05 abril 2023

O médio que está na mira do Sporting; Lateral apontado mas fora dos planos leoninos; Domingos Soares de Oliveira fora das decisões na Luz. Não esteve na reunião com Schmidt. SAD quer acordo sem conflitos. Contestação interna subiu de tom

Domingos Soares de Oliveira está cada vez mais isolado e afastado do centro de decisão na SAD do Benfica. Ao que o jornal Record apurou, o Co-CEO tem sido colocado à margem de vários dossiês e nem sequer participou na reunião em que ficaram acertados os termos da renovação com Roger Schmidt. O novo contrato do treinador alemão, válido até 2026, foi assinado pela parte dos encarnados por Rui Costa e Luís Mendes, respetivamente Co-CEO e administrador da SAD considerado o homem forte das contas, sendo que Lourenço Pereira Coelho – responsável pelo futebol das águias –também esteve presente na reunião.
O facto de Domingos Soares de Oliveira ter sido o único membro da Comissão Executiva da SAD a não estar presente no encontro decisivo para a extensão do contrato de Roger Schmidt é bem elucidativo do afastamento do dirigente dos assuntos mais relevantes da Sociedade. Conforme o nosso jornal noticiou a 8 de março, Soares de Oliveira vai continuar no cargo até ao final da temporada desportiva – para não haver uma quebra repentina na organização e para preparar a transição –, saindo da Luz no verão.
Depois de conhecida a acusação do MP sobre o processo ‘Saco Azul’, em que o dirigente é acusado de fraude fiscal e falsificação de documentos, juntamente com Luís Filipe Vieira e Miguel Moreira, num alegado esquema que lesou o Benfica em 1,6 M€, a sua posição na SAD das águias tornou-se insustentável.
No Benfica desde 2004, Soares de Oliveira, de 62 anos, tem sido alvo de contestação interna desde que Luís Filipe Vieira deixou a presidência, em 2o21. Chegou a pedir a demissão antes das eleições ganhas por Rui Costa, mas foi demovido pelo atual líder, que passou a dividir consigo a presidência da Comissão Executiva da SAD. O dirigente tem mais dois anos de contrato, mas é um dado garantido que vai abandonar a Luz no final da época. A saída no próximo verão implicará um acordo tendo em vista o pagamento de uma indemnização avultada (incluindo, provavelmente, cláusulas de confidencialidade) já que a SAD não pretende alimentar qualquer conflito ou litígio judicial.
Os sinais de rutura entre Domingos Soares de Oliveira e grande parte dos orgãos sociais do Benfica eram evidentes, com o Co-CEO a deixar de ser presença assídua nas reuniões de Direção e a ver o seu poder de influência no clube a ser questionado por vários ‘vices’.
Figura central nas negociações da centralização de direitos televisivos, o gestor viu a contestação interna subir de tom nos últimos meses de 2022 com o episódio de Paris. Seguiu-se o envolvimento no projeto da Academia de Burgenland, na Áustria, que renderia milhões de euros a Miguel Moreira, antigo diretor financeiro das águias e um dos acusados no ‘Saco Azul’. Soares de Oliveira apresentou o projeto sem nunca referir que Miguel Moreira era um dos envolvidos. Algo que assim que chegou ao conhecimento de Rui Costa levou-o a bloquear a parceria. 

O médio que está na mira do Sporting. Jean Lucas, brasileiro de 24 anos que pertence aos quadros do Mónaco, pode muito bem ser o médio que o Sporting procura para reforçar o plantel na próxima temporada. Segundo apurou o jornal A Bola, Jean Lucas é um dos vários jogadores que o scouting sportinguista tem vindo a observar, na procura da melhor solução no mercado para reforçar uma posição que Ruben Amorim entende como prioritária.
No planeamento que está a ser feito tendo em vista o plantel para a próxima época, Rúben Amorim identificou a necessidade de serem contratados três jogadores para posições distintas: um lateral-direito, um médio ofensivo e um avançado. Estas são as prioridades do treinador sportinguista e Jean Lucas é um dos jogadores que estão sob observação para reforçar o meio campo.
O polivalente médio brasileiro - pode jogar como médio ofensivo, mas também como número 6 ou até descair para a ala direita. Não tem sido opção regular no Mónaco (em 40 jogos oficiais leva apenas 10 esta temporada e apenas 3 como primeira opção), mas nem por isso os responsáveis leoninos deixam de lhe reconhecer qualidades futebolísticas que agradam ao scouting e também a Amorim.
A verdade é que, a dois meses do cair do pano da edição da Liga 2022/2023, o Sporting há muito que trabalha nos bastidores na identificação de potenciais alvos para reforçar o plantel. E Jean Lucas é um dos vários jogadores referenciados para o meio campo.
Refira-se, ainda, que médio brasileiro tem contrato com o Mónaco até 2026 (foi contratado ao Lyon, na época anterior, a troco de 4,5 milhões de euros) e, segundo o Transfermarkt, tem valor de mercado de sete milhões de euros.

Lateral apontado mas fora dos planos leoninos. Iván Fresneda, jovem (18 anos) lateral-direito do Valladolid, foi ontem apontado como um dos jogadores que o Sporting tem na mira, mas segundo o jornal A Bola o lateral não está nos planos dos leões. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...