03 fevereiro 2023

"Como sportinguista dou os parabéns ao Benfica"; Cai transferência do Sporting; O protesto das claques

O mercado de transferências está fechado e agora cada equipa vai para dentro de campo com as unidades que tem à disposição dos seus treinadores. A grande transferência da janela de transferências de inverno foi protagonizada por Enzo Fernández, que há várias semanas era dado como provável reforço do Chelsea e isso acabou mesmo por se confirmar.
A saída de Enzo Fernández deixa o Benfica sem um dos seus habituais titulares no meio-campo e caberá a Roger Schmidt a tarefa de encontrar uma solução para a vaga deixada em aberto pela saída do campeão do Mundo pela Argentina. Fredrik Aursnes é o mais forte candidato ao lugar, embora na Luz existam outras soluções.É, aliás, pelo quadro de jogadores disponíveis no clube da Luz que Augusto Inácio, antigo treinador e dirigente do Sporting, diz que é preciso valorizar a forma como o Benfica ajustou o seu plantel.
"O Benfica quando fez este plantel no início perspetivou a época de uma forma. Mas, à medida que ia jogando bem e ia ganhando, o Benfica percebeu, e de uma forma muito inteligente, que só tinha um extremo que era o David Neres. O resto eram os laterais que tinham de fazer de extremos", comentou Augusto Inácio, elogiando a contratação de Gonçalo Guedes.
"Tinham médios interiores que, de vez em quando, tinham de abrir. O Benfica percebeu que a única referência de velocidade no ataque era o Rafa Silva. Não havia outro. E o Gonçalo Guedes encaixa que nem uma luva nisto que eu acabei de dizer", destacou Augusto Inácio, falando das aquisições no mercado nórdico.
"O Benfica foi buscar um dinamarquês e um norueguês precisamente para um deles jogar numa ala", referiu Inácio, em declarações no canal A Bola TV.
"O Benfica tem que ter mais soluções e sem a vinda destes jogadores o Benfica iria ter muito mais dificuldades para depois acompanhar a Liga dos Campeões e o campeonato", sustentou o antigo treinador dos leões, que também jogou no FC Porto.
"Por isso é que eu digo que o Benfica trabalhou muito bem este mercado de inverno. Viu aquilo que tinha, viu aquilo que faltava e atacou o mercado", destacou Inácio, insistindo que Gonçalo Guedes dará muito jeito a Roger Schmidt.
"O Wolves queria desfazer-se do Gonçalo Guedes e o Benfica 'deixa cá ir buscar', até porque ele é do Benfica, não há adaptação e encaixa rápido aqui. Está em competição. Espetáculo", sublinhou, dizendo que não tem problemas em parabenizar o rival da Luz.
"Por isso, eu como sportinguista dou os parabéns à forma como o Benfica olhou para este mercado e conseguiu colmatar aquilo que eram as suas deficiências e depois ainda arrumou a casa com os excedentes", observou Inácio.
"Conseguiu limpar, atenção não estou a dizer mal dos jogadores, incorporando gente mais nova e com um plantel mais capaz para atacar as frentes que estão por aí", concluiu Inácio que falava numa altura em que a contratação de Enzo Fernández pelo Chelsea era dada como provável e ventilada há várias semanas, mas não tinha sido ainda oficializada.

Cai transferência do Sporting. A FIFA decidiu nesta sexta-feira a respeito da transferência de Jovane Cabral para o Real Valladolid. O avançado cabo-verdiano não poderá assinar contrato com o emblema espanhol, tendo de ficar no Sporting durante o resto da temporada.
Em comunicado, o Valladolid diz que foi informado pela FIFA que não foi aberta a exceção para se concluir o processo de transferência do atleta. O clube espanhol considera a decisão injusta.
"O clube entende que a decisão é injusta, arbitrária e prejudica gravemente os seus interesses e os dos adeptos, a ponto de deixar claro que continuar a lutar perante as autoridades competentes", começou por escrever no site oficial.
O Valladolid insiste que o processo com o Sporting foi tratado em conformidade com as regras e que tudo foi retardado por um erro informático.
"O clube defende que seguiu um procedimento correto e com o máximo rigor que foi sobrecarregado e retardado por problemas informáticos que a plataforma apresentou e que estão devidamente credenciados e reconhecidos pela própria FIFA. Assim, não houve problemas para inscrever o jogador na La Liga, uma vez que não houve problemas de qualquer tipo na plataforma nacional e o processo pôde ser concluído a tempo", defende.
"Às 23h55, os documentos já validados foram carregados e houve problemas técnicos até três vezes, até que pudessem ser carregados corretamente alguns segundos após a meia-noite. Após o prazo, sim, mas devido a erros técnicos alheios ao Real Valladolid e atribuíveis à própria plataforma da FIFA", escreve ainda.
O Real Valladolid vai apresentar recurso da decisão da FIFA de forma a poder fechar a transferência fora do prazo, mas dentro da legalidade. De recordar que Jovane Cabral, com 170 de jogo, foi incluído pelo Sporting na lista da Liga Europa.

O protesto das claques. A Associação Portuguesa de Defesa do Adepto (APDA) emitiu um comunicado a dar conta da vontade de grupos de adeptos e claques acerca da realização de um protesto conjunto para o fim de semana, que passará pelo silêncio nos estádios até ao minuto 12 de cada partida. Um dos pontos de crítica aberta é a mais recente lei da pirotecnia que, entre outras agravantes, poderá levar alguém a incorrer numa pena de prisão até 5 anos de prisão por uso de material pirotécnico.
"Dezenas de grupos de adeptos, afetos a vários clubes, estão a organizar uma iniciativa conjunta para este fim de semana. Será um protesto onde permanecerão em silêncio até ao minuto 12. Este será um gesto simbólico que tem por objetivo mostrar oposição a mais um ataque discriminatório que está a ser preparado pelo governo contra todos nós, através de mais uma alteração legislativa e, também, para reafirmar a importância do movimento de apoio, associativo e popular nas nossas bancadas", pode ler-se na nota partilhada nas redes sociais.
A APDA exigiu "liberdade para os adeptos" e sublinhou que estes não são "clientes", mostrando-se contra "a discriminação e a forma desproporcional como os adeptos são tratados pelas diversas".
"É importante sublinhar alguns dos pontos que nos empurram para esta posição. Somos contra a higienização que estão a levar a cabo nas nossas bancadas, tratando o futebol como se fosse, única e simplesmente, uma indústria de entretenimento para os seus clientes. Só que nós não somos clientes, o nosso amor não se vende e muito menos se compra. Somos contra a discriminação e a forma desproporcional como os adeptos são tratados pelas diversas entidades, sejam elas judiciais, políticas ou desportivas. Somos contra a forma gratuita como os cidadãos perdem direitos e garantias só por estarem num recinto desportivo. Assim, exigimos respeito pelos adeptos e por todas as suas formas de expressão. Sendo certo que o nosso coração estará sempre como os nossos clubes mas nesses 12 minutos, a ‘bandeira’ que será erguida é a de todos os adeptos. Assim, apelamos a todos os adeptos, independentemente das cores, para participarem nesta iniciativa e nos ajudem a lutar pelo futuro das nossas bancadas. Liberdade para os adeptos!", acrescentam ainda.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...