03 dezembro 2022

Otamendi quase livre e cobiçado. Processo Grimaldo sem avanços na Luz; Sporting aposta em renovação

Neto termina contrato no final da presente época, mas é praticamente certo que vai continuar a jogar de leão ao peito por mais um ano... no mínimo. A recuperar de um pneumotórax espontâneo, o central está decidido, aos 34 anos, a prolongar a carreira, e o voto de confiança que recebeu por parte de Rúben Amorim na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Farense, escreve o Record, sensibilizou-o e deixou-o ainda com mais vontade de ficar no Sporting.
As conversações vão começar em breve e, à partida, o processo será rápido pois existe uma vontade que é comum a ambas as partes. A estrutura do futebol leonino, além do valor desportivo do defesa, sabe bem o seu peso no balneário e a importância que o sub-capitão tem junto dos mais novos, incutindo-lhes os valores que foi adquirindo ao longo da carreira. O ‘pai russo’, como é tratado no grupo devido à passagem pelo Zenit, está feliz na Academia e, enquanto sentir que pode ser uma mais valia, pretende continuar de verde e branco. Neto, de resto, já é um dos elementos com mais anos no plantel principal, juntamente com Coates, Jovane ou... Ricardo Esgaio, contando as épocas antes da etapa no Sp. Braga.
Neto está no Sporting desde o verão de 2019 e, nas duas últimas temporadas, tem sido aliciado com algumas ofertas mais vantajosas a nível financeiro, mas a sua opção passou sempre por manter-se no Sporting. Aliás, atualmente, existem clubes no Médio Oriente prontos a avançarem com propostas milionárias, mas o seu desejo é continuar em Portugal, até por razões de natureza familiar.
Os anos que passou em Itália, na Rússia e na Turquia permitiram ao defesa assegurar a tão desejada estabilidade financeira e, nesta fase da carreira, o internacional português tem a possibilidade de optar livremente pelo projeto que considere mais ambicioso. Em Alvalade, além de poder disputar títulos e continuar a marcar presença nas competições europeias, o camisola 13 sente que tem a oportunidade de ajudar os mais jovens, uma missão que abraça com especial prazer. Depois, há também o ambiente vivido no balneário, que é um dos argumentos mais fortes e foi agora posto à prova num momento muito complicado: quando estava no hospital, o sub-capitão dos leões recebeu o apoio de todo o grupo, membros da equipa técnica e até direção.

Otamendi quase livre e cobiçado. O Benfica pode “perder” duas das suas principais figuras da defesa já em janeiro. O caso de Grimaldo é conhecido, termina contrato e, pela época que está a realizar, é alvo de grandes emblemas europeus, mas a mesma consideração pode ser aplicada a... Otamendi. Mesmo com 34 anos, o central argentino tem-se exibido a um nível elevado, tanto pelas águias como agora pela seleção da Argentina, o que suscita maior cobiça, até porque também ele está a pouco mais de seis meses de ficar livre, o que lhe permitirá vincular-se a outro clube já a partir do dia 1 de janeiro.
As suas exibições pela Argentina foram ontem destacadas pelo jornal espanhol “Marca”. Segundo a contabilidade apresentada, Otamendi era já o defesa com mais duelos defensivos ganhos no Mundial, totalizando 22, mais um que o francês Konaté, com uma percentagem de acerto de 88%. Este dado sustenta a importância do defesa, que é visto como um líder na sua seleção, mas também de águia ao peito, com o jornal a recordar a caminhada invicta dos encarnados, com liderança isolada da Liga Bwin e apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões.
Por tudo isto, e por estar em final de contrato, o jogador que tem no currículo passagens também por FC Porto, Valência e Manchester City, estará a ser cobiçado, segundo a mesma fonte, por emblemas espanhóis e italianos, estes últimos sobretudo pela imagem que o central deixou nos embates do Benfica com a Juventus na fase de grupos da Champions. Em paralelo, a SAD benfiquista, que aprecia as qualidades e reconhece o rendimento do jogador, ainda não encetou negociações formais para a renovação. O plano sempre esteve dependente da resposta em campo do central durante a época, agora pode complicar-se com o avolumar de interessados, que pode levar Otamendi a adiar o sonho de terminar a carreira na Argentina com a camisola do River Plate.

Processo Grimaldo sem avanços na Luz. O futuro de Grimaldo continua por resolver. Em final de contrato com os encarnados, caso não renove durante este mês poderá comprometer-se por outro clube já em janeiro sem que o Benfica receba qualquer verba compensatória. Titular indiscutível com Roger Schmidt – contabiliza 26 jogos, com três golos e cinco assistências –, o espanhol já foi sondado pela SAD para negociar os termos de uma eventual renovação, mas o acordo de valores continua longe. Contratado ao Barcelona em 2015, Grimaldo impôs-se na Luz e tem sido o dono do flanco esquerdo da defesa. Juventus, Arsenal, Chelsea e o próprio Barça estão atentos à situação e ponderam avançar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...