06 outubro 2022

VAR do V. Guimarães - Benfica vai ficar de castigo. Não será o único; V. Guimarães desmente encosto na cabeça ao adjunto do Benfica e mostra imagens

Luís Ferreira e Fábio Melo, que estiveram noVAR nos duelos no V. Guimarães-Benfica e no Maritimo-Casa Pia, respetivamente, vão ser afastados dessas funções nas próximas jornadas, avança o jornal Record. Os erros dos VAR foram considerados piores, em particular o do jogo da Madeira, o que levará, como é prática habitual do Conselho de Arbitragem, a que fiquem algumas semanas fora das nomeações.

V. Guimarães desmente encosto na cabeça ao adjunto do Benfica e mostra imagens. O Vitória de Guimarães reagiu, através de comunicado, ao castigo de um jogo aplicado a Douglas Jesus, treinador de guarda-redes da equipa principal, devido à sua expulsão no jogo com o Benfica, no passado sábado, após desentendimento com Yann Benjamin Kugel, preparador físico dos encarnados, igualmente suspenso por um jogo.

Eis o comunicado:

«O mapa de castigos desta semana da Secção Profissional do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol revela que o nosso treinador de guarda-redes da equipa principal de futebol, Douglas Jesus, foi punido com um jogo de suspensão e uma multa de 1071€.

Na base do castigo está a descrição, por parte da equipa de arbitragem, do momento da expulsão de Douglas Jesus e do preparador físico do SL Benfica, Yann-Benjamin Kugel-Willscheid, em que declaram que o motivo da expulsão de Douglas foi “ter um comportamento irresponsável levantando-se do banco suplementar e encostar a cabeça ao preparador físico do Benfica gerando um conflito entre ambos”, acrescentando que “quando o AA1 [árbitro auxiliar 1] se apercebe do conflito/sururu, já os dois intervenientes em questão estavam com a cabeça encostada um ao outro e com ar zangado/furioso”.

Douglas Jesus foi notificado no dia 3 de outubro, apresentando alegações no dia seguinte, e sendo possível apresentar vídeo como fator probatório, o Vitória Sport Clube recorreu e enviou as imagens do momento, alegando que “com efeito, após a análise do vídeo que segue em anexo à presente pronúncia, mais concretamente entre o minuto 06:20:00 e 06:35:00, constata-se que não houve qualquer contacto físico entre os dois intervenientes. Contata-se ainda que o que aconteceu foi uma troca de palavras entre ambos, não tendo a mesma sido da iniciativa do treinador-adjunto Douglas”.

Vistas as imagens, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol entendeu que não eram prova suficiente de que Douglas Jesus e Yann-Benjamin Kugel-Willscheid não encostaram a cabeça um ao outro, com a seguinte justificação “analisada a defesa apresentada, este Conselho de Disciplina – Secção Profissional entende que não se vislumbra indiciado qualquer abalo à credibilidade probatória reforçada de que gozam aqueles relatórios oficiais, pelo que se confirma a factualidade descrita nos relatórios, com as consequências disciplinares previstas no RDLPFP. Além disso, tratando-se de decisão da equipa de arbitragem, tomada durante jogo oficial, relativa à aplicação das leis do jogo, é a mesma, na ausência de evidência de fraude, má fé ou erro óbvio, insindicável, por força do princípio da autoridade do árbitro (e por conseguinte da doutrina da field of play), conforme estabelece expressamente o artigo 258.º n.º1 da RDLPFP, pelo que se confirma a factualidade descrita nos relatórios.”»

1 comentário:

  1. Que grande problema aqueles exemplares de Var, ficarem de castigo???? Eles devem estar muito preocupados!!! Fizeram o que tinham a fazer e o mais importante e o que interessa, é contentar a máquina de propaganda e a legião da lampiões agradecidos e eufóricos!!!!Topam? O que aconteceu na Madeira é só para confundir e fazer crer, que não é só com o sport lisboa e batota, que coisas muito estranhas, acontecem!!!! Topam?

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...