Tiago Santos, lateral-direito do Estoril, é o eleito para colmatar uma possível – e até provável – saída de Gilberto no verão, avança o jornal Record. As exibições do jovem, de 20 anos, têm agradado aos responsáveis benfiquistas, que podem avançar para uma possível contratação do defesa já no próximo mercado de transferências. Segundo as informações recolhidas pelo jornal, o clube da Amoreira aponta a um valor entre 5 e 6 milhões de euros para permitir a saída do jogador.
O lateral está a fazer a primeira época no escalão principal do futebol português e afirmou-se rapidamente, contabilizando 31 partidas, 28 delas como titular. Ainda que não tenha feito o gosto ao pé, o lateral conta com três assistências. Além disso, na Luz, acredita-se que Tiago Santos ainda tem uma longa margem de progressão, pelo que será uma aposta com potencial para dar bons frutos desportivos e financeiros no futuro. Ainda assim, as águias só irão mesmo avançar avançar para a contratação do lateral formado no Sporting se Gilberto deixar os encarnados.
Ainda assim, o Benfica terá concorrência caso avance mesmo para as negociações com o Estoril. Segundo o diário, o Betis, quinto classificado da liga espanhola, encontra-se no mercado à procura de um lateral-direito e está atento ao percurso e à evolução do defesa, que é conhecido por ‘Derlei’, pelas parecenças físicas com o antigo avançado de FC Porto, Benfica e Sporting.
Já o Sporting ficou com direito de preferência sobre Tiago Santos quando libertou o lateral para o Estoril. Os leões até podem fazer uma proposta mais baixa do que o Benfica, sendo que a última palavra é do jogador. De resto, a SAD dos verdes e brancos detém 10% dos direitos económicos do jovem. O emblema de Alvalade chegou a contar com 50%, mas abdicou de grande parte ao negociar com o Estoril a compra de mais 10% dos direitos económicos de Arthur, jogador que foi contratado ao clube da Amoreira no verão, passando a deter 70% da receita de uma futura venda do extremo.
Tiago Santos, recorde-se, deixou o Sporting a meio da época 2021/22 , depois de uma longa ligação ao clube, quando representava os sub-23. Ainda nessa temporada, a jogar pelo mesmo escalão, foi a tempo de ser peça importante no Estoril para a conquista da Liga Revelação. O lateral tem contrato pelo clube canarinho até junho de 2025.
Valor da clausula atrasa renovação de Inácio. Defesa pode deixar Alvalade. O Sporting quer renovar com Gonçalo Inácio e estão já em curso negociações com o jogador e os seus representantes nesse sentido. Apesar de os contactos seguirem em lume brando e ainda estarem na fase inicial, a SAD pretende resolver o processo até ao final de maio, um objetivo que não se afigura fácil pois há arestas a limar. Uma das divergências passa pelo valor da cláusula, que a SAD quer aumentar para os 80 M€; Inácio, por sua vez, resiste a ir além da fasquia dos 70 M€, escreve o Record.
As cartas estão mesa e as diferenças estão longe de serem inultrapassáveis. Certo é que, apurou o jornal Record, os leões esperam o ‘sim ou sopas’ até ao final da época, dentro de um mês.
O Newcastle é o clube que tem revelado mais interesse em Gonçalo Inácio, que é um dos ativos mais valorizados no plantel de Rúben Amorim. Além do assédio dos ‘magpies’, o jovem também se encontra na lista do Manchester United que pretende contratar, pelo menos, mais um central. Dada a sua idade e o facto de ser um esquerdino capaz de jogar no lado direito, o camisola 25 é um dos defesas mais cobiçados na Europa. Praticamente afastados da luta pela Champions, os leões precisam de vender, e Gonçalo Inácio é uma das joias da coroa. Esta procura do mercado tem condicionado as próprias negociações da renovação, pois há a expectativa de que possa chegar uma proposta a qualquer momento.
Holdimo pede explicações na SAD leonina. Acionista quer avaliar Varandas, preparação da época e relação com Amorim na AG de maio. A Holdimo, que mantém 13,28% do capital da SAD do Sporting, quer debater a situação desportiva dos leões na Assembleia Geral da sociedade que está marcada para o dia 16 de maio. A referida AG tem como ponto único da ordem de trabalhos a nova política de remunerações proposta pela Comissão de Acionistas, que prevê um aumento salarial de até 32% para o presidente Frederico Varandas (de 182 mil euros para 240 mil), bem como introduzir uma remuneração fixa para todos os restantes órgãos sociais, além do Conselho de Administração, onde até os elementos não executivos devem passar a receber um vencimento a partir do exercício de 2023/2024.
É nesta conjuntura que, segundo o jornal Record apurou, a empresa liderada por Álvaro Sobrinho fez chegar ao presidente da Mesa da Assembleia Geral da SAD, Bernardo Ayala, um requerimento no qual peticiona a introdução de um ponto prévio na mencionada ordem de trabalhos da AG. O gestor discorda do facto de não haver lugar a um debate sobre as circunstâncias em que se prepara para ser aplicada a revisão da política de remunerações da SAD e quer que sejam dadas explicações, em concreto, sobre a preparação de uma temporada que fica aquém das expectativas e ainda sobre a atual relação entre Amorim e a administração.
"A Holdimo, acionista com participação de 13,28% no capital social da sociedade, vem requerer a introdução, na ordem de trabalhos da Assembleia Geral convocada para 16 de Maio de 2023, do seguinte ponto: Apreciação e avaliação da estratégia do Conselho de Administração na preparação e no desenvolvimento da época futebolística de 2022/2023", pode ler-se na carta assinada por Álvaro Sobrinho, que destaca três pontos: "Compra e venda de direitos desportivos dos jogadores; convergência de estratégia entre administração e equipa técnica, nomeadamente com o treinador; e gestão de tesouraria da Sporting SAD."
Sem comentários:
Enviar um comentário
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...