19 outubro 2022

Volta a falhar negociação a que o Sporting está atento; "Ainda estamos em outubro. Sporting pode ganhar o campeonato"; Ex-Braga pede indemnização à EA devido a jogo FIFA

O Tribunal da Relação de Guimarães obrigou o Tribunal de Braga a julgar o processo que um ex-futebolista do Sporting Clube de Braga, Raul Silva, intentou contra empresa norte-americana que criou os videojogos FIFA, a Electronic Arts (EA).
O atleta queixa-se de que a empresa usou a sua imagem e o seu nome sem autorização, reclamando uma indemnização de 185 mil euros, mais juros, por danos patrimoniais (180 mil) e não patrimoniais (cinco mil).
A ação do futebolista de 32 anos, agora no Universitatea Craiova, da Roménia, entrou em 2021 na Unidade Cível do Tribunal de Braga, que se considerou incompetente para a julgar, alegando que era do foro internacional. Mas Raul Silva recorreu para a Relação de Guimarães, que lhe deu razão e devolveu o processo ao tribunal de primeira instância.
“Invocando o autor, jogador profissional de futebol, a utilização pela EA, sociedade com sede nos EUA, a utilização abusiva do seu nome e imagem em jogos eletrónicos, de vídeo e aplicativos, por esta produzidos e desenvolvidos naquele país, e cuja responsabilidade pela venda dos produtos perante todos os consumidores não residentes nos EUA, Canadá e Japão é assumida por uma terceira empresa, a competência internacional dos tribunais portugueses depende da prática em território português de algum dos factos que integram a causa”, sustenta a Relação.
Na ação, o jogador nascido no Brasil, mas também de nacionalidade portuguesa e com residência em Braga, diz que a firma “utiliza indevidamente e sem a sua autorização a sua imagem, o seu nome e as suas características pessoais e profissionais em diversos jogos de sua propriedade.
Mais alega que, “pelo Mundo, a ré conta com várias subsidiárias, entre as quais se destaca, na Europa, a filial na Suíça, que assume a responsabilidade pela venda dos produtos perante todos os consumidores não residentes nos Estados Unidos da América, Canadá e Japão, que aufere elevados lucros em resultado dessa venda e que o dano é a própria utilização não autorizada e indevida da imagem do desportista”.
Na contestação, a EA invocou, sem êxito, a incompetência internacional dos tribunais portugueses para conhecer do litígio.
Nos últimos dois anos, os tribunais de relação rejeitaram cinco processos semelhantes ao de Raul Silva. Mas o Supremo Tribunal revogou quatro dessas decisões, ordenando o prosseguimento das ações. Bruno César, David Caiado, Diogo Santos e Ricardo Batista são alguns dos queixosos.

Volta a falhar negociação a que o Sporting está atento. A renovação de contrato de Rafael Leão continua na ordem do dia e na tarde desta terça-feira o AC Milan esteve reunido com o jogador e um advogado francês para chegar, por fim, a um desejado acordo ainda antes do Mundial'2022, adianta a imprensa italiana nas últimas horas.
No entanto, a nova tentativa não surtiu efeitos uma vez mais e o acordo não foi alcançado. O pai de Rafael Leão também terá estado presente, assim como Jorge Mendes, via videochamada, mas o AC Milan não conseguiu satisfazer o pedido de Leão: um contrato de cindo anos com um salário anual de sete milhões de euros, mais o pagamento da dívida que o internacional português tem de pagar Sporting, depois de ter sido condenado pela rescisão de contrato de forma unilateral.
Refira-se que Rafael Leão é a grande estrela do AC Milan e acumula números categóricos esta temporada: quatro golos e seis assistências ao cabo de 13 jogos. O atual contrato é válido até junho de 2024. 

"Ainda estamos em outubro. Sporting pode ganhar o campeonato". Filipe Soares Franco, antigo presidente do Sporting, lança um apelo de união aos sportinguistas, realçando que não se pode deitar a toalha ao chão em pleno mês de outubro. O antigo líder verde e branco nota que ainda há muito campeonato pela frente e admite mesmo que o Sporting pode ser campeão.
"É importante que quer a Direção, a equipa técnica e os jogadores sintam o apoio da massa associativa", indicou Filipe Soares Franco, referindo que acredita mesmo que o emblema de Alvalade pode, apesar dos pontos de atraso que tem para a concorrência mais direta de Benfica e FC Porto, ultrapassar os rivais na classificação e sagrar-se campeão nacional na época 2022/2023.
"Acredito. Ainda estamos em outubro e há muito campeonato para jogar e pode acontecer o Sporting ganhar o título, pode", afiançou Filipe Soares Franco.
Em entrevista na TSF, o antigo presidente do Sporting lembrou que os rivais do leão ainda vão ter de se cruzar no mesmo relvado. E aí os leões podem retirar dividendos.
"Também há muitos jogos entre pretendentes ao título e há muito ponto a ganhar e a perder", lembrou o antigo presidente do Sporting, garantindo que está ao lado da Direção liderada por Frederico Varandas e da equipa técnica chefiada por Rúben Amorim.
"O treinador já deu provas de que é um bom treinador, a Direção já deu provas de que é uma boa Direção. Se calhar, cometeram-se alguns erros. Não sei. Mas mandar a toalha ao chão e dizer que está tudo mal não", assegurou Filipe Soares Franco.
Assim, o ex-líder dos leões pede união e diz confiar totalmente nas pessoas que servem atualmente o clube que outrora foi por si comandado.
"O que está a acontecer não sei porque não estou lá por dentro e desconheço. Mas tenho a certeza absoluta que o treinador, os jogadores e a Direção sabem perfeitamente o que está a acontecer", salientou Filipe Soares Franco, insistindo que não alinha em narrativas do caos em Alvalade nesta altura da temporada.
"Não estou nada de acordo em dizer-se que a época está terminada e está perdida para o Sporting", reiterou Filipe Soares Franco, certo de que tudo ainda poderá acontecer.
"Acho que o Sporting é uma equipa com ambição que pode passar por más fases mas se tiverem vontade, espírito de equipa e união são capazes de dar a volta ao texto, como se diz, e acabar por fazer uma boa época", concluiu o ex-líder do Sporting.

3 comentários:

  1. terça-feira, 18 de outubro de 2022
    UM IMPERATIVO DA ADOP PARA 6ª FEIRA NO ANTRO DO FREIXO


    É UM IMPERATIVO.

    A AUTORIDADE ANTIDOPAGEM DE PORTUGAL TERÁ OBRIGATORIAMENTE DE TESTAR TODOS OS JOGADORES ESCALADOS E NÃO ESCALADOS E ÁRBITROS, PARA O JOGO DE 6ª FEIRA ENTRE O FCP E O SPORT LISBOA E BENFICA. ANTES E DEPOIS DO JOGO QUANTAS VEZES CONSIDERAREM NECESSÁRIAS. DEPOIS DO JOGO E EM DIAS E HORAS CONFIDENCIAIS, DE SURPRESA, PARA SE AFASTAREM ASSIM AS HIPÓTESES DOS TÃO FALADOS DESMAMES.

    TODOS OS TÉCNICOS ENVOLVIDOS NA RECOLHA DE TODOS OS FLUÍDOS NECESSÁRIOS ÀS ANÁLISES ANTI-DOPING DEVERÃO SER ESCRUTINADOS POR OUTROS TÉCNICOS SUPERIORES E TRANSPORTAREM CONSIGO TODO O MATERIAL NECESSÁRIO ÀS RECOLHAS, FAZENDO-SE ACOMPANHAR POR AGENTES DA PJ, MANTENDO-SE VIGILANTES QUANTO AOS PROCEDIMENTOS RECOMENDADOS AOS ATLETAS NO MOMENTO DESSAS RECOLHAS PARA SE EVITAREM TAMBÉM AS MASCAMBILHAS E MALABARISMOS MUITO FALADOS NOS BASTIDORES DO FUTEBOL.

    TUDO ISTO É FUNDAMENTAL NO QUE CONCERNE À VERDADE DESPORTIVA.

    ResponderEliminar
  2. Na minha ingenuidade não fazia a mínima ideia que o FC Porto tinha este tipo de práticas e, como adepto portista, senti-me traído. O facto de ser adepto do FC Porto e ver-me confrontado com esta situação feriu-me. Nunca pensei que haveria um desvio de fundos a serem entregues ao filho do presidente [Alexandre Pinto da Costa]. Nem queria acreditar. Foi uma catadupa de emoções. O FC Porto foi ‘mamado’ (roubado) [negócios entre o FC Porto e o empresário] e era isso que pretendia falar com Nélio Lucas e ouvir da boca do próprio empresário”, disse o hacker em tribunal.

    Sobre a tentativa de extorsão: “Sinto-me envergonhado por toda esta situação. Custa-me imenso ler este tipo de emails. Hoje em dia não me reconheço nisso. Foi uma trapalhada de todo o tamanho. Isto foi aproveitado pelos críticos para tentar reduzir os méritos do Football Leaks”

    ResponderEliminar
  3. E QUEM NÃO SE LEMBRA DA FORMA COMO CADA ERRO DO RÚBEN DIAS...
    ... era uma oportunidade de ouro para os anti benfiquistas - e alguns ditos benfiquistas também... - o deitarem abaixo? Tantas vezes o tive que defender dos ataques de portistas e sportinguistas em debates na Sporttv... Cada entrada mais dura era, no mínimo, para vermelho, e cada erro a prova evidente de que era mais um flope inventado pelo clube que mandava nisto tudo! Hoje, o Rúben é justamente considerado, se não o melhor, um dos melhores centrais do mundo.
    (À atenção da forma como estão a tentar derrubar o António Silva, que, ou muito me engano, ou tem uma personalidade tão forte como a do Rúben. Logo vai, como o Rúben, chegar muito longe!)

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...