26 abril 2022

"O Sporting não se pode queixar dos 40 anos"

"Espero que os oficiais relatem tudo o que viram porque o que vimos são um reflexo dos últimos 40 anos de Pinto da Costa. Este não é o Sporting dos últimos 40 anos", afirmou Frederico Varandas, presidente do clube de Alvalade, em fevereiro de 2022, na sala de imprensa do Estádio do Dragão, no Porto, após o empate entre as duas equipas que deixou os portistas lançados para a conquista do campeonato. Varandas apontou críticas ao homólogo do FC Porto, Pinto da Costa.
Daí em diante, o clube da cidade Invicta passou a socorrer-se da expressão usada por Frederico Varandas para passar um conjunto de mensagens onde mostra as conquistas de Pinto da Costa ao longo das últimas quatro décadas no desporto nacional e internacional. Só que, por outro lado, em Alvalade, a expressão do presidente verde e branco serviu para debates e considerações sobre a realidade do desporto em Portugal.Ainda assim, Octávio Machado, antigo treinador dos leões e ex-diretor-geral do Sporting, nota que os problemas que o clube de Alvalade tem vindo a enfrentar estão 'dentro de casa' e esses, a seu ver, é que deveriam merecer a atenção do Sporting para ultrapassar estas situações.
A este respeito, o antigo dirigente verde e branco lembra as considerações tomadas por sportinguistas nas últimas semanas desde que Rúben Amorim começou a perder alguns jogos de forma consecutiva.
Octávio Machado realça que as "personalidades" voltaram a público para debater o momento do Sporting e algumas delas não pouparam o treinador.
"Quando não se ganha somos questionados. Só espero e desejo que efetivamente não deixem o armário uma série de esqueletos que já estão há dois anos no armário e façam aquilo que o Sporting se pode queixar", afirmou Octávio Machado, prosseguindo a sua ideia a este respeito.
"O Sporting não se pode queixar dos 40 anos. Pode-se queixar de uma série de instabilidade que ciclicamente aparece e que diminiu as potencialidades do Sporting. Essa é que é a verdade", afirmou Octávio Machado.
O antigo dirigente do clube de Alvalade referiu ainda que "algumas personalidades do Sporting tem fragilizado a capacidade do Sporting como grande instituição".
"São alguns sportinguistas", afiançou Octávio Machado que já desempenhou várias funções na história do emblema verde e branco, que serviu pela última vez na altura em que Jorge Jesus era o treinador dos leões e Bruno de Carvalho ocupava o cargo de presidente do clube lisboeta.

8 comentários:

  1. SOB CONTROLE!

    No futebol em Portugal, quanto há controle, os futebolistas podem acusar gémeos que ninguém estranha mas nunca droga ou substancias proibidas. Sabe-se (murmura-se em off) de alguns casos em que A,B ou C, acusou doping tamanha era urgência em mascarar o verdadeiro culpado, mas a fruta do dia são os casos de gravidez aguda e os da urina de velha que lhes sai na taluda. Toda gente com memória se lembra dos famosos carecas dajantas que, além da relva que se dizia que comiam, ostentavam por volta dos 26 anos uma lustrosa pista de aviação na cabeça. Agora dá-lhes para os olhos esbugalhados e as línguas azuis. Antigamente caía-lhes a trunfa.
    Era o melhor do mundo (como tantos outros consumidores de baba de caracol e placenta de burro) no foculporto, fazendo uma carreira sempre a descer longe da protecção do manto protetor do clube da fruta. Anderlecht, Bologna, foculporto, Toulouse, S. Liége, Bruge, Braga, Lugano, Toulon 83, FCV Dende, SK Halle. Stéphane Demol, defesa central belga, marcou 12 golos numa só época de foculporto e 10 nos restantes 17 anos de carreira. Numa altura em que Geraldão e Branco dispunham de cerca de 15 livres à entrada da área por jogo, o belga carimbou 11 penaltis no campeonato (2 aos sapos e 1 ao Benfica) dos 12 que disfrutou no foculporto. Saiu com 25 anos, ao que se disse, com medo de perder a farta cabeleira! Os exemplos eram tantos que o belga preferiu escapulir-se para o modesto Toulouse fugindo a sete pés da concorrência de Bandeirinha, André, Semedo, Secretário e dos Jaimes, Magalhães e Pacheco.
    Ponto assente. No foculporto 'nunca' ninguém foi apanhado com doping! Nem sequer o Jardel que, se lhe sacudissem o pó que o sustentava, caía irremediavelmente no relvado. Note-se que isto são apenas coincidências e números! E se o lugar no mundo onde eles mais coexistem com os azares é no futebol português, a oste de Pecos, disso não me cabe culpa. Sem cronologia ou qualquer espécie de intenção de acusar seja quem for - até porque acredito que os e-mais roubados ao Benfica são os maiores culpados da ‘amarelinha’, das recuperações milagrosas e dos mergulhos dos Zaidus no caldeirão do Povix – deixo ficar o 'estudo' (é sempre bom ter memória) que fiz numa curta pesquisa no Google. Um pouco mais de 30 minutos bastaram-me, compenetrado na sanita sentado! Demorei bem mais à procura de cromos como o António Carlos, que me caiu no goto por ter afiambrado duas galhetas ao Paulinho Santos num treino, socorrendo-me de um recorte do Correio Sport, de 2009, publicado em blogs como o «Minha Chama» e o «pulpuscorruptus.blogspot».
    «Deram-me uma injecção. Sabia que era uma vitamina. Senti-me mal aos 10 minutos de jogo contra o IFK Gotemburgo. Fiquei tonto, parecia que só via para os lados e o meu treinador não percebia o que se passava, enquanto os meus companheiros corriam como feras!». "Nessa noite o corpo de António Carlos não respondia e, apesar da vitamina ter sido aplicada aos jogadores do FCPorto, não teve o mesmo efeito em todos. A António Carlos foi como se desligasse o corpo do cérebro, escreve o jornal mexicano". "António Carlos Santos descreveu como se sentiu ao chegar a casa: «Não sabia o que estava a fazer», "acrescentando, «há algo que vai para além do futebol na Europa. Treinávamos muito pouco, jogávamos muito e tínhamos sempre um ritmo elevado».
    "António Carlos lembrou que no FCPorto lhe «davam vitaminas», "para além das B12 misturada com um medicamento (“Voltaren”), que servia para prevenir lesões e melhorar o descanso dos atletas". Contactado pelo “Correio Sport”, Domingos Gomes esclareceu, “Todos os atletas tomavam “Parentrovic”, um polivitamínico de vitamina C. Alguns tomavam “Aspergic” ou “Voltaren” para tirar a dor. Mas já na altura as situações eram bem definidas quanto à prescrição de medicamentos.
    «A furosemida é usada para mascarar doping»! Recuperemos, então, alguns casos interessantes de rapazes que, na sua maioria, exibiam uma forma física espantosa depois de um corrupio de visitas, entre Janeiro e Fevereiro, a uma certa clinica de emagrecimento, no Porto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mário Jardel numa entrevista ao "lancenet": «Médico do FC Porto sabia que consumia cocaína» (...) «O futebolista brasileiro, com um grande passado em Portugal, assumiu que a primeira vez que se rendeu à droga "foi em Fortaleza em 1998", num churrasco, numa altura em que alinhava pelo FC Porto. "Super Mário" diz que a prática era conhecida pelo clube e conta como se escapava aos controlos antidoping» (...) «"Só consumia nas férias. O médico e o fisioterapeuta da equipa sabiam porque eu contava-lhes. Fazia exames todos os dias antes do treino e fiquei fechado um mês dentro da concentração para me recuperar", referiu, em entrevista ao "Lancenet"»
      Mais futebol - «Antigo futebolista confessa que usou doping no FC Porto. O futebolista brasileiro Walter Casagrande, que jogou no Futebol Clube do Porto na época 1986/87 confessou que fazia doping enquanto jogou em Portugal, no programa de Jô Soares. Aconteceu na Europa, no dia em que me estreei no FC Porto, soube que ia jogar por um colega, depois disse-me, tens de passar ali atrás, tens um negócio para usar, aí eu fui e usei, usei umas quatro vezes. É a coisa que mais me envergonha (...) o que menos gosto de lembrar. Atrapalha-me muito mais do que pensar em todas as drogas que tomei. Era injetado e dava disposição acima do normal» (…) «Em geral, injetavam Pervitin no músculo. De imediato, a pulsação ficava acelerada, o corpo superquente, com alongamento máximo dos músculos. Podia-se levantar totalmente a perna, a gente virava bailarina... Isso realmente melhorava o desempenho, o jogador não desistia em nenhuma bola. Cansaço? Esquece... se fosse preciso, dava para jogar três partidas seguidas». Quanto a um possível controlo antidoping, Casagrande foi claro: "não havia antidoping”. Como Mário Jardel, também o testemunho deste internacional brasileiro, campeão europeu no foculporto, que chegou a estar internado em clínicas de desintoxicação, nunca suscitou a minima curiosidade da MDCSDQT!
      Rascord, 23 abril 2013. «Médico de Casagrande pertenceu ao Comité Antidoping da UEFA». «Domingos Gomes, médico que integrou e dirigiu o departamento clínico do foculporto durante quase três décadas, entre 1973 e 1999, esteve 15 anos na UEFA e três na FIFA, entre 1994-2009. Integrou a Comissão Médica da UEFA e daqui transitou para a Comissão Médica do Controlo Antidoping. Realizou mais de meio milhar de controlos, três dos quais em finais da Liga dos Campeões e outros três em Supertaças Europeias».
      Mais Futebol - «Stéphane Paille acusa o consumo de cannabis. Jogava no Mulhouse e viu o seu contrato rescindido; em Maio de 1997, já nos escoceses do Hearts, termina a carreira de futebolista ao revelar o consumo de anfetaminas noutro controlo anti-doping».
      Mais futebol - Daniel Kenedy - «Até hoje, Kenedy nunca acusou excesso de furosenida, dado que a administração do diurético é controlada pelos serviços médicos do Marítimo de modo a não ultrapassar os limites permitidos pelos regulamentos. O jogador seguia presentemente uma cura de emagrecimento ministrada por um médico (Fernando Póvoas) da cidade do Porto e tomava um medicamento com furosenida». E foi um consternado Póvix, jurando inocência, a explicar que «no seu entender havia que repetir a análise, porque «ele tomou 10 miligramas. É uma coisa ínfima, quem nem dá para lavar os pés». E o pobre Kenedy, of course, nem o nº 37 calçava!

      Eliminar
    2. "Jogo Sujo", Fernando Mendes - «Em determinado período da minha carreira cheguei a um clube que tinha uma grande equipa, um belíssimo treinador e um presidente carismático. Para além destas qualidades, existiram outros ingredientes que facilitaram o nosso percurso vitorioso» (…) «Os incentivos para correr eram sempre apresentados pelo massagista. Passado pouco tempo de estar no clube, ele aproximou-se de mim, e de outros novos jogadores» (...) «Disse-me claramente que aquilo que ia dar-me era doping, embora nunca tivesse falado de eventuais efeitos secundários» (...) “Cada jogador tomava uma dose personalizada, mediante o seu peso, condição física ou última vez que tinha ingerido a substância» (...) «Porém, nos jogos importantes era sempre certo» (...) «Quando se sabia que não iria haver controlo antidoping, nunca falhava» (…) «Com o passar do tempo assumi os riscos e tomei doping de todas as vezes que me foi dado» (...) «Nunca vi um único colega insurgir-se perante essa situação» (…) «Se um jogo fosse ao domingo, o nosso médico sabia na sexta ou no sábado quais as partidas que iriam estar sob a tutela do controlo antidoping. Mal tinha acesso à informação, avisava todo o plantel e o dia de jogo acabava por ser directamente influenciado por essa dica. Depois do apito final, as bolinhas eram retiradas do congelador e colocadas ao lado das outras dentro de um saco. Quando o médico ia escolher o atleta que tinha de ir ao controlo (antidoping), já sabia que não podia tirar nenhuma das bolinhas geladas (que eram as dos jogadores dopados)»
      Mais futebol, ainda sobre o «Jogo Sujo» do linhas brancas - “Em certos treinos víamos um ou dois juniores que apareciam para treinar conosco. Esses juniores não estavam ali porque eram muito bons ou porque tinham de ganhar experiência. Estavam ali para servirem de cobaias a novas dosagens. Um elemento do corpo clínico dava cápsulas ou injecções com composições ilegais a miúdos dos juniores (...) Diziam-lhes que eram vitaminas e que a urina era para controlo interno.”
      Record - «Fernando Couto suspenso internacionalmente por «doping». O futebolista português Fernando Couto foi suspenso, quinta-feira, com efeitos imediatos, pela FIFA, na sequência do controlo positivo por "doping" que registou num jogo do campeonato italiano».
      «Bruno (Ex-Marítimo, FC Porto e Nacional) suspenso por dois anos pelo CD. Médio português falhou um controlo anti-doping em 2012 e vê agora ser-lhe aplicada uma suspensão de 24 meses, o que deve culminar com o ponto final na carreira»
      O jogo - «Deco: um ano de suspensão por doping» "O internacional português Deco acusou Furosemida num controlo anti-doping. O médio do Fluminense acusou a substância Furosemida no controlo anti-doping realizado a 30 de março, no final do encontro com o Boavista. A substância em causa fará parte da composição das vitaminas que o jogador toma, sendo este um caso semelhante ao protagonizado por Carlos Alberto (outro ex-jogador do foculporto)»
      DN 29 Agosto 2013. «O médio brasileiro Carlos Alberto, ex-campeão europeu pelo FC Porto, foi nesta quinta-feira suspenso por um ano pelo Tribunal Superior de Justiça Desportiva do Brasil por uso de substâncias proibidas».
      O jogo - «Guarín: acusações de consumo de álcool e drogas. Calças com sangue, agressões a polícias e o uso de estupefacientes: Guarín detido por alegada violência doméstica em casa dos pais. Pais de Guarín chamaram polícia e jogador foi detido por alegada violência doméstica. Vídeos do momento mostram jogador com calças ensanguentadas e comportamento alterado, que se manteve no hospital».

      Eliminar
    3. Mais futebol - «Doping: suspensão de Walter ampliada por mais um ano. Antigo avançado do FC Porto preparava-se para a estreia com a camisola do Goiás, mas continua impedido de treinar. O jogador tinha sido suspenso na temporada passada quando, ao serviço do Centro Sportivo Alagoano, acusou o consumo de sibutramina, substância utilizada para se perder peso. A substância iria terminar a 4 de julho, mas a Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJDA) recorreu da punição, pedindo a ampliação da pena por mais um ano, recurso que recebeu resposta positiva».
      Mais futebol - «O F.C. Porto informou que Moreira, atleta júnior que tem vindo a treinar com a equipa B, está suspenso («não castigado») por ter acusado positivo no controlo anti-doping efectuado após o jogo Belenenses-F.C. Porto, realizado 19 de Junho, a contar para a fase final do campeonato de júniores. O jovem jogador acusou vestígios de Furosenida»
      Augusto lagartácio, sujeito rijo que não viu qualquer tipo de problema ético em defrontar o Sporting como treinador do Moreirense, quando já estava comprometido com o brunalgas para integrar a estrutura do futebol na época seguinte, numa interessante entrevista sobre a Taça Toyota (Intercontinental) disputada no Japão debaixo de neve, sob temperaturas negativas, mostrou bem a sua fibra de campeão: «Fiz um belíssimo jogo, que me correu bem do princípio ao fim. O encontro foi disputado em condições dificílimas com frio e neve. Mas neste jogo saiu-me tudo na perfeição: fiz bons desarmes, bons cruzamentos, bons remates (...). «Depois daquele jogo o meu corpo demorou um mês a regressar ao ritmo normal» (…) «no final fiquei meia hora debaixo do chuveiro quente e mesmo assim o meu corpo não reagiu. No intervalo a tremideira era tão grande que não conseguia manter o chá dentro do corpo. Entornava-se tudo». Um caso de hipotermia selectiva que só os mal intencionados, onde não me incluo obviamente, poderão levantar suspeitas.
      «Caso 'Semedo e Emerson'. António Orlando Vinha Rocha Semedo, com 30 anos de idade, é um dos escolhidos juntamente com Emerson Moisés Costa para o controle anti-doping. A urina dos 2 atletas acaba por ser trocada, isto porque Emerson está na eminência de poder render uns milhões ao FCPorto em virtude do interesse do Middlesbrough. Fruto de toda a situação, as culpas acabam por recair sobre Semedo que acusa positivo no teste de doping e acaba suspenso por um período de 1 ano de jogar». Procurei por todo lado mas não encontrei nada que provasse esta narrativa do blog «aminhachama».
      Impala portal de notícias - «Jogador do FC Porto é suspeito de doping» "Imprensa mexicana lança suspeitas sobre abandono de Jesús Corona da seleção mexicana".
      E o dióspiro em cima do triciclo; Record, 24 fevereiro 2016. «Siemann punido por doping. Explicação só apareceu agora. O alemão Leander Siemann foi o único jogador de futebol castigado por doping, em Portugal, nos últimos três anos. O central, agora com 20 anos, que chegou do Arsenal, fez 5 jogos pelo FC Porto B até janeiro de 2015, tendo saído no final da época passada e continuando sem clube» (...) «A explicação sabe-se agora: foi apanhado num controlo antidoping, tendo a punição aplicada pelo Conselho de Disciplina da FPF, em abril, sido um ano (depois de lhe reduzir a pena mínima de...2 anos!) de suspensão. Um facto que passou despercebido por ter sido publicado pela Federação num relatório de castigos relativos ao futebol não-profissional, ficando o caso de Siemann misturado com sanções aplicadas a agremiações como o São Romão, Amarante, Cova da Piedade ou Casal Velho». O estranho caso do jogador do foculporto que esteve suspenso por doping, mas que ninguém em Portugal quis saber ou tomou conhecimento! E o bom do Siemann não tinha chegado do Estoril ou do foculporto b do Algarve. Tinha vindo do Arsenal de Londres para reforçar o plantel de Lopetegui!

      Eliminar
    4. Essa merda toda para dizer que os jogadores em Portugal afastados por doping eram do benfica? Nuno Assis, Veloso, Hernani diz alguma coisa?
      NUNO ASSIS, futebolista do SL Benfica – CONTROLO POSITIVO (2006)

      “O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), organismo máximo da justiça desportiva, sediado na Suíça, puniu Nuno Assis por doping, aplicando-lhe uma suspensão de um ano. A decisão, que não é passível de recurso, significa que o futebolista do Benfica ficará sem jogar durante quase sete meses, depois de descontados os 161 dias que já esteve afastado dos relvados.

      Nuno Assis registou um controlo antidoping positivo – detecção de 19-norandrosterona, um derivado da nandrolona, resultado confirmado pela contra-análise – a 3 de Dezembro do ano passado (nota: 2006), após um jogo entre o Marítimo e o Benfica (1-0 para os benfiquistas), a contar para a 13ª jornada da Liga portuguesa. O jogador foi suspenso preventivamente a 3 de Fevereiro e, a 9 de Junho, a CD da Liga de Clubes decretou seis meses de suspensão, o que permitiria ao benfiquista regressar aos relvados no início de Agosto.”

      Público (notícia completa)

      ANTÓNIO TAVARES, basquetebolista do SL Benfica – CONTROLO POSITIVO (2007)

      “Lisboa, 20 Jun (Lusa) – O base do Benfica António Tavares, suspenso preventivamente desde 09 de Fevereiro, por doping, foi sancionado com seis meses de suspensão efectiva, segundo deliberou terça-feira a Comissão Disciplinar da Liga de Clubes de Basquetebol (LCB).

      Segundo soube a Agência Lusa junto de fonte ligada ao processo, a Comissão Disciplinar aplicou a pena mínima prevista para um primeiro caso de doping, forçando o “capitão” do Benfica a manter-se afastado de competição até inícios de Agosto.”

      JN (notícia completa)

      PAULO BARATA, jogador de rugby do SL Benfica – CONTROLO POSITIVO (2007)

      “Paulo Barata, jogador de râguebi do Benfica, deverá ser alvo de um processo disciplinar, devido a um controlo antidoping positivo, por detecção de finasterida, uma substância mascarante.

      O controlo foi realizado no dia 7 de Janeiro, depois de um jogo entre o Benfica e o Técnico (os “encarnados” venceram por 31-16), inserido na quarta jornada do campeonato nacional de honra. Segundo revelou à Lusa o director do Laboratório de Análises e Dopagem (LAD), a contra-análise foi realizada no dia 30 de Janeiro e confirmou a detecção de finasterida.”

      Público (notícia completa)

      SÉRGIO RIBEIRO, ciclista do SL Benfica – CONTROLO POSITIVO (2007)

      “O conselho de disciplina da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) abriu um processo a Sérgio Ribeiro, ex-ciclista do Benfica, devido à detecção de eritropoietina (EPO) sintética num controlo antidoping surpresa realizado em Abril. “Já foi feita a análise da amostra B e confirma-se” o resultado inicial, adiantou ao PÚBLICO.PT o presidente da FPC, Artur Lopes.

      Sérgio Ribeiro foi demitido da equipa de ciclismo do Benfica, gerida pela LagosBike S.A., ainda em Abril, antes de ter sido feita a contra-análise. No entanto, no comunicado emitido no dia 23 desse mês e difundido pela Lusa, a empresa limitou-se a dizer que “a rescisão imediata e unilateral do contrato profissional” com Sérgio Ribeiro se deveu a um”comprovado desrespeito aos códigos de ética e conduta” e que o ciclista “aceitou os seus erros” com “prontidão”. O Benfica não esclareceu, na altura, se o despedimento se deveu a doping e o corredor manteve-se em silêncio.”

      Público (notícia completa)

      Para além destes casos temos outros exemplos no qual o Benfica está intrinsecamente associado a casos do Doping, nomeadamente no basquetebol e no ciclismo. Falaremos mais tarde de um outro caso suspeito no futebol.

      Eliminar
    5. OUTROS CASOS ASSOCIANDO O BENFICA AO DOPING

      José Antonio Pecharromán, ciclista espanhol que o Benfica diz ter demitido por violação da regra que obriga os ciclistas a informarem a equipa sobre fármacos que usam, registou afinal um teste de doping não negativo, segundo notificação enviada pela União Ciclista Internacional (UCI) à Real Federação Espanhola de Ciclismo. A análise à amostra A detectou finasterida, substância interdita por poder mascarar o uso de anabolizantes.

      Também Francisco Jordão, basquetebolista do Benfica foi despachado a meio da época alegadamente por problemas de coração, vindo-se a saber mais tarde que tinha tido um controlo positivo de doping.

      “Francisco Jordão foi suspenso durante dois anos devido a um controlo de doping positivo. O basquetebolista internacional português foi dispensado pelo Benfica no final de Dezembro, porque o jogador foi considerado inapto para o desporto de alta-competição devido a uma arritmia cardíaca.”

      Já há alguns anos temos ainda o caso do controlo positivo ao futebolista do Benfica Hernáni. Alegadamente que acusou positivo foi Mozer, havendo uma troca das análises de modo a não inviabilizar a transferência do jogador para o Marselha. Um caso nebuloso na altura, do qual pouco se sabe, mas que adensa a relação do SL Benfica com a prática de doping.

      Eliminar
    6. frutaria e vitaminas vitaminadas nem tu sabes da missa metade.

      Eliminar
  2. De todos os comentários, qualquer pessoa intelectualmente honesta, sabe o que se passa no desporto mundial, doping ( grandes equipas de ciclismo mundial exp Armstrong) corrupção FIFA UEFA Platini Blater etc… a grande diferença é que fora de Portugal quando se sabe publicamente, vão presos e perdem todos os títulos ganhos. E cá em Portugal são mais corruptos do que honestos e nada acontece ainda se venera pessoas como Pinto da Costa e luis Filipe Vieira pessoas apanhadas em e-mails e escutas claras como água. Mas o tal sistema permite estes safarem se sempre com apoio de mais de metade dos cidadãos deste país que ainda os aplaudem!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...