12 agosto 2023

Não conta para Amorim e pode seguir para a Premier League; Ex-Sporting rendido a reforço do FC Porto; João Mário deve cair do onze do Benfica

O plantel gozou ontem uma folga e regressa hoje de manhã ao trabalho, no Seixal, de forma a preparar a estreia no campeonato, marcada para a próxima 2ª feira, no Bessa. Um jogo onde Roger Schmidt deve regressar ao figurino mais habitual (4x2x3x1) com João Mário a ser o candidato mais forte a sair do onze em relação à Supertaça, escreve o Record.
A boa exibição de João Neves frente aos dragões deve garantir-lhe a titularidade com o Boavista, mantendo a dupla com Kökçü no centro do terreno. Ora, com a entrada previsível de Musa na equipa titular, Rafa deve recuar para as costas do ponta-de-lança, posição ocupada por João Mário em Aveiro. Sobram então os flancos, com Aursnes e Di María a afigurarem-se como indiscutíveis.
Substituído ao intervalo – tal como Ristic – com o FC Porto, João Mário pode assim começar o jogo de 2ª feira no banco de suplentes. Tal como Trubin e Arthur Cabral, os últimos reforços a chegar e que hoje vão fazer o primeiro treino com os novos companheiros.

Crystal Palace pensa em Fatawu. De fora das opções de Amorim para a nova época, Fatawu continua a trabalhar com a equipa B, enquanto espera por definir o seu próximo passo. Tendo por base as exigências da SAD – pede 15 M€ (com 20% de uma futura transferência) –, Fatawu continua a alimentar o desejo de permanecer em Alvalade, até porque poucos clubes estariam dispostos a chegar a tais valores. No entanto, ao que o jornal Record apurou, surgiu um novo interessado nesta equação: o Crystal Palace.
Com efeito, o clube da Premier Legue, cujo dono é John Textor, perguntou as condições para um eventual negócio por Fatawu, isto quando o emblema londrino procura um substituto para Zaha. Neste caso, decorrem conversações entre o Palace e Sporting em relação ao extremo ganês, o qual motivou antes abordagens de clubes portugueses, que questionaram os leões sobre um possível empréstimo.
Quem vê Fatawu fora das opções é Amorim, que analisou a sua situação. "O Fatawu teve a sua oportunidade e algumas dificuldades pois apanhou um treinador que é muito estruturado. Surgiu o Geny [Catamo], que tem as mesmas caraterísticas, adaptou-se melhor à forma de jogar e não ficamos com 2 jovens de iguais caraterísticas", frisou.

Ex-Sporting rendido a reforço do FC Porto. Aldo Duscher foi um médio argentino que deixou saudades em Portugal, brilhando no Sporting e vestindo, depois, largas épocas as cores do Corunha, onde esteve ao lado de Fran, figura intemporal do Depor e pai de Nico González. Moldado em La Masia, o espanhol acabou de se reaproximar da Galiza, procurando no FC Porto confirmar todos os indícios de craque em potência que se augurou em Barcelona. Duscher conhece bem o reforço que já trabalha no Olival, e que espreita a estreia em Moreira de Cónegos, mas também o compatriota Alan Varela, que está a caminho do Dragão, não tendo dúvidas de que os dois vão complementar-se no meio-campo de Conceição.
Nico tem agora passadeira estendida para se consagrar e os palcos da Champions para brilhar. Duscher antecipa uma ligação perfeita, não deixando de traçar pontos de conforto ou desconforto. “Tem um poderio físico importante e esse aspeto é vital em Portugal. Junta qualidade com bola e penso que sofreu na pele um equívoco do Barcelona. Pessoalmente, acho que ele joga muito melhor pelo centro e lá não o deixaram confortável, encostando-o sempre a algum corredor. Vejo-o com máximo rendimento como trinco, mas no Barça tinha Busquets e tapou-lhe o caminho e as oportunidades”, considera o argentino, residente em Espanha.
No Dragão, Aldo antevê um “casamento” próspero e bases de jogo favoráveis ao jovem médio, que passou pelo Valência em 2022/23. “Parece-me uma contratação de grande futuro, um jogador forte e tecnicamente evoluído. Não teve continuidade no Barcelona, por culpa do clube ou de Busquets, e não teve sorte num Valência que não funcionava bem. O FC Porto é uma equipa protagonista, que vai ter a bola predominantemente. Isso vai casar bem com Nico, mas a posição onde o coloquem vai ser a chave do seu rendimento. Acredito que vai destacar-se muito”, assevera, aplaudindo a contratação do filho do seu antigo companheiro. “O FC Porto apostou muito bem, viu o talento e o poderio”, acrescenta Aldo Duscher.
Duscher olha para Nico e afasta-o do legado do pai Fran, uma vez que, futebolisticamente, há características que os distanciam. “O pai era diferente, jogava pela esquerda ou então como médio-ofensivo. Era um jogador muito técnico, de grandes passes, visão de jogo superior e muita qualidade. Nico é diferente, cabe numa equipa como interior ou trinco. Teve um bom começo no Barça, mas perdeu continuidade e foi-se apagando”, sublinha o argentino, não disfarçando o apreço por um dos mais categorizados jogadores galegos da história, com uma carreira cem por cento dedicada ao Depor, conseguindo viver a era de Arsenio Iglesias e Jabu Irureta, ganhando vários troféus, entre os quais o título espanhol, que escapara dramaticamente uma vez.

1 comentário:

  1. hoje a bola escreve este título:Hjulmand já está em Lisboa! (e soltou uma frase). Os fundadores da bola estão dando voltas no tumulo por desespero e talvez soltando traques. ah eh eh ah

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...