04 agosto 2022

Horta estará mais perto do Benfica e Gonçalo Ramos mesmo de...saída; O alvo do Sporting caso perca Matheus Nunes; Pinto da Costa fará o jogo 2000. Leva 1358 vitórias. Benfica foi adversário que mais defrontou e venceu quase 50% dos jogos

O arranque do campeonato para o FC Porto será especial para Pinto da Costa. Ainda na ressaca de mais uma conquista [Supertaça Cândido de Oliveira], a 67.ª [incluindo aqui a II Liga ganha pelos bês] desde que assumiu o clube, o presidente dos dragões prepara-se para “cumprir” o jogo dois mil em todas as competições. Um número impressionante e, muito provavelmente, irrepetível, já para não dizer inédito a nível mundial. A longevidade no cargo permite a Pinto da Costa estabelecer mais este recorde, 14 714 dias depois de ter estado pela primeira vez numa tribuna presidencial.
Foi a 24 de abril de 1982, poucas horas depois de ter tomado posse, que assistiu ao 1-1 do FC Porto na casa do Estoril. O primeiro golo da sua presidência foi assinado por Lima Pereira, antigo central do clube que faleceu no início deste ano. O austríaco Hermann Stessl era o treinador, o primeiro - e dos que menos jogos fez - dos 25 ”comandantes” da era Pinto da Costa. “Empatámos a um golo, num jogo morno e sem especial motivo de recordação, a não ser o facto de o Frasco, um dos maiores centrocampistas da nossa história, ter sido expulso”, escreveu Pinto da Costa na sua autobiografia “Largos dias têm 100 anos”. Não passou assim tanto tempo desde essa tarde na Amoreira, mas já são mais de 40 anos na presidência e destes 1999 encontros que o FC Porto realizou foram poucos os que não assistiu ao vivo. Aconteceu, por exemplo, quando foi operado ao coração, em 2012, ou quando esteve internado, em 2017, após uma queda em casa.
Depois de amanhã, o Marítimo marca o início da defesa de mais um título nacional do FC Porto e o clube da Madeira, onde curiosamente Pinto da Costa esteve de férias há pouco tempo e onde disse sentir-se como em casa, vai apadrinhar este número redondo. Para trás ficam as tais 1999 partidas oficiais de futebol da equipa principal, nas provas nacionais e internacionais, das quais ganhou 1358, ou seja 67,9 por cento, que lhe permitiram festejar a conquista de 23 campeonatos nacionais, 14 Taças de Portugal, 22 Supertaças, duas Ligas dos Campeões, duas Liga Europa/ Taça UEFA, duas Taças Intercontinentais e uma Supertaça Europeia. Dito de outra maneira, em 40 anos de Pinto da Costa, o FC Porto conquistou 80% dos seus 82 títulos.
Como curiosidade, refira-se que o Benfica foi a equipa que Pinto da Costa viu mais vezes o FC Porto defrontar: foram 125 clássicos, dos quais saiu vencedor em 58, ou seja, praticamente em metade. Já a nível internacional, há um empate entre Liverpool, Real Madrid e Chelsea, com 10 confrontos contra cada um dos adversários. Nestes casos, os resultados são menos animadores.

O alvo do Sporting caso perca Matheus Nunes. André Franco está na lista do Sporting para 2022/23. O médio do Estoril, escreve O Jogo, será um alvo a contratar caso Matheus Nunes saia do clube, um cenário que pode permanecer em aberto até final do mês. O jogador dos canarinhos reúne a preferência da equipa técnica e também da Direção. É seguido há muito pelo departamento de scouting do Sporting e está referenciado como um atleta capaz de entrar, com à-vontade, num clube grande, destacando-se pela capacidade com bola, tanto a construir através do passe como a romper linhas em progressão.
O médio ofensivo de 24 anos esteve 11 anos no Sporting, sonhou com a equipa principal, mas abraçou o desafio dos sub-23 no Estoril em 2018/19, depressa exibindo qualidades que o levaram à equipa principal do clube da Linha: na época passada fez 38 jogos e marcou 11 golos, sendo o cobrador de grandes penalidades dos canarinhos.
Apesar de jogar na posição “10”, Rúben Amorim considera que o jogador, um pouco à imagem de Pedro Gonçalves, consegue adaptar-se para a jogar como “8” ou até passar pelo trio de ataque a espaços. A seu favor tem ainda o conhecimento do campeonato português, um atributo importante para as aquisições de Ugarte, em 2021/22, e de Morita, este verão.
Para já, o Sporting faz um jogo de espera, mas, segundo o diário, André Franco está à frente de Robertone (Almería) e Al Musrati (Braga), fundamentalmente pelo preço, já que os leões, que têm ótimas relações com os canarinhos (emprestaram-lhes Gonçalo Esteves), esperam que, se necessário avançar pelo jogador, possam fechar a contratação em cerca de 5 M€ (tem uma cláusula de rescisão de 10 M€), havendo a perspetiva de o Estoril ficar com 20% do passe. Ainda que espere pelo desfecho da transferência de Matheus Nunes, o Sporting sabe que poderá ter de agilizar o negócio: o jogador tem interessados em Espanha e na Alemanha e o FC Porto também tinha o atleta na mira, não tendo chegado a fazer proposta.

Gonçalo Ramos estará mesmo de saída do Benfica. Gonçalo Ramos foi uma das principais figuras do Benfica, não só durante a pré-temporada, como também no arranque dos jogos 'a doer', ao marcar um hat-trick no categórico triunfo sobre o Midtjylland, por 4-1. No entanto, a continuidade na Luz não está, de todo garantida.
Aliás, de acordo com o jornal Record, o objetivo da direção liderada por Rui Costa passará mesmo por fechar a venda do internacional sub-21 português após o playoff de acesso à Liga dos Campeões, ou seja, na última semana do mercado de transferências de verão.
Os encarnados fixaram o preço do passe do avançado em 40 milhões de euros (incluíndo bónus dependentes do cumprimento de objetivos), e, apesar de já terem rejeitado duas propostas consideráveis desde o arranque do defeso, permanecem firme nesta intenção.
A primeira investida terá partido do Borussia Dortmund, e contemplava 20 milhões de euros fixos, mais bónus e percentagem numa futura transferência. A segunda, na ordem dos 30 milhões de euros, teve a assinatura do Nottingham Forest. A terceira oferta, garante o jornal, chegará também da Premier League e deverá chegar ao valor pedido.

Ricardo Horta mais perto da Luz. Segundo escreve o jornal A Bola, o internacional português estará agora mais perto de transferir-se para a Luz. O Benfica irá fazer um ataque final ao bracarense e admite oferecer 15 milhões de euros mais o passe de Gil Dias.
Jorge Mendes é esperado para desbloquear o negócio e a SAD encarnada acredita que irá fechar em breve a operação.
Lembramos, no entanto, que António Salvador garantiu há pouco tempo que a exigência seria de 20 milhões mais o passe de jogadores. Veremos o desfecho desta autêntica 'novela'....

3 comentários:

  1. 2000 mil jogos do pinto da costa equivale a quantos quilos de fruta e a quantos litros de café??

    um queijinho para quem souber!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Num país normal e justiça a sério, nem 10 jogos estava lá.

      Eliminar
    2. País normal nunca seriamos pois estamos carregados de lampiões, no entanto, num Pais com justiça a sério realmente Pinto da Costa já não fazia parte do futebol há muito muito tempo!

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...