05 junho 2022

As duas renovações prioritárias no Dragão e ainda Pepe; Luisão pode 'cair' do Benfica; Otamendi tem o River Plate no horizonte

Otamendi ainda tem mais um ano de contrato com o Benfica, mas já está a pensar no futuro, que vai passar pelo regresso à Argentina para representar o River Plate. O central, de 35 anos, nunca escondeu que gostaria de terminar a carreira nos milionários e esse cenário parece que se vai mesmo concretizar. Titular na finalíssima com a Itália, que os argentinos venceram de forma incontestável (3-0), Otamendi mantém uma cotação alta no seu país e poderá baixar o ordenado para terminar a carreira no River. Resta saber se a saída da Luz será no próximo mercado de inverno, o que permitiria algum encaixe financeiro às águias, ou apenas no final da época.

Luisão pode 'cair' do Benfica. A ascensão de Simão Sabrosa na hierarquia do futebol profissional dos encarnados, noticiada na edição de ontem de Record, levanta muitas dúvidas quanto ao futuro de Luisão na estrutura do Benfica para 2022/23. O até agora diretor técnico vê as suas funções serem algo esvaziadas pela promoção de Simão Sabrosa, pelo que será o presidente Rui Costa a ter a última palavra quanto ao papel a desempenhar pelo brasileiro na próxima temporada.
Uma vez que a tónica dos responsáveis pelo futebol das águias é reduzir ao mínimo o número de pessoas com acesso direto e permanente ao plantel, de forma a blindar o grupo orientado por Roger Schmidt, o antigo central e capitão dos encarnados poderá ser desviado para outras funções. Afinal, Luisão fez 538 jogos pelo Benfica (marcou 47 golos) e conquistou no clube seis campeonatos, três Taças de Portugal, sete Taças da Liga e quatro Supertaças.

As duas renovações prioritárias no Dragão e ainda Pepe. O mercado de transferências já mexe e os dragões têm vários atletas que despertam a cobiça de clubes dos grandes campeonatos europeus, mas o trabalho dos responsáveis da SAD neste defeso não se restringe à compra e venda de jogadores. Do atual plantel azul e branco, há sete futebolistas que vão entrar no último ano de contrato e a prioridade é renovar com Matheus Uribe e Francisco Conceição.
O médio colombiano foi sempre peça fundamental nas equipas de Sérgio Conceição desde que chegou à Invicta no início de 2019/20 – fez 125 jogos e marcou 10 golos em três épocas completas –, e, aos 31 anos, está avaliado em 16 milhões de euros pelo site especializado “transfermarkt”. O facto de entrar para o derradeiro ano de vínculo com os portistas torna Uribe ainda mais apetecível (a partir de janeiro do próximo ano pode assinar por outro clube), mas a SAD acredita que a renovação é possível e por valores que se enquadrem na política do clube.
A situação de Francisco Conceição é idêntica, embora este caso aparente ser de mais fácil resolução. Com apenas 19 anos, o extremo ainda procura a afirmação completa no onze titular do F. C. Porto e o objetivo dos dirigentes é assinar um contrato de longa duração e com uma cláusula de rescisão que venha a garantir, no futuro, um grande encaixe financeiro. Depois de ter sido utilizado 17 vezes em 2020/21, Francisco subiu um patamar na época passada e somou um total de 33 encontros disputados, com três golos e outras tantas assistências.
O terceiro elemento neste jogo de renovações é Pepe. O capitão completa 40 anos em fevereiro de 2023 e a condição física será, obviamente, decisiva para se perceber até quando o central vai jogar. Fundamental tanto no clube como na seleção nacional, Pepe dificilmente falhará a fase final do próximo Campeonato do Mundo e, caso mantenha a vontade de continuar a jogar, o acordo para a renovação com os dragões será fácil e rápido.
Marchesín, Marcano, Fernando Andrade e Manafá são os restantes atletas com mais um ano de contrato, mas apenas o último deve vir a renovar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...