24 junho 2022

Sporting é o campeão das compras de jogadores na Liga portuguesa. Gastou 72M€. FC Porto contratou menos um jogador e paga menos que os leões; Benfica segue médio há...5 anos

Morita foi o último reforço contratado pelo Sporting, depois de duas temporadas ao serviço do Santa Clara, custando 3,8 milhões de euros aos cofres de Alvalade, naquele que é o 18.º atleta contratado pelos leões proveniente de uma equipa do futebol português nos últimos cinco anos. Os leões são, de resto, o clube que mais jogadores contratou a emblemas nacionais nesse período e são também aquele que mais investiu – 72 milhões de euros, num custo médio de quatro milhões de euros por jogador.
O FC Porto segue de perto o emblema verde e branco em número de atletas, tendo contratado 17 no mesmo período, mas com um investimento mais reduzido, totalizando 53,6 milhões de euros, ou seja, cerca de 3,15 milhões de euros por atleta contratado em equipas portuguesas. Longe destes números está o Benfica. Na Luz, o investimento em contratações tem sido feito maioritariamente no estrangeiro e nos últimos cinco anos chegaram 10 atletas que foram contratados a clubes lusos, totalizando 20,8 milhões de euros – pouco mais de dois milhões de euros por atleta.
O jogador com maior custo nesta lista é Paulinho, que se transferiu do Braga para o Sporting por 16 milhões de euros, mas que, ainda assim, é segundo na lista de maiores negócios entre clubes nacionais. O líder é Rafa Silva, que, em 2016/17, deixou os bracarenses mas para rumar ao outro lado da Segunda Circular, custando aos cofres do Benfica 16,4 milhões de euros.
Contas feitas, os três grandes investiram 146,4 milhões de euros durante cinco temporadas em contratações a outros emblemas portugueses.

Benfica segue médio há...5 anos. O interesse do Benfica em Ibrahim Sangaré não é de agora. Por muito que este nome tenha ganho força nos últimos tempos com a chegada de Roger Schmidt, o jornal Record escreve que as águias acompanham o médio, de 24 anos, desde quando este tinha 19 e começou a jogar na primeira equipa do Toulouse. Foi, precisamente, a este clube do Sul de França que o PSV de Schmidt foi resgatar o internacional marfinense, no verão de 2020. Numa altura em que os encarnados procuram vender primeiro Julian Weigl – que vê com bons olhos a hipótese de sair da Luz como o nosso jornal já deu conta –, as negociações com Sangaré não têm tido grandes avanços. Com um valor de mercado na ordem dos 24 M€, o centrocampista dos holandeses é o alvo prioritário das águias para a posição 6, que contará com o regressado Florentino Luís.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...