05 maio 2023

Rui Pedro Braz proposto e chumbado em Espanha; Veríssimo deixa o Benfica se Otamendi renovar; Sporting já admite perder dinheiro para 'despachar' jogador; MAG da SAD do Sporting dá nega à Holdimo

Rui Pedro Braz, diretor-desportivo do Benfica, foi chumbado no Betis, depois de ter sido proposto. Segundo o jornal Record apurou junto de fonte próxima do processo, não reunia o perfil desejado pelos responsáveis do clube andaluz.
De acordo com as informações, os responsáveis do emblema de Sevilha pretendiam contratar um diretor-desportivo reconhecido em Espanha, daí terem escolhido Ramón Planes – antigo secretário técnico do Barcelona e que tinha estado no Getafe –, apresentado nos últimos dias.
De qualquer forma, durante o processo de seleção, Braz foi ouvido por José López Catalán, vice-presidente do Betis, depois de ter sido proposto aos andaluzes. O diretor-desportivo dos encarnados foi um dos quase 20 candidatos que concorreram ao cargo, mas, como referimos atrás, o perfil de diretor-desportivo pretendido era outro.
Rui Pedro Braz, de 45 anos, entrou no verão de 2021, como diretor-geral para o futebol, ainda sob a presidência de Luís Filipe Vieira, para preencher a vaga deixada em aberto pela saída de Tiago Pinto para a Roma, no final de 2020. Além de Braz, à data comentador televisivo, Miguel Ribeiro, presidente da SAD do Famalicão, era outro nome pretendido. Há um ano, com a reformulação da estrutura do futebol profissional e o regresso do administrador Lourenço Pereira Coelho, passou a desempenhar as funções de diretor-desportivo, ficando com tudo o que diz respeito ao mercado, envolvendo-se nas contratações.

Veríssimo deixa o Benfica se Otamendi renovar. A aposta inicial em Morato e a explosão posterior de António Silva confundiram por completo as contas para a titularidade no eixo da defesa do Benfica. Um dos afetados foi Lucas Veríssimo que, depois de ter recuperado totalmente de uma grave lesão, fez apenas um jogo de início. O estatuto de suplente funcionou como combustível para ativar o interesse de clubes brasileiros no seu contributo, mas segundo o jornal O Jogo o plano do camisola 4 é outro e tem ligação direta ao futuro de….. Otamendi.
Com a época a aproximar-se do fim, vários clubes brasileiros tentaram convencer o Benfica e o jogador no sentido de um empréstimo, com ou sem opção de compra - Verissimo custou 6,5 milhões de euros, contratado ao Santos -, mas nada avançou. O empresário do jogador, Paulo Pitombeira, garantiu anteontem, em revelação feita pelo jornalista Jorge Nicola, que "a possibilidade de regressar ao Brasil é zero". De facto, segundo O Jogo, o camisola 4 aguarda pelas definições do plantel encarnado, sobretudo em torno da renovação de Otamendi, cujo contrato expira em final de junho. Muito cobiçado, é provável que o campeão do mundo pela Argentina rume a outras paragens, podendo Veríssimo ver aumentadas as hipóteses de, em discussão direta com Morato e António Silva, reocupar um lugar no onze, mesmo contando com o regresso de João Victor. Não é de descartar também surgimento de uma proposta choruda pelo defesa português...

Sporting já admite perder dinheiro para 'despachar' jogador. Sotiris está no mercado e pode sair mediante uma proposta de 2 M€ mais objetivos. Segundo o jornal Record apurou, o representante do jogador já iniciou contactos na Grécia visando a transferência mas, até à data, não surgiram interessados, pois o campeonato helénico ainda está em curso.
O médio, de 21 anos, não vingou em Portugal, contabilizando apenas um jogo a titular na equipa A, frente ao Varzim (atuou 45 minutos), na Taça de Portugal. Pelo internacional grego, a SAD precipitou um investimento de 4,5 M€ na compra de 70% do passe junto do Panathinaikos e deseja recuperar, agora, pelo menos parte deste montante.
A administração dos verdes e brancos também admite, segundo o diário, um empréstimo de Sotiris com a devida opção.

MAG da SAD do Sporting dá nega à Holdimo. A Mesa da Assembleia Geral (MAG) da SAD do Sporting, através do seu presidente, Bernardo Ayala, indeferiu o requerimento da Holdimo, que peticionava, como o jornal Record deu conta a 29 de abril, a introdução de um ponto prévio na ordem de trabalhos da AG marcada para o dia 16 deste mês, através do qual pretendia dissecar a situação desportiva dos leões, nomeadamente o insucesso na atual época e a relação entre Rúben Amorim e a administração.
Em declarações ao jornal, Bernardo Ayala revela que já informou o acionista da recusa, justificando que o pedido foi feito "fora de prazo", por ter sido apresentado depois do período limite para o efeito. "Os requerimentos que são entregues 5 dias depois da convocatória da assembleia geral [a 21 de abril, o que assim alargava o prazo até ao dia 26] não podem ser aceites, dado que já não será possível mexer na ordem de trabalhos", esclarece. O PMAG sublinha, no entanto, "duas nuances" que possibilitam à Holdimo pedir a palavra, seja na reunião magna extraordinária do dia 16, seja na... próxima assembleia geral ordinária, que será realizada ao que tudo indica "no final de setembro". "Por tradição, admito um período antes ou depois da discussão da ordem de trabalhos – à partida, depois – para que qualquer acionista traga algum ponto que considere pertinente ser debatido", frisou, mesmo que considerando que "faria mais sentido" à empresa de Álvaro Sobrinho expor o seu parecer "daqui a quatro meses".
A AG de 16 de maio, recorde-se, tem como tema único de discussão a nova política de remunerações proposta pela Comissão de Acionistas, que prevê um aumento salarial de até 32% para o presidente Frederico Varandas, bem como introduzir uma remuneração fixa aos restantes órgãos sociais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...