19 julho 2023

Defesa não convence e Benfica vai ao mercado; Sporting rejeita 15M€ e exige mais de 20 para libertar jogador; Schmidt rejeitou Arábia; "Félix no Benfica tem o colinho. Manda-se para o chão e é penálti"

O eventual regresso de João Félix ao Benfica ameaça tornar-se na novela de verão, num mercado de transferências que se prevê pouco agitado para os lados da Luz. Com o plantel praticamente fechado, ainda que a entrada do guarda-redes Bento esteja em cima da mesa (assim como a saída de Gonçalo Ramos), o jovem jogador do Atlético Madrid vê a luz como hipotética solução, na encruzilhada da sua carreira.
O tema alimenta debates e esta 'sealy season'. Por um lado, a maioria dos adeptos do Benfica sonha o regresso do filho pródigo. Por outro lado, antigos futebolistas analisam o fenómeno. E o tema João Félix assenta numa premissa inimaginável: um jogador que custou 126 milhões de euros é dispensado por Simeone e não suscita aparentes movimentações de mercado, num lago cheio de tubarões adormecidos.
Antigo futebolista, defesa que passou pelo Benfica, FC Porto e Sporting, Fernando Mendes encontra muitos elogios a João Félix. Mas deteta também um problema.
"Eu acho que seria um erro [voltar ao Benfica], pelas expetativas que foram criadas. Eu recordo-me o que diziam, quando ele ainda estava no Benfica, que era ‘furacão’, ‘jóia’, ‘uma versão melhorada de Cristiano Ronaldo’. Uma versão melhorada de Cristiano Ronaldo!? Tinha feito, e muito bem, uma meia dúzia de jogos pelo Benfica. Assina pelo Atlético Madrid e dizem que não era o clube indicado para ele, não é o treinador indicado para ele. Vai para o Chelsea, não é o clube indicado para ele, não é o treinador indicado para ele. Raios, qual é o clube indicado para o João Félix?", pergunta Fernando Mendes, num programa de debate da CMTV.
Feito este historial curto da carreira de Félix no pós-Benfica, Fernando Mendes elogia o jovem jogador, lamentando a situação em que se encontra. "É uma pena, porque João Félix é um excelente jogador", assinala. E a situação em que se encontra tem algums contradições. Não serve para o Atlético, o Chelsea desinteressou-se, o PSG também, assim como grandes colossos. Pelo menos, a julgar pelos rumores de mercado.
"Falava-se do Barcelona só que não tinha capacidade financeira. No entanto, o Barcelona contrata um jogador por 70 milhões. Era o Liverpool, que à priori não tem problemas financeiros, para ir buscar o João Félix por 10 ou 15 milhões de empréstimo e não vai porquê?", questiona o antigo defesa, que se vê tentado a concordar com um provável regresso à Luz.
"Qual é o porto de abrigo dele, onde ele se irá sentir melhor? Benfica, claro. Aqui, tem tudo. É acarinhado, e bem. Tem o colinho, como costumam dizer. Manda-se para o chão e é penálti", ironiza o antigo defesa esquerdo.
Porém, apesar da ironia, Fernando Mendes lamenta a indefinição na carreira. "Custa-me dizer isto, porque o miúdo é um excelente jogador. Mas qual é o clube indicado para o João Félix? E qual é o treinador que quer o João Félix? Falou-se no Paris Saint-Germain, no Manchester City, no Bayern Munique, no Barcelona, agora falam no Liverpool… Qual é o clube e qual é o treinador, qual é?", insiste.
Depois das perguntas, as respostas. "Só vejo um problema, tem a mania que é craque. Ele não é craque, é um excelente jogador. Quando ele mostrar o que vale e correr… Um jogador que vale 126 milhões não é só para passear a camisola, tem que dar ao cabelo como os outros dão. Cristiano Ronaldo vai fazer 38 anos, ou 39, e continua ambicioso, quer sempre mais", compara.
Separando de novo a visão irónica da realidade, Fernando Mendes considera que o regresso às origens pode ser a melhor solução para João Félix. Todavia, tem dúvidas sobre esse cenário.
"Então não havia de ser o Benfica? Também o Di Maria veio. Também outros voltam ao futebol português porque é a melhor solução para eles. Espero sinceramente que ele venha para o Benfica, para ser feliz e relançar a carreira, mas qual é o clube que vai papar isto outra vez, de dar 126 milhões ao Atlético?", pergunta.
Fernando Mendes conclui o seu raciocínio sobre o eventual regresso de João Félix ao Benfica com uma passagem por outra personagem relevante e pouco falada nesta história: Jorge Mendes. "Nós temos o maior agente de jogadores do mundo com uma dificuldade tremenda, pelo menos aparentemente, para colocar o Félix… Isto é tudo muito estranho", salienta.
"É muito complicado o que o miúdo está a passar, aquilo não é fácil. Treinar sozinho, a incerteza, tudo a dar-lhe porrada… Agora, não é o Simeone ou o treinador do Chelsea que vai dar a volta a isto, tem que ser ele. Porque ele tem capacidade. Tem que ser ele a mostrar e a trabalhar", conclui.

Schmidt rejeitou Arábia. A preparar a segunda temporada no Benfica, Roger Schmidt foi alvo do interesse de emblemas da Arábia Saudita, entre os quais o Al Hilal, este ainda antes de o clube saudita optar por avançar para Jorge Jesus. No entanto, segundo O Jogo, o técnico germânico não admitiu colocar em cima da mesa a possibilidade de rumar a novas paragens, preferindo manter-se ao serviço do emblema encarnado.
Depois de ter renovado contrato ainda antes do final da temporada, estendendo a sua ligação ao Benfica agora até 2026, Schmidt deu assim uma prova de fidelidade às águias, apostando na continuidade de um projeto que já elogiou várias vezes.
O plano do técnico passa agora por cimentar a sua posição e o domínio encarnado, ou seja, dar sequência ao título conquistado em 2022/23 com nova temporada de sucesso isto depois de ter quebrado um jejum de quatro anos sem festejos no campeonato. Por isso, não se mostrou recetivo às sondagens das arábias.

Defesa não convence e Benfica vai ao mercado. Está definido: as águias vão contratar mais um lateral-direito. Apesar de Roger Schmidt ter adaptado João Victor nos dois particulares que até agora realizou nesta pré-temporada, o Benfica vai voltar a ir às compras em busca de uma alternativa a Alexander Bah, garante o Record.
Gilberto deixou a Luz e os encarnados chegaram a considerar a possibilidade de nem contratarem mais ninguém para aquela posição. Isto porque se por algum motivo o dinamarquês estiver impedido de jogar, as águias pensavam virar-se para João Victor. Todavia, o brasileiro, central de origem, não convenceu a equipa técnica nos dois jogos de preparação da próxima temporada. Em ambas as partidas foi adaptado à lateral direita mas não deu garantias suficientes.
Recorde-se que na reta final da última época, Aursnes foi adaptado àquela posição, relegando, até, Gilberto para o banco de suplentes. Ainda assim, Schmidt quer poupá-lo dessa funções, considerando, também, a qualidade que perde na frente caso tenha de recuar o norueguês.
Assim, o plano da SAD benfiquista passa, agora, por ir ao mercado para encontrar uma alternativa válida para Bah. As águias chegaram a fazer uma proposta por Tiago Santos, do Estoril, mas o negócio caiu.

Sporting rejeita 15M€ e exige 20 para libertar jogador. Chermiti só deixará o Sporting por uma verba superior a 20 milhões de euros, escreve O Jogo.
Lançado na primeira equipa na última temporada por Rúben Amorim, o ponta-de-lança deu nas vistas em alguns dos jogos que realizou, despertando a atenção de vários clubes europeus.
No entanto, para tirá-lo de Alvalade os interessados não terão vida fácil, pois terão de colocar em cima da mesa uma verba bem elevada.
Segundo noticiou o Canal 11, a Sporting, SAD, recebeu uma proposta de15 milhões de euros para libertar o avançado, que tem contrato até 2027 e uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros, mas esta não foi aceite. Mesmo tendo nesta altura dois homens de peso no ataque, as compras mais caras do plantel, Amorim não abdica de qualquer maneira do jovem futebolista de 19 anos. 

3 comentários:

  1. Pedro Correia 18.07.2023 - O tetra foi oferecido aos lampiões pelo teu querido. Nessa altura ainda não havia orfanato. Vocês eram muito felizes, batiam palminhas a tudo. E festejavam os títulos da treta que ele "conquistou" no Sporting antes de se tornar herói dos programas de sopeiras e cabeleireiras.

    Obviamente, voto Varandas - Pedro Correia 05.03.22
    Não sou ingrato e prezo-me de ter boa memória. Estes dois motivos bastam para votar hoje em Frederico Varandas, contribuindo para que seja reconduzido na presidência do Sporting. E faço questão em tornar pública esta opção, para que não subsistam dúvidas. Se há coisa que abomino, também como adepto leonino, é a ingratidão. Outra, é o neutralismo militante daqueles que nunca se comprometem. Eu tomo partido, não sou neutral, não encolho os ombros nem debito aquelas frases feitas do género «são todos iguais». Não, não são todos iguais. Daí o meu voto em Varandas. Porque me recordo bem como estava o Sporting quando ele foi eleito, a 8 de Setembro de 2018, e sei compará-lo com o Sporting actual - o que soma títulos no futebol e nas modalidades, o que bate recordes de inscrições de sócios, o que mobiliza jovens como há muito não se via. O Sporting que é campeão nacional em título, que é bicampeão de Inverno, que é detentor da Supertaça, que chegou apenas pela segunda vez na sua história aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. O Sporting que venceu quatro das últimas cinco competições de futebol profissional disputadas no nosso país. O Sporting que lidera hoje os campeonatos nacionais de futsal, andebol e basquetebol. O Sporting que concretizou duas das três maiores transferências de futebolistas da sua história: Bruno Fernandes para o Manchester United e Nuno Mendes para o Paris Saint Germain.

    destaco esta SINTOMÁTICA frase "Vocês eram muito felizes, batiam palminhas a tudo. E festejavam os títulos da treta que ele "conquistou" no Sporting"

    Pois é meus amigos, isto é o pedrocas, para quem tinha dúvidas do seu puro Sportinguismo, esta frase demonstra realmente que foram 5 duros anos para o pedrocas no mandato do Bruno. Chama hoje viúvos e órfãos aos outros quando, supostamente, durante 5 anos não festejou os “títulos da treta” que o Sporting (o suposto clube do pedrocas) ganhou.

    Quebrou-se o jejum - Pedro Correia 31.05.15
    Sete anos depois, o Sporting Clube de Portugal volta a vencer um troféu profissional de futebol à dimensão nacional. A Taça verdadeira.

    Eras um frustado? não eras porque segundo palavras tuas passado 7 anos ganhaste um trofeu profissional de futebol à dimensão nacional, o que chamavam de “A Taça verdadeira” e bem que o festejaste no teu antro “blogueiro” como se vê aqui em cima.

    Perante tanta, mas tanta evidência só podes ser uma coisa: DISSIMULADO!!!

    Na altura uma supertaça e taça de Portugal eram títulos da treta, hoje, meus amigos, hoje para o pedrocas o pináculo é sermos bi campeões de inverno, termos chegado aos oitavos pela segunda vez e vendemos mais caro os jogadores. Um gajo que afasta tudo e todos porque é completamente incoerente e so mesmo uns cãezinhos que acham muita giro escrever num blog o seguem, ao ponto do pedrocas implorar por comentários no seu blog para depois vir encher o ego com os mais comentados do sapo, lol, ridículo, que pequenino que és homem.

    Pedro Correia 08.07.2023
    Agradeço-lhe o comentário. Fica o registo: às 18h17, primeiras palavras a sublinhar este excepcional golo do Pedro Gonçalves, aplaudido na Europa inteira. Mais um pouco e seria já de noite. E este postal está aqui desde a manhã. Este Clube parece cada vez mais feito de gente masoquista. Passam o dia aqui pendurados, de manhã à noite, em sessões de flagelação contínua, a dizer mal de tudo e todos. Incapazes de uma palavra a elogiar os heróis leoninos, que são os jogadores. Eu remo contra a corrente, cada vez mais convicto de estar certo.

    É mais forte que ele, está sempre contra a corrente e sempre convicto de que ele é que sabe por isso ele é que vai pelo caminho certo, nem que hoje diga uma coisa e amanhã o seu contrário....

    ResponderEliminar
  2. Pagam-te para escrever estas merdas?

    É que fizeste esta merda várias vezes!

    Muda de disco, que este está riscado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. era tao obvio, mas tao obvio que a primeira resposta que iria aparecer era um cãozinho do pedrocas a dizer as habituais tretas...

      testamentos e mais testamentos de malta aqui com conteudo zero, alarves que dizem as maiores patacoadas aqui neste blog e que defendem o indefensavel por pura clubite mas aí de alguem que aponte o dedo ao pedrocas, em menos de uma hora aparece sempre alguem a defender ou, melhor ainda, dizem que o disco está riscado quando malta mete 3 ou 4 vezes o mesmo comentario para ocupar logo tudo.

      sim senhor, ai dou o merito ao pedrocas que tem muito bem domesticados os seus canitos!!!

      hehehe faz ão ão!! senta!!! good boy!!!

      moral da hisotia, ó filho é melhor entao mudares de sitio porque enquanto aquele antro blogueiro estiver no activo eu no activo estarei e quando me apetecer escrevo o que quero, consegues perceber isto??

      quero la saber se o disco está riscado ou se tu gostas ou não do que eu escrevo...

      o fora de jogo é publico por isso....






      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...