08 maio 2022

Golo anulado ao Benfica foi boa decisão? Ficou por marcar um penalti a favor do FC Porto?

É unanime que não houve grande penalidade por marcar a favor do FC Porto. Menos unanime foi o golo anulado ao Benfica, por 2 cm. 


5 comentários:

  1. Exemplar
    Não conseguimos evitar a festa no nosso estádio daquela fossa séptica mascarada de equipa, que representa aquilo que é hoje o futebol em Portugal. Não jogámos particularmente bem, é verdade, mas até jogámos o suficiente para poder ter vencido este jogo - só que não nos deixaram. Mas mesmo que tivéssemos jogado muito melhor, a sensação com que saímos daquele estádio é que a festa estava já decidia de antemão, tal como o campeão também já o estava desde Agosto passado.

    Ironicamente, considero que este jogo foi exemplar. Foi o exemplo perfeito do que é a realidade do futebol português neste momento. Quando cheguei a casa e liguei o computador, quase que me surpreendi por não ter visto o Windows 95 a arrancar, e por não ter tido que fazer o dial up do modem para me ligar à internet, porque pelo caminho cheguei a estar convencido que ainda estava nos anos 90. O jogo foi exemplar porque se quiserem explicar a alguém porque motivo nos últimos 40 anos o Porto, mesmo numa época em que tiver uma equipa de refugo, com jogadores contratados a equipas de terceira linha, jogadores com 40 anos, ou emprestados rejeitados por clubes que não lhes reconheceram qualidade suficiente para pagar as cláusulas de opção, consegue sempre estar até ao fim na luta por qualquer campeonato e é até o maior favorito a vencê-los, não vale a pena falar; mostrem-lhes simplesmente este jogo. O Benfica comete erros, mas mesmo que não os cometesse, e mesmo que investisse 300 milhões em vez de 100, no final o Porto, com a equipa de refugo que conseguisse montar essa época, estaria a lutar pelo título até ao fim. O Darwin hoje marcou mais um golo excepcional. Marcou, toda a gente festejou, o lance foi validado em campo, a bola foi ao meio campo, passaram-se largos minutos, e durante esse tempo o VAR dedicou-se a fazer aquilo que tem feito toda a época em relação ao qualquer golo do Benfica, ou seja, a procurar qualquer motivo para o anular (perdão, roubar). Após grande esforço, conseguiu-o num frame onde colocava o Darwin fora-de-jogo por dois centímetros, ainda por cima um no qual a bola já saiu do pé do Otamendi, que fez o passe (para quem não saiba, a regra aplica-se assim que o pé do jogador que faz o passe contacta com a bola, não quando esta lhe sai do pé). O Darwin este ano teve um golo anulado contra o Porto por 2 centímetros, outro anulado também contra o Porto por 4 centímetros, e um anulado contra o Sporting por 6 centímetros. Muitos acharão que é apenas azar ou coincidência. Para mim, eu acho é que só há uma forma de se conseguir manter uma equipa a ganhar regularmente, seja com que jogadores ou treinador forem: quando montam uma equipa medíocre, é puxar toda a gente para baixo de forma a nivelar pela mediocridade. É este o futebol que querem manter em Portugal. E é por isso que o futebol português não merece jogadores como o Darwin, porque todos se deliciam com a mediocridade e um jogador que ouse destacar-se tem que ser abatido. Quando o Benfica se libertou e recomeçou a ganhar, o contra-ataque foi feito com a farsa dos e-mails, que condicionou tudo e todos contra o Benfica e deu carta branca aos nossos adversários para reinstalar o 'sistema', mas desta vez com raízes ainda mais profundas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto foi o que me deixou completamente desmotivado no jogo de hoje. Não foi a porcaria da festa dos ladrões, essa já estava marcada desde Agosto. Foi ver a coisa feita à minha frente e de todos, à descarada, para mostrar mesmo que nem todos lutam com as mesmas armas. Foi uma espécie de vangloriar daquilo que conseguiram. Quando o golo foi anulado, eu senti que não só a equipa como todo o estádio se esvaziou de crença. Fez-me lembrar um jogo a que assisti na antiga Luz, arbitrado pelo Fortunato Azevedo, em que o Porto ganha 3-2 com uma roubalheira épica (com o Fortunato Azevedo à noite a insistir no Domingo Desportivo que o penálti assinalado a favor do Porto era evidente enquanto o Rui Tovar respondia perplexo que nas imagens não se conseguia ver nada daquilo que ele descrevia). Isto é a nova (e velha) realidade. Num jogo em que o Porto se podia limitar em deixar correr o marfim à espera do nulo final, temos uma equipa de arbitragem que tudo fez para impedir que se jogasse. Assinalou faltas inexistentes de cada vez que um jogador se atirava para o chão - chegámos ao ridículo do auxiliar, a um metro do lance, não assinalar faltas e o árbitro, do outro lado do campo, assinalava-as. Interrompeu por mais do que uma vez jogadas de contra-ataque para assinalar faltas a favor da equipa que saía para o ataque. É saber que teremos sempre árbitros e VAR capazes de encontrar um fora de jogo de 4 centímetros se for para decidir contra nós, mas incapazes de ver um jogador controlar a bola com a mão se for para decidir a favor dos mesmos de sempre. Ou que não conseguem ver um defesa jogar voleibol dentro da sua área, porque isso implicaria assinalar um penálti a favor do Benfica. É impossível achar normal que nas duas últimas épocas os outros dois tenham mais de três vezes mais penáltis a favor do que o Benfica. É porque atacam mais? O Benfica tem melhor ataque do que o Sporting. Aliás, o Tondela só esta época tem mais penáltis a favor do que o Benfica nas duas últimas junta. Será pelo estonteante e sufocante vendaval ofensivo que praticam em todos os jogos? Os árbitros em Portugal estão todos severamente condicionados contra o Benfica - eu nem vou ao ponto de achar que eles roubam intencionalmente, acho é que todos eles têm pavor de eventualmente errar a favor do Benfica, e para se protegerem decidem sistematicamente contra o Benfica. Por outro lado, têm também pavor de errar contra os do costume, e para se protegerem decidem sistematicamente a favor deles.

      Depois do que eu vi hoje, o meu estado de espírito para a próxima época é simples de descrever: podemos trocar de treinador, podemos mudar metade do plantel, podíamos até trocar de direcção. O Porto reforça-se com jogadores do Arrentela e do Canelas, mantém o Pepe com 41 anos para ter sempre mais um árbitro em campo, e lá será mais uma vez o grande favorito à conquista do campeonato.

      Eliminar
  2. Anonimo 14,41 subscrevo totalmente as tuas palavras e parabens pela clarividencia

    ResponderEliminar
  3. Dois presidentes detidos, um campeonato validado com um golo em fora de jogo após penalti não assinalado em jogo com o Rio Ave, acusações de aliciamento a jogadores, pseudo contratações como forma de subsidiar outros clubes da liga, etc, etc. Se o golo do Darwin fosse validado perdiam 1-2 ou 1-3. Aliás esta época, o saldo com o já habitual 3º classificado é de 7-1. A luz é o nosso salão de festas e este tipo de adeptos a causa de constantes sorrisos. Até agora o único arbitro irradiado dava pelo nome de Inocêncio e não era o bibliográfico.

    ResponderEliminar
  4. Ex árbitros de merda o porto foi campeão nemerece levado ao colo mergulhos etc etc etc campeonato da vargonha

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...