24 dezembro 2022

FC Porto pode estar mais perto de fazer venda; Grimaldo exige prémio de milhões para renovar; Benfica já está no mercado por reforço pra 2022/23; Portimonense rejeita oferta de 10M€. Chelsea atento

O reforço da baliza está sublinhado na lista de tarefas de recomposição do plantel do Benfica, mas apenas para a próxima temporada, algo que pode agora ter de ser repensado dada a perspetiva de saída do habitual suplente, Helton Leite, numa decisão que ainda será alvo de análise entre o presidente Rui Costa, o diretor desportivo Rui Pedro Braz e o treinador Roger Schmidt.
Vlachodimos, que até está a discutir a renovação do seu contrato, continua a ser o dono da posição, mas deverá perder aquele que tem sido a sua sombra, deixando assim em aberto uma vaga que poderá conhecer duas vias para ser preenchida. Por um lado, e estando prevista a contratação de um novo guarda-redes para a próxima época, a aposta no jovem Samuel Soares, titular da equipa B que já se estreou também pelos sub-21 nacionais, é uma das soluções equacionadas pelos responsáveis da Luz.
No entanto, e porque Samuel Soares tem apenas 20 anos – soma 90 minutos em dois particulares do Benfica –, as altas expectativas da SAD em relação à época em curso podem dar força a outra corrente que aponta para a contratação, em antecipação, de outro guarda-redes que possa ser já concorrente direto de Vlachodimos. Desta forma, qualquer contratempo, nomeadamente físico, que possa ocorrer ao internacional grego seria compensado de imediato com um guardião já com maior experiência no seu currículo. A corrida pelo título nacional e a discussão da Liga dos Campeões dá peso a esta segunda via.

Grimaldo exige prémio de milhões para renovar. Alex Grimaldo, jogador que está em final de contrato com o Benfica (termo em 2023), exige seis milhões de euros limpos como prémio de renovação, apurou o CM. Caso não chegue a acordo com o emblema da Luz, o lateral espanhol fica livre para, a partir de janeiro, poder negociar diretamente com outros clubes.
O dossiê Grimaldo tem sido uma pedra no sapato da SAD liderada por Rui Costa. O futebolista de 27 anos tem estado a realizar uma época fantástica e é considerado pelo treinador Roger Schmidt como uma das pedras nucleares da equipa. O presidente do Benfica, segundo apurou o CM, tem a noção exata do que representa Grimaldo no contexto das ambições desportivas para esta época, mas considera excessiva a pretensão do jogador. Acha mesmo que dificilmente algum tubarão do futebol europeu venha a oferecer isso ao lateral, como prémio de assinatura. Mesmo tratando-se de clubes como o Barcelona e a Juventus, que já deram mostras de querer avançar para uma contratação. No Benfica desde janeiro de 2016, Grimaldo tem atualmente um vencimento na ordem dos dois milhões de euros líquidos por ano. O prémio de renovação que pede seria como um bónus à margem dos ganhos que viria ainda embolsar no âmbito de um futuro contrato. Em função da exigência, a continuidade na Luz para além do verão de 2023 afigura-se como um cenário cada vez mais improvável. A venda no mercado de janeiro seria uma forma de o Benfica poder ainda fazer algum encaixe com o jogador, mas tal dificilmente acontecerá, pois os interessados sabem que se trata de um jogador que no verão tem custo zero.

Portimonense rejeita oferta de 10M€. 'Esperada' proposta do Chelsea. Wolfsburgo e Besiktas apresentaram propostas de dez milhões de euros pelo central Filipe Relvas, mas a SAD do Portimonense rejeitou-as, argumentando que alemães e turcos estão longe da cláusula de rescisão do defesa, de 23 anos, fixada em 50 milhões.
O jornal O Jogo apurou, junto de fonte próxima do processo, que a SAD acredita que poderá vender Relvas no final da época por um mínimo de 20 milhões de euros. Também o Chelsea já perguntou pelo central, daí a expectativa por um negócio ainda mais proveitoso.

FC Porto pode estar mais perto de fazer venda. O Union Berlim está inclinado em exercer a cláusula de compra de Diogo Leite, fixada em 7,5 milhões de euros, por acreditar que emblemas com maior poder de compra do campeonato alemão poderão revelar interesse em adquirir, por um valor muito mais elevado, os direitos económicos do defesa-central num futuro próximo. Em face dos bons desempenhos do português, o clube alemão estima que o valor de mercado de Diogo Leite possa chegar aos 15 milhões ou mais.
A política desportiva do clube da capital não contempla contratações milionárias e apesar de o preço do passe de Diogo Leite não ser estratosférico, se o Union avançar para a compra efetiva o português passará a ser a segunda aquisição mais onerosa do clube, depois de Taiwo Awonivi.
A maior parte dos jogadores do Union Derlim chegam a custo zero ou com preço moderado, alguns deles por empréstimo, como é o caso de Diogo Leite. Um caminho realista que não tem desviado o Union Berlim do sucesso na Bundesliga: na época passada foi quinto classificado, alcançando a Liga Europa, e esta temporada mantém-se nesse mesmo patamar classificativo no campeonato, à frente do Borussia Dortmund, numa tabela liderada pelo Bayern.
Contudo, em 2020/2021, o Union Berlim explorou uma oportunidade de negócio que se revelaria muito lucrativa e poderá fazer o mesmo em relação a Diogo Leite. Investiu soma recorde de 8,5 milhões, encargos incluídos, para contratar em definitivo o nigeriano Taiwo Awoniyi, que estava cedido pelo Liverpool, e na época seguinte transferiu-o para o Nottingham Forest por 20,5 milhões. Taiwo Awonivi conheceu uma afirmação absoluta no Union Berlim (20 golos e duas assistências em 2020/2021). depois de passagens por empréstimo pelo FSV Frankfurt, da Alemanha, NEC Nijmegen, da Holanda, Royal Mouscron e Gent, ambos da Bélgica, e Mainz. O nigeriano, que nunca chegou a jogar pelo Liverpool, é mesmo a segunda contratação mais cara da história do Nottingham Forest, suplantado apenas pelo médio ofensivo Morgan Gibbs-White, que custou perto de 30 milhões.
O FC Porto salvaguardou, naturalmente, esse cenário. Por regra, no caso dos jogadores cedidos com opção de compra os dragões reservam sempre uma parcela sobre uma futura venda, portanto, se no futuro o Union Berlin negociar o passe de Diogo Leite os azuis e brancos receberão parte do bolo, além dos 7,5 milhões da cláusula. De lembrar que os alemães pagaram meio milhão de euros pelo empréstimo do defesa-central.

1 comentário:

  1. Ronaldo foi arrogante e agora não encontra nenhum clube»
    ITÁLIA 13:54
    Por Redação
    Fabio Capello questionou as últimas decisões de Cristiano Ronaldo, a polémica entrevista e a saída do Manchester United. O conceituado técnico italiano diz até que isso fica bem demonstrado com as supostas dificuldades que o internacional português está a ter para encontrar um clube de qualidade.

    «Ronaldo trouxe isto para si mesmo, é uma pena. Como jogador, ele não pode ser questionado, mas foi arrogante. Ele ofereceu-se e não encontra nenhum clube que acreditasse nele. Passou a ser um pouco problemático para qualquer equipa», defendeu o treinador, em declarações ao jornal italiano Corriere della Sera.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...