Bruno Costa pretende deixar o FC Porto no mercado de janeiro. O médio percebeu que não terá muitas oportunidades na segunda metade da época e, como tal, já deu indicações aos seus representantes para, juntamente com os responsáveis azuis e brancos, encontrarem uma solução que seja benéfica para todas as partes. O Jogo avança que há clubes do meio da tabela do campeonato espanhol e italiano que já pediram informações e estão disponíveis para avançar com uma proposta, caso os dragões não fechem a porta à saída. Sérgio Conceição terá, naturalmente, uma palavra a dizer, mas o jogador espera que o treinador seja sensível à sua vontade.
De titular frente ao Mafra, Bruno Costa passou a não convocado na partida com o Chaves, depois de as coisas não lhe terem saído particularmente bem no primeiro jogo: cometeu um penálti e acabou substituído ao intervalo. Uma semana depois, não foi sequer para o banco, com o recém-regressado do Mundial Grujic a entrar diretamente para o onze, num claro sinal do treinador de que não ficou satisfeito com o rendimento do médio português, que também não deverá entrar na equação para a receção ao Vizela, de quinta-feira. Além disso, Eustáquio em breve voltará a estar disponível e há, ainda, a promoção de Bernardo Folha – suplente utilizado nos últimos dois jogos.
O empréstimo, nesta fase, será o cenário mais plausível.
Lesão de Pepe não liga alarme no Dragão. O último jogo por Portugal no Mundial trouxe um problema físico a Pepe, que sofreu uma fratura no cúbito do antebraço esquerdo, mas a lesão não será impeditiva de o central voltar à competição quando Sérgio Conceição assim decidir, escreve o JN. O capitão portista ainda não deverá estar hoje no regresso aos treinos dos dragões, tal como Diogo Costa e Otávio, e o mais provável é que nenhum dos três internacionais portugueses jogue na partida de sexta-feira com o Vizela, a contar para a terceira jornada do Grupo A da Taça da Liga.
Se o FC Porto seguir em frente, entrará em ação nos quartos de final no próximo dia 22, com adversário ainda por definir, e Pepe poderá, então sim, ir a jogo, mesmo que tenha de entrar em campo com uma proteção no braço. O campeonato reinicia-se na semana seguinte (28 de dezembro), com o FC Porto a receber o Arouca.
A coxa esquerda de David Neres volta a inspirar cuidados. O brasileiro, de 25 anos, entrou apenas na segunda parte do amigável com os espanhóis - durante o primeiro tempo foi Diogo Gonçalves quem evoluiu pelo setor onde habitualmente o extremo joga - e esteve apenas 32 minutos em campo, altura em que foi substituído por João Neves.
O brasileiro esteve particularmente apagado, sem entrar muito em jogo. Mas também não apresentou queixas visíveis enquanto esteve no relvado, nem sequer chamando os responsáveis clínicos.
Terá aproveitado um momento em que passou junto ao banco de suplentes para dar conta do problema físico e pouco depois Roger Schmidt ordenava a mudança, entrando o jovem da equipa B. No momento da substituição, uma palmada de consolo de Roger Schmidt nas costas do brasileiro fazia antever problemas físicos. Que se confirmaram quando o jogador abandonou o relvado, a coxear ligeiramente, e mais tarde quando saiu das cabinas em direção ao autocarro, já com a coxa esquerda ligada e novamente a coxear ainda que subtilmente.
Os responsáveis médicos irão reavaliar a situação hoje ou o mais tardar amanhã, recorrendo a exames complementares para perceber a dimensão da mazela. Ainda assim, é bem provável que o brasileiro fique desde já em dúvida para o jogo de sábado, dia 17, em Moreira de Cónegos, contra o Moreirense, na última jornada da fase de grupos da Taça da Liga.
Enzo entra na mira do Barça. Enzo Fernández, médio do Benfica que tem estado em destaque na seleção da Argentina (semifinalista do Mundial), é dado como alvo do Barcelona pelo jornal catalão ‘Sport’. Rui Costa, presidente do Benfica, já garantiu que os jogadores nucleares apenas sairão em janeiro pelas cláusulas de rescisão.
Tanlongo não estará hoje na apresentação do Rosario Central, apesar de ter sido intimado a fazê-lo no passado dia 7. O médio, de 19 anos, irá assim falhar o segundo prazo do clube argentino que, num primeiro momento, exigiu sua presença a 5 de dezembro.
A decisão foi devidamente ponderada pelo jogador e os seus representantes legais que pesaram os prós e os contras e possíveis consequências. Com contrato válido até ao final deste mês, o jovem optou por não arriscar temendo represálias após ter decidido prosseguir a carreira no Sporting nas próximas cinco temporadas. Será reforço dos leões a partir do dial de janeiro de 2023.
O Arsenal também estará interessado em João Félix. Quem o diz é o jornal espanhol 'As', que acrescenta o clube inglês à vasta lista de interessados no português, da qual fazem parte Bayern, PSG e o Manchester United. Félix deixou uma boa imagem no Mundial, apesar de Portugal ceder nos quartos de final.
FPF não vai demitir Fernando Santos. Ao contrário do que sucedeu com vários outros selecionadores no Qatar - que bateram com a porta ou foram afastados mal as suas equipas saíram de cena no Mundial -, Fernando Santos regressou a Portugal sem a certeza do seu futuro imediato. É verdade que o Engenheiro tem contrato por mais duas épocas e que, logo após a dececionante derrota com Marrocos nos 'quartos', anunciou que não entra no seu léxico apalavra "demissão". Mas isso, não significa necessariamente que vai continuar. Primeiro há que conversar com Fernando Gomes, presidente federativo, analisar tudo o que se passou nos últimos tempos e tomar uma decisão conjunta.
Segundo o jornal Record apurou, a estrutura federativa também não parece inclinada a assumir uma opção unilateral, rescindido o vínculo em vigor. Afinal de contas, Fernando Santos é o homem que guiou a Seleção à conquista do Europeu e da Liga das Nações. Mais ninguém, a nível sénior, conseguiu tanto na Seleção.
Mas, por outro, há no seio dos responsáveis federativos a consciência do desgaste provocado por uma ligação com oito anos (começou em 2014). De resto, mesmo respaldado com um conjunto de resultados de qualidade, não tendo falhado a fase final de nenhum Mundial ou Europeu, Fernando Santos nunca foi unânime junto da opinião pública. Um modelo de jogo demasiado cauteloso, não conferindo maior liberdade aos vários artistas da equipa, foi sempre a principal crítica à sua gestão. E isso, após uma saída pouco airosa do Qatar, voltou à ordem do dia.
Nos últimos tempos, a rábula dos problemas fiscais em torno do seu contrato e, agora, o diferendo com Cristiano Ronaldo, contribuíram para fragilizar (ainda mais) a sua posição. Mas, será suficiente para a saída? Isso é que se verá depois da tal conversa (a ter lugar nos próximos dias) com Fernando Gomes.
Certo é que o futuro não pode esperar muito porque, em março, arranca a qualificação para o Europeu de 2024. E Portugal, com qualquer selecionador, tem de se apurar e pensar no título.
Andaram distraidos, agora querem o enzo
ResponderEliminarOremos, irmãos!
ResponderEliminarRónalde nosso que viajais para Marrocos,
Santificadas sejam as vossas manas,
Venha a nós o vosso aeroporto,
Seja feita a vossa vontade
Assim na Inglaterra como na selecção.
Os penaltis de cada dia nos dai hoje,
condenai as nossas blasfémias
Assim como nós perdoamos às Ronaldetes assumidas,
E não nos deixeis ouvir um fado da azeiteira,
Mas livrai-nos do malamén.
Avé Gerogina, cheia de compras,
o pilin é convosco,
bendita sois vós entre os chouferes
e bendito é o inseminado do vosso ventre, ai Jesus.
Santa padroeira, melhor Dolores do mundo,
rogai por nós, os inbejosos,
agora e na hora de reformar o velhote. Amém
pensei que o fc penaltis já não tinha jogadores , estariam todos em inglaterra.
ResponderEliminarÉs tu Mouro? Pronto é da mesma raça, paneleiros, encornados, não é negro mas preto também não era português.
ResponderEliminar