11 maio 2022

O novo alvo do Benfica; Proposto castigo de 1 mês a 2 anos a Sérgio Conceição; St. Juste já assinou pelos leões; Sporting perto de fechar novo negócio. “Está tudo muito bem encaminhado”.

Foi uma verdadeira viagem-relâmpago, mas houve tempo mais do que suficiente para deixar tudo preto no branco: em pouco mais de 24 horas em Lisboa, Jeremiah St. Juste completou todos os passos necessários e já assinou contrato com o Sporting, válido para as próximas cinco épocas, até 2027, avança o Record. 

“Está tudo muito bem encaminhado”. Ricardo Pacheco, presidente do Santa Clara, está otimista em relação à conclusão do negócio da transferência de Morita para o Sporting. Leões e açorianos esgrimem argumentos no sábado em Alvalade, na derradeira jornada do campeonato, e antes ou depois do encontro está prevista uma conversa entre os dirigentes leonino sedo Santa Clara, que pode resultar na conclusão de um processo que se arrasta há muito tempo. “A negociação está a seguir os trâmites normais. O que aconteceu é que esta notícia veio a público muito cedo e as pessoas ficam com a sensação de que está a levar muito tempo a resolver-se, mas na verdade não. Normalmente, os negócios só são conhecidos na fase final. As partes estão próximas e tanto o Sporting, como o Morita como o Santa Clara estão interessados em concluir a negociação”, sublinhou o líder do emblema açoriano em declarações ao jornal O Jogo.
No sábado, às 20h30, o internacional japonês jogará pela última vez com a camisola do Santa Clara e num estádio que passará a ser “seu” em 2022/23.“Sei da vontade do jogador, que é um grande profissional, e é público que o Sporting conta com Morita, pelo que continuo a dizer que está tudo encaminhado”, garantiu Ricardo Pacheco, recordando que o clube necessita de valorizar os seus ativos para fazer bons negócios como aconteceu, por exemplo, com Zaidu e Fábio Cardoso, jogadores que foram transferidos para o FC Porto. “Há um ano estavam no Santa Clara e no último fim de semana o Zaidu, por exemplo, marcou o golo decisivo para o campeonato... É uma alegria saber que os jogadores atingem este nível e gostam de estar no nosso clube”.
Uma parte dos jogadores do Santa Clara não fará a viagem de regresso aos Açores no domingo, seguindo a partir da capital portuguesa para férias. Morita está naturalmente nesse lote, ele que poderá seguir para o Japão, onde tem a família, já como jogador do Sporting. “Não vale a pena dizer o contrário, o jogador tem vontade de jogar na Liga dos Campeões”, acrescentou Pacheco.

O Benfica está interessado no médio Enzo Fernández, uma das figuras principais do River Plate. Apesar de ter apenas 21 anos, o jogador natural de San Martín (na área metropolitana de Buenos Aires) teve uma evolução impressionante após a cedência do Defensa y Justicia – onde foi treinado por Crespo e conquistou a Copa Sul-Americana em 2020 – e está referenciado pelos grandes clubes europeus, escreve o Record. Com contrato válido até dezembro de 2025, Enzo tem uma cláusula de rescisão de 20 M€ e os encarnados estão a negociar o jogador de forma a tentar fintar a concorrência. Contudo, a missão das águias não se afigura fácil. O River já fechou a venda de Julián Álvarez para o Manchester City, pelo que o presidente, Jorge Brito, não parece recetivo a perder outra pérola. “É natural que clubes europeus perguntem pelo Enzo e que venham olheiros de todo o Mundo vê-lo, mas tem mais três anos e meio de contrato. Sabemos que está muito feliz aqui no River, tem ‘ganas’ de ganhar a Copa e tem hipóteses de jogar o próximo Mundial”, afirmou o dirigente, que não parece disposto a negociar abaixo da cláusula.
Com oito golos e cinco assistências em 18 jogos pelo River, Enzo Fernández destaca-se pela boa visão de jogo, remate fácil de fora da área e eficácia na cobrança dos penáltis. Considerado fundamental na estrutura da equipa de Marcelo Gallardo, o médio é visto como um líder nato e já fez esquecer Exequiel Palacios (saiu do River em 2020 para o Bayer Leverkusen).
As boas exibições no emblema de Buenos Aires despertaram a atenção de Lionel Scaloni, selecionador da Argentina, que o chamou para os embates de apuramento para o Mundial frente ao Uruguai e Brasil, mas não teve a oportunidade de sair do banco. Está na lista de convocáveis para a fase final da competição, que se disputa em novembro e dezembro, no Qatar, havendo quem defenda a sua inclusão. “Pela sua evolução merece uma chance na seleção e pode dar muitas soluções”, afirmou Enzo Francescoli, diretor-desportivo do River Plate à Rádio Continental. 

Proposto castigo de 1 mês a 2 anos a Sérgio Conceição. O processo disciplinar aberto a Sérgio Conceição, Vítor Baía e Rui Cerqueira no seguimento de uma queixa do Sporting sobre o episódio registado na garagem do Estádio do Dragão, após o clássico entre FC Porto e Sporting, a 11 de fevereiro, resultou em acusações aos responsáveis portistas, assim como à SAD azul e branca. A Comissão de Instrutores já entregou o seu relatório e a decisão está agora nas mãos do Conselho de Disciplina. Segundo apurou o jornal Record, Sérgio Conceição está indiciado por lesão da honra e da reputação e denúncia caluniosa, ilícito com um quadro penal de 1 mês a 2 anos de suspensão e multa entre 5.100 e 30.600 euros. Pelo seu lado, Vítor Baía é acusado pela mesma infração e também por agressão na forma tentada, pois terá aproximado a sua testa da de Frederico Varandas, ilícitos que pressupõem uma suspensão, em cúmulo jurídico, de 2 meses a 3 anos e multa entre 5.946 e 39.096 euros. Já Rui Cerqueira, diretor de imprensa do FC Porto, está indiciado por agressão, arriscando uma suspensão entre 3 meses e 3 anos e uma multa entre 2.550 e 25.500 euros. Por consequência, a SAD do FC Porto está também referenciada por lesão da honra e reputação e inobservância de outros deveres, o que, em cúmulo, poderá resultar em multas entre 20.300 e uns consideráveis 96.900 euros.
O episódio remonta ao final do clássico entre dragões e leões, no qual Frederico Varandas se deslocou à sala de imprensa do Estádio do Dragão e, entre outras críticas, referiu que o que se tinha visto era “um reflexo dos últimos 40 anos de Pinto da Costa” na liderança do FC Porto. À saída e já no espaço por onde passam os autocarros das equipas, o presidente do Sporting foi abordado pelos agora arguidos, momento no qual se gerou a confusão, conhecendo-se versões contraditórias sobre o episódio. Os responsáveis azuis e brancos terão agora um período para refutar as acusações, devendo ser ouvidos pelo Conselho de Disciplina, diligências após as quais este órgão disciplinar terá um prazo máximo de 15 dias para tomar uma decisão.
As acusações deduzidas surgiram de uma exposição feita pelo Sporting, pois no que diz respeito ao relatório do delegado da Liga, o mesmo fazia referência ao episódio apenas através de interposto relato feito por um elemento do Sporting, com o clube a assinalar publicamente a ausência de alguns detalhes, nomeadamente a envolver Sérgio Conceição. Entretanto, o Sporting chegou a anunciar queixa-crime contra o técnico e este prometeu resposta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...