O central António Silva continua no pódio do Golden Boy Index, destinado a jogadores até aos 21 anos. O jovem do Benfica surge atrás de Bellingham (Real Madrid) e Musiala (Bayern). Diomande (Sporting/40º), João Neves (Benfica/45º) e Fresneda (Sporting/68º) são os restantes representantes da Liga portuguesa. Amanhã inicia-se a 4ª fase de atribuição do prémio, com a abertura da votação no ‘Tuttosport’.
SAD do Sporting rejeita acerto de prémios. Volta tudo à estaca zero e não haverá correção aos prémios a que a administração da SAD teria direito pela presença nos oitavos-de-final da Champions em 2021/22. O tema deveria ser debatido na Assembleia Geral da SAD, que está marcada para o dia 2 de outubro (18h30), no Auditório Artur Agostinho, em Alvalade, mas nas últimas horas um requerimento conjunto do Conselho de Administração e da Comissão de Acionistas levou a que o ponto fosse retirado da ordem de trabalhos.
Um passo atrás que fica a dever-se à decisão dos próprios lesados, pois a iniciativa de pedir que o tema, afinal, não fosse levado à AG foi de Frederico Varandas e dos restantes administradores, Francisco Salgado Zenha e André Bernardo, que desta forma não devem receber os valores retificados, na sequência de um erro de cálculo das remunerações variáveis.
Para que se perceba o que está em causa, em vez de ser ponderada a qualificação para os oitavos da Liga dos Campeões, foi tida em conta, antes, uma presença na fase de grupos da Liga Europa, o que levou a uma discrepância que seria detetada apenas este ano, no início de setembro, quando a Comissão de Acionistas, presidida por Bernardo Ayala (cumulativamente presidente da Mesa da AG da SAD) verificava a documentação passada.
Identificado o que era um “erro de cálculo óbvio”, o próprio Ayala tentou proceder de imediato à sua correção na AG de 2 de outubro, através de uma adenda à convocatória que havia sido publicada dias antes. A saber, a primeira ordem de trabalhos, com 6 pontos, foi publicitada na CMVM a 8 de setembro, uma sexta-feira; a adenda, para incluir a correção de valores, haveria de ser feita no dia 11, segunda-feira.
Seria essa a fórmula para resolver um equívoco que, na prática, fez com que Varandas recebesse menos 17 mil euros (82 mil em vez dos 99 mil devidos), enquanto que para Zenha e Bernardo a diferença foi de 11 mil euros (ganharam 55 mil e deviam ter encaixado 66 mil).
Ora, quando tudo estava encaminhado para que o assunto fosse discutido e votado na próxima AG, a administração da SAD decidiu abdicar destes acertos e para que não ficassem dúvidas pediu para que o respetivo ponto fosse suprimido, por meio do requerimento conjunto com a Comissão de Acionistas, mencionado atrás, o que entretanto foi feito e comunicado à CMVM, na última sexta-feira, dia 22.
Contactado pelo jornal Record, o presidente da Mesa da Assembleia Geral da SAD, Bernardo Ayala, remeteu explicações em primeira mão para os acionistas, mas confirmou que a questão não será debatida, o que equivale a dizer que não haverá acerto de prémios, por outras palavras, ficará tudo como antes. “Tendo recebido um requerimento para retirar o ponto da ordem de trabalhos, ele já foi retirado. O que significa que a matéria não será discutida nem deliberada. O que significa que fica como foi deliberada no ano passado, portanto sem que haja qualquer correção”, esclarece Ayala. No documento enviado para a CMVM, o responsável da MAG informa sobre a supressão do ponto que era “relativo a matérias da competência estatutária” da Comissão de Acionistas e acrescenta que “a ordem do dia volta a incluir apenas os seis pontos originais da convocatória de 8 de setembro.”
Zaydou Youssouf está no radar do Sporting. Segundo o jornal O Jogo, o médio do Famalicão é um dos jogadores referenciados para o meio-campo. Tanto que os leões, apurou o jornal, enviaram emissários para acompanhar de perto os jogos do atleta francês de 24 anos. Com 42 encontros pelo Famalicão em 2022/23, o departamento de scouting do Sporting detetou uma evolução no canhoto na saída de bola e no passe curto, características que o destacam na ocupação de terreno e na disponibilidade que demonstra a nível ofensivo. Titular nos seis jogos da Liga, e também em Alvalade, Youssouf agradou bastante a Rúben Amorim e o nome ficou ainda mais bem cotado. Para o técnico do Sporting é muito importante a formação de um atleta e o esquerdino do Famalicão tem “escola”, como se costuma dizer, pois militou vários anos na formação do Bordéus, onde cresceu. No emblema do sudoeste de França chegou à equipa principal, tendo rumado depois ao St. Étienne, para aumentar, ano a ano, a sua importância na manobra coletiva (23 jogos em 2019/20, 30 em 2020/21 e 35 em 2021/22). Olhar para campeonatos competitivos foi uma estratégia recente do treinador do Sporting, sendo evidentes os casos de Hjulmand (Lecce) e Fresneda (Valladolid), que jogaram o ano passado na principal divisão de Itália e Espanha, e de Gyokeres, a lutar para subir pelo Coventry, no Championship. Esse conhecimento tático e a experiência resultante do confronto com os melhores de cada campeonato fazem de Youssouf um nome a ter em conta.
Ainda assim, o alvo não é prioritário. Morita e Hjulmand são os mais completos médios para a posição, Pedro Gonçalves é aposta mais criativa e Daniel Bragança é para recuperar, física e psicologicamente, estando Dário Essugo mais longe do onze. Não deixa, porém, o leão de acompanhar possíveis alvos de mercado e iniciar sondagens para o futuro.
Jaime Pacheco, atual treinador dos egípcios do Pyramids, é um dos candidatos à sucessão de Marcelino Toral no comando do Marselha e já terá recebido uma proposta, avança a imprensa local. O treinador português de 65 anos, que renovou por mais uma época com o clube, já informou a direção que quer sair após o jogo de amanhã com o Bank Al Ahly.
Verstappen vence em Suzuka, Red Bull campeã mundial de construtores. Max Verstappen venceu este domingo o Grande Prémio do Japão, realizado em Suzuka. Com o resultado, a Red Bull nem precisou do contributo de Sérgio Pérez, que abandonou, para se sagrar campeã mundial de construtores.
Penalti por marcar a favor do FC Porto?
Mais um jogo de merda de uma equipa de merda!
ResponderEliminarEquipa de merda que vai em primeiro lugar seu boi mouro corrupto encornado paneleiro de merda
EliminarPois vai, com vergonhas como em Rio Ave e com o Arouca até o Marrazes ia em primeiro lugar! Não jogais um caralho!
Eliminar