11 abril 2022

Benfica negoceia Xeka e pode 'atacar' Witsel; Irmão de alvo do Sporting já esteve em Lisboa, mas há interesse de Ligas de topo no jogador

O Benfica está interessado em Xeka e, segundo o jornal Record, já avançou para as negociações com o médio que se encontra em final de contrato com o Lille. Aos 27 anos, o jogador natural de Paredes cumpre a quarta época ao serviço dos franceses – onde já conquistou um campeonato e uma Supertaça – e está agora próximo de regressar a Portugal pela porta de um grande, no caso dos encarnados.
Xeka surgiu na equipa principal do Sp. Braga em 2016/ 17, bastando-lhe fazer 18 jogos – primeiro com José Peseiro, depois com Abel Ferreira e, por fim, sob as ordens de Jorge Simão – para convencer o Lille a contratá-lo. O médio deu nas vistas pela sua inteligência em campo, revelando uma apreciável cultura tática. É um ‘ box-to-box’ que encaixa na perfeição num meio-campo com dois elementos no centro como Nélson Veríssimo – e também Roger Schmidt no PSV – tem utilizado no Benfica, ocupando bem os espaços e alternando com mestria o pressing com o regresso à posição. Apesar de ser mais alto do que o normal nos médios portugueses (mede 1,86 metros), encontra sempre uma solução para facilitar a vida aos avançados. Sem ser um criativo puro, liga bem o jogo ofensivo com uma passada larga e elegância nos desarmes, mantendo sempre tranquilidade a decidir em posse. Além disso é ambicioso e no mês passado chegou a revelar sentir- se “injustiçado” por não ser convocado para a Seleção Nacional.

Witsel apontado. Em fim de contrato com o Borússia Dortmund, Axel Witsel foi apontado pela Imprensa italiana como alvo do Benfica. Aos 33 anos, o médio, que representou o clube da Luz em 2011/12, sendo vendido no início da temporada seguinte ao Zenit, prepara-se para um novo desafio e além do clube da Luz terá mercado ainda nos Estados Unidos da América. De acordo com as informações, os Los Angeles Galaxy e o St. Louis City estão interessados no internacional belga.
Pelo Benfica, Witsel disputou 52 jogos, tendo marcado cinco golos e feito seis assistências.

Irmão de alvo do Sporting já esteve em Lisboa, mas há interesse de Ligas de topo no jogador. O Sporting quer contratar Jeremiah St. Juste com vista à próxima época, numa informação avançada, no sábado, pelos alemães do ‘Bild’. A SAD leonina, escreve o Record, já iniciou contactos e pretende acelerar as negociações, o que pode acontecer esta semana. Com o processo em andamento, o jornal apresenta mais detalhes sobre o interesse leonino, que na verdade já dura há largos meses, remontando, até, ao... ano passado. Com efeito, há muito que o central de 25 anos está perfeitamente inteirado da possibilidade de poder rumar a Alvalade no verão e é precisamente essa jogada de antecipação que, de momento, coloca o Sporting na dianteira da corrida.
Para tal foi necessário colocar em marcha uma operação de charme, que conheceu desenvolvimentos ainda no final de 2021. Foi por essa altura que o Sporting convidou o irmão e empresário do defesa holandês, Yoshua St. Juste, a viajar para Lisboa, não só para colocar as cartas na mesa em relação a um possível negócio, mas também para lhe dar a conhecer as condições do clube. A visita do ainda internacional holandês de futsal (defrontou Portugal em janeiro) acabou por ser um bom presságio, uma vez que assistiu ‘in loco’ à vitória do Sporting na receção ao Dortmund (3-1), a 24 de novembro, que carimbou o bilhete para os oitavos-de-final da Champions. Dias depois, o mais velho do trio de irmãos St. Juste – Benjamin é o mais novo – publicou nas redes sociais a imagem de um passeio pela capital portuguesa.
As relações entre a SAD e os representantes de St. Juste abrem boas perspetivas, todavia o Sporting adotou uma estratégia de cautela e discrição ao longo do processo, ciente de que existem vários outros clubes interessados no internacional holandês sub-21, a maioria de ligas de topo, como o Sevilha, Leicester, Newcastle ou West Ham. Existe, por isso, vontade em fechar o negócio o quanto antes de forma a evitar o ataque de outros clubes. Para esta semana, segundo o ‘Bild’, está prevista uma reunião entre emissários do Sporting e a direção do Mainz. O clube alemão, que em 2019 contratou ‘ Jerry’ por cerca de 8M€ ao Feyenoord, está a exigir 10 milhões de euros para o libertar, embora o defesa termine contrato em 2023. Um investimento avultado que os leões estão preparados para fazer, já que a contratação de um central é prioritária.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...