29 março 2023

Rui Costa quer Schmidt mais dois anos; Amorim pede um 'homem golo' para a nova época; Guga já não deve fugir aos dragões. Há ainda Costinha; FC Porto reage e quer consultar processo de corrupções ligadas ao Benfica: "Não lutamos só contra adversários, também lutamos contra estas vigarices"

Francisco J. Marques revelou, esta terça-feira, no Porto Canal, que o FC Porto emitiu, hoje, um pedido "para consultar o processo" relativo à decisão do Tribunal de Instrução Criminal em levar a julgamento o empresário de futebol César Boaventura, acusado de corrupção desportiva, nos "exatos termos da acusação" do Ministério Público.
"O FC Porto já requereu a consulta do processo. Após análise, serão tomadas decisões por parte do nosso departamento jurídico e, a seu tempo, depois de avaliar o que é possível fazer-se em relação ao facto de o Benfica ter sido ilibado, o FC Porto dirá alguma coisa", afirmou o diretor de comunicação dos dragões, já depois de ter lamentado o silêncio do Sporting perante este caso.
"Não é surpresa para ninguém que César Boaventura seja acusado de corrupção desportiva. Há muito que se falava que era uma das pessoas que intermediava a influência sobre jogadores em alguns jogos do Benfica. Agora, veio a acusação que parece estar suportada nos testemunhos de alguns jogadores. Tudo isto deixa-o em muitos maus lençóis e ao Benfica também, apesar de o Benfica ter sido ilibado por causa da questão da responsabilidade das pessoas coletivas. Segundo a procuradora, se César Boaventura fosse funcionário do Benfica seria diferente, mas isso parece-me estranho. Pelo menos, para já, o Benfica escapa à acusação, mas não escapa ao julgamento público e à vergonha, porque todos sabemos que César Boaventura não andava a fazer isto porque lhe passou uma coisa pela cabeça e decidiu ajudar o Benfica e subornar jogadores", prosseguiu J. Marques, que pede que seja feita justiça também no âmbito desportivo.
"Estamos perante alguém que suborna jogadores para perderem com o Benfica, a justiça desportiva terá que agir de alguma maneira. Sendo verdade, como parece ser, tem de agir com um castigo bastante severo", sugeriu para, depois, rematar depois: "Conhecer-se isto é dar mais mérito e valor ao trabalho de Pinto da Costa, Sérgio Conceição e dos nossos jogadores… Não lutamos só contra adversários, também lutamos contra estas vigarices."

Guga já não deve fugir aos dragões. Com uma campanha sem sobressaltos na Liga, o Rio Ave tem agora motivos para tentar rentabilizar alguns dos seus ativos, conforme testemunho do seu presidente. Em declarações à Antena 1, António Silva Campos não confirma negociações para a transferência de Guga, algo que, apesar de tudo, parece já iminente, embora admita que «esta época é decisiva para fazer a transação», pois o atleta termina contrato em 2024 e «nessa altura será mais complicado». Além de Guga, também Costinha é tido como outro dos anseios dos azuis e brancos, negócio conjunto que poderia envolver dinheiro e jogadores a ceder pelos dragões, escreve A Bola.
«A minha experiência, com o que temos vindo a ganhar ao longo destes anos todos, diz-me que o segredo é a alma do negócio. Não nos vamos precipitar, para, depois, não mexer com o valor», adverte, a propósito, Silva Campos.
Certo é o propósito imediato de «rentabilizar ativos», algo comum a «muitos outros clubes portugueses», e o momento «é mesmo este».
«Temos outros jogadores, como o Costinha e o Fábio Ronaldo, que são muito cobiçados, mas, como digo, o segredo é a alma do negócio», insiste o líder da SDUQ, deixando no ar a existência de outros interessados, como o serão, apontam os rumores, Benfica e Sporting.
«Temos um plantel capaz de fazer um campeonato dignificante e a nossa vontade é sempre enorme. Os resultados com os grandes, em casa, provam que temos uma boa equipa», remata Silva Campo ao abordar a visita do Benfica e o equilíbrio verificado nos desafios com Sporting e SC Braga e o triunfo sobre o FC Porto.

Há mudança à vista no ataque do Sporting para 2023/24. Rúben Amorim comunicou a SAD, liderada por Frederico Varandas, de que pretende abordar a quarta pré-temporada ao serviço dos verdes e brancos com um homem-golo em Alcochete, escreve O Jogo. O treinador pede a contratação de um avançado que se destaque na finalização. O plano é dotar o plantel de um jogador forte na área, que responda de forma prolífica a cruzamentos, e que também seja tecnicamente evoluído. Sem abdicar totalmente das suas ideias, porque Amorim exige capacidade de ligação aos avançados, o certo é que o perfil do dianteiro agora desejado é diferente do que encontra em Paulinho e Chermiti.
Segundo o diário, Fran Navarro, avançado do Gil Vicente, foi equacionado para a posição de avançado, mas a transferência em agosto não se consumou também devido aos valores exigidos pelo Gil Vicente. O perfil do espanhol é um exemplo do que agora Amorim pretende. 

Rui Costa quer Schmidt mais dois anos. As conversas entre Rui Costa e Roger Schmidt tendo em vista a renovação do treinador estão a correr bem e o acordo está muito próximo para, ao que o jornal Record apurou, o alemão prolongar a sua ligação aos encarnados por mais dois anos. Um dossiê que o presidente dos encarnados pretende fechar nas próximas semanas. Apresentado na Luz a 24 de maio, o técnico adaptou-se bem à vida na capital portuguesa, onde se sente confortável. Sentimento extensível à esposa, Heike, cuja opinião tem um peso determinante nas decisões profissionais de Schmidt, e também aos seus adjuntos, os quais estão encantados com a vida em Lisboa.
Líder destacado da Liga Bwin, com 10 pontos de vantagem sobre o FC Porto, o alemão está no caminho certo rumo ao principal objetivo que traçou desde início. "Queremos tentar ser campeões. O Benfica não conquistou um título nos últimos três anos. O nosso objetivo é mudar isso", afirmou à 'Kicker' em setembro.
A boa temporada dos encarnados fica comprovada pelos números: apenas uma derrota (0-3 em Braga a 30 de dezembro) e sete empates (dois deles com o poderoso Paris Saint-Germain) em 44 jogos oficiais. Além disso, o apuramento para os quartos de final da Liga dos Campeões tem colocado o Benfica – e o próprio Roger Schmidt –no centro dos olhares do futebol europeu, com vários tubarões muito atentos a jogadores e também ao trabalho do treinador das águias.
Contudo, e apesar de não ter qualquer cláusula de rescisão no contrato – está prevista uma compensação proporcional aos ordenados em caso de saída antecipada –, o mesmo já garantiu que vai orientar o Benfica em 2023/24. Segundo o diário, o alemão já informou mesmo Rui Costa que não há nada que o levará a equacionar deixar a Luz no verão, assegurando que quer cumprir o contrato que assinou em maio, mas o presidente quer prolongar a ligação com o primeiro treinador que contratou após ser eleito para um mandato até 2025. Uma aposta que, para já, está a revelar-se acertada.
Olhando para a carreira, o técnico alemão esteve sempre três épocas nos clubes que orientou à exceção do RB Salzburgo e do PSV, onde esteve apenas dois anos, e do Paderborn (numa fase inicial do percurso).

21 comentários:

  1. O Futebol Corrupto do Porto quer consultar o processo que ele próprio criou, fundamentando-se em truncagens e testemunhos mentirosos. É mesmo compulsão para a mentira. No caso que seria a mãe de todos os casos e a credibilidade das investigações, parece que decidiram agravar as penas. No dia em que este FCP implodir, os que amam realmente o Futebol respirarão melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Mais um burro com grandes palas nos olhos.

      O LFV lá teve que se afastar da presidência.
      O PG foi condenado mas deve recorrer.
      O CB está em prisão domiciliária.
      O DSO meteu a factura do casamento da filha nas contas galináceas.
      E-mails, Vouchers, Cartilha e cartilheiros com almoços grátis.
      Pagamentos a jornalistas.
      Financiamento dos No Name Boys contrário à lei.
      Convites para políticos, juízes, pessoas com altos cargos na polícia, etc.
      Contrato de bruxaria com Nhaga e intermediado por um general da Guiné.
      O Piriquito demitiu-se da FPF ou lá de algum sítio onde estava.
      O Carlos D Pereira e o Abel Silva (antigos jogadores do Benfica) estão sob investigação.
      O Bruno Paixão está sob investigação.
      Fernando Tavares está sob investigação
      Funcionário Judicial condenado (salvo erro).
      A direcção galinácea está sob investigação (Rui Costa incluído)

      A PJ lançou várias operações com nomes sugestivos:
      Operação Saco Azul
      Operação Mala Ciao
      Operação E-Toupeira
      Operação Lex

      etc.

      Fraude Fiscal, Lavagem de Dinheiro, Corrupção, etc. estão sob investigação.






      Eliminar
    2. Quando o Paixão for constituido arguido lá no Saco Azul, a propaganda da Organização Criminosa, virá dizer que o Paixão nunca foi funcionário da Organização Criminosa!

      PRENDAM-NOS

      E CORRUPTUS UNUM

      Eliminar
  2. NEM UMA PALAVRA SOBRE O AGRAVAMENTO DAS PENAS DO CASO DOS E-MAILS, A CARTILHA JORNALEIRA ESTÁ MUDINHA...

    ResponderEliminar
  3. Tribunal agrava crimes e adia sentença para Maio. Francisco espanca Marques, fedelho Diogo Faria e Juquinha Magalhães terão de esperar até meio do ano, se entretanto não houver outros agravamentos dos crimes que estão acusados, para conhecerem o veredicto dos Juízes. Por mim, mau grado o adiamento, até achei avisada esta medida da justiça. Se algum dos meliantes (sobretudo o Francisco traques) for parar com as ossadas a Custóias, são muito bons estes meses de reflexão para se habituarem a apanhar sabão do chão.

    O acontecimento mereceu ligeiras notas de rodapé dos pasquins da fruta e do rascord (Abolha nem isso lhe dedicou) que preferiram, com algum ênfase, fazer chiqueiro habitual com o processo pífio (para o Benfica) de um empresário que usam e abusam para abafar notícias incómodas para o clube da fruta. Com o foculporto a 10 pontos do Benfica fala-se do empresário Boaventura e da perda de ritmo do SLB após as paragens para as selecções! Vá lá perceber-se onde foi o maior clube português conquistar os actuais 10 pontos de avanço!

    Se há alguém com especial pontaria para aliciar jogadores para beneficiarem o Benfica é o empresário Boaventura. Apontou sempre, nos jogos visados pela justiça, a jogadores (um deles, lesionado, nem jogou) considerados pela critica como os melhores em campo, atletas que, curiosamente ou talvez não, sempre tiveram grandes azares em jogos com o clube da fruta. Eu tenho a certeza absoluta que a justiça nem sequer lhe fez...justiça. Ou alguém tem duvidas que foi Boaventura a comprar os apanha-bolas (todos adeptos do Benfica) no jogo épico do foculporto frente ao Inter do Melão, assim como as exibições de Ovchinnikov, Helton, Bruno Vale, Vágner Silva, Beto, Cláudio Ramos e...Samuel Portugal que, excepção feita a Vágner, depois de grandes casas, acabaram na época seguinte a jogar no foculporto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhemos para os heróis envolvidos no negócio. Procurem vídeos na Net (nos outros, e tantos havia para mostrar, observamos Hélton, Beto e Cláudio Ramos antes de assinarem pelo foculporto) vemos como foi feliz a escolha de Cássio. Marcelo assinou (jogou 20 mts) pelos sapos do brunalgas, onde foi encontrar Salin (outro dos 'aliciados') e Renan Ribeiro, guarda-redes do Estoril no jogo do intervalo de 37 dias onde o foculporto aproveitou para pagar 784 mil euros ao clube da linha de uma divida que não existia. Curioso, não é?

      Alguns exemplos de jogadores, centrando-nos nas últimas épocas, claramente aliciados para facilitarem a vida ao Benfica. Esqueçamos os Lauretas e os Jorges Costas desta vida e olhemos para Sulley (titular surpresa do Tondela) recambiado para o Malatyaspor, Claudemir e Lion, sim esse mesmo que acusou Boaventura, azarados crónicos nos jogos contra o clube da fruta, o estranho caso de Osório que só por si merece um post, Abner e Mano (do EstorilGate), Joel Pereira, Dálcio e, acima de todos, Tonel, esse grande profissional!

      Eliminar
  4. "Montaram esquema para afetar o Benfica"

    Escusando-se revelar nomes, o empresário apenas fala da "santa aliança dos hotéis"

    O César Boaventura nega ter tentado corromper Salin, Cássio, Marcelo e Lionn para perderem com o Benfica em abril e maio de 2016, como acusa o Ministério Público. "E mentira", afirma, a Record.

    "FUI AVISADO DE QUE ESTAVAM A MONTAR UM ESQUEMA.
    FORAM PESSOAS LIGADAS À UM CLUBE DO NORTE"
    Centrando-se nas acusações de corrupção desportiva Boaventura recusa ser a vitima. "Fui avisado por supostos colegas de profissão de que estavam a montar um esquema, não para me afetar, mas sim o Benfica. Foram pessoas ligadas a um clube do norte. Na vou falar em nomes.

    um esquema para tentar derrubar o Benfica. Perguntaram-me se queria colaborar. Diziam que teria problemas, se não quisesse. A vitima é uma instituição que depende das pessoas para a defender." Boaventura recua até finais de 2015, Inicio de 2016. "Ai começou a santa aliança dos hotéis. Depois apareceram furtos de emails, emails, mil e uma coisas.." Aliança entre FC Porto e Sporting?
    "Não vou dizer nomes porque estou cansado de ira tribunal. toda a
    gente sabe quem são,"E sublinha:
    "Dizem que é preciso limpar do futebol pessoas como eu, mas não me escondo. Têm de limpar outras pessoas que não aparecem. que estão escondidas. São as pessoas que montam estes esquemas.
    Houve uma que ficou conhecida por agressões a um jornalista." O agente diz ter sido constituido arguido em maio de 2022, quando foi "chamado ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto". "Perguntei qual era a prova e
    a resposta foi "É a palavra dos jogadores contra a sua. Não têm uma única prova que tenha tentado fazer isso (aliciamento]porque nunca fiz. Também nunca houve dinheiro envolvido.

    Só via Lionn "nos copos"

    Boaventura voltou a negar qualquer tentativa de aliciamento a Lionn e garante que só via o lateral na vida noturna. "Encontrei-me com
    ele muitas vezes a noite nos copos, em Vila do Conde. Durante o dia não era fácil.
    "O Cássio colocou-me um processo de difamação e o Marcelo e Lionn foram testemunhas. O Lionn disse em tribunal que tentel alicia-lo uma vez. Foi a partir daí que o pus em tribunal por difamação", frisou, fazendo uma nova acusação ao jogador: "Depois disso, pediu-me para lazer um acordo e eu não aceitei. Não se consegue notificá-lo e foi para o Brasil porque eu não aceitei a proposta.
    Ós ratos costumam fugir."

    "Marcelo e Salin jogaram onde?"

    O empresário lembrou a passagem pelo Sporting de dois dos jogadores envolvidos referidos no despacho, "O
    Marcelo e o Salin foram jogar para onde? Para o Sporting!
    Quantos Jogos fizeram? Por que não vai o MP investigar as contas deles para perceber de onde vem o dinheiro? Ou os depósitos em numerário?", questiona. Boaventura alega nunca ter comunicado com Marcelo em abril de 2016 para aliciá-lo antes de um Rio Ave-Benfica, mas sim em Julho e só para apresentar uma proposta do Alavés (foi via email e tem data). Diz ainda ter abordado Salin, também com
    uma oferta de um clube estrangeiro e como diz a acusação não o chegou a aliciar mas “era a intenção”

    *Vieira nunca pediu um único ilícito"

    A investigação do MP sublinha a relação de confiança e proximidade com Luis Filipe Vieira, algo que Boaventura confirma Continuamos a ter uma relação de amizade, gosto muito dele. Sempre foi excelente, nunca me pe diu um único ilicito. Sempre foi um homem super correto. Prejudicou-me algumas vezes em comissões, que não me pagou, mas dizia-me na cara. Não me pagou comissão nos casos de Gabigol e Lisandro Lopez", afirma, acres-centando: "A investigação diz que tinha uma relação de confiança com Luis Flipe Vieira, que falávamos de futebol e de muitas outras coisas, mas que não existe um único indício de me ter pedido qualquer tipo de favor ilicito. Em momento algum ele me pediu algum favor. Continuamos a falar, não me fez mal nenhum”.

    ResponderEliminar
  5. Polvo das Antas - Em Defesa do SL Benfica
    1 d ·
    Fez-se justiça.
    Que estouro monumental do tribunal a destruir por completo o Conselho de Disciplina da FPF e a expor a fantochada e os interesses deste e de outros órgãos ao serviço dos mesmos de sempre. Foram mais de 40 anos disto, mas finalmente as coisas estão a começar a mudar.
    A justiça será feita e os verdadeiros culpados virão à tona, em tribunal, e serão condenados por um juiz, de acordo com a lei. Bem tentam manipular e plantar insinuações no seio da opinião pública, aludindo à justiça popular com base em mentiras e difamações, mas a justiça acontecerá de forma soberana.
    Tudo a seu tempo. Aguardemos por dia 27 de março e pela leitura da sentença a Francisco J. Marques, Diogo Faria e Júlio Magalhães.

    ResponderEliminar
  6. são RIDÍCULOS...

    os pseudo jogos...

    que estão ao que parece sob investigação

    num deles já éramos CAMPEÕES...

    noutro o guarda-redes foi SÓ...

    o MELHOR em CAMPO no jogo...

    noutros os GENIAIS...

    JONAS e JOÃO FÉLIX...

    abriram o livro...

    etc... etc... etc...

    agora comparem...

    com o PORTO de CONCEIÇÃO...

    nas ÚLTIMAS 6 ÉPOCAS...

    quantas OFERTAS ESTRANHAS teve...

    num Porto 1-Arouca 0 no antro...

    o central passou a bola ao Marega...

    o Jackson Martinez...

    FALHOU um PENALTI...

    de PROPÓSITO...

    tendo direito a um...

    ANDRADE de OURO...

    no final do jogo e tudo...

    etc... etc...etc...

    é só consultar detalhadamente...

    os 6 ANOS...

    do PAI NATAL CONCEIÇÃO...

    que adora dar PRENDAS...

    investigue-se...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais consultas aos processos do SLB? Mais notificações que o SLB vai receber em envelopes já abertos?

      Eliminar
  7. O Ministério Público vai testemunhar a favor do Lionn no processo que lhe foi movido pelo Cesar Boaventura

    ResponderEliminar
  8. PARA INSOLVENTES:

    “”Napoleão Bonaparte classificava os seus soldados em 4 tipos de pessoas:

    1. Os inteligentes com iniciativa;

    2. Os inteligentes sem iniciativa;

    3. Os ignorantes sem iniciativa e

    4. Os ignorantes com iniciativa.

    Aos inteligentes com iniciativa, Napoleão dava funções de comandantes como generais e estrategistas...
    Aos inteligentes sem iniciativa, Napoleão atribuía cargos oficiais, que recebiam ordens superiores para as cumprir com diligência.
    Os ignorantes sem iniciativa, Napoleão colocava-os na frente da batalha, para serem "carne para canhão".
    Os ignorantes com iniciativa Napoleão não os queria nem perto dos seus exércitos...

    Um ignorante com iniciativa faz o que não deve, diz o que não pode, envolve-se com quem não deve, estraga tudo aquilo em que mexe, e depois diz que não foi por mal. 🌍

    ResponderEliminar
  9. O brasileiro Lionn, que atualmente representa o Chaves, terá acusado César Boaventura de o ter tentado aliciar antes do encontro entre Benfica e Rio Ave da temporada 2015/16. A acusação do brasileiro, de 30 anos, foi feita no Tribunal de Esposende, num depoimento prestado no âmbito da queixa apresentada por Cássio precisamente contra o referido empresário. “César Boaventura tentou comprar-me antes do jogo contra o Benfica. A mim, ao Cássio e ao Marcelo”, disse o defesa brasileiro em tribunal.

    Confrontado com as acusações do jogador, o empresário negou qualquer tipo de aliciamento, deixando até a garantia de que irá avançar em tribunal contra este. “Vou mover um processo contra esse jogador, porque isto é totalmente falso. Ele vai ter de provar em tribunal o que disse”, garantiu o agente, em declarações ao ‘Expresso’, numa declaração na qual fala de um esquema “montado por alguns jogadores com algumas pessoas do FC Porto e com o Bruno Carvalho. Esses jogadores acabaram por ser contratados por clubes com ligações a FC Porto e Sporting”.

    Refira-se que Lionn nem sequer foi utilizado nesse encontro de 2015/16 – por estar lesionado -, tendo o Benfica vencido essa partida por 1-0.”

    ResponderEliminar
  10. Esta é uma notícia Record/Expresso sobre um julgamento que aconteceu na semana passada. Segundo o jogador, César Boaventura tentou aliciar um jogador lesionado. Lesionado! Para acrescentar ainda mais ao alegado aliciamento do Benfica aos jogadores do Rio Ave, recorda-se dos jogadores que foram alegadamente aliciados? Eu dou uma ajuda. Roderick (estava suspenso) e Nadjack (jogava no Reus, de Espanha) Marcelo e Cassio. Lionn nunca foi mencionado.

    ResponderEliminar
  11. COMEÇOU O PRÉ-JOGO COM O RIO AVE!

    Não meto as mãos no fogo por ninguém, muito menos pelo senhor César Boaventura, mas tanto que haveria para escrever sobre:

    [1] o timing da notícia, requentada, os jogadores envolvidos e o que já se passou com estes em tribunais;

    [2] a SAD do Benfica ter sido ilibada neste processo e isso não ter destaque nas notícias;

    [3] César Boaventura ter sido acusado de tentar comprar e não de ter comprado jogadores, o que é muito diferente;

    [4] esta ser a notícia perfeita para camuflar a sentença do processo dos emails, que era para ter saído ontem e foi adiada para 12 de maio, por razões que indiciam problemas acrescidos para os acusados.

    A nossa melhor resposta a tudo isto vai ser uma...

    ... ONDA VERMELHA EM VILA DO CONDE!

    ResponderEliminar
  12. Versão FC Porto do russo "obrigaram-nos a invadir a Ucrânia"

    ResponderEliminar
  13. Se o Pinto da Costa é o Putin do Porto, Francisco espanca Marques é o Sergiei Lavrov.
    E que bem ele desempenha o seu papel.

    ResponderEliminar
  14. Ouvir estas palavras do J. Marques é como ouvir um ladrão que vai ao supermercado e se queixa dos preços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando o Paixão for constituido arguido lá no Saco Azul, a propaganda da Organização Criminosa, virá dizer que o Paixão nunca foi funcionário da Organização Criminosa!

      PRENDAM-NOS

      E CORRUPTUS UNUM

      Eliminar
  15. Quando o Paixão for constituido arguido lá no Saco Azul, a propaganda da Organização Criminosa, virá dizer que o Paixão nunca foi funcionário da Organização Criminosa!

    PRENDAM-NOS

    E CORRUPTUS UNUM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Previsão do resultado acumulado após caso Paixão: SLB n+1 MJ Porto 0 (bola). Tiquetaque , tiquetaque, tiquetaque o tempo passa e não têm nada contra o SLB, Ttiquetaque, tiquetaque...

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...