03 julho 2022

FC Porto ou Benfica? O destino de João Victor; A prioridade de mercado do FC Porto; Chega hoje a Lisboa reforço para o Sporting

O jornal A Bola é direto: João Víctor é reforço do Benfica por 5 épocas. O defesa brasileiro irá custar aos encarnados 9,5M€ por 80% do passe.
Mas as notícias não são todas iguais nos vários diários. O jornal O Jogo escreve que, apesar da intromissão do Benfica, o negócio com o FC Porto continuava ontem alinhavado para o FC Porto por 10 milhões de euros.
Já o Record, primeiro jornal a falar de um possível desvio do jogador para a Luz, escreve, este domingo, que o Benfica está perto de conseguir o negócio mas que o FC Portonão se rende. Os dragões estarão a pressionar para segurar João Victor, exigindo que os entendimentos que já estavam consolidados sejam respeitados por todas as partes. O FC Porto acredita que vai assegurar um central que agrada a Sérgio Conceição e que chegará para render Mbemba, até porque tem uma probabilidade mais forte de ser titular. Cenário que, no imediato, dificilmente acontecerá com João Victor na Luz, dada a qualidade de Otamendi e Vertonghen, sendo que Lucas Veríssimo será opção no final do ano.
Toda a artilharia de parte a parte está a ser colocada na balança, com a diferença de o FC Porto considerar, ao que o jornal Record apurou, que já estava na fase final da contratação, após o regresso de Sérgio Conceição ao Olival ter permitido confirmar que João Victor era um alvo prioritário face à nova subida de exigências de Mbemba, inviabilizando a renovação.

A prioridade de mercado do FC Porto. Encerrados os principais processos relacionados com as saídas e iniciado o exercício financeiro, o FC Porto centra as atenções no reforço do plantel e há uma prioridade bem definida: oferecer um médio box to box a Sérgio Conceição. Não é que os ajustes no eixo defensivo não sejam igualmente importantes, mas a saída de Vitinha para o Paris Saint-Germain torna inevitável o reforço do meio-campo. Neste sentido, sabendo que as qualidades do internacional português são difíceis de ver replicadas noutro jogador que esteja ao alcance, a ideia passa por contratar um verdadeiro todo o terreno. Um médio interior completo, com boas noções de posicionamento defensivo e capacidade de choque, mas que ao mesmo tempo possa ajudar a equipa a chegar à área adversária. A preferência, com efeito, é que a este jogador também possa ser pedido que atue a partir do corredor, num papel que não raras vezes é desempenhado na estratégia de Sérgio Conceição. Ao fim de cinco épocas, já se perceberam as exigências para os jogadores que atuam no setor intermédio, independentemente do desenho escolhido pelo técnico. Não basta destruir jogo adversário e não chega a capacidade técnica e visão de jogo sem o compromisso e rigor defensivo.
Neste sentido, já há uma lista de potenciais reforços na mesa, sendo que os dragões querem um jogador que dispense grandes períodos de adaptação e possa agarrar a titularidade a curto/médio prazo. Vitinha tinha um papel preponderante na manobra da equipa e a sua substituição, se assim pode dizer, é encarada com a mesma importância. Os próximos dias deverão trazer novidades. Fábio Vieira, transferido para o Arsenal, também podia completar o meio-campo, ainda que com funções muito diferentes daquelas que se procuram agora, mas só torna este processo mais relevante.
Ainda sem qualquer reforço anunciado, o FC Porto tem, neste momento, um indiscutível no meio-campo, Matheus Uribe. Marko Grujic, Stephen Eustáquio e Bruno Costa transitaram da época passada, enquanto Romário Baró regressou de um empréstimo pouco positivo no Estoril.

Chega hoje a Lisboa reforço para o Sporting. O processo foi longo, marcado por avanços e recuos, até um braço-de-ferro de última hora, mas depois de uma longa maratona negocial chegou ontem finalmente ao fim: Franco Israel vai ser jogador, leia-se guarda-redes, do Sporting nas próximas 5 épocas, até 2027. Embora a parte mais importante das negociações já estivesse concluída desde sexta-feira, só ontem é que o Sporting e a Juventus ultimaram os detalhes da transferência, que deverá custar menos de 1 milhão de euros à SAD de Alvalade. A Vecchia Signora ficará com uma percentagem significativa dos direitos do guardião, no sentido de tentar recuperar os 2,2 milhões investidos em 2018, quando Israel foi contratado ao Nacional Montevideo. Ainda assim, o Sporting manterá a maior parte do passe do uruguaio, de 22 anos, que chega para oferecer concorrência a Adán, depois de ter terminado o empréstimo de João Virgínia.
Já (muito) bem informado sobre o clube e o grupo que o esperam, uma vez que foi aconselhado pelos compatriotas Coates e Ugarte, Franco Israel é esperado hoje em Lisboa para fazer os habituais exames médicos, assinar contrato e poder, depois, começar a trabalhar às ordens de Rúben Amorim, o que deve acontecer amanhã. Curiosamente, no início da semana também serão reintegrados Coates e Ugarte, o que contribuirá para facilitar a adaptação.
Fica, assim, resolvido mais um dossiê pendente no mercado do Sporting. A recomposição do meio-campo e os alvos para o ataque serão as próximas pastas em Alvalade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...