07 janeiro 2023

SAD do Benfica (Rui Costa incluido) constituída arguida; Chelsea admite voltar à carga por Enzo; Perdoados amarelos a Otamendi que o retiravam do dérbi?; Barça e Atleti marcam Pedro Porro; Sporting reavalia Rúben Vinagre

A Benfica SAD, assim como Rui Costa, Domingos Soares Oliveira, Luís Filipe Vieira, José Eduardo Moniz e Nuno Gaioso Ribeiro, todos eles administradores, ou ex-administradores, da sociedade benfiquista, foram esta semana constituídos arguidos, apurou o DN. Mas desconhecem do que se trata exatamente este processo, que ao que tudo indica será uma formalidade relacionada com prazos de prescrição, até porque ninguém foi sujeito a qualquer interrogatório.
Em causa, supostamente, estará um processo em que se investigam os crimes emergentes dos emails pirateados ao Benfica e onde foram juntos outros processos, como o dos Vouchers e o Mala Ciao. O objetivo parece ser concretamente evitar possíveis prescrições, pois muitas destas investigações decorrem há vários anos, algumas iniciadas em 2012.
Ao que o DN soube, alguns dos administradores deslocaram-se esta semana à PJ, em Lisboa, mas não foram sujeitos a interrogatório nem informados de factos concretos. A SAD foi constituída arguida, mas os dirigentes visados foram apenas confrontados com informações genéricas, no que aparenta ser uma medida essencialmente formal, para cumprir calendário, ou seja, uma decorrência da constituição da SAD como arguida com o objetivo de os prazos do processo em causa não serem prescritos.
O DN sabe que a Benfica SAD e os seus representantes desconhecem do que trata exatamente este processo, já que todos os pedidos de esclarecimento que fizeram foram negados pelo Ministério Público, alegando segredo de justiça. Este é um processo que estava a ser investigado em Lisboa e que, por ordem superior, passou para o Porto. Algo de que as águias só recentemente tomaram conhecimento.
Os advogados da SAD do Benfica, Rui Patrício, João Medeiros e Paulo Saragoça da Matta, foram notificados deste processo perto do Natal, mas dada a época das festividades, as diligências foram adiadas por uns dias, daí que só esta semana alguns dos administradores se tenham deslocado à PJ. Contactados pelo DN, os representantes do clube da Luz não quiseram fazer comentários sobre este processo.
Esta decisão, da constituição da SAD benfiquista arguida, coincide com o regresso da I Liga, depois de uma longa paragem devido à realização do Mundial do Qatar, e numa altura em que o Benfica é líder do campeonato. E também com a etapa final do julgamento do caso dos emails – o MP acusou o diretor de comunicação portista Francisco J. Marques, o diretor do Porto Canal Júlio Magalhães, e Diogo Faria, comentador, de violação de correspondência e de acesso indevido, por divulgarem conteúdos de emails do Benfica.
Está igualmente para breve a leitura da sentença do processo E-toupeira, no qual a Benfica SAD, em despacho judicial foi ilibada de qualquer responsabilidade, e que envolveu o ex-assessor jurídico Paulo Gonçalves e dois funcionários judiciais, que alegadamente forneceriam informações sobre inquéritos a troco de bilhetes, convites e merchandising do clube.
Também durante este mês de janeiro decorrem as alegações finais do processo Football Leaks, que envolve Rui Pinto – na quarta-feira, o Ministério Público (MP) pediu a condenação do hacker a uma pena de prisão, por 89 dos 90 crimes de que está acusado no processo, desde acesso indevido a violação de correspondência, passando por acesso ilegítimo e sabotagem informática. As alegações finais, entretanto, foram ontem suspensas devido a um requerimento do advogado de Aníbal Pinto.
Igualmente para breve está a decisão da fase de inquérito do caso Saco Azul, que começou em 2017 e tem vindo sucessivamente a ser adiada pelo Ministério Público (MP). O último prazo do MP aponta para uma decisão ainda durante este mês de janeiro, num caso onde os advogados da Benfica SAD já pediram o arquivamento do processo que tem como arguidos Domingos Soares Oliveira e Luís Filipe Vieira, na qualidade de legais representantes da SAD.
No caso do Saco Azul, que alegadamente serviria para pagar favores a terceiros, nomeadamente árbitros de futebol, tal como o DN noticiou em setembro do ano passado, os advogados da Benfica SAD defendem que o relatório da PJ dá “boa conta” de que “apesar da aturada, exaustiva e longa investigação dos factos, nada mais se apurou e nada mais se imputa senão uma (alegada) fraude fiscal”.

Chelsea admite voltar à carga por Enzo. Schmidt reabriu as portas a Enzo Fernández mas a 'novela' poderá ter novos capítulos. É que segundo a imprensa inglesa, os blues admitem voltar à carga com uma nova oferta para tentar garantir a contratação do internacional argentino.

Barça e Atleti marcam Pedro Porro. A formalização do interesse do Tottenham em Porro fez soar os alarmes em Alvalade e... em Espanha, mais precisamente nas sedes do Barcelona e Atlético Madrid. Os dois clubes também estão interessados no internacional espanhol e, face às notícias do avanço dos ingleses, pediram informações adicionais de forma a terem a hipótese de anteciparem as respetivas ofertas que, à partida, só chegarão a Alvalade após o final da época.
O interesse dos spurs é oficial, mas a resposta de Alvalade, pedindo os 45 M€ estabelecidos na cláusula de rescisão, acabou por refrear um pouco o interesse.
Ainda assim, a direção do clube londrino está a avaliar a possibilidade de apresentar uma proposta que encaixe nas exigências dos leões, e é justamente aqui que catalães e colchoneros decidiram ‘entrar’ no processo, para já como assistentes.
Segundo o jornal Record apurou, os dois emblemas espanhóis já terão realizado contactos informais junto dos representantes do jogador. O objetivo é serem informados caso chegue ao Sporting uma oferta que satisfaça as pretensões dos leões. Se isso acontecer, Barça e Atleti poderão ainda juntar-se à corrida, um contexto potencialmente favorável tanto para o lateral como para a SAD leonina, que ganham mais espaço de manobra nas negociações.
Até 31 de janeiro todos os cenários estão em aberto mas, ao dia de hoje, a continuidade de Porro no Sporting até ao final da temporada afigura-se como o desfecho mais provável. No entanto, no próximo verão, a situação ameaça mudar.
Apesar de o lateral, de 23 anos, estar vinculado aos leões até junho de 2025 é quase certo que não irá ficar até ao fim. O Tottenham não vai desistir, e os planos de Barcelona e Atlético Madrid passam por uma investida no próximo verão. Convém ainda não tirar desta equação o Real Madrid e a Juventus que têm o ala sob observação mas, no mercado de inverno, ainda não avançaram.

Sporting reavalia Rúben Vinagre. O Sporting vai reavaliar a situação de Rúben Vinagre durante esta janela de mercado e não está descartada a possibilidade de o lateral-esquerdo ser cedido a outro clube para ganhar minutos e adquirir maior rotina competitiva, de modo a que o Sporting tenha retorno desportivo e (ou) financeiro no futuro.
O caso é delicado porque os leões investiram dez milhões de euros por 50 por cento do passe, quando, em março de 2021, exerceram a compra obrigatória definida pelo Wolverhampton.
Vinagre, cujo contrato com o Sporting termina em 2026 (cláusula de rescisão de 45 milhões de euros), participou apenas em 18 partidas de leão ao peito, num total de 868 minutos. Olhando para o investimento feito e minutos jogados, dir-se-á que Vinagre custou cerca de um milhão de euros por cada 87 minutos. O rendimento do jogador não agradou a Rúben Amorim, que definiu como estratégia, juntamente com Frederico Varandas, o empréstimo a outro clube, de preferência que estivesse num campeonato competitivo e onde o jogador se sentisse confortável. O Everton parecia reunir todas estas condições, mas a verdade é que Vinagre praticamente não joga. Nos toffees, Frank Lampard, treinador, não tem dado espaço ao lateral português, preferindo utilizar o defesa ucraniano Vitalii Mykolenko. Vinagre esteve apenas em quatro jogos, num total de 204 minutos. Perante este quadro, a SAD pondera avançar com uma nova solução que deverá passar pela cedência a outro emblema já nesta janela.
Rúben Vinagre, 23 anos, regressou ao Sporting em julho de 2021, por empréstimo dos Wolves, depois de ter vestido a camisola dos leões entre 2009/10 e 2014/15, com uma passagem pelo Belenenses, antes de sair para o Mónaco. Após dois anos nos monegascos, seguiu para o Wolverhampton, por empréstimo, sendo contratado em definitivo pelos ingleses em 2018/19. Estes cederam-no depois a Olympiacos, Famalicão e Sporting.

Bem assinalado o penalti que deu o triunfo ao Benfica. Ficam muitas dúvidas em possíveis amarelos a Otamendi que o retiravam do dérbi com o Sporting.

5 comentários:

  1. Blablablá. Querem por tudo no mesmo saco para continuarem a truncar e tentar moldar a opinião pública. Agora também já temos isso, arguidos que não sabem porquê! Se passou de Lisboa para o Porto estamos condenados é que nem é preciso ir lá. O resto é imaginação de truncadores. Ai o que eles precisam dos direitos televisivos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arguidos que não sabem porquê???? Ai mas que engraçado, sabem, sabem, mas não dizem, nem querem admitir, eles estavam lá todos....

      Eliminar
    2. Pois já vi que o anónimo sabe porque é que são! São porque sim. São os arguidos genéricos. Então eu digo porquê. Porque querem condicionar os árbitros e levá-los a favorecer o FC Porto e O Sporting como se não houvesse amanhã... Por isso ninguém sabe porque são arguidos.

      Eliminar
  2. PSG e Napoles têm dominado os seus campeonatos só agora sofreram a primeira derrota indo com 5 e 4 pontos de avanço

    ResponderEliminar
  3. GOLEADA DE OPORTUNIDADES...Num horário (19H) que servirá a todos menos ao futebol, mais de 50 mil almas presentes nas bancadas - prova viva de como os benfiquistas, influenciados pelo apocalipse que se gerou nos últimos sete dias, estão completamente divorciados da equipa - viram o maior clube português, sem espinhas, retomar o caminho das vitórias. Fustigados durante toda a semana por uma imprensa sensacionalista, capaz de transformar o foculporto b do Algarve num temível papão, para o amasso ser completo os jogadores do Benfica "apenas" falharam na concretização. Disse-me um passarinho que os golos que faltaram ontem estão reservados para os próximos compromissos...
    Ao contrario de Braga, onde a equipa se exibiu desgarrada e...sem garra, privado das suas melhores gazuas (Rafa e David Neres) foi o colectivo a construir as melhores jogadas do Benfica. Pena o desperdício que, com o avançar do relógio, começou a deixar os mais impacientes (nas bancadas que no relvado jamais os jogadores deram indícios de nervosismo) inquietos. Mas não muito, que o foculporto b do Algarve nunca deu mostras de conseguir evitar a derrota. Ao contrario dos jogos do clube da fruta, onde os guarda-redes contrários, por norma, são acometidos por uma doença que os deixa mais ou menos paralisados, cumpriu-se a tradição do guarda-redes adversário fazer a melhor exibição da sua vida! Kosuke - japonês com íman nas luvas - chegou para deixar Gonçalo Ramos, Aursnes & comp. com a mira desajustada e...os olhos em bico. E mesmo no remate vitorioso de João Mário faltou-lhe muito pouco para evitar o golo do Benfica.
    Uma palavra para a homenagem, pequena mas muito merecida, a Otamendi, justo reconhecimento que recebeu do Benfica e dos 50 559 espectadores presentes nas bancadas. Outra para Roger Schmidt, sempre um senhor, e para as substituições operadas a partir dos 77 minutos. Do lugar onde eu me encontrava, a entrada de João Neves deixou-nos ficar a ideia, a nós, os leigos, que o Benfica ficou, finalmente, a contar com 11 jogadores em campo. O miúdo (18 anos) de Tavira aproveitou cada um dos 13 minutos em campo para mostrar que o talento, mas sobretudo a vontade, não se medem aos palmos. Mais valem 174cm determinados que 185cm a passear o equipamento no relvado. O meu obrigado a Roger Schmidt por nos demonstrar que não há que ter medo de apostar no (projecto) Seixal.
    Um marciano que olhe para a capa de ABolha pensará que o Benfica, à beira do abismo, só continua líder por causa da força estranha que lhe caiu aos trabalhões no regaço...obviamente vinda do espaço. João Bonzinho, que sucedeu ao Bitó Serpa, consegue ser mais mauzinho que o papa-croquetes. Não fosse o penalti salvador - «só de grande penalidade Benfica chega à vitória» - imagine-se a festa na redação da Travessa da Queimada. E que semana louca de clics online se perdeu com o remate certeiro de João Mário que o japonês do foculporto b do Algarve quase defendeu! Falta menos para a bolha ficar mais rasca que os pasquins da fruta (onojo) e dos sapos (rascord).
    Mais uma vitória (3-1) do Manchester para a Taça de Inglaterra. Agora foi o Everton, que no sábado passado empatou em casa do M. City para o campeonato, a provar o veneno do United. Confirma-se. Ten Hag é daqueles camelos que deviam ser deportados para o deserto!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...