09 dezembro 2022

Sporting perto de fechar negócio; Jornal Record desmente FPF e reafirma: Ronaldo quis abandonar a seleção; A presença que gera discórdia no staff da seleção; "Benfica merece um título Europeu"

O Benfica segue na Liga dos Campeões, depois de superiorizar-se a adversários tão poderosos quanto PSG e Juventus, e muitos acreditam que a equipa pode chegar realmente longe na competição. Jogadores e treinador têm tentado manter as expectativas controladas, mas os adeptos mais ambiciosos já sonham com presença na final e vitória na competição. Vê isso possível? "Claro que adoraria, é o que todos esperamos, que o Benfica possa vencer uma competição europeia", explicou Saviola, que deixou mensagem aos benfiquistas: "Uma das coisas que me surpreendeu quando cheguei a Lisboa foi a quantidade de adeptos do Benfica. Pela sua grandeza e por todos os bons jogadores que passaram pelo clube ao longo dos anos. Merece realmente um título europeu, jogar com os melhores, tornar-se um adversário temível."

O Sporting está mais perto de conseguir resgatar a metade dos direitos sobre Pote que ficou na posse do Famalicão em 2020. Segundo o jornal Record apurou, os dois clubes retomaram os contactos que já haviam iniciado no verão e neste momento as negociações estão bem encaminhadas, no sentido de um acordo. Os leões são donos da totalidade dos direitos económicos do jogador mas, aquando da transferência para Alvalade, a SAD liderada por Miguel Ribeiro reservou 50% da receita com uma futura venda. Ou seja, se transferisse o médio-ofensivo, o Sporting teria de partilhar o encaixe com o Famalicão, em partes iguais.
É esta contrapartida que o Sporting tem vindo a discutir com os minhotos, convicto de que será possível fechar um entendimento que salvaguarde os interesses de ambos os lados. O Famalicão, onde chegou em 2019 proveniente do Wolverhampton, teve um papel decisivo no relançamento da carreira de Pote, de 24 anos. O respetivo valor de mercado, no entanto, só disparou em Alvalade, depois da conquista da Liga, acompanhada pelo título de melhor marcador.
Na sequência desta 'explosão', o assédio de grandes clubes europeus passou a estar em cima da mesa. Tanto o Famalicão como o Sporting têm consciência desta realidade, mas o facto é que dificilmente haverá condições para uma saída sem antes ser alcançado um acordo que permita aos leões serem os principais beneficiários do dinheiro que vier a ser realizado com a futura venda.
Por tudo o que está envolvido porém, as negociações são complexas e a prova disso é que o Famalicão já veio dizer que espera fazer o maior encaixe da sua história.
Uma primeira tentativa de aproximação falhou no defeso. Na altura, o Sporting propôs pagar ao Famalicão uma verba abaixo dos 6,5 milhões de euros que desembolsou em 2020 (pela 'primeira' metade do passe) e ceder 50% dos direitos económicos de Geny Catamo. O avançado moçambicano seguiria a título definitivo para o Minho e a SAD verde e branca garantia uma cláusula de recompra. O Famalicão, porém, rejeitou esta oferta e o Sporting suspendeu as conversas... até agora. Entretanto, os contactos não só foram reabertos como registaram progressos significativos.
A nova proposta do Sporting, segundo o jornal Record apurou, está valorizada em Alvalade em cerca de 10 milhões de euros, portanto, acima daquela que foi rejeitada há cinco meses. Pode dizer-se, pois, que o Pote já está meio cheio, isto é, há boas probabilidades de o transmontano se tornar leão por inteiro, como é expectativa de Frederico Varandas. O objetivo não será vender internacional português na primeira oportunidade, mas passará certamente por criar condições mais favoráveis para que tal possa acontecer num prazo não muito distante.

Jornal Record reafirma: Ronaldo quis abandonar a seleção. Segue a Nota de Direção do jornal: "A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) voltou a desmentir uma notícia sobre algo ocorrido no seio da Seleção, desta vez sob a forma de comunicado no site oficial, garantindo que Cristiano Ronaldo nunca ameaçou deixar o estágio quando soube que não iria ser titular diante da Suíça. Apesar de se congratular por, agora, os desmentidos serem colocados por escrito, Record reafirma a informação publicada na edição de quinta-feira, obtida junto de mais do que uma fonte: a conversa entre Fernando Santos e Cristiano Ronaldo, ocorrida na segunda-feira à noite, véspera do encontro com a Suíça, foi acalorada e o capitão da Seleção chegou a colocar a hipótese de sair. A conversa prosseguiu e o próprio jogador acabou por rapidamente recuar, entendendo que o momento não seria propício a uma fraturação grande. Esta não é a primeira vez que a FPF desmente notícias sobre algo que sucedeu neste Mundial. Antes, vimos o selecionador nacional mudar a sua própria versão dos factos no espaço de apenas três dias. Vamos verse, desta vez, a versão oficial da FPF aguenta mais tempo."

Presença de Regufe gera discórdia. Um dos pontos que mais fricções tem causado dentro da Seleção é a presença de Ricardo Regufe, escreve o Record. Apesar de não ser funcionário da FPF, está integrado na comitiva, partilhando espaços reservados a jogadores e ao núcleo duro que rodeia a equipa. Há atletas que questionam a sua proximidade em todos os momentos, jogos inclusive, considerando que tem excesso de influência no grupo. De acordo com a informação da sua página de Linkedin, Regufe deixou em 2018 o cargo de ‘Sports Marketing Manager Football Portugal’ da Nike, que ocupava desde 2000. Aliás, era nessas funções – representante da marca norte-americana que veste a Seleção desde a viragem do século – que se justificava a presença em todos os estágios. Mas em 2018, como se pode ler também no seu Linkedin, passou a ser Personal Manager de CR7. Mesmo assim, mantém lugar no estágio no Qatar, como antes esteve no Rússia’2018 e no Euro’2020. Há vários jogadores que não entendem a razão desta presença, até porque mais nenhum tem autorização para levar para estágio qualquer outra pessoa. Regufe não esconde a proximidade com Ronaldo, partilhando várias fotografias e vídeos com o capitão da Seleção. Mas também é possível ver que é presença habitual dentro da comitiva: numa das última publicações no Instagram, há duas semanas, está vestido com uma camisola oficial de Portugal num passeio com os jogadores. E, claro, ao lado de Cristiano.

2 comentários:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...