05 maio 2022

Remontada épica coloca Real Madrid na final da Champions; Shakhtar Donetsk garante fase de grupos da champions; "O Pina, o Faustino, o da Sport TV, quem foram estes senhores na arbitragem?"

O antigo candidato à presidência do FC Porto José Fernando Rio espera que os azuis e brancos sejam campeões nacionais nesta temporada. Porém, há uma coisa que este diz não compreender e que tem vindo a ocorrer de uns anos a esta parte no que toca às análises de arbitragem, tão em voga na realidade do futebol nacional.
Após o final dos jogos, em várias televisões e na imprensa vários são os antigos árbitros que deixam a sua visão sobre os lances de arbitragem o ocorridos nas partidas. No entanto, José Fernando Rio levanta dúvidas a respeito de alguns 'juízes' que fazem notar a sua opinião, que acaba por ter eco na comunicação social. "Eu vejo lá pessoas serem consideradas grandes especialistas quando nem sequer carreira de árbitros tiveram, quer dizer, o Marco Pina qual foi [a carreira]? O [Jorge] Faustino foi árbitro também? O outro senhor da Sport TV, mais moderado um bocadinho, mas quem foram estes senhores para agora serem os juízes dos próprios juízes, dos próprios árbitros?", interroga José Fernando Rio.
Em declarações no programa de Youtube Portal dos Dragões, José Fernando Rio diz que, a este nível, "há uma grande confusão" e "só assim se entende que estas pessoas sejam consideradas grandes especialistas e tenham o poder de, depois do jogo, dizer o que está certo e o que está errado".
Por outro lado, o antigo candidato à presidência do FC Porto admite que até pode levar em consideração as análises de outros ex-árbitros.
"Eu posso compreender o Duarte Gomes, goste-se ou não da carreira que ele tenha feito ou das decisões. Compreendo que possa ser um analista, um crítico, um especialista", destacou José Fernando Rio, prosseguindo a sua ideia a este respeito com outros nomes.
"O Pedro Henriques não levou a carreira até ao fim, mas vi-o a apitar na I Liga. O Jorge Coroado, o Fortunato Azevedo, o José Leirós são tudo árbitros que melhor ou pior, não estou agora a qualificar a carreira deles, foram árbitros e toda a gente os viu a atuar", fez notar José Fernando Rio.
Ainda assim, o antigo candidato à presidência dos azuis e brancos refere que, atualmente, "há seres humanos que aparecem  diretamente do nada para a crítica e para serem os juízos que decidem o que o juiz fez, se está bem ou se está mal."
"Nunca percebi. Nunca percebi. Nunca ninguém me explicou. Enquanto não me explicarem como esses senhores aparecem, para mim, é tudo muito duvidoso", admitiu José Fernando Rio.

Remontada épica coloca Real Madrid na final da Champions. O Real Madrid está, pela 17.ª vez, na final da Liga dos Campeões/Taça dos Clubes Campeões Europeus. Após derrota, por 3-4, em Manchester, a equipa espanhola logrou mais uma inacreditável reviravolta no Santiago Bernabéu e eliminou a equipa inglesa, com agregado de 6-5 na eliminatória.
A perder por 0-1, golo de Mahrez, até ao minuto 90, dois golos de Rodrygo já no tempo de compensação levaram o jogo para prolongamento, altura em que apareceu o inevitável Karim Benzema, de penálti, a fazer o 3-1 que leva o Real Madrid para a final com o Liverpool, repetindo a de 2018, em Kiev, que na altura o Real venceu por 3-1.
A 28 de maio, no Stade de France, o Real irá procurar a 14.ª Liga dos Campeões, frente a um Liverpool a tentar levar a sétima para o museu.

Shakhtar Donetsk garante fase de grupos da champions. Numa altura em que o futebol ucraniano, e o país em geral, vivem um momento conturbado com a invasão da Rússia, a meia-final da Liga dos Campeões trouxe uma boa notícia. Com a derrota do Villarreal perante o Liverpool (2-5 no agregado), o Shakhtar Donetsk garantiu a entrada direta na fase de grupos da próxima temporada.
Isto porque entre Liverpool e Real Madrid, o vencedor desta edição da Champions já tem assegurada a entrada na fase de grupos da próxima época por via do campeonato. Assim, a UEFA atribui essa vaga ao país com melhor ranking e sem entradas diretas, neste caso a Ucrânia.
Recorde-se que a Federação Ucraniana e os clubes acordaram recentemente colocar um ponto final no campeonato, sem declarar o campeão ou confirmar as descidas. Contudo, para efeito de competições europeias, ficou estabelecida a classificação aquando da interrupção de inverno, liderada pelo Shakhtar Donetsk, que, até à noite de terça-feira, tinha lugar assegurado no play-off. O Dínamo Kiev, que ocupa o segundo lugar, vai entrar na segunda pré-eliminatória.
Recorde-se que até ao momento são estes os clubes já com entrada assegurada na fase de grupoos da Liga dos Campeões da próxima época: Real Madrid, Bayern, PSG, Liverpool, Manchester City, Juventus, FC Porto, Inter, Nápoles, Sporting, Milan, Dortmund, Salzburgo e Shakhtar Donetsk.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...