O Tribunal da Relação de Guimarães obrigou o Tribunal de Braga a julgar o processo que um ex-futebolista do Sporting Clube de Braga, Raul Silva, intentou contra empresa norte-americana que criou os videojogos FIFA, a Electronic Arts (EA).
O atleta queixa-se de que a empresa usou a sua imagem e o seu nome sem autorização, reclamando uma indemnização de 185 mil euros, mais juros, por danos patrimoniais (180 mil) e não patrimoniais (cinco mil).
A ação do futebolista de 32 anos, agora no Universitatea Craiova, da Roménia, entrou em 2021 na Unidade Cível do Tribunal de Braga, que se considerou incompetente para a julgar, alegando que era do foro internacional. Mas Raul Silva recorreu para a Relação de Guimarães, que lhe deu razão e devolveu o processo ao tribunal de primeira instância.
“Invocando o autor, jogador profissional de futebol, a utilização pela EA, sociedade com sede nos EUA, a utilização abusiva do seu nome e imagem em jogos eletrónicos, de vídeo e aplicativos, por esta produzidos e desenvolvidos naquele país, e cuja responsabilidade pela venda dos produtos perante todos os consumidores não residentes nos EUA, Canadá e Japão é assumida por uma terceira empresa, a competência internacional dos tribunais portugueses depende da prática em território português de algum dos factos que integram a causa”, sustenta a Relação.
Na ação, o jogador nascido no Brasil, mas também de nacionalidade portuguesa e com residência em Braga, diz que a firma “utiliza indevidamente e sem a sua autorização a sua imagem, o seu nome e as suas características pessoais e profissionais em diversos jogos de sua propriedade.
Mais alega que, “pelo Mundo, a ré conta com várias subsidiárias, entre as quais se destaca, na Europa, a filial na Suíça, que assume a responsabilidade pela venda dos produtos perante todos os consumidores não residentes nos Estados Unidos da América, Canadá e Japão, que aufere elevados lucros em resultado dessa venda e que o dano é a própria utilização não autorizada e indevida da imagem do desportista”.
Na contestação, a EA invocou, sem êxito, a incompetência internacional dos tribunais portugueses para conhecer do litígio.
Nos últimos dois anos, os tribunais de relação rejeitaram cinco processos semelhantes ao de Raul Silva. Mas o Supremo Tribunal revogou quatro dessas decisões, ordenando o prosseguimento das ações. Bruno César, David Caiado, Diogo Santos e Ricardo Batista são alguns dos queixosos.
Volta a falhar negociação a que o Sporting está atento. A renovação de contrato de Rafael Leão continua na ordem do dia e na tarde desta terça-feira o AC Milan esteve reunido com o jogador e um advogado francês para chegar, por fim, a um desejado acordo ainda antes do Mundial'2022, adianta a imprensa italiana nas últimas horas.
No entanto, a nova tentativa não surtiu efeitos uma vez mais e o acordo não foi alcançado. O pai de Rafael Leão também terá estado presente, assim como Jorge Mendes, via videochamada, mas o AC Milan não conseguiu satisfazer o pedido de Leão: um contrato de cindo anos com um salário anual de sete milhões de euros, mais o pagamento da dívida que o internacional português tem de pagar Sporting, depois de ter sido condenado pela rescisão de contrato de forma unilateral.
Refira-se que Rafael Leão é a grande estrela do AC Milan e acumula números categóricos esta temporada: quatro golos e seis assistências ao cabo de 13 jogos. O atual contrato é válido até junho de 2024.
"Ainda estamos em outubro. Sporting pode ganhar o campeonato". Filipe Soares Franco, antigo presidente do Sporting, lança um apelo de união aos sportinguistas, realçando que não se pode deitar a toalha ao chão em pleno mês de outubro. O antigo líder verde e branco nota que ainda há muito campeonato pela frente e admite mesmo que o Sporting pode ser campeão.
"É importante que quer a Direção, a equipa técnica e os jogadores sintam o apoio da massa associativa", indicou Filipe Soares Franco, referindo que acredita mesmo que o emblema de Alvalade pode, apesar dos pontos de atraso que tem para a concorrência mais direta de Benfica e FC Porto, ultrapassar os rivais na classificação e sagrar-se campeão nacional na época 2022/2023.
"Acredito. Ainda estamos em outubro e há muito campeonato para jogar e pode acontecer o Sporting ganhar o título, pode", afiançou Filipe Soares Franco.
Em entrevista na TSF, o antigo presidente do Sporting lembrou que os rivais do leão ainda vão ter de se cruzar no mesmo relvado. E aí os leões podem retirar dividendos.
"Também há muitos jogos entre pretendentes ao título e há muito ponto a ganhar e a perder", lembrou o antigo presidente do Sporting, garantindo que está ao lado da Direção liderada por Frederico Varandas e da equipa técnica chefiada por Rúben Amorim.
"O treinador já deu provas de que é um bom treinador, a Direção já deu provas de que é uma boa Direção. Se calhar, cometeram-se alguns erros. Não sei. Mas mandar a toalha ao chão e dizer que está tudo mal não", assegurou Filipe Soares Franco.
Assim, o ex-líder dos leões pede união e diz confiar totalmente nas pessoas que servem atualmente o clube que outrora foi por si comandado.
"O que está a acontecer não sei porque não estou lá por dentro e desconheço. Mas tenho a certeza absoluta que o treinador, os jogadores e a Direção sabem perfeitamente o que está a acontecer", salientou Filipe Soares Franco, insistindo que não alinha em narrativas do caos em Alvalade nesta altura da temporada.
"Não estou nada de acordo em dizer-se que a época está terminada e está perdida para o Sporting", reiterou Filipe Soares Franco, certo de que tudo ainda poderá acontecer.
"Acho que o Sporting é uma equipa com ambição que pode passar por más fases mas se tiverem vontade, espírito de equipa e união são capazes de dar a volta ao texto, como se diz, e acabar por fazer uma boa época", concluiu o ex-líder do Sporting.
terça-feira, 18 de outubro de 2022
ResponderEliminarUM IMPERATIVO DA ADOP PARA 6ª FEIRA NO ANTRO DO FREIXO
É UM IMPERATIVO.
A AUTORIDADE ANTIDOPAGEM DE PORTUGAL TERÁ OBRIGATORIAMENTE DE TESTAR TODOS OS JOGADORES ESCALADOS E NÃO ESCALADOS E ÁRBITROS, PARA O JOGO DE 6ª FEIRA ENTRE O FCP E O SPORT LISBOA E BENFICA. ANTES E DEPOIS DO JOGO QUANTAS VEZES CONSIDERAREM NECESSÁRIAS. DEPOIS DO JOGO E EM DIAS E HORAS CONFIDENCIAIS, DE SURPRESA, PARA SE AFASTAREM ASSIM AS HIPÓTESES DOS TÃO FALADOS DESMAMES.
TODOS OS TÉCNICOS ENVOLVIDOS NA RECOLHA DE TODOS OS FLUÍDOS NECESSÁRIOS ÀS ANÁLISES ANTI-DOPING DEVERÃO SER ESCRUTINADOS POR OUTROS TÉCNICOS SUPERIORES E TRANSPORTAREM CONSIGO TODO O MATERIAL NECESSÁRIO ÀS RECOLHAS, FAZENDO-SE ACOMPANHAR POR AGENTES DA PJ, MANTENDO-SE VIGILANTES QUANTO AOS PROCEDIMENTOS RECOMENDADOS AOS ATLETAS NO MOMENTO DESSAS RECOLHAS PARA SE EVITAREM TAMBÉM AS MASCAMBILHAS E MALABARISMOS MUITO FALADOS NOS BASTIDORES DO FUTEBOL.
TUDO ISTO É FUNDAMENTAL NO QUE CONCERNE À VERDADE DESPORTIVA.
Na minha ingenuidade não fazia a mínima ideia que o FC Porto tinha este tipo de práticas e, como adepto portista, senti-me traído. O facto de ser adepto do FC Porto e ver-me confrontado com esta situação feriu-me. Nunca pensei que haveria um desvio de fundos a serem entregues ao filho do presidente [Alexandre Pinto da Costa]. Nem queria acreditar. Foi uma catadupa de emoções. O FC Porto foi ‘mamado’ (roubado) [negócios entre o FC Porto e o empresário] e era isso que pretendia falar com Nélio Lucas e ouvir da boca do próprio empresário”, disse o hacker em tribunal.
ResponderEliminarSobre a tentativa de extorsão: “Sinto-me envergonhado por toda esta situação. Custa-me imenso ler este tipo de emails. Hoje em dia não me reconheço nisso. Foi uma trapalhada de todo o tamanho. Isto foi aproveitado pelos críticos para tentar reduzir os méritos do Football Leaks”
E QUEM NÃO SE LEMBRA DA FORMA COMO CADA ERRO DO RÚBEN DIAS...
ResponderEliminar... era uma oportunidade de ouro para os anti benfiquistas - e alguns ditos benfiquistas também... - o deitarem abaixo? Tantas vezes o tive que defender dos ataques de portistas e sportinguistas em debates na Sporttv... Cada entrada mais dura era, no mínimo, para vermelho, e cada erro a prova evidente de que era mais um flope inventado pelo clube que mandava nisto tudo! Hoje, o Rúben é justamente considerado, se não o melhor, um dos melhores centrais do mundo.
(À atenção da forma como estão a tentar derrubar o António Silva, que, ou muito me engano, ou tem uma personalidade tão forte como a do Rúben. Logo vai, como o Rúben, chegar muito longe!)