25 setembro 2023

Quem volta ao radar do Benfica; Só no Benfica não teve lesões. Depois foram 22 lesões, 606 dias sem competir e 115 jogos perdidos

O calvário de lesões de Renato Sanches parece não ter fim à vista. Ao terceiro jogo pela Roma de José Mourinho, na passada quinta-feira com o Sheriff Tiraspol para a Liga Europa, eis o internacional português a sair novamente de jogo, com dores, com queixas, desta vez provocadas por lesão muscular numa das coxas. Estava em campo há apenas 28 minutos, deixou-o com a desilusão estampada no rosto.
Contas feitas, aos 26 anos de idade, que completou no passado dia 18 de agosto, Renato Sanches está pela 22.ª vez na enfermaria. Sim, são já 22 as lesões do médio que, desde a saída do Benfica para o Bayern, no verão de 2016, ou seja há sete temporadas, não mais teve descanso.
No total, e contando já com a atual mazela da qual não recuperará antes de 3 de outubro e que o levou a falhar o duelo deste domingo com o Torino (1-1), o possante centrocampista soma 606 dias sem competir (quase 20 meses, mais de ano e meio... e nestas contas não se integram os períodos de férias), tendo falhado 115 jogos, juntando todas as provas e todos os emblemas, incluindo Seleção Nacional, pela qual contabiliza 32 internacionalizações e 3 golos.
Foi algo inconformado com a situação que José Mourinho a comentou após a vitória da Roma (2-1) em Tiraspol, diante do Sheriff. «O Renato Sanches está sempre em risco de lesão. É difícil entender. Não perceberam porquê no Bayern, não perceberam no PSG e nós estamos a tentar entender o porquê… No jogo anterior fez 45 minutos, descansou três dias e agora lesionou-se novamente. Sentiu alguma coisa muscular e teve de sair», explicou o técnico português sobre o compatriota.
Os 45 minutos a que se refere Mourinho aconteceram diante do Empoli (7-0) a 17 de setembro passado e Renato Sanches até esteve em excelente nível: estreou-se a titular pelo emblema romano e estreou-se também a marcar – um golo que pode ver ou rever no vídeo abaixo.
Olhando à carreira do médio internacional português, só mesmo no primeiro ano ao mais alto nível é que não sofreu qualquer lesão. Aconteceu no Benfica de Rui Vitória em 2015/2016, ainda hoje a melhor época de Renato Sanches, na qual somou recorde de jogos numa só temporada (35), tendo marcado dois golos, conseguindo ainda uma assistência.
Renato tinha 18 anos e, no final dessa época, com o título de campeão assegurado pelas águias, o jovem médio protagonizou a transferência milionária para os alemães do Bayern por 35 milhões de euros. E começou o calvário, quase todo marcado por lesões de nível muscular, ora por fadiga, ora por roturas, e que resumimos de seguida.

Quem volta ao radar do Benfica. O Benfica ainda não terá desistido da aquisição de Santiago Giménez, jogador ao qual foi associado durante grande parte do passado mercado de transferências de verão, antes de optar por apostar na aquisição de Arthur Cabral à Fiorentina.
O portal britânico 90min escreve, esta segunda-feira, que os encarnados terão enviado um emissário à Johann Cruyff Arena, no passado domingo, para tirar notas do avançado, no Clássico diante do Ajax, que foi interrompido aos 55 minutos.
A mesma publicação acrescenta que representantes de Arsenal, Chelsea, Tottenham, Borussia Dortmund, Internazionale, Juventus, AC Milan e Napoli também terão aproveitado a ocasião para observar o internacional mexicano.
Sob olhares atentos, o avançado de 22 anos acabaria por brilhar, marcando dois golos antes de o árbitro dar o encontro, precocemente, por terminado, depois de os adeptos terem 'inundado' o relvado com engenhos pirotécnicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...