Sebastián Coates terminou a época 2022/23, ao cabo de 44 jogos oficiais de leão ao peito, com níveis de desgaste assinaláveis e que vinham a acender os alarmes entre a estrutura do Sporting. A perna direita – joelho e coxa – mostrava problemas crescentes devido a lesões antigas e um futuro com... várias interrogações.
Só que o capitão puxou dos galões e num dos primeiros verões ‘livres’, em que cumpriu o período de férias na íntegra, sem necessidade de rumar à seleção, trabalhou no duro, mudou os hábitos de alimentação e isso refletiu-se numa chegada com índices físicos de destaque; mais: refletiu-se num bem-estar tal que a vontade do uruguaio, de 32 anos, é ficar em Alvalade para lá de 2024 – ano em que termina o seu contrato –, algo que vai transmitir em breve à administração, mas também ao seu treinador, Rúben Amorim.
O primeiro sinal da intenção de continuidade foi dado logo a 17 de julho, quando este aproveitou os 9 anos da Sporting TV – esta é, também, a sua 9ª época no Sporting – para lembrar um percurso de 325 encontros, contagem que quer aumentar! "O tempo passa rápido, mas há sempre aquele sabor de felicidade por estar aqui. Espero que dure mais tempo!", sublinhou o futebolista que se lidou como peixe na água às ‘tareias’ do seu técnico, prato forte do estágio de 12 dias que os verdes e brancos realizaram em Lagos, Algarve.
Coates sente-se mais leve, com menos dores e acredita que mesmo com o acumular da competição, vai sentir menores dificuldades físicas em relação ao último ano desportivo, onde passou, na reta final, mais tempo no ginásio, a debelar dores, do que no relvado com os companheiros; no fundo o ‘patrão’ encheu os tanques... com um novo elixir.
Adán disponível para renovar com o Sporting. Adán, aos 36 anos, ainda não pensa em terminar a carreira e, se for possível, até recebia com agrado o convite para prolongar o seu contrato com o Sporting que, recorde-se, termina no final da nova temporada.
"Quero continuar a jogar e gostava de fazê-lo aqui no Sporting", afirmou o guarda-redes, numa entrevista à Sport TV, que será transmitida este domingo, antes do jogo com o Villarreal. No excerto divulgado, o titular da baliza leonina também não hesitou em "assumir a responsabilidade" em alguns erros cometidos na última época, falhas que nunca levaram Rúben Amorim a retirar-lhe a confiança.
O camisola 1 também recordou a expulsão no jogo com o Marítimo (2-1) para a Liga Bwin na última época, uma situação que obrigou Paulinho a assumir a posição de guarda-redes. "Agora brincamos com isso. Foi melhor guardião do que eu seria avançado", garantiu o espanhol .
Ueda espera pelo Sporting. O Sporting tem Ayase Ueda debaixo de olho, ao ponto de surgir como forte hipótese para Alvalade caso os leões vendam ainda um avançado neste defeso, e tal cenário agrada, de igual forma, ao próprio jogador. Escreve o Record, o dianteiro japonês de 24 anos vê com bons olhos uma mudança para Portugal e, nesse sentido, pediu inclusive aos seus representantes para congelarem neste momento as negociações com o Feyenoord, de modo a estudar todas as opções de futuro.
Há cerca de um ano no Cercle Brugge, a jóia nipónica destacou-se em 2022/23, graças a 23 golos em 42 jogos, o que o colocou na lista de vários clubes, entre eles o Sporting, mas a verdade é que apenas o Feyenoord já passou à ação pelo avançado. À procura de uma alternativa no plantel a Santiago Giménez, cobiçado pelo Benfica, o clube de Roterdão encetou contactos com o Cercle Brugge por Ueda, mas os valores exigidos colocaram este dossiê num impasse. Um cenário que beneficia o Sporting e dá, sobretudo, tempo à Direção de Frederico Varandas.
Isto porque, a estrutura leonina, que até já tinha Ueda referenciado pelo seu scouting como alternativa a Viktor Gyökeres, sabe que a intenção do avançado pode ter peso numa negociação futura, mas, acima de tudo, necessita de arrumar antes a casa.
O mercado de transferências em Portugal estará aberto durante o próximo mês, motivo pelo qual tanto Ueda como o Sporting se encontram na expetativa quanto ao futuro. Tendo isso em conta, o japonês de 24 anos está ciente de que uma ida para Alvalade dependerá sempre da saída de um dos elementos do ataque leonino, Paulinho ou Chermiti.
Se no caso do internacional português de 30 anos, os leões já recusaram uma abordagem do CSKA Moscovo com uma proposta de 7 milhões de euros, além do assédio vindo da Arábia Saudita, também o próprio camisola 20 dá preferência à estabilidade nos verdes e brancos, recusando nesta fase uma saída.
No que diz respeito a Chermiti, o caso já pode ser visto de outra forma, uma vez que, ainda jovem, é tido pela SAD leonina como um ativo negociável no mercado, ao ponto de exigir 20 milhões de euros (e mais 20% de uma futura transferência) pelo internacional sub-19 português. Além disso, existe bastante cobiça de clubes ingleses em Chermiti, com o Wolverhampton atento e o Bournemouth a preparar uma oferta junto do Sporting pelo jogador. Mediante o que estiver em cima da mesa, os leões analisarão os casos e, na hipótese de saídas no ataque, irão virar todas atenções para Ueda.
A boa temporada em solo belga por parte de Ueda levou a que o Feyenoord avançasse já para a mesa de negociações com o Cercle Brugge, mas o valor pedido, de certa forma, 'assustou' os holandeses. É que o clube de Roterdão ofereceu 8 M€ pelo avançado de 24 anos, só que a imprensa belga é clara ao garantir que o Cercle só aceita negociar o nipónico a partir dos 10 milhões. Além desta cifra, os belgas esperam garantir outra por objetivos, que dependerá sempre das equipas que materializarem interesse no nipónico. Estes são valores que servem de referência também para o Sporting que, mediante eventual venda de Paulinho ou Chermiti, poderia ter dinheiro fresco e em caixa.
Alan Varela jogou, lesionou-se, mas negociações não foram encerradas. Alan Varela bem que não queria voltar a jogar para não correr o risco de se lesionar. Mesmo assim, Jorge Almirón, treinador do Boca, deu-lhe a titularidade frente ao Independiente, ontem à noite, e o jogo não correu bem ao alvo do FC Porto, que saiu lesionado (7I') no gémeo direito, depois de ter levado uma forte pancada ainda na primeira parte.
Resta agora saber se foi só um susto ou se a lesão é problemática e se coloca em risco as negociações entre os clubes que, estando complicadas, ainda não foram dadas como encerradas.
Diogo Costa falhou, por precaução, o jogo frente ao Rayo Vallecano. O guarda-redes sofreu um toque num dos últimos treinos e fez um edema, mas nos próximos dias já será integrado sem limitações nos trabalhos, pelo que a sua presença na Supertaça, frente ao Benfica, agendada para dia 9 de agosto, não estará em risco.
EHEH
ResponderEliminar