21 outubro 2022

"O desgraçado do treinador que se amanhe. Onde vai um já não vão todos. O Rúben Amorim no final da época não vai continuar"; Schmidt não conseguiu bater rivais na Eredivisie; “Coates não falha Mundial”

Antes de assumir o comando técnico dos encarnados, Roger Schmidt orientou o PSV durante duas temporadas. O emblema de Eindhoven tem uma grande rivalidade com o Ajax e o Feyenoord, podendo os embates com essas equipas ser considerados como clássicos do futebol holandês. E olhando para os resultados constata-se que o balanço não é nada famoso para o treinador alemão. De facto, Schmidt não conseguiu ganhar nenhum dos oito clássicos que disputou na Eredivisie, sendo que o melhor que conseguiu foi obter quatro empates 20 de outubro de 2022 (dois com o Ajax e outros dois com o Feyenoord). No entanto, há que sublinhar que os dois únicos triunfos do PSV de Roger Schmidt diante dos principais rivais permitiram a conquista de dois troféus para o emblema de Eindhoven, ambos na época 2021/22. Logo na fase inicial da temporada, em agosto, o alemão festejou o triunfo mais dilatado nestes embates ao golear o Ajax de Ten Hag, por 4-0, na Supertaça. Já neste ano civil, em abril, Schmidt celebrou a conquista da Taça da Holanda ao bater novamente o Ajax, por 2-1.

"O desgraçado do treinador que se amanhe. Onde vai um já não vão todos". Augusto Inácio acredita que Rúben Amorim não será treinador do Sporting na nova temporada e lança duras críticas à administração liderada por Frederico Varandas. "O Rúben Amorim no final da época não vai continuar, é a minha perspetiva. Acho [que será ele a dar esse passo], pois já no início da temporada se percebeu que havia ali uma espécie de zanga", referiu Inácio.
"Os resultados desportivos agudizaram tudo", admitiu ainda o antigo jogador, treinador e dirigente do Sporting, na Renascença, certo de que, segundo disse desta feita na Antena 1, já não se nota aquele espírito da máxima de 'onde vai um, vão todos', celebrizada por Rúben Amorim no ano da conquista do título em 2021.
"Onde vai um vão todos. E eu pergunto: e agora? Quando ganharam, onde vai um vão todos. E agora? Onde vai um já não vão todos. E aqui é que está o grande problema da questão. Se não estiverem todos unidos em prol de defender o bom nome do Sporting Clube de Portugal, desportivamente não vão a lado nenhum", comentou Inácio, criticando que a Direção olhe para o aspeto financeiro e o treinador que se "amanhe".
"O Rúben Amorim acabou por tocar um ponto que não deveria ter tocado para as pessoas abrirem a pestana, como eu costumo dizer. O Sporting vendeu o Matheus Nunes para coisas básicas do clube. E é isso que parece que está a interessar só à Direção, são os resultados financeiros. Os desportivos, o desgraçado do treinador que se amanhe", atirou Augusto Inácio, deixando um aviso 'à navegação'.
"Se o Sporting tiver insucesso desportivo, não vai ter mais tarde sucesso financeiro. E esse é um erro que esta Direção está a cometer".
Por outro lado, o antigo jogador, treinador e dirigente do Sporting nota que Rúben Amorim é um homem só na defesa pública do Sporting perante a imprensa.
"A liderança vê-se quando as coisas não correm bem e aí é que se vê os grandes líderes. Quando correm bem é fácil dizer que estão por trás, é uma maravilha para toda a gente", salientou Inácio.
"O treinador parece-me que é o princípio e o fim e mais nada interessa na comunicação do Sporting. Quem tem que dar a cara não a dá. Só dão a cara para apresentar resultados positivos no orçamento."
Para Augusto Inácio, Rúben Amorim "está muito só e luta contra muita coisa e quando os problemas se vão avolumando" sendo, a seu ver, "natural que aqui ou acolá o treinador se possa equivocar em relação à sua comunicação".

“Coates não falha Mundial”. Além dos desafios ao serviço do Sporting, Coates também tem noção da importância desta época, uma vez que se disputa a partir de 18 de novembro a fase final do Mundial’2022, prova na qual o central tem aspirações de marcar presença. O próprio jogador espera alinhar no máximo de jogos possíveis pelo Sporting, ciente de que tem à porta um Mundial, e a situação do internacional uruguaio tem sido acompanhada pela própria federação do país natal. A Record, Alberto Pan, médico da seleção uruguaia, abordou a situação de Coates, garantindo que é expectável a sua presença no Qatar. “Coates não está em risco de não ir ao Mundial. Tem de ser gerido mas não vai falhar o Mundial”, confessa o chefe do departamento clínico da celeste, esclarecendo como acompanham o estado do central. “O Coates teve problemas musculares e estamos a par do que se passa. Não parte de nós pedir esclarecimentos sobre o estado clínico e nesta fase nem se justifica. Haverá uma lista de pré-convocados do Uruguai para o Mundial e aí iremos ver que jogadores têm jogado ou não. A partir daí questionamos os clubes sobre a condição física.” Recorde-se que em setembro Coates foi dispensado da seleção devido a queixas musculares, o que não afligiu Pan. “Não houve nada de alarmante. Foi gerido da melhor forma devido a problemas musculares e conta para o Mundial”, frisou. Coates, refira-se, pode beneficiar da ausência de Ronald Araújo (lesionado) para ser titular.

2 comentários:

  1. Isso era quando o grande Roger, andava por outras paragens. Aqui , no campeonato tuga, já percebeu com o que pode contar. Basta lembrar os jogos com o Casa Pia, Paços de Ferreira, Vizela, Vitória e até Caldas ( porquê o Florentino não foi expulso???), etc, etc... O grande Luisão e o Javier já lhe explicaram tudo...

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...