12 maio 2022

Alvo do Benfica faz lembrar Gundogan; "Prefiro ter Sérgio Conceição comigo do que como rival"; Adeptos franceses insultam jogador que...morreu

No primeiro jogo após a derrota com o Nantes na final da Taça de França, os adeptos do Nice insultaram Emiliano Sala, ex-jogador dos canários que perdeu a vida num acidente aéreo em 2019.
«É um argentino que não sabe nadar bem... Emiliano debaixo de água...», cantaram os adeptos do finalista vencido da Taça francesa.
No final do encontro, Christophe Galtier teceu duras críticas a quem dirigiu cânticos ao argentino na partida contra o Saint-Étienne, da passada quarta-feira.
«Não tenho adjetivos para definir o que ouvi. Assim que chegámos ao balneário foi falar com os jogadores sobre o que ouviram. Em meu nome, em nome do meu staff, do meu departamento médico e dos meus jogadores quero pedir desculpa à família do Emiliano Sala e do Nantes», começou por dizer, citado pelo L'Équipe.
«Ouvimos muitas coisas num estádio de futebol, mas estas pessoas... Se não estão contentes, só têm de aparecer no centro de treinos. Muitas vezes o que é dito nos estádios é um reflexo da socidade. Se esta é a nossa sociedade, estamos verdadeiramente lixados! Também houve insultos para Mrs. Frappart [árbitra da final da Taça], mas não foi por causa dela que perdemos. Para mim isto é surreal. Não tenho palavras. Estes adeptos que fiquem em casa. Deixem-nos ficar em casa! Nós ganhamos sem essas pessoas», acrescentou.
Emiliano Sala jogou entre 2015 e 2019 no Nantes antes de se transferir para o Cardiff. Foi, aliás, durante a viagem de França para o País de Gales que o acidente aéreo ocorreu. 

Alvo do Benfica faz lembrar Gundogan. Facundo Villalba foi avançado do River Plate na década dos 90 do século passado e foi treinador dos miúdos dos milionários até 2019, cruzando-se com Enzo Fernández – jogador pretendido pelo Benfica – na equipa da reserva. “O que mais me impressionou nele foi a personalidade, o caráter para jogar e, claro, as suas qualidades técnicas porque tinha um bom passe curto e longo, estando sempre bem posicionado em campo”, conta ao jornal Record o técnico de 48 anos, acrescentando: “Está a ter um nível muito alto, mas ainda tem muito para crescer e tem demonstrado enorme potencial.” Convidado a comparar as características de Enzo Fernández com jogadores que atuam na Europa, Villalba foi direto. “Há muitos médios de equilíbrios, que colaboram na recuperação, têm chegada à área contrária e que sabem fazer golos ou meter o último passe. Como Gundogan, do Manchester City. Se me pede que o compare a alguém, só posso compará-lo a esse jogador”, frisa ao jornal.
Uma eventual mudança do médio para o futebol europeu aos 21 anos não será problema no entender do técnico, que está sem clube há mês e meio após deixar o San Martín de San Juan. “Jogar na 1ª Divisão pelo River é atuar ao mais alto nível na América do Sul, ou seja, está preparado para a Europa. O futebol argentino é muito competitivo e ir para um grande clube como o Benfica também seria bom para ele”, explica, alertando: “O miúdo ainda não mostrou todo o potencial que tem e vai precisar de se adaptar ao ritmo do futebol europeu, que é diferente do argentino.” A fechar, Facundo Villalba deixa alguns elogios ao médio que está no radar dos encarnados. “Ele foi sempre muito profissional e a prova disso é que quer aprender todos os dias. Não me surpreende o seu estatuto na primeira equipa do River e sei que pode dar ainda muito mais”, afirma quem o conhece bem.

"Prefiro ter Sérgio Conceição comigo do que como rival". Avançado espanhol, um dos obreiros do 30.º título de campeão do FC Porto, assumiu, citado pela "Marca", ter atingido um desiderato ao lograr a conquista nacional e traçou elogios à capacidade técnica, motivacional e gestora do treinador portista, por manter "todos os jogadores a bordo e ninguém em suspenso"

30.º título: "Objetivo alcançado, sonho tornado realidade. O meu objetivo era assinar por um grande clube, e assim foi. Não foi fácil, mas tive a sorte de o Porto ter reparado em mim. Quando se vai para uma grande equipa é para ganhar títulos. A vitória na Luz, contra o Benfica, foi uma sensação incrível. Ser campeão da liga, junto dos companheiros, com adeptos... É para isso que vivemos: para os títulos."

Sérgio Conceição: "Prefiro tê-lo na minha equipa do que como rival. A sua experiência futebolística, como jogador, ajuda-o a ler situações, ele é muito inteligente. Sabe o que tem e sabe utilizá-lo ainda melhor (...) Ele faz uma boa gestão de balneário e do tempo de jogo, algo que é muito importante num ano tão longo. Todos estão a bordo, ninguém está em suspenso. Ele dá oportunidades e aqueles que as esperam têm de corresponder."

Participação na Liga dos Campeões: "Enfrentámos o Milan, o Liverpool, o Atlético de Madrid... Em todos os jogos ou se morria ou se morria. Todos sabem que estes clubes que têm mais dinheiro do que o FC Porto. Temos lutado com tudo."

1 comentário:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...