08 agosto 2023

A oferta que convenceu Hjulmand. Sporting no mercado por um extremo e Amorim insiste em alvo para a defesa; Taremi disponível para ficar no FC Porto; As novidades sobre João Félix

O Sporting ultimou os detalhes necessários para a contratação de Morten Hjulmand e apresentou o trunfo final que convenceu o médio a juntar-se ao projeto leonino. O dinamarquês de 24 anos já se despediu no Lecce após ter pedido dispensa para tratar de pormenores de negociação com Hugo Viana, diretor de futebol do Sporting que se deslocou a Itália para convencer o futebolista e fazer xeque-mate no processo.
Nesse sentido, escreve o Record que após ter inicialmente apresentado uma proposta de salário ao nórdico na ordem dos 700 mil euros líquidos anuais, sensivelmente o dobro do que o médio aufere no em Itália, os leões colocaram em cima da mesa uma oferta superior, neste caso de 1,1 milhões de euros por ano, o que equivale a um montante que se enquadra num dos patamares superiores da hierarquia do plantel.
Desta forma, a contratação de Hjulmand requer à SAD verde e branca um esforço financeiro adicional, já após o acordo alcançado com o Lecce: esse pressupõe o pagamento de 18 milhões de euros fixos, mais 2 M€ a alcançar via objetivos.
Certo é que os argumentos do Sporting convenceram o futebolista, nomeadamente o facto de vir a ser uma opção regular nas escolhas de Amorim, o que lhe pode abrir definitivamente a porta da seleção dinamarquesa. Para já, o reforço, que assina até 2028, aguarda só luz verde para rumar a Portugal, o que acontecerá esta semana, juntando-se aí à nova equipa.

Espaço para mais um extremo. A saída de Chermiti para o Everton poderá abrir espaço à entrada de mais um extremo no plantel. A hipótese de contratar um novo avançado foi devidamente analisada pela estrutura do futebol profissional leonino, mas Rúben Amorim considera que pode beneficiar mais com um jogador para o corredor, fruto das alterações táticas que tem testado e deseja explorar em 2023/24, escreve o Record.

Rúben Amorim não larga Zanoli. Com o sueco Viktor Gyökeres, avançado ex- Coventry, já a dar cartas e Morten Hjulmand, médio negociado com o Lecce, prestes a chegar a Alvalade, o Sporting prepara-se, garante o Record, para... um último assalto a Alessandro Zanoli, ala direito de 22 anos e futebolista do Nápoles.
Pese as investidas – sem sucesso – até agora registadas, o técnico dos leões, Rúben Amorim, pediu à SAD dos verdes e brancos uma derradeira tentativa para trazer o defesa transalpino, alvo prioritário para reforçar o corredor direito, que ficou sem um nome absoluto desde que Porro foi transferido para o Tottenham, no último mercado de inverno. Dono de premissas que o treinador considera fundamentais para a sua ideia de jogo, seja em 3x4x3 ou em 4x4x2, o Sporting vai reunir outra vez com o campeão da Serie A, que avançou com mais do que um ‘não’ anteriormente pela posição de Rudi Garcia, timoneiro do emblema sulista que pretende manter o internacional sub-21 por Itália no seu plantel, mas no caso para... ser suplente do capitão napolitano, Giovanni Di Lorenzo, que há uma semana prolongou o seu contrato com o clube.
Perante aquilo que é a posição de Garcia, o Nápoles apenas admite dois cenários: ceder o futebolista por empréstimo, sem opção de compra, ou vendê-lo por uma verba irrecusável. Os verdes e brancos, tal como adiantámos, acenaram com 10 milhões de euros, quantia que não se revelou suficiente para chegar a bom porto; ainda assim, apurou o Record que o conforto orçamental que a sociedade vive neste defeso, onde já lucrou, entre compras e vendas, cerca de 100 M€, lhe permite superar essa primeira barreira da dezena de milhões, ou seja, que se prepara para oferecer mais aos napolitanos, tudo em nome da vontade de Rúben.

Taremi disponível para ficar no FC Porto. Apesar da cobiça de que é alvo, Taremi está, ao dia de hoje, seguro no FC Porto. A convicção é de que o iraniano vai estar presente não só contra o Benfica, amanhã, como frente ao Moreirense, na jornada inaugural da Liga, reforçando-se o cenário de continuidade para lá do fecho do mercado de verão, escreve o Record.
De acordo com o diário, Taremi não tem condições contratuais negociadas com o Tottenham ou com qualquer outro clube, nem tão pouco chegou à SAD qualquer proposta formal pelo iraniano. Os ingleses estão conscientes de quais são as condições exigidas pelo FC Porto para abrir mão do seu principal jogador, sendo que os 30 milhões de euros são a base para início de conversa. Esta posição de força por parte da SAD é alicerçada na postura que o próprio jogador vem evidenciando desde que se apresentou aos trabalhos, mostrando-se tranquilo e completamente comprometido com o projeto do clube e com as ideias de Sérgio Conceição, que o coloca no topo da hierarquia no ataque. Aliás, o compromisso com o treinador é mesmo um dos argumentos que mais alimenta o cenário de continuidade, que é o mais realista neste momento.
De notar que o interesse do Tottenham em Taremi está diretamente relacionado com uma possível saída de Harry Kane para o Bayern Munique nas próximas semanas. Uma situação à qual o FC Porto está totalmente alheado, estando o foco apenas e só na disputa da Supertaça, amanhã, frente ao Benfica. Daí que as notícias que vão sendo divulgadas a conta-gotas não causem qualquer perturbação.
A imprevisibilidade do mercado impede que sejam traçados cenários definitivos, havendo sempre a possibilidade do Tottenham – ou o Inter, que também acompanha o iraniano com atenção – se chegue à frente com os tais 30 milhões de euros exigidos pela SAD portista. Caso isso venha a acontecer, o assunto será debatido com Taremi, sendo que Sérgio Conceição também será ouvido no processo antes de haver uma decisão final.
Certo é que mercado é assunto tabu no Olival por estes dias e, da parte de Taremi, não há qualquer pressão para sair.

As novidades sobre João Félix. O Al Hilal e Jorge Jesus continuam a pressionar fortemente João Félix no sentido de garantirem a sua contratação, mas esbarram numa exigência do Atlético de Madrid. Os dirigentes colchoneros já fizeram saber que para o mercado árabe o negócio só pode avançar se for uma transferência definitiva, o que permitiria ao clube espanhol recuperar boa parte do investimento feito aquando da sua compra ao Benfica.
Para o mercado europeu, a abertura é diferente. O Atlético de Madrid admite o empréstimo a troco de 15 milhões de euros, depois de na temporada passada terem aplicado ao Chelsea uma taxa de cedência de 11 milhões.
O Barcelona continua a ser a prioridade para João Félix, mas as dificuldades para cumprir o fair-play financeiro complicam a operação do clube catalão.
O Al Hilal é, de momento, a mais forte hipótese para João Félix, para onde está disposto a seguir se for por empréstimo, uma vez que a sua prioridade total é deixar o plantel colchonero até ao fecho do mercado, a 31 de agosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...