Quando estamos e entrar sensivelmente na segunda metade da presente temporada, o Sporting segue na 4ª posição do campeonato e a verdade é que a diferença face aos concorrentes diretos, neste caso Benfica (1º com 53 pontos), FC Porto (2º com 48 pontos) e Sp. Braga (3º com 46 pontos), tem aumentado, o que dificulta a tarefa dos verdes e brancos. Logo após a recente derrota (1-2) frente ao FC Porto, em pleno Estádio José Alvalade, Rúben Amorim deixou claro que confia no rumo delineado no reino de leão, mas ciente do desafio que terá pela frente no que ainda resta da época.
O foco principal dos leões passa por garantir um posto de acesso à próxima edição da Champions (quer seja através de eliminatórias ou diretamente para a fase de grupos), só que a na realidade o Sporting encontra-se mais próximo do 5º classificado (V. Guimarães) do que do 3º posto.
Carlos Severino, ex-candidato à presidência dos verdes e brancos, demonstra descrença na temporada dos leões e chega até a apontar o dedo a Amorim devido ao discurso adotado para o exterior. "O projeto é ganhar jogos, é a mais valia do Sporting. Acontece que estranhamente, ou talvez não, há algo que não explica como a equipa joga bem e tem uma ineficácia de todo o tamanho. Mais estranho ainda quando Amorim acha que não precisa de avançados. Agora tem o miúdo, o Chermiti, que esperava que jogasse e estava moralizado. Justificou a chamada no clássico e foi o melhor jogador, o que mais me impressionou. Mas é difícil explicar como se perde 6 jogos e sofre-se 2 empates na Liga. O Sporting perdeu um ponto por jogo em média...", lamenta Severino, preocupado com o que resta no campeonato: "O objetivo é chegar a um lugar de Champions. Está um bocado complicado chegar lá."
Além disso, o ex-candidato reforça que uma possível ausência da prova milionária na próxima temporada significa "um rombo enorme nas expetativas" do Sporting, criticando os passos atrás a nível desportivo. "Quando parecia que o Sporting ia aproximar-se dos níveis de Benfica e FC Porto, de modo a estar sempre na luta, deu passos atrás. O clube depende das receitas da Champions para continuar competitivo. Terá de vender, mas é um contrassenso. Cada jogo é uma incerteza. Há alturas em que se pensa que vamos caminhar no bom sentido", deixou claro.
A título de exemplo, Carlos Severino pega no exemplo da mais recente partida frente ao FC Porto, na qual viu uma grande chance dos leões vencerem "um FC Porto sem uma série de habituais titulares", para contrariar um ideia recente de Amorim - de que o Sporting joga melhor apesar da inconstância de resultados. "Preferia a equipa que não jogava tão bem, mas ganhava jogos, do que uma que joga muito bem mas não marca e perde. Acho estranho o Amorim falar sempre em sair, que se o clube não quiser, sai... Já disse isso 50 vezes e devia evitar falar disso. Porque cria um frisson estranho. A filosofia do jogo a jogo não pode ser para o Sporting. Vai levar a que fiquemos em 4º/5º/6º… sei lá. O Sporting tem de ganhar. Não está a ganhar por manifesta infelicidade ou de facto é contrariado pelas equipas que defronta. Torna-se previsível aquilo que vai fazer. Estou preocupado porque pensei que o Sporting, depois de vencer o campeonato, não estaria num interregno em relação a vitórias. Começa a ser penoso perceber que o Sporting não consegue materializar aquilo que é de facto a expetativa dos adeptos. Ter um Sporting sempre a lutar até ao fim. Este ano não vai ganhar nada. Mas é a única prova na qual o Sporting pode ter alguma chance de fazer alguma coisa. A nível nacional, a época está completamente comprometida. É melhor começar a pensar na próxima", vincou.
Francisco Ferreira, conhecido no mundo do futebol como Ferro, vai desligar-se em definitivo do Benfica e regressar ao Hajduk Split. Emprestado ao Vitesse no verão passado, o defesa-central vai comprometer-se a título definitivo com a formação croata. A informação foi revelada pela estação televisiva HRT.
Ferro, recorde-se, esteve cedido ao Hajduk Split na época passada. Na altura, o central disputou 14 jogos, contando ainda com dois remates certeiros e duas assistências para golo.
ResponderEliminarRÚBEN AMORIM. O GÉNIO INCOMPREENDIDO!
Mete o Esgaio tira o Esgaio, mete o Trincão (10M€ por metade do passe pagaram os sapos ao Barcelona por exigência do treinador) e à meia hora troca-o por um rainzão (que mal se deve ter sentido o Juiz que o libertou para o clássico) com dois golos na liga que custou 22M€ aos sapos!
Poupa Nuno 'grunho' Santos na véspera de jogar contra o Benfica (derrota no Marítimo) mas não o acha suficientemente bom para jogar de início contra o clube da fruta.
Fatawu de 18 anos pela primeira vez titular (chupa boneco que por esta não esperavas) e Bellerin com apenas 9 minutos em Vila de Conde, que até estava a ser o melhor em campo dos sapos, sai da equipa para dar o lugar a Esgaio que apenas 15 minutos depois foi substituído por um garoto de 19 anos que na semana passada ainda jogava no Mafra!
Já pediu desculpas a Pote (um guerreiro quando defronta o Benfica um passador de algibeira quando joga com o clube da fruta), pediu desculpas ao Esgaio e palpita-me que só não se desculpou perante o boneco Ceição, por o Chermiti lhe pregar aquele susto que não estava no programa, por uma questão de...detalhes.
Detalhes que na Luz (ao colinho da dupla Soares Dias/Tiago moedas) não o importunaram um milímetro, minudências que - segundo o lampião Saporim - culpadas dos sapos verem Braga por um canudo de 8 pontos chapados.
Detalhes (outros terão existido que a mim, leigo, me conseguiram escapar) que apenas um génio conseguirá decifrar.
Só faltou Dário Essugo, o "futuro do Sporting" lançado por Rúben nos sapos com 16 anos e 6 dias quando até as bolas que batiam nos placardes laterais eram bramidas pela imprensa como genialidades do treinador que o Benfica um dia deixou escapar!
Eu como não pesco nada do assunto limito-me a ver e a constatar: Apesar do resultado que, de todo, terá desagradado à maioria dos sapos, este foi mais um festival de sapiência do campeão das conferências de imprensa.
A mim confesso que já me fazem pena. Não me consigo recordar de alguém tão perdido nos seus próprios delírios! Mas como os especialistas insistem que o moçe é um génio da comunicação...
No jogo jogado há a realçar a marca do pasteleiro a Dias que chegou aos 24 clássicos sem permitir uma única derrota do clube da fruta. O prémio da impunidade vai para o arruaceiro Pepe com mais dois pisões sem castigo. O primeiro devia ter direito a uma ode.
Esqueçam os pitões espetados no pé do Chermiti, daqueles que ao Kickoff Gomes lhe dão para bater duas pívias antes de adormecer. Foi um pisar e repisar para nenhum mentecapto ousar pensar que tinha sido acidental. (Des)honra lhe seja feita. Foi mesmo uma canalhice à arruaceiro.
Paulinho sem colinho é tão inútil (atirou-se para o relvado agarrado à cabeça assim que entrou em campo tocando no máximo meia dúzia de vezes na bola no resto do encontro) que até deu para o boneco Ceição (com vontade de gozar o pratinho) dar meia dúzia de minutos a David Carmo.
EliminarSe O génio da lâmpada acabou por apostar no Paulinho o boneco quis demonstrar que nem nos pinos os sapos lhe são superiores. Lançado para marcar Chermiti nem um minuto se passara e já açoriano de origem tunisina marcava um golo anulado pelo VAR.
Breves minutos depois, sempre bem marcado por D. Carmo, Chermiti ainda facturou o golo da (triste) consolação.
Bem andou, ao contrário do boneco, o pasteleiro tem Dias em não dar mais minutos de descontos. Com a boa forma do Carmo ainda lhe caía a Trindade.
Pode-se achar o Salvador, como eu acho, um artista, mas de burro é que o antigo trolha não tem nada.
Sem contar com o Trincão, que aqui quem comprou gato por lebre foi o Barça, 42 milhões (14,4 de Rúben Amorim + 22 do Paulinho + 5,5 por 80% do passe do Esgaio) mais coisa menos coisa foi quanto o broeiro bronco limpou aos batráquios do alvalixo para andarem a fazer estas tristes figuras!
E ao clube da fruta conseguiu enfiar lá um tartulho (David Carmo) de vinte milhões de dióspiros! E assim se cumpriu a tradição que perdura. Sempre que o foculporto luta com o Benfica os sapos perdem os dois jogos (desavindas ou não) entre comadres.
Marítimo 1-2 Braga.
Edgar Costa, ponta de lança do crime organizado que denunciou uma tentativa de suborno para perder com o Benfica, entrou aos 81 minutos só precisando de mais 2 para se fazer expulsar (quanto lhe terá oferecido desta vez o Benfica?) pelo árbitro do Porto, Rui Costa.
Gonçalo Ferreira que, quando trabalhava na SIC, usou actores disfarçados de jogadores do Marítimo para dar corpo à estória que forjou - saindo de seguida para ir trabalhar no S. Braga - é quem mais deve ter adorado a performance do Edgar!
Quem? o chico florentino?
EliminarExcelente. Foi só o amorim, foi o mendes, foi tudo coincidência? Tem aqui a explicação do fim do projecto amorim, junto com vinagre. Diz que não está preocupado, porquê?
EliminarPEPE DEVERIA TER SIDO EXPULSO
ResponderEliminarMAS SOARES A DIAS FECHOU OS OLHOS
O clássico terminou no domingo e o outro clássico, o de branqueamento pela propaganda da comunicação social associada, dos favores do apito e do VAR ao porto, também já terminou.
Uma entrada de pé em riste a pisar o pé e com, o continuar a pisar para magoar não é amarelo é vermelho! Pisar o pé do adversário DELIBERADAMENTE é vermelho direto. Mas o habitual 12º jogador do porto, mais um dos muitos padres criados, nascidos e formatados no porto, da Liga da Farsa, o pasteleiro Artur Soares Dias, viu e rapidamente voltou as costas sem marcar qualquer falta. O mesmo se pode afirmar que, se fosse um jogador do Benfica a pisar deliberadamente e de forma continuada um adversário, o mesmo seria imediatamente expulso.
Ora o rouVAR obviamente e como sempre, nada vê quando se trata de cenas desagradáveis para o azul e branco. Ao contrário as camisolas vermelho Benfica, na mais pequena imprudência são impiedosamente castigadas, tal como aconteceu com Bah. Os comentadores de alterne, já trataram de espalhar a ideia que era complicado para o Pasteleiro ter visto a coisa, quando muito seria um simples amarelo sem qualquer relevância para o resultado final. Tudo o que favoreça o porto nunca tem qualquer significância, para estes paspalhos vendidos.
O Apito Dourado continua bem vivo com a proteção do Ministério Público que aqui, nunca vê indícios de corrupção e tráfico de influências.
O chico florentino? esse grande espécie trinto que tentou partir um tendão a um jogador
EliminarTreta. Pepe levasse amarelo era muito, e o Inácio? Continuem a culpar os árbitros
Eliminar