O Sporting está a realizar uma época longe dos objetivos estabelecidos, vai somando tropeções e mesmo que tenha conseguido, diante do Midtjylland, no último minuto, levar empatado (1-1) o playoff da Liga Europa para o jogo na Dinamarca (dia 23), a verdade é que os leões não se livraram de um forte coro de assobios. Rúben Amorim parece continuar a passar – quase – incólume ao descontentamento dos adeptos, mas também nos cabe pontuar em que posição está o treinador do futebol numa altura em que as coisas apertam. Mesmo em quarto lugar no campeonato, a 8 pontos do Sp. Braga, terceiro classificado – longe de lugares de Champions –, eliminado da Taça de Portugal (pelo Varzim, do terceiro escalão) e derrotado na final da Allianz Cup, diante do FC Porto, a continuidade do técnico, escreve o Record, nunca esteve nem está em causa: e tudo por culpa da relação de proximidade que tem quer com o presidente Frederico Varandas, mas também com o diretor-desportivo Hugo Viana.
Apesar de, no defeso, terem existido episódios que acabaram por bloquear as intenções de Amorim, como a venda de Matheus Nunes ao Wolverhampton, a verdade é que a estrutura se mantém unida e extremamente confiante que o projeto executado no campo por Rúben irá continuar a dar frutos; o presente ano desportivo foi mal planeado – e isso já foi assumido publicamente –, os erros acumulam-se, mas a vontade é de retoma, estando já 2023/24 em andamento, com a promessa de um plantel competitivo, com a manutenção de pilares como Gonçalo Inácio, Ugarte, Edwards ou ainda Pote.
Registos não mentem...e mostram que a temporada verde e branca está, de facto, bastante abaixo das expectativas: com 34 jogos disputados, o Sporting soma 19 vitórias, o que lhe dá uma percentagem de sucesso de quase 59%, inferior se tivermos em consideração as duas épocas completas que Rúben fez antes da atual (em 2019/20 entrou em março, perto do fim): na anterior, os triunfos representavam 70,2% dos encontros e na do título (2020/21) ficou ainda mais acima (76,2%). “Nunca me senti tão realizado, mesmo como jogador, como me sinto no Sporting. Quando tiver de acabar, acabou. Eu percebo que os adeptos estão chateados, sei que um dia vão existir lenços brancos, mas também lhes quero dizer que há um caminho que temos de percorrer juntos. A vida de um treinador e de um presidente são os resultados, mas prometo que serei melhor”, disse a seguir à igualdade diante da formação dinamarquesa, defendendo-se não só a si, mas a todo o projeto. Mesmo em ‘crise’, o técnico segue de pedra e cal.
Gonçalo Ramos e Florentino estão a encantar Manchester United e Everton, respetivamente, mas o Benfica rejeita entrar em negociações por esta altura, não só pelas duas joias do Seixal, mas por qualquer outro elemento nuclear do plantel. O presidente das águias, Rui Costa, quer todos os jogadores focados nos objetivos por cumprir até ao fim da época. Depois, sim, os encarnados já ponderam sentar-se à mesa consoante aquilo que os pretendentes dos seus jogadores tiverem para oferecer.
Esta foi, aliás, a explicação que o Benfica deu a Jorge Mendes. O empresário português fez saber do interesse do Manchester United em agarrar já Gonçalo Ramos para a próxima temporada. Os ‘red devils’ têm o internacional português debaixo de olho há vários meses, até porque sentem a necessidade de contratar um ponta-de-lança para atacar a temporada 2023/24.
No entanto, os encarnados fecharam a porta a conversas com o clube inglês. Na liderança da Liga com mais cinco pontos do que o FC Porto e perto de garantir o acesso aos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Benfica quer esperar pelo final da participação nestas duas competições antes de pensar no montante que pode vir a entrar nos cofres através de vendas. Aliás, a possibilidade de avançar na Champions Rui Costa até já admitiu o sonho de chegar à final - levaria à valorização de ativos como Gonçalo Ramos, que está blindado com uma cláusula de rescisão fixada nos 120 milhões de euros. O Everton terá a mesma resposta caso se chegue à frente por Florentino. Por agora, ainda não houve qualquer proposta pelo médio, mas o clube de Liverpool está rendido ao médio, de 23 anos. Os ‘toffees’ tiveram emissários na Bélgica para assistir à vitória do Benfica, por 2-0, frente ao Club Brugge, na quarta-feira, e o departamento de observação dos ingleses tirou notas muito positivas sobre Florentino. De resto, o nosso jornal sabe que há outro clube na Premier League atento ao jogador. O centro-campista tem uma cláusula igual à de Gonçalo Ramos e vive a afirmação plena na Luz após dois empréstimos em que teve pouco tempo de utilização, no Monaco e no Getafe. Roger Schmidt agarrou o jovem e cedo entendeu que Florentino reunia as características essenciais para ser o elemento mais recuado do meio-campo.
Continuidade de Grimaldo na Luz podia custar...40M€. As negociações para a renovação do contrato de Álex Grimaldo ainda não conheceram avanços e o processo, nesta altura, mantém-se estagnado, isto já depois de, recorde-se, terem havido cedências da parte do jogador ao nível das exigências financeiras. Segundo o jornal A Bola, o lateral-esquerdo de 27 anos já baixou a fasquia no que diz respeito à massa salarial exigida, que ficou fixada nos seis milhões de euros brutos por temporada, acrescidos de prémio de assinatura de 10 milhões de euros.
Num contrato a cinco épocas estamos a falar, portanto, de uma renovação que custará, nestes termos, 40 milhões de euros aos cofres encarnados.
Com o processo negocial em banho maria, e sem terem sido dados mais passos concretos para se atingir um consenso a nível financeiro, continua a aumentar o rol de clubes interessados na contratação de Grimaldo a custo zero e o mais recente a entrar na lista de pretendentes ao espanhol fala... inglês.
De acordo com o portal Football Insider, o Leeds United, atual 17.º classificado da Premier League, apenas um ponto acima da linha de água, tem «interesse concreto» na contratação de Grimaldo e está atento ao desenrolar das negociações com o Benfica para tentar estender o contrato do jogador, que termina no próximo verão. A Juventus é apontada como a principal concorrência do Leeds na corrida por Grimaldo.
A situação desportiva do Leeds, todavia, parece pouco atrativa para Grimaldo. O clube despediu há pouco mais de uma semana o técnico norte-americano Jesse Marsch e luta apenas pela manutenção na Premier League depois de só ter vencido quatro das 22 jornadas disputadas. Fora de campo o futuro também é incerto, pois o clube pode mudar de dono em breve.
Os milhões exigidos por Uribe no Dragão. Matheus Uribe já informou a SAD do FC Porto que só aceita renovar contrato por um salário anual bruto a rondar os sete milhões de euros, ou seja, o dobro do que atualmente ganha, escreve o CM. O colombiano termina contrato com os dragões em junho e o processo de renovação está parado, já que a SAD não está disponível para ir ao encontro das pretensões do médio de 31 anos.
O jogador tem sido alvo de várias sondagens de outros clubes europeus, mas ainda não terá tomado uma decisão final, à espera que o FC Porto consiga pelo menos aproximar-se dos 7 milhões de euros anuais brutos. Uribe, que chegou ao Dragão em 2019/2020, é um dos indiscutíveis de Sérgio Conceição. Desde que está em Portugal, conquistou dois campeonatos, duas Taças de Portugal, duas Supertaças e uma Taça da Liga.
SE ELIMINAR O BRUGE
ResponderEliminarO BENFICA SERÁ O QUARTO CLUBE...
Com mais presenças nos quartos-de-final
da principal competição da UEFA (20 presenças)
A SEGUIR A REAL MADRID BAYERN E BARCELONA
O Fcpenaltis agora vai perder em tribunal com a aventesma do rui santos, continuem a divertir-nos com a V. imaturidade. Que grunhos.....
ResponderEliminarEncornado, vai tomar banho cheiras mal.
EliminarFruteiro, esse mau cheiro que estás a sentir é de teres a boca aberta, ou se calhar é a tua mulher que teima em não fechar as pernas!
EliminarContínuas a cheirar muito mal
ResponderEliminarE tu contínuas de boca aberta!!!
EliminarO projecto executado? Têm boa imprensa
ResponderEliminar