O líder da AG do FC Porto, que terá de emitir a convocatória eleitoral com antecedência de 60 dias, poderá entender que os interesses dos sócios já estão salvaguardados através do clássico voto em urna no Dragão. O risco de golpada aludido por Villas-Boas em junho, através da mudança da duração dos mandatos, não consta do projeto de estatutos.

Neemias Queta volta a mostrar-se nos Celtics. Os Boston Celtics deram, na madrugada de quinta para sexta-feira, por encerrada a pré-temporada, com um categórico triunfo conquistado no encontro de cariz particular diante dos Charlotte Hornets, no Spectrum Center, por 127-99.
Neemias Queta voltou a ter uma oportunidade para se mostrar ao novo treinador, Joe Mazzulla, que o deixou em campo durante 13 minutos, nos quais este somou 12 pontos, sete ressaltos, e ainda um 'roubo' de bola, no estado norte-americano da Carolina do Norte.
A principal figura da partida acabou por ser Jaylen Brown, com 20 pontos, uma assistência e um ressalto, seguido de Derrick White, que alcançou um total de 15 pontos, quatro ressaltos e uma assistência, para fechar os trabalhos de preparação para a nova época.
Os Boston Celtics viram, agora, todas as atenções para aquele que será o primeiro jogo oficial de 2023/24, diante dos New York Knicks, em Madison Square Garden, que está agendado para as 00h00 da próxima quinta-feira, dia 26 de outubro

7 comentários:

  1. Faço um apelo aos portistas e a qualquer pessoa para que nunca aceitem o voto electrónico, em qualquer tipo de eleição.

    O voto electrónico serve para manipulação de resultados eleitorais e perde-se o anonimato, ou seja, é possível saber em quem determinada pessoa votou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o pintainho e os outros mamões estão com medo de perder a teta?
      e
      isso vai colocar em perigo a verdade desportiva?

      Eliminar
  2. Enquanto não joga o Benfica...
    Depois do regabofe inicial, em ligas tão mentirosas como a da farsa, em Portugal, a UEFA viu-se forçada a aconselhar os conselhos de arbitragem a pedirem aos apintadores para não serem tão mãos largas com até então. O conceito "até ao foculporto marcar" estava a enraizar-se de tal maneira que os 23 mts do foculporto-Arouca ameaçavam tornar-se coisa pouca. Depois do STOP da UEFA a média de descontos/benesses desceu 5 mts por jogo, números da última jornada da liga.

    Sem surpresas, os maiores beneficiados foram o foculporto que no tempo de compensação abichou oito pontos (quase 50%) - 2 com o Farense, 3 com o Rio Ave, 1 com o Arouca e 2 com o Gil Vicente - e o Sporting de...Braga, com 5 (2 com o Moreirense e 3 com o Rio Ave) no bornal! Dos primeiros classificados na liga seguem-se o Benfica com 2 (Estoril) e Sporting do Lumiar também com 2 (Vizela), não entrando aqui nestas contas o penalti forjado por Luís Godinho apontado pelo divino Gyokeres ao minuto 90, em Faro. Mas não se iludam com os dois pontos do Benfica conquistados nos descontos. Uma coisa é, dos 23 finais, marcar aos 90+19 mts - como o clube da fruta frente ao Arouca - ou os sapos - aos 90+10 frente ao Vizela quando o árbitro tinha dado apenas 8 - outra bem diferente é, como o campeão nacional, marcar no Estoril aos 90+2 dos 8 inicialmente indicados que o árbitro esticaria até (ao Estoril quase empatar) aos 10! Quanto a golos marcados na compensação, o Sporting Braga lidera a lista com seis, seguido do clube da fruta, com cinco, que assim perde o primeiro lugar ex-aequo, por culpa de Galeno que falhou um penalti forjado por Taremi aos 90+15, ainda frente ao Arouca.

    Depois de ficar detido, confinado com pulseira electrónica por violência doméstica e proibido de se aproximar da vítima, em Março de 2022, Francisco J. Marques recorreu à redes social X (ex-Twitter) para se referir, pela primeira vez de forma pública, à acusação de violência doméstica, deduzida pelo DIAP do Porto. O pasquim da fruta, onojo, já não está apenas ao serviço do clube das putas. No caso em apreço, lá deu serventia aos traques do Francisco, reconhecido filho das ditas. Se fosse um caso de um árbitro comprado pelo foculporto ou da correspondência privada roubada ao Benfica, truncada e divulgada no fruta canal, eu até compreendia. Afinal, o pasquim onojo só existe - o prejuízo diário deve ser mais alto que os prémios da fruta-SAD - para dar cobertura ao foculporto. O pior é a defesa, torpe, indecorosa, desajeitada e até patética, de um fulano que responderá em tribunal por violência doméstica contra a ex-mulher e a filha de 9 anos, maus-tratos cometidos presencialmente por mensagens e e-mails! A reprodução de uma longa missiva do boçal individuo - já condenado a um ano e 10 meses de prisão com pena suspensa no caso dos e-mails roubados ao Benfica - por si só já mete nojo. Imagine-se a divulgação do conteúdo (longo, patético e muito mal amanhado) onde o traste usa preferencialmente a filha para se defender publicamente, fazendo-o com a mesma naturalidade de quem trunca e divulga a correspondência privada do Benfica. Francisco traques e o pasquim do foculporto merecem-se. Custa a crer como é que os portistas, que embora poucos eu sei que ainda existem, permitem (não estamos a falar de penaltis roubados ou golos marcados aos 90 mts+19) um individuo tão desqualificado como a face do seu clube!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na outra vertente onde também mente como um javardo, Francisco espanca Marques foi ao fruta canal garantir aos fruteiros que, olhando ao ciclo do fair-play financeiro, as contas (sabe-se como a matemática criativa destes fulanos é 2+2 ser igual a quinhentinhos) do Benfica são piores que as do foculporto. Taremi, pelo arroto do azeiteiro, há mais de um ano que não simula nem lhe é assinalado penalti, ocultando que, precisamente frente ao Arouca, a 3-09-2023, o árbitro assinalou um penalti sobre o piscinas que o W52 Galeno falhou.

      Enquanto não joga o Benfica tem sido assim que "mato" saudades agarrando algumas notícias online que tomo conhecimento enquanto evacuo o Francisco espanca Marques matinal. Do pasquim da fruta chamou-me a tenção este moço, Bruno Costa, quase sempre um dos melhores em campo para a MDCSDQT mas que não caiu nas boas graças do boneco: "Foi difícil, mas saí do FC Porto com a consciência tranquila", diz o agora futebolista do Valenciennes que tem uma das histórias mais engraçadas enquanto craque do clube da fruta...

      Anunciado pelo boneco Ceição em conferência de imprensa, como jogador emprestado por seis meses ao Portimonense, dois dias depois seriam dados como adquiridos 50% do passe (por época e meia) pela voz de Rodiney Sampaio, presidente da SAD do foculporto b do Algarve. Bruno Costa que, recorde-se, jogou frente ao clube da fruta (se estava emprestado não o podia fazer, pelos regulamentos) ainda antes de ser emprestado pelo Portimonense ao Paços de Ferreira! Confusos? pois o o melhor está para vir...Mais tarde, a 7 julho de 2021, o rascord anunciava que «Bruno Costa estava livre, mas FC Porto recomprou-o por 2,5M€». A sua evolução fora tão espantosa (emprestado ao Paços de Ferreira pelo Portimonense) que o clube da fruta, apesar do jogador estar livre, premiou o foculporto «b» do Algarve (para onde o moço, segundo o boneco Ceição, saíra emprestado) com 2,5 milhões de euros pela transação! CMVM quê?

      Eliminar
  3. PEDRO PROENÇA E OS DIREITOS TELEVISIVOS: O FLAUTISTA ENVIADO DO FC PORTO
    Mais uma reunião de presidentes, mais uma sessão de lavagem cerebral sobre as supostas vantagens dos direitos televisivos.

    A novidade é que passamos de um valor de 300 milhões de euros para um intervalo entre os 250 milhões e os 500 milhões.

    Ora, só mesmo no mundo do faz de conta de Pedro Proença é que estes números fazem sentido.

    O básico do valor global dos direitos televisivos só depende de 2 factores:

    a) Número de países que adquiram os direitos e/ou alcance da plataforma que compre os mesmos direitos (e quanto estão dispostos a pagar)

    b) Audiências estimadas

    O resto são tudo tretas para encher páginas de propaganda.

    Além disto, há que pensar que hoje a concorrência não se limita aos restantes campeonatos europeus.

    Por exemplo, a Arábia Saudita pelos jogadores que tem lá no campeonato, aumentou em muito a distribuição mundial dos seus jogos, mesmo sendo de fraca qualidade.

    A MLS deixou de apenas interessar aos americanos e já vende para outros países.

    O mercado asiático está inundado de opções e acima de tudo procura ver os jogos onde estão craques conhecidos.

    Em Portugal, todos sabemos que o SL Benfica vale mais de metade do valor atual de mercado dos direitos televisivos globais. É também o único clube que tem nomes conhecidos além fronteiras, os chamados craques, com Di Maria à cabeça.

    Temos o Sporting CP que a nível nacional continua a ser de longe o segundo clube que mais audiências origina, seguido do FC Porto e SC Braga.

    A atratividade do nosso campeonato lá fora limita-se aos nossos imigrantes, e mesmo onde estão nem sempre isso é líquido como se viu esta temporada em França.

    A qualidade no nosso futebol jogado é miserável. A falta de qualidade das arbitragens é chocante.

    Então em que se baseia Pedro Proença para atirar agora um valor de 500 milhões? Em propaganda.
    A teoria da cenoura, tão eficaz em alguma mentalidade portuguesa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daí que o antigo árbitro preferido do FC Porto fala sempre em antecipar a entrada em vigor deste suposto novo regime com esta "cenoura".

      Mas porque antecipar? O único propósito: salvar o FC Porto da ruína financeira.

      Como se viu nas contas divulgadas há dias, o FC Porto está em falência, sem novas receitas, e sem margem de crescimento em nada.

      Só um novo acordo de direitos televisivos permitirá ao FCP se refinanciar, com essa garantia financeira.

      Nem SL Benfica, nem Sporting CP e até nem o SC Braga precisam de um novo acordo antecipado.
      Aliás, o SL Benfica NÃO PRECISA DE CENTRALIZAÇÃO DE DIREITOS TELEVISIVOS.

      Pedro Proença, que continua a afirmar que não vai para a Associação de Ligas Europeias por ter um compromisso com o futebol português, esconde a verdade do que pretende:

      1) Salvar financeiramente o FC Porto, por quem já tanto fez como árbitro

      2) Presidir à Federação Portuguesa de Futebol nos próximos 12 anos

      3) Controlar a Arbitragem sob a capa de um organismo autónomo


      Qual Flautista de Hamelin, com a sua propaganda dos 500 milhões, Pedro Proença procura guiar os ratos do futebol português para a sua ruína.

      Ficarão presos muitos anos a um acordo que não os beneficiará, que não terá os valores anunciados, e que beneficiará apenas um único clube: o FC Porto.

      E como o Flautista do conto, Pedro Proença voltará mais uma vez com a sua flauta para "reformar" o futebol português, levando dessa vez "as crianças" ou seja acabará com a verdade desportiva e a alegria da imprevisibilidade do jogo.

      Por tudo isto, repito que o SL Benfica NÃO PODE ASSINAR QUALQUER ACORDO DE CENTRALIZAÇÃO DE DIREITOS TELEVISIVOS QUE NÃO DEFENDA OS SEUS INTERESSES E OS DO FUTEBOL PORTUGUÊS POR INTEIRO.

      Mais ainda:

      O SL BENFICA NÃO PODE APOIAR PEDRO PROENÇA PARA PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL.

      O SL Benfica DEVE PROMOVER OU APOIAR UM CANDIDATO ALTERNATIVO A ESTE PODER ENTRANHADO DO FC PORTO.

      Há tempo ainda.

      Eliminar
    2. Um ENCORNADO alucinado, não não estou a falar de vinho

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...