05 junho 2022

'Pérola' encarnada sugerida para suceder a Haaland; Empréstimos de Trincão e Lino fechariam ataque leonino; FC Porto admite saída de avançado

A ‘Sky Sport’ da Alemanha sugeriu ao Borussia Dortmund a contratação de Gonçalo Ramos. Perante as dificuldades do clube alemão em contratar Haller, do Ajax, ou Ekitike, do Stade Reims, a cadeia televisiva apontou três alternativas para substituir Haaland e foi nessa lista que surgiu o nome do avançado do Benfica.
“Tem uma grande técnica, passa bem e movimenta-se muito. Possui um remate forte e preciso com o pé direito e cabeceia bem. É muito bom e, acima de tudo, é jovem”, referiu Marc Behrenbeck, especialista do mercado de transferências.
Broja (Southampton) e Scamacca (Sassuolo) foram as outras figuras apontadas.

A continuidade de Toni Martínez no FC Porto em 2022/23 não é, por agora, um dado adquirido. Segundo apurou o jornal Record, o avançado pode vir a deixar o Dragão este verão, um cenário que está neste momento a ser estudado por todas as partes. Depois de uma época que começou em estado de graça, com o espanhol a afirmar-se entre os titulares e a justificar a aposta com golos, a verdade é que a utilização final ficou aquém do que se perspetivava, com 37 jogos realizados, mas apenas 1.015 minutos no total. Essa, de resto, será a grande razão para a porta da saída não estar totalmente fechada por esta altura.
Ainda que o FC Porto reconheça em Toni Martínez uma peça importante sobretudo a partir do banco, há a consciência de que a situação não é ideal para um jogador que tem a ambição de somar mais minutos, por mais feliz que esteja e por muito que se identifique com o clube.
Por outro lado, pode pesar também o facto de o avançado já ter sido cobiçado no inverno e continuar a ter mercado. O Espanyol e o Torino, emblemas que perguntaram pelo espanhol ainda em janeiro, continuam atentos ao que poderá ser o futuro do camisola 29 portista, mas há outros emblemas à espreita. De Itália, há a registar também o nome do Sassuolo, mas há também clubes da Alemanha.

Empréstimos de Trincão e Lino fechariam ataque leonino. O Sporting começou a preparar atempadamente o ataque ao mercado, com a contratação de um avançado na lista de desejos de Rúben Amorim, mas o plano teve de ser afinado devido à saída inesperada de Slimani, com o técnico a apontar agora à aquisição de dois jogadores mais móveis, neste caso Trincão e Samuel Lino. Após já ter garantido St. Juste para a defesa e fechado Morita no meio-campo, a prioridade da direção leonina passa por oferecer ao técnico alternativas face não apenas à dispensa de Slimani mas também ao regresso de Sarabia ao PSG.
Trincão e Samuel Lino podem chegar a Alvalade por via de empréstimos. No caso do português, o Sporting tenta uma cedência junto do Barcelona e tanto os leões como o jogador têm feito força para que a transferência se efetive, com o acordo a poder incluir opção de compra e taxa de empréstimo. Trincão é desejo de Amorim, que o conhece bem dos tempos no Sp. Braga e está ciente da polivalência que o jogador pode trazer à linha ofensiva. Já Samuel Lino trocou o Gil Vicente pelo Atlético Madrid, mas o pouco espaço que pode ter nos colchoneros deve conduzi-lo a um novo caminho. Falta a luz verde de Diego Simeone mas, nessa ótica, o Sporting está atento e interessado em garantir um empréstimo do extremo que se destacou na Liga, em 2021/22, com 14 golos. Em caso de sucesso nas duas operações, Amorim terá ao dispor dois reforços criativos e versáteis para fechar o ataque, deixando Paulinho e Rodrigo Ribeiro - que irá subir na hierarquia - como referências mais fixas. A fórmula da mobilidade trouxe frutos na fase final de 2021/22, com 17 golos em 6 jogos.
Samuel Lino mostrou veia goleadora no Gil Vicente a jogar a partir da esquerda (lugar que tem sido ocupado por Pote, no Sporting). É precisamente nessa zona que Rui Almeida, ex-técnico nos gilistas, vê Lino a render no caso de rumar aos leões. “O Samuel é um livro aberto: pode jogar por fora como extremo, por dentro enquanto avançado interior ou ponta-de-lança. Tem espírito de escutar e aprender. A margem de progressão dele é enorme”, assume a Record o técnico de 52 anos, avaliando o modelo de Amorim: “Não jogávamos num modelo (3x4x3) muito diferente do Sporting e a versatilidade do Samuel é enorme. É muito forte no 1x1 e perigoso em zonas de finalização.”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...