16 outubro 2023

Portugal atropela a Bósnia; "Se Gyökeres estivesse no Benfica, o Kökçü estava acima das expectativas"; Taremi é prioridade do Inter para janeiro

O Benfica ajustou o plantel para esta época e à Luz chegaram vários reforços como foram os casos de Orkun Kökçü para o meio-campo, David Jurásek para o lado esquerdo da defesa e Arthur Cabral para a frente de ataque, com os benfiquistas e os analistas e traçarem frequentes comparações entre Enzo Fernández e Kökçü, Grimaldo e Jurásek e Gonçalo Ramos e Arthur Cabral.
Contudo, Jorge Castelo, treinador e antigo colaborador do Benfica e do Sporting, entre outras equipas de futebol, sustenta que é preciso enquadrar os novos jogadores com as suas características. Assim, Castelo entende que não se deve pensar nos ex-jogadores para se falar nos novos atletas da águia. 
"Tínhamos a perceção do Enzo Fernández e Kökçü não é o Enzo", afirmou Jorge Castelo, realçando que o internacional turco "não deslustra", embora reconheça que o internacional argentino "tem mais capacidade".
Em relação a Arthur Cabral, Jorge Castelo entende que não se podem já tecer grandes comentários mas lá vai dizendo que o jogador brasileiro "não tem marcado e isso prejudica a imagem dele".
"É muito trabalhador e esforçado, mas isso não chega", refere Jorge Castelo, salientando ainda que também Álex Grimaldo continua na memória mas nem David Jurásek nem Juan Bernat são um Grimaldo "principalmente a atacar."
Contudo, Jorge Castelo, nas páginas do jornal A Bola, aproveita para fazer um exercício e, ao olhar para o rendimento do sportinguista Viktor Gyökeres traça um exemplo.
"Digo, na brincadeira, que se por acaso Gyökeres estivesse no Benfica, se calhar estaríamos a dizer que o lateral-esquerdo e o avançados eram bons, que o Kökçü estava acima das expectativas", comentou Jorge Castelo.
Ou seja, o treinador entende que, por aquilo que se tem visto, "o Benfica não acertou no ponta de lança", até porque o croata "Musa é bom jogador, mas nem ele, nem Arthur Cabral ou Tengstedt parecem ser o avançado de que o Benfica precisa".

Mehdi Taremi é uma das prioridades do Interde Milão para a reabertura do mercado de transferências, já no próximo mês de janeiro. A notícia é avançada pela Gazzeta dello Sport, jornal italiano que dá conta de que o Inter tem como «objetivo principal tê-lo [Taremi] imediatamente disponível para janeiro, mas não subestimando a opção secundária, a do [mercado de] verão». 
O facto de estar em final de contrato com o FC Porto faz de Taremi um alvo bastante interessante para vários clubes de topo do futebol europeu, sendo que, recorde-se, durante o último defeso houve um negócio que esteve particularmente ativo e que poderia ter levado o ponta de lança iraniano para Itália, mas para... o Milan.
No passado mês de agosto, surgiram várias movimentações dando conta de que o Milan estaria disposto a fechar a contratação do goleador dos dragões por um valor a rondar os 15 milhões de euros, mas o FC Porto não quis negociar o passe do jogador por menos de 20 milhões de euros.
Ora, pegando exatamente nessa situação, a referida publicação italiana aproveitou para deixar no ar várias questões relativas ao que poderá acontecer daqui a pouco mais de dois meses. «Em janeiro, o que vai o FC Porto pedir para o libertar depois de ter exigido cerca de 20 milhões ao Milan no verão? Vão dar um desconto ou esperar? E o jogador será pressionado a sair imediatamente?», são as interrogações colocadas.
O facto de o Inter ter uma vaga disponível para inscrever mais um jogador extra comunitário faz aumentar ainda mais as esperanças dos dirigentes do emblema nerazzurri em poder contar com os serviços do Taremi já em janeiro. No entanto, se tal não suceder na reabertura do mercado de transferências, parece evidente que haverá um ataque total para assegurar o internacional iraniano na próxima temporada. Mas a ideia da cúpula diretiva do Inter é 'oferecer' Mehdi Taremi a Simone Inzaghi ainda esta época...
Perante este cenário, é bastante improvável que o FC Porto consiga manter Mehdi Taremi nos seus quadros. A renovação de contrato não deverá ser possível face às ofertas que o iraniano vai recebendo (de Itália e não só...), pelo que, dessa forma, restará aos dragões decidirem o que fazer no mês de janeiro: ou tentam realizar algum dinheiro com a venda do goleador, ou, por outro, lado, preferem mantê-lo nos seus quadros até final da temporada, mesmo sabendo que depois o perderão sem qualquer retorno financeiro. Será um paralelismo entre a vertente financeira e a desportiva...
Recorde-se que Taremi chegou ao FC Porto na época 2020/2021, proveniente do Rio Ave, estando a cumprir a quarta temporada ao serviço dos azuis e brancos. O registo do iraniano no Dragão tem sido extremamente impactante, com números avassaladores: 158 jogos, 82 golos e 41 assistências. Durante este período na Invicta, Mehdi Taremi contribuiu para a conquista de um Campeonato, duas Taças de Portugal, duas Supertaças Cândido de Oliveira e uma Taça da Liga. Em 2022/2023, recorde-se, o número 9 portista sagrou-se melhor marcador da Liga, com 22 golos.

0-5. Sem espinhas! Portugal arrasou a Bósnia e somou a 8ª vitória em outros tantos jogos na fase de apuramento para o Europeu de 2024.
Ronaldo (2), Bruno Fernandes, João Cancelo e João Félix fizeram os golos da seleção das quinas.

2 comentários:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...